Situação antigo prédio INSS:ferragens pilares de sustentação expostas

                          Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                 “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Um excelente texto que é um alerta do geógrafo Alex Fontes para as autoridades sergipanas para evitarem uma tragédia anunciada. O texto:

 

 

 

 

 

 


Essa é a situação do antigo prédio do INSS.

A tragédia é iminente. Ferragens totalmente expostas em pilares de sustentação dos andares mais baixos.

Para completar, o edifício não conta mais com revestimento e janelas em sua parte externa, o que acelera o processo de infiltração de água das chuvas, corrosão e desgaste da estrutura de sustentação.
Sugestão a quem tem apreço pela vida. Evitem transitar nas imediações. Se vivêssemos em um estado e cidade com gestores que se antecipam aos fatos, já teriam isolado aquela área e tomado providências para demolir essa edificação.

Deixar como está é certamente a decisão mais irresponsável. Importante frisar a irresponsabilidade do INSS, o qual abandonou o prédio a própria sorte após décadas de uso.

Existem técnicas de demolição que desconstroem o prédio de cima para baixo, retirando andar por andar, sem a necessidade de implosão, o que ali seria muito complicado. Certamente a engenharia atual tem soluções para uma situação como esta. Segue abaixo link de um caso que se aplica a presente situação:
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2016/05/predio-de-14-andares-e-demolido-de-cima-para-baixo-no-litoral-de-sc.html

Tragédias como a do Capitólio, em Minas Gerais, servem para mostrar como a prevenção salva vidas, ao contrário da negligência.

Que os órgãos e instituições competentes, a exemplo da Justiça, Ministério Público, Conselho de Engenharia, OAB e etc, saíam da letargia e tomem iniciativas antes que uma tragédia de nível internacional ocorra e macule a imagem da nossa cidade.

Que ao menos um laudo técnico sério seja realizado por engenheiros competentes e isentos e que este documento seja amplamente divulgado para que a população tenha ciência do potencial de sinistro desta bomba relógio.


Repercussão das notas de ontem, 17, sobre a candidatura do advogado Adir Machado ao Senado Foram muito bem recebidas as notas do blog de ontem respaldando a candidatura do advogado Adir Machado para o Senado Federal pelo Cidadania. Os comentários recebidos reforçaram que a delegada Daniella Garcia tem um péssimo rescaldo eleitoral e, isolada, deve, no mínimo, disputar outro cargo, ou até mesmo deixar a política partidária.

Candidatura de Adir é forte. Ele não vai retirar o nome O blog recebeu também comentários de que o advogado Adir Machado na reta final retirar o nome da disputa. O titular deste espaço conhece Adir: ele não foge da luta. Por isso acredita que a candidatura dele é forte. E, no máximo, se não ganhar fortalece o nome para as próximas eleições como referência eleitoral. O perfil dele fala por si.

Quem está sendo enganado?   Já a outra pré-candidatura em disputa em Brasília se alia à maior ameaça a Bolsonaro. E aqui passa mensagem subliminar para os Bolsonaristas. 

Por que será? Por que será que 2 pessoas bem relacionadas e cheias de detalhes e informações causam tanto medo ao arcebispo de Aracaju e ao vigário-geral? Tem fantasma perigoso rodando entre o Augusto Franco e a 13 de julho que preocupa a cúria metropolitana. Alô, Papa Francisco!

Por que será II? Por que será que nas recentes mudanças das paróquias da arquidiocese de Aracaju padres trabalhadores e comprometidos foram penalizados, enquanto fofoqueiro, suspeito e detentor de informação comprometedora foram premiados? E nem se importam com prints de conversas perigosas. Como diz o artista, qualquer semelhança é mera coincidência. A partir de hoje começam as posses dos penalizados e dos premiados.

Por que será III? Por que será que o arcebispo de Aracaju d. João Costa tem um apreço muito grande por gente rica, em especial, idosas ricas? Segundo um amigo íntimo do vigário-geral, o arcebispo é o guardião das irmãs Correias, senhoras ricas naturais de São Cristóvão. Contra fatos não há argumentos.

Dia 19 tem posse E está marcada para amanhã, 19, a posse do novo pároco da paróquia são José, localizada na praça Tobias Barreto, em Aracaju. Parece que tanto Tobias Barreto quanto são José estão apreensivos pelo conteúdo de prints de mensagens trocadas no WhatsApp e que foram vistos por eles. Imagina se ambos pedem para o blog divulgar apenas uma na quarta-feira. Valei-me meu são José!

Silêncio ensurdecedor E pairou um silêncio ensurdecedor na cúpula da arquidiocese de Aracaju sobre o estado de saúde do pe. David, o sacerdote de 84 anos de idade que está com câncer e que foi desprezado pelo “arcebispo” João Costa. O blog, que pediu a uma pessoa para comparecer ao hospital São José e obter informações precisas sobre o seu estado de saúde, ficou sensibilizado ao saber que o mesmo estava desnutrido ao chegar ao hospital. Será que não existe ninguém de sã consciência e coragem no clero da arquidiocese de Aracaju capaz de sentir compaixão por tão grave situação e questionar o arcebispo? Ou os leigos terão que tomar a iniciativa e enviar mais uma denúncia à Embaixada do Vaticano em Brasília e ao Papa Francisco contra o arcebispo?

IPTU AJU: Em 2021 PMA fez desconto na base de cálculo para a cota única. Em 2022 não fez. Mudou o modelo do carnê para dificultar a leitura da Base de Cálculo do IPTU, em 2022!  A Prefeitura de Aracaju, em 2021, fez desconto da base de cálculo do IPTU para pagamento em Cota Única! No entanto, no IPTU de 2022 deixou de fazer o desconto na base de cálculo desse tributo, cujo valor da Cota Única é maior do que àquele pago, também em Cota Única, em 2021. Essa manobra configura que houve aumento do IPTU de 2021 para 2022, cuja ilegalidade e põe por terra o propalado desconto de 5% anunciado pela Prefeitura de Aracaju? Então, no IPTU de 2022, houve aumento do valor do Imposto com desconto, cuja manobra tributária merece a atenção do Ministério Público, dos vereadores de oposição, já que o prefeito vai silenciar novamente.

AJU: Os corredores das avenidas com três faixas só para carros pequenos O corredor das avenidas Hermes Fontes e Adélia Franco é um grande erro de engenharia da Prefeitura com o dinheiro público. Além da falta de mobilidade, do risco para os pedestres as três faixas não comportam um ônibus e dois caminhões lado a lado. Uma piada pronta! Aliás, o mesmo acontece na Avenida Beira Mar, a faixa do meio é menor do que as outras. Não tem como comportar três veículos grandes ao mesmo tempo lado a lado. Só carros pequenos. Cadê os órgãos fiscalizadores?

Um acerto da Prefeitura de Aracaju: a Avenida Nestor Sampaio Quem passa pela Avenida Nestor Sampaio hoje, com mão única viu que o trânsito está fluindo e acabaram os congestionamentos. Foi uma iniciativa que deu certo e poucos comerciantes ficaram insatisfeitos. Aliás, na entrada da avenida, o acesso ao posto de combustíveis ficou bem melhor com mais uma via. É preciso lembrar que a cidade existe para facilitar a vida de todos e não de poucas pessoas. É preciso pensar no bem estar de todos e não no seu próprio umbigo. Como diz Samarone: “a mobilidade visa o coletivo, em especial os mais vulneráveis! É o que diz a lei! O argumento dos comerciantes é que está passando menos carros na porta deles! É verdade, melhorou a fluidez.”

Radialista Robson Santana é pré-candidato E o radialista Robson Santana com atuação forte em várias emissoras sergipanas ao longo dos anos reafirmou ontem, 17, que é pré-candidato a deputado federal. Robson já recebeu alguns convites, mas ainda não definiu em qual legenda vai se filiar.

Macambira e Areia Branca: parceria para Abrigo Regional E o prefeito de Macambira, Carivaldo Souza, o prefeito de Macambira, Alan de Agripino e as respectivas secretárias de Assistência Social dos dois municípios, Anamira Souza e Irani Santos, assinaram o primeiro Termo Aditivo de Cooperação Técnica para o Abrigo Regional Dona Dadaça.

Atendimento A unidade de acolhimento atende de forma íntegra crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, em cumprimento à deliberação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS de ambos os municípios. “São parcerias como estas que torna um futuro melhor, de união e solidariedade para com todos. É na prática que demonstramos nosso compromisso com os mais carentes da nossa cidade”, destacou Carivaldo Souza.

Propriá: Suspensão de taxa de esgoto é pauta em audiência realizada no MPE Na manhã de ontem, 17, o Prefeito de Propriá, Valberto Lima, participou de audiência extrajudicial com o Promotor de Justiça, Waltenberg Lima de Sá, para tratar sobre a taxa de esgoto cobrada pela DESO no município. Na ocasião o Prefeito esteve acompanhado dos vereadores. A audiência teve como pauta a suspensão da taxa de esgoto cobrada pela companhia. A descontinuação da taxa se baseia na cobrança indevida de inúmeros imóveis onde não há serviço de esgotos instalado, pois, a cobrança está condicionada a prestação do serviço. Também, foi requerido resposta sobre a porcentagem de cobrança, buscando uma taxa mais acessível.

Soluções O prefeito destacou que o município vem buscando soluções para a problemática, “Estamos buscando um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para execução do contrato vigente referente à cobrança. Comprometemo-nos a enviar todos os documentos referentes ao Contrato de Programa assinado com a Deso, bem como o mapeamento detalhado do que já foi implementado pela referida entrega”.

Presenças Estiveram presentes no encontro o presidente da CMP, Samuel da Cunha; os vereadores Mattheus Silva, Dilma da Colônia, Nego de Marli, Maicon Azevedo, Jabson Santana, Beto Chaves, Victor Evangelista, Ronnison Silva, João Paulo Brandão; o procurador, Freud e o sub-procurador, Walter Laranjeira; também estiveram presentes o procurador da CMP, Caíque Barreto e o ex-prefeito, Renato Brandão.

Procuradora de Justiça tem artigo publicado em livro da Comissão de Mediação da OAB Sergipe sobre a resolução de conflitos A Procuradora de Justiça Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg e Coordenadora da Coordenadoria Permanente de Autocomposição e Paz (Coapaz), do Ministério Público de Sergipe (MPSE), teve artigo publicado no Livro “O olhar contemporâneo sobre os métodos de resolução de conflitos: uma nova forma de ressignificar”, lançado, em dezembro, pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), por meio da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem (CMCA).

Obra A obra reúne artigos de diversos profissionais sobre meios alternativos para solução de conflitos e matérias relevantes para a advocacia na contemporaneidade. No artigo “Coapaz – Coordenadoria de Autocomposição e Promoção de Paz do Ministério Público de Sergipe – uma nova abordagem institucional ao conflito”, Conceição Figueiredo destacou que “os conflitos são inerentes à convivência humana e sempre presente na vida em sociedade, mas não devem ser disfuncionais, gerando confrontos e violência. A cultura de paz contemplada em discursos exige reflexão para que sejam avistados novos paradigmas de convivência humana”.

Portal Aracaju Compras gera economia superior a R$187 milhões em 2021 Moderna ferramenta virtual de gestão, que garante mais segurança e transparência aos procedimentos de aquisição realizados pela prefeitura da capital sergipana, o portal Aracaju Compras possibilitou à administração municipal economizar, em 2021, R$178,2 milhões nos pregões eletrônicos, mais de R$7,9 milhões em concorrências, R$1,3 milhão em tomadas de preço, e R$631,2 mil em dispensas.

 Capacidade técnica Essa economia de recursos proporcionada pela plataforma, que é gerida pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), ao longo dos últimos anos, tem ampliado a capacidade de investimentos do Município em qualificação da oferta de serviços públicos. O secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, avalia que essa economia com os processos de compras demonstra o profissionalismo e capacidade técnica da administração municipal. “Todos os processos são conduzidos dentro do que determinam as legislações e com o apoio das unidades e da PGM [Procuradoria-Geral do Município]. Para 2022, iremos continuar investindo na capacitação das equipes para o uso das ferramentas de compras, elaboração de Termos de Referência e editais para licitação, dando ainda mais segurança aos processos”.

 Transparência Coordenadora geral de compras e licitações em exercício, Karina Calazans explica que o Aracaju Compras, além da transparência com os gastos públicos, permite maior celeridade nas contratações, com a visualização online das empresas aptas à contratação, através do Cadastro de Fornecedores Suspensos (Cadimp), livrando a Prefeitura dos contratos com empresas infratoras. “A Prefeitura já conseguiu ganhos financeiros, você vê pela praticidade do serviço. Um desses processos, se há uma empresa penalizada, por exemplo, de imediato faz-se a consulta online e evita-se a contratação. Antes teríamos que suspender o processo para consultar o setor responsável se haveria tal impedimento, perderíamos tempo e tempo é dinheiro. Com isso haveria prejuízo, além de contratar uma empresa que não está executando bem o serviço”.


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Será que um município com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) pode produzir algo diferente? Roger Barros pelo linked in: “Pois este município existe e está no menor estado brasileiro. É Santa Luzia do Itanhy localizado em Sergipe. E foi o local que o IPTI-US – Research Organization for Technology and Innovation escolheu para ser sua sede e desenvolver tecnologias sociais que impactam diretamente as pessoas e transformam suas realidades. Um dos projetos mais recente é a plataforma JIRO (Jornadas Integradas por Rotas Originais) onde todos os micro-empreendedores passam por formação empreendedora, educação financeira, formação básica em inglês, narrativas e audiovisual, qualificando novos produtos locais de turismo para serem incorporados ao ecossistema que atualmente envolve comunidades dos municípios de Santa Luzia do Itanhy, Indiaroba e Estância. Na condição de conselheiro do Conselho de Administração tive a honra e prazer de ir ao lançamento do projeto no povoado Crasto.” https://lnkd.in/dnWHH439 #tecnologiasocial #empreededorismo #inovaçao #oportunidadedetrabalho


De um admirador do poeta Araripe Coutinho, falecido em 2014:
Afinal, quando teremos o nome deste gay assumido numa das cátedras da Academia Sergipana de Letras, para consagração de sua obra e arte imortais? Araripe: um cometa que adotou Aracaju como a sua casa, em cujo universo viveu o “céu e o inferno” de ser o que sempre foi: corajoso; diante de uma sociedade aracajuana sucumbida pela hipocrisia! ( o print abaixo é um artigo de Clóvis Barbosa publicado no Jornal da Cidade para homenagear o poeta).

 

 

 

 

PELO TWITTER

  

www.twitter.com/DalaiLama We can learn from the great achievements of Martin Luther King Jr. to recognize that non-violence is the best long-term approach to redressing injustice. If the twentieth century was a century of violence, let us make the twenty-first a century of dialogue.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/jose_simao Se você hoje não tiver pelo menos três amigos com gripe ou covid, é porque você não tem amigos!

 www.twitter.com/frednavarro Slogan para “influencers” em crise: “Minha vida sempre foi um livro aberto, mas só tinha a capa.”

 www.twitter.com/palmeriodoria Caminhante, não há caminho. Se faz caminho ao caminhar. E no caminho, Chico Buarque, caminhante compulsivo, faz canções que nos levam por mil caminhos.

www.twitter.com/andrizek Djokovic, o exemplo vivo de que esporte não é só esporte… Nunca foi. Nunca será.

 

Siga Blog Cláudio Nunes: 

 

Instragram

 Facebook

 Twitter

 

 

Frase do Dia

“Quando a gente chora, sofre, lamenta o fato ocorrido ontem, a gente parece estar anestesiado… Ou gostar da anestesia é que nos fazer esquecer desse fato tão logo surge o fato de amanhã, que terá o mesmíssimo tratamento.” Ricardo Boechat, jornalista falecido em 11/01/2019.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aqui: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-01/papa-fracisco-custodia-terra-santa-comunicadores.html

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais