Situação muito crítica na SSP

Dois fatos ocorridos nos últimos dias deixou o clima tenso na SSP.  Se alguém da imprensa perguntar aos gestores da cúpula vão dizer que tudo está tranquilo, mas não é verdade. O problema da submetralhadora da delegacia plantonista encontrada com assaltantes de bancos na semana passada mexeu com toda Polícia Civil. Já a prisão do capitão da reserva Josenildo Rodrigues Santana ontem, 17, acusado de envolvimento em suposto grupo de extermínio que tem atuação na região de Poço Verde mexeu principalmente com a cúpula da PM/SE

O caso da submetralhadora – Na semana passada, quando da prisão de assaltantes de bancos,entre as armas estava uma submetralhadora. O problema é que a arma é da SSP e estava à disposição da delegacia plantonista. O blog foi o primeiro a questionar a origem da arma. Agora a Corregedoria está apurando.

Quando uma arma é extraviada, seja por perda, furto ou roubo, de imediato é registrado nos órgãos policiais, uma “Restrição” na numeração daquela arma. a metralhadora apreendida semana passada pela SSP, não havia qualquer restrição nos órgãos policiais.

Ou seja,  pode se suspeitar que alguém "emprestou" esta arma para o cometimento do assalto a banco, e depois a devolveria para o mesmo lugar sem que ninguém soubesse de nada. Tudo é possível. A cúpula da Polícia Civil terá que cortar a própria carne, sem protecionismo.

Grupo de extermínio – Já o envolvimento do capitão reformado no suposto grupo de extermínio vem sendo tratado nos bastidores. Ninguém deu mais detalhes, mas sabe que tudo foi iniciado após denúncia da deputada Ana Lúcia que está sendo investigada pela Polícia Civil. A prisão é temporária, por 72 horas, mas, a depender da Justiça, pode ser transformada em preventiva.

O capitão depois de reformado voltou a ativa através do Batalhão Especial de Segurança Patrimonial – BESP (composto por reformados), há algum tempo. E dentro da PM chegaram a questionar o retorno do capitão, já que um dos requisitos para compor o BESP e não responder nenhum processo.  A informação é que o capitão Santana tinha um bom relacionamento com setores da SSP e que sua prisão demorar muito outros fatos poderão surgir a qualquer momento.

O certo é que a situação critica na SSP pode ajudar a mostrar neste momento que ninguém deseja jogar a sujeira para debaixo do tapete.

Nos dois casos, as apurações devem ser rigorosas para que injustiças não sejam cometidas. Porém, as punições devem ser exemplares, para mostrar a sociedade sergipana que a SSP vive novos tempos.

Oposição se une a Maria Mendonça para responder a Valadares
Valter Lima, do Sergipe 247 – A deputada estadual Maria Mendonça (PSB) ocupou o plenário da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (17), por mais de uma hora, para responder as críticas feitas pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB). Todos os deputados de oposição se pronunciaram em apoio à deputada e fizeram críticas duras ao senador. A deputada estadual Ana Lúcia Menezes (PT), da base governista, também considerou equivocado o que disse Valadares.

Maria: “Não vou aceitar esta pecha de traidora”
Nesta quarta-feira, Maria Mendonça lamentou as declarações de Valadares, disse que não atuou contra o PSB e não usou o partido para se eleger, nem traiu seu grupo. A parlamentar afirmou estar chocada com a associação feita entre seu nome e o problema de saúde do governador Marcelo Déda. Ela também disse que Valadares esqueceu que cresceu com a ajuda de sua família e que "comeu no prato de Chico de Miguel", seu pai. “Não vou aceitar esta pecha de traidora. Este episódio tem que ser colocado um basta”, ressaltou. Leia a ampla matéria feita pelo jornalista Valter Lima, do Sergipe 247: http://www.brasil247.com/pt/247/sergipe247/ 

Projeto AVC: Veto do governador é derrubado
A maioria dos deputados (14 x10) derrubou ontem, 17, o veto do governador ao parágrafo terceiro do projeto de lei de autoria da deputada Maria Mendonça que institui o Programa as vitimas de Acidente Vascular Cerebral, o AVC. O veto prejudicaria o atendimento as vitimas de AVC que, pelo projeto, terão direito a uma equipe de profissionais para garantir a reabilitação. Na rede particular essa reabilitação é cara.

Refletores para os estádios de Maruim e Estância
Boa medida a da SEEL em fazer uma parceria com a Prefeitura de Socorro e ceder 12 refletores para melhorar a iluminação do estádio Wellington Elias. É preciso também fazer o dever de casa nos estádios de Maruim e Estância, cujas iluminações estão precárias. Por falar em iluminação, os dois postes na entrada do Batistão de responsabilidade da SEEL, continuam com o mesmo problema de alguns meses: um não acende hora alguma e o outro fica aceso 24 horas.

Valdir Raupp, presidente nacional do PMDB acionado por Almeida
O presidente Nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO) foi acionado pelo deputado federal Almeida Lima (PPS) para ajudá-lo na tentativa de retornar ao PMDB de Sergipe. Segundo informações, os deputados estaduais do PMDB, Garibalde Mendonça e Zezinho Guimarães não querem nem ouvir a possibilidade de Almeida retornar ao partido. É persona non grata. Pelo jeito Almeida Lima terá que procurar outra sigla…

Pôncio Pilatos
Há alguns comentários no sentido de que o prefeito João Alves Filho vai agir como Pôncio Pilatos no tocante à majoração da tarifa de ônibus. Ou seja, vai lavar as mãos para o problema. É que, constitucionalmente, ele tem o prazo de 15 dias úteis para sancionar, vetar ou silenciar em relação ao Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal. Caso ele opte pelo silêncio, ele transfere para o presidente daquela Casa, vereador Vinícius Porto, a responsabilidade de promulgar o Projeto de Lei.

Entendimento
Alguns vereadores da oposição, como Iran Barbosa (PT), entende que neste caso o problema pode ser apenas, já que  ele entende que o Projeto de Lei inconstitucional. Alguns defendem que a matéria volte a ser tratada no âmbito do Poder Executivo, a quem compete, em verdade, a definição das políticas públicas e a regulação dos respectivos serviços, incluindo aí a definição de tarifas.

Globo Esporte fez matéria com a nova grama do Maracanã. E a do Mané Garrincha?
O Globo Esporte, da rede Globo, fez uma ampla matéria mostrando o transporte da grama cultivada em uma fazenda no distrito de Sampaio Corrêa, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, que foi levada para o novo Maracanã. A grama do estádio o Estádio Mané Garrincha, de Brasília, está sendo cultivada no Platô de Neópolis. Será que a produção do Globo Esporte local não vai conseguir emplacar nem mesmo essa matéria? Já que gols do futebol, que é bom, nada. Se não conseguir é melhor pedir que deixe um pouco da grama na rua Alto da TV para quem desejar…

Perdas Vencimentais
E o índice de reajuste linear de 5% anunciado pelo Prefeito João Alves Filho frustrou a expectativa de muitos servidores que esperavam um aumento bem maior. O pior de tudo é que os servidores municipais vão experimentar perda vencimental. É que a inflação acumulada pelo IPCA no período de janeiro de 2012, data do último aumento, até o mês de março de 2013, foi de 7,53% e como, este ano, o aumento não será retroativo a janeiro, tal como vinha acontecendo nos últimos anos, mas a partir de abril, haverá um prejuízo de 2,53%, o qual será debitado na conta dos barnabés municipais. Infelizmente!

Blog vai retornar Campanha Cara de cocô
Na última terça-feira, 16, precisamente às 19h30 um leitor deste espaço teve que socorrer uma senhora de

aproximadamente 70 anos, que transitava numa calçada próxima a Pand'oro Delicatessen (bairro 13 de Julho) e escorregou por conta de cocô de cachorro na calçada. Lamentável.  Além de acidentes e a sujeita,  muitas doenças são transmitidas pelas fezes de animais domésticos.  Blog vai retornar Campanha Cara de Cocô, que já foi realizada em algumas cidades, como no Rio de Janeiro, onde criaram o cartaz ao lado.

13 de Julho tem ruas com grande quantidade de fezes
Num rápido levantamento feito com leitores do blog algumas ruas do bairro 13 de julho que têm grande quantidade de dejetos, ou melhor cocô de animais: Álvaro Brito, Antônio Fagundes Santana, Antônio Fagundes de Melo, Benedito Teófilo Otoni, Euclides Paes Mendonça e Ananias Azevedo. O mais interessante: a maior parte destes dejetos são de moradores dos edifícios da região, que passeiam com seus cães e não têm a preocupação de recolher as fezes.

Campanha pela Emsurb e multa para infratores
Infelizmente, tem gente que só passa a ter educação na hora que mexe com o bolso. Seria interessante ter multas para os proprietários de animais. A Prefeitura, através da Emsurb precisa realizar uma campanha. Na gestão passada foram colocados alguns aparelhos em algumas praças e calçadões (como o da 13 de Julho) onde o dono do cão tem acesso a sacolinhas plásticas para recolher as fezes. Parece que nada adiantou.

Alguns poucos estão conscientes
Em alguns locais já se percebe donos de cães passeando com sacolinhas nas mãos para recolher as fezes dos seus animais de estimação, porém, a grande maioria ainda não tem consciência e acha que o cão tem o direito de fazer o coco na rua e ele não é obrigado a recolher. Estes são os chamados “cara de cocô”.

Kia Conterrânea Veículos proibida de participar de licitação por 18 meses
A concessionária Kia Conterrânea Veículos, localizada em Aracaju não poderá participar de licitação em Sergipe por 18 meses. A decisão foi do Tribunal de Contas do Estado ( Ato Administrativo 031/2013) porque a concessionária ganhou uma licitação do TCE, mas no decorrer da garantia dos veículos não prestou a devida manutenção, criando sérios problemas para o órgão.

Com pauta livre Proinveste deve ser lido amanha, diz deputado
Com a pauta limpa agora o caminho está aberto para que se possa fazer a leitura do Proinveste para que o mesmo seja apreciado nas Comissões Temáticas e votado em Plenário. Foi o que disse no inicio da tarde de ontem, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Gustinho Ribeiro (PSD), depois de uma sessão exaustiva devido à votação dos cinco vetos do governo do Estado.

Alto custo do turismo no Brasil
O deputado Valadares Filho (PSB), durante a audiência pública com o Ministro do Turismo, Gastão Vieira, que ocorreu hoje na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, indagou ao Ministro a respeito das razões do alto custo do turismo no Brasil, que torna a atividade pouca competitividade no mercado internacional.

Questionamento ao ministro
Valadares Filho indagou ao Ministro Gastão Vieira quais as medidas que o Ministério do Turismo tem adotado para melhorar a competitividade do turismo brasileiro. “É certo que os eventos esportivos são uma excelente oportunidade para divulgar o Brasil no exterior, mas a divulgação apenas não é suficiente, é preciso que façamos a nossa parte”, argumentou o deputado.

Problemas
“O Ministério do Turismo está adotando medidas para solucionar os problemas estruturais do turismo brasileiro? Como tornar o turismo mais competitivo no mercado internacional; Como resolver os problemas de mobilidade urbana? Quais as medidas no sentido de oferecer mais segurança aos turistas?”, questionou Valadares Filho.

Pauta
Gastão Vieira esclareceu que, desde que assumiu o Ministério, iniciou-se um trabalho junto aos empresários do trade turístico para formatar uma pauta econômica que permita aumentar os recursos do Ministério do Turismo a fim de transformar o Brasil em um grande destino turístico.

Diálogo constante
A Secretaria de Estado a Cultura (Secult) mantém uma estreita relação com o Ministério da Cultura (MinC), e o fruto desta relação tem trazido grandes conquistas para o cenário cultural local. Reflexo disso pôde ser visto na última terça-feira, 16, durante uma reunião realizada no gabinete da secretária Eloisa Galdino, quando ela recebeu a diretora da Regional do Ministério da Cultura para a Bahia e Sergipe, Mônica Trigo, para tratar de assuntos referentes a esta parceria. Através da reunião ficou acertado que Mônica irá cuidar de alguns temas referentes a Sergipe que estão pendentes no Ministério da Cultura, como o repasse da terceira parcela dos Pontos de Cultura e o processo de evolução do Edital do Cine Mais Cultura.

Mais ações
A reunião serviu ainda para discutir temas como os quatro Centros Unificados de Arte e Esporte (CEUs), que serão construídos em  três municípios do Estado, o Programa Nacional ao Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), que irá ofertar vagas em cursos nas áreas da Arte e da Cultura em todo o país, a Conferência Estadual de Cultura e a TEIA dos Pontos de Cultura de Sergipe.

Roberto Morais cobra segurança nos terminais
"Quando estudantes têm que se deslocar de um bairro para o outro, são alvos fáceis dos marginais. Falta, por exemplo, iluminação". Foi com este argumento que o vereador pastor Roberto Morais (PR) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) durante o Pequeno Expediente da sessão desta quarta-feira, 17.

Situação precária
De acordo com o parlamentar, mesmo a guarda municipal se empenhando para amenizar o problema da falta de segurança dos terminais, ainda há muito a ser feito. "Andei por alguns terminais após às 22 horas e vi que a situação precária forma um cenário perfeito para a violência", constatou Roberto Morais.

Famílias que sobreviviam do lixão
Durante o Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Max Prejuízo (PSB) utilizou a Tribuna, na tarde  de ontem, 17,para fazer um apelo à Comissão de Direitos Humanos da CMA para que acompanhasse e cobrasse do Poder Executivo o acolhimento das pessoas que sobreviviam do lixão.

Retirada importante
"A retirada desse lixão foi de extrema importância para nossa cidade. Algo verdadeiramente histórico. Mas não podemos deixar de nos preocupar com todas as pessoas, cerca de 300 famílias, que sobreviviam desse lixão. É necessário que a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal tenha um olhar de acolhimento e que acompanhem que destino terão os agora ex-catadores do lixão, para que eles não passem por mais privações, por mais sofrimento do que já passam hoje, sobrevivendo do lixão", disse o parlamentar.

CGE/SE discute Lei de Acesso à Informação com novo secretário da Seplag
Integrantes do Grupo de Trabalho da Lei de Acesso à Informação Pública (GT/LAIP), do Governo de Sergipe, estiveram reunidos na terça-feira, 16, com o novo secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Jeferson Passos, para discutir sobre as ações de implementação da LAIP, no âmbito estadual.

Trabalho articulado
De acordo com o secretário da CGE/SE, Adinelson Alves,  ao longo da reunião foi traçado um plano de trabalho articulado, junto à Casa Civil e à Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SE), para ampliar, ainda mais, as ações de consolidação da Lei de Acesso à Informação na rotina administrativa dos órgãos e entidades do Governo de Sergipe.

Modernização
“Sem dúvidas, a reunião teve por objetivo consolidar as ações de modernização administrativa dos processos da gestão estadual, mas também, das ações de implementação da LAIP em Sergipe. A articulação dos órgãos do Governo estadual tem permitido a realização de trabalhos conjuntos que, a partir do apoio operacional da Seplag, produzirá significativos resultados para a sociedade sergipana”, afirma Adinelson Alves.

Compromisso
Representando mais um quadro qualitativo que o governo coloca à disposição da sociedade sergipana, o secretário Jeferson Passos garantiu o compromisso da Seplag para a modernização das ações da Gestão Estadual, sobretudo quanto à LAIP, que constitui uma conquista para a cidadania brasileira.“Esta é uma lei de extrema importância para promover a transparência das informações públicas para a sociedade. É satisfatório ver que já tem um grupo trabalhando para modernizar e viabilizar, de forma, proativa, as informações públicas para o cidadão. O GT/LAIP terá o apoio da secretaria para a consecução dos objetivos já determinados pelo governador Marcelo Déda”, ressalta Jeferson.

Mérito Parlamentar
Iniciativa do deputado Garibalde Mendonça (PMDB) merecedora de aplausos, propõe à Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe a concessão da Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar a Marcélio Bonfim,cidadão que, desde a juventude, dedicou-se à luta pelos legítimos ideais democráticos. Marcélio foi um dos participantes mais atuantes do movimento estudantil no final da década de 50 e início da de 60, do século passado.

Papel
Exerceu papel expressivo no processo que culminou com o afastamento do trio Hermano/Arquimedes/Leandro, que comandava a USES, entidade representativa dos estudantes secundaristas. Além de Marcélio Bonfim, vale ressaltar a participação de outras lideranças do movimento, como Juarez Ribeiro, Luiz Antônio Barreto, Jonaldo Santiago, Luciano Morais, Anísio Prudente, Cláudio Messias, Cássio Barreto e vários outros. A luta encetada pelas forças progressistas tinha como motivação principal a implantação das reformas de base, logo após o fim da era JK (1960).

Congresso
Marcélio Bonfim foi peça fundamental nos congressos de secundaristas, em especial no realizado em Lagarto, e inicialmente programado para Propriá. Teve, também, intensa participação na vida política sergipana, tendo sido, inclusive, o primeiro candidato do PT a governador do Estado, em 1982. Na área parlamentar, foi vereador em Aracaju. A homenagem que está sendo prestada a Marcélio é o resgate traduzido em reconhecimento do povo sergipano através da mais alta comenda do nosso parlamento. A solenidade será levada a efeito no próximo dia 6 de maio, no plenário da Assembleia Legislativa.

Félix Mendes
O artista plástico, promotor cultural e compositor Félix Mendes, , natural da cidade de Estância, faleceu na madrugada de sábado passado (13.04), no Hospital Primavera, nesta capital. Morador há vários anos da rua Siriri, Félix passou uma longa temporada no Rio de Janeiro, mas nas três últimas décadas voltou a residir em Aracaju. A exemplo de Marcélio Bonfim, Félix Mendes foi outro protagonista do movimento estudantil secundarista dos anos 50/60. Foi o criador de dois grandes eventos, ambos realizados, todos os anos, na rua Siriri. O Forró da Rua Siriri e o Natal da Rua Siriri. Na primeira administração de Carlos Magno à frente da prefeitura de Estância, Félix ocupou a pasta da cultura em sua terra natal. Foi, indubitavelmente, mais uma lamentável perda. Sua contribuição foi inestimável para o desenvolvimento cultural de nosso Estado.

Política estudantil
À época dos jovens secundaristas Marcélio Bonfim e Félix Mendes, também era muito forte o movimento político universitário. Em Sergipe não havia universidade, que só foi criada (UFS), em 1968. Existiam as faculdades de Química, Direito, Economia e Filosofia. Citamos, a seguir, alguns nomes destacados de líderes da política universitária: Paulo Barbosa, Renatinho, Rollemberg Cortes, Viana de Assis, as gêmeas Ary e Arly. Além dos estudantes secundaristas (USES) e universitários (UEE), duas entidades ligadas à igreja católica eram bastante atuantes: a JEC – Juventude Estudantil Católica e JUC – Juventude Universitária Católica. E para completar, a JOC – Juventude Operária Católica. Não se pode omitir duas outras siglas: a ASPES – Associação dos Servidores Públicos de Sergipe, liderada por Agonalto Pacheco e a SUOF – Sociedade União Operária dos Ferroviários.

Demoday Sergipe será apresentado nessa quinta
Empreendedores sergipanos terão oportunidade de participar do “Demoday Sergipe”. Será hoje, 18 , às 19h no Auditório do Sebrae. O evento representa o "1º Desafio de Startups", com a presença do palestrante e investidor João Kepler e do empresário e ex secretário de desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia, Jorge Santana.

Inovação
Durante o evento acontecerão palestras sobre como elaborar projetos inovadores, além de orientar os participantes sobre como desenvolvê-los e torná-los economicamente viáveis. O Demoday Sergipe servirá de etapa classificatória para o RIO INFO 2013 que será realizado na cidade do Rio de Janeiro nos dias 17,18,19 de Setembro de 2013. Será uma oportunidade para os empreendedores sergipanos, que poderão levar seus projetos para o cenário nacional.

Empreendimentos jovens 
O termo Startup significa o ato de começar algo. Empresas startup são empreendimentos jovens e extremamente inovadores em qualquer área ou ramo de atividade, que procuram desenvolver um modelo de negócio viável e lucrativo. Com o mesmo modelo econômico, a empresa vai atingir um grande número de clientes e gerar lucros em pouco tempo, sem haver um aumento significativo dos custos.

Informações
Inscrições e informações no site  http://www.doity.com.br/demodayse/  . O evento é uma realização do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Associação Comercial e Empresarial de Sergipe e Conselho Nacional de Jovens Empreendedores.

Acidente do trabalho é tema de seminário em Aracaju
Na próxima sexta, dia 19, será realizado no auditório da Sociedade Semear, em Aracaju, o Seminário Acidente do Trabalho: Repercussões Jurídicas e Impactos na Previdência Social. O evento é promovido pela Escola da Advocacia Geral da União em Sergipe (EAGU), Tribunal Regional do Trabalho, INSS, Justiça Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, OAB/SE e Ministério Público do Trabalho. O Brasil, por exemplo, atualmente ocupa a 4ª colocação mundial em número de acidentes fatais do trabalho, segundo informações da OIT.

Painel
O seminário será aberto às 8 horas com um painel com o tema: Repercussões Jurídicas do Acidente do Trabalho. Na mesa estarão Alexandre Manuel Rodrigues Pereira, juiz do Trabalho do TRT 20ª Região, e Célio Rodrigues da Cruz, procurador federal e chefe da Procuradoria Federal em Sergipe. Na sequência será iniciado um segundo painel com o tema: Ações Regressivas Acidentárias. O palestrante é Fernando Maciel, procurador federal em Brasília/DF e coordenador-geral de Matéria de Benefícios da Procuradoria Especializada junto ao INSS.

Deputado Gilson, presta justa homenagem a Flávio Primo
Uma homenagem ao engenheiro agrônomo e desportista Flávio Primo, morto em dezembro de 2008, foi prestada na última terça-feira na Assembleia Legislativa, pelo deputado Gilson Andrade (PTC). Com a presença de amigos e familiares do homenageado a homenagem dói emocionante.

Parentes
Presentes às galerias estavam: a esposa de Flávio Primo, Maria Terezinha Fonseca Correia, as filhas Ana Isabel Fonseca Correia Santa Roza e Flávia Christine Fonseca Correia, o filho Jimmy Fonseca Correia, o irmão Vicente de Paula Primo Neto, além do sobrinho Gustavo Jorge Fonseca Medina e da nora Caroline Lenzi Fonseca Correia, além de amigos e convidados especiais.

Medalha do Mérito da Superação “Flávio Primo”
Todos se emocionaram no instante em que o deputado Gilson Andrade fez a justificativa da apresentação do projeto que institui a Medalha do Mérito da Superação "Flávio Primo", com o objetivo principal de homenagear pessoas portadoras de deficiência.

Consciência e respeito
Na verdade, disse o deputado, "reconhecer os esforços prestados por aqueles que contribuíram e contribuem com o desenvolvimento de uma consciência de respeito e integração das pessoas portadoras de deficiência, através de atos que mostram sua capacidade e sua condição de se portar como qualquer outro cidadão quando lhes são ofertadas as devidas condições essenciais".

Trajetória digna
Nisso, Flávio Primo é mais que um exemplo, ressaltou Gilson Andrade,"especialmente para aqueles que o conheceram de perto e que tiveram a felicidade de conviver com ele, seja parente, amigo, colega de trabalho ou mesmo anônimos que viam nele uma pessoa determinada e que teve uma trajetória de vida digna de um livro".

Copom aumenta SELIC
Encerrada mais uma reunião do COPOM – Conselho de Política Monetária do Banco Central, a taxa SELIC foi aumentada em 0,25, passando para 7,5 por cento ao ano.

Novos Partidos
Aprovado o projeto que inibe a criação de novos partidos. Medidas restritivas não atingem a nova agremiação – MOBILIZAÇÃO DEMOCRÁTICA – que foi oficializada hoje, resultante da fusão do PPS com o PMN, portanto antes da aprovação da nova legislação.

“Reflexões sobre a relação sociedade-natureza na Geografia” será lançado hoje,18
A Editora Diário Oficial lança  hoje, 18, o livro “Reflexões sobre a relação sociedade-natureza na Geografia”. Organizado por Ana Consuelo Ferreira Fontenele, Carmem Lúcia Santos, Raimunda Áurea Dias de Sousa e Rosana de Oliveira S. Batista, o livro objetiva despertar uma leitura crítica da relação sociedade-natureza através do contexto em que a globalização é apresentada como único modelo de desenvolvimento, possibilitando reflexões sobre a separação entre homem e natureza, no sentido de por em questão se tal dicotomia deve ser perpetuada. O lançamento do livro acontece no Museu da Gente Sergipana, às 18 horas.

Futebol

Segundo o jornal Folha de São Paulo, o presidente da CBF comprou sede da entidade com um superfaturamento de 258 por cento. O valor da transação alcançou a cifra de 70 milhões de reais. O lamentável episódio está minuciosamente relatado na reportagem publicada pela Folha em sua edição de terça-feira, 16 de abril, que abre o caderno de esportes desse importante jornal brasileiro. Para completar, na reunião de ontem, de Assembléia Geral, os presidentes das federações estaduais aprovaram as contas de 2012, em mais um flagrante desrespeito que é cometido pela entidade máxima do futebol brasileiro. José Maria Marin, que substituiu Ricardo Teixeira no ano passado, afirmou que não houve qualquer irregularidade na transação. Marin e seu vice Marco Pólo Del Nero, que é presidente da Federação Paulista de Futebol, assumiram o comando da confederação com os cofres cheios. De acordo com o último balanço disponível, a CBF teve um lucro de 73 milhões de reais no ano de 2011. É mais uma afronta. É outro absurdo inominável. Como é uma associação privada, o governo não pode intervir. Recentemente, o ex-craque Romário e Ivo Herzog, filho de Vladimir Herzog, entregaram na CBF abaixo-assinado com 55 mil assinaturas, pedindo o afastamento de Marin, por suas notórias ligações com a ditadura. Já está provado que José Maria Marin, então deputado estadual, em São Paulo, fez pronunciamento pedindo providências contra o jornalista, que viria a ser assassinado pouco tempo depois. A nova sede da Confederação Brasileira de Futebol fica localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O próprio presidente da FIFA, Joseph Blatter, manifestou interesse na retirada de Marin do comando do Comitê Local da Copa do Mundo de 2014. O deputado federal Romário (PSB), prossegue liderando campanha que visa à derrubada de Marin, que, por sua vez, afirma que só deixará o cargo no término de seu mandato. O candidato de José Maria Marin à sua sucessão é o presidente da federação paulista, Marco Pólo Del Nero. /// BRASIL X CHILE – No dia 24 de abril, a seleção brasileira integrada por jogadores que atuam no Brasil, fará amistoso contra o Chile, no Mineirão, em Belo Horizonte. /// MARACANÃ – O procurador do Estado do Rio de Janeiro Flávio Amaral Garcia levantou dúvida sobre o pagamento feito à empresa IMX, de Eike Batista, pelo estudo de viabilidade econômica do Maracanã. O valor pago foi da ordem de 2 milhões e 380 mil reais. ESTÁDIO MANÉ GARRINCHA – O governo do Distrito Federal confirmou para 18 de maio a inauguração do novo estádio da capital da República. Detalhe: a grama que será utilizada no gramado está sendo cultivada em Sergipe, no município de Neópolis. /// 27 DE ABRIL – Esta é a data em que ocorrerá a abertura parcial do Maracanã. CORINTHIANS GARANTE TITE – A permanência do técnico TITE no comando do Corinthians está garantida até o final de 2014. A Internazionale de Milão está interessada em contratar o treinador corintiano.

Futebol II
CAMPEONATO SERGIPANO – O Estanciano derrotou o Itabaiana, por 3 X 2, no Presidente Médici, em Itabaiana. Com este resultado, o Estanciano encosta no G-4, atingindo 20 pontos. /// COPA DO BRASIL – O Confiança perde por 1 X 0 no tempo normal de jogo. Com o resultado agregado de 1 X 1, a decisão foi por penalidades máximas. O Dragão levou o gol do Guarani aos 48 minutos do segundo tempo, jogando com 10 homens, vez que Diego Neves foi expulso. Na cobrança dos tiros livres diretos da marca penal, o Confiança foi mais feliz. O Confiança converteu 4, enquanto que o Guarani aproveitou apenas um. O grêmio do Bairro Industrial está classificado para a próxima fase da Copa do Brasil. O goleiro Jefferson praticou uma excelente defesa, colaborando decisivamente para o feito do Dragão. A partida foi disputada no Limeirão, na cidade paulista de Limeira, diante de uma pequena platéia (pouco mais de 200 pessoas), com uma renda de R$ 2.372,00. Depois de amargar o descenso para a série A-2 de São Paulo, o ex-campeão brasileiro (1978), sofre outra decepção, ao ser eliminado da Copa do Brasil de 2013. A delegação proletária retorna hoje de Campinas, no interior paulista.

Futebol III

Pela Copa do Brasil, o Flamengo derrotou o Clube do Remo, do Pará, por 3 X 0. Várias outras partidas foram realizadas. Pela Taça Libertadores da América, o São Paulo venceu o Atlético Mineiro por 2 X 0 e conquistou classificação para as oitavas-de-final da principal competição do futebol sul-americano. Certame estadual da série A-1 prossegue no próximo fim-de-semana, com mais uma rodada da fase classificatória.

Curtas
“DIA VERGONHOSO.” – AFIRMA OBAMA SOBRE DERROTA EM CONTROLE DE ARMAS. /// ESTADOS UNIDOS ACENAM COM AMPLIAÇÃO MODERADA DO CONSELHO DE SEGURANÇA. /// EM BOSTON, POLÍCIA DESMENTE TV E NEGA PRISÃO DE SUSPEITO DO ATENTADO. /// MADURO RESPONDE AOS ESTADOS UNIDOS: “NÃO NOS IMPORTA SEU RECONHECIMENTO.” /// CONSELHO DE ÉTICA ABRE PROCESSO CONTRA CARLOS ALBERTO LERÉIA, DEPUTADO DO PSDB (GO). /// STF DOBRA PRAZO PARA RÉUS DO MENSALÃO APRESENTAREM RECURSOS. /// PLENÁRIO DERRUBOU POSIÇÃO DO PRESIDENTE JOAQUIM BARBOSA. /// PPS E PMN EFETIVAM FUSÃO. NOVA AGREMIAÇÃO VAI CHAMAR-SE MOBILIZAÇÃO DEMOCRÁTICA. /// CARTA COM VENENO É ENVIADA AO PRESIDENTE OBAMA, DOS ESTADOS UNIDOS. /// FUX É RELATOR NO STF DE PROCESSO POLÊMICO DE ANTIGO ADVOGADO. /// CONSELHEIRO DE DILMA CRITICA LOBBY PARA ELEVAÇÃO DE JURO. /// AÇÕES DA OGX, PETROLEIRA DE EIKE BATISTA, DESPENCAM. SEU PREÇO UNITÁRIO CAIU DE 19 REAIS PARA UM VALOR QUE OSCILA ENTRE 34 E 90 CENTAVOS. /// SITE DA CBF REGISTRA UNIÃO DAS 27 FEDERAÇÕES EM TORNO DE MARIN. /// CARIVALDO DE SOUZA PARTICIPOU DA MESA QUE DIRIGIU A ASSEMBLÉIA GERAL. /// GEÓLOGO ADVERTE QUE APENAS FECHAR O LIXÃO DO SANTA MARIA NÃO RESOLVE O PROBLEMA. /// MILITAR REFORMADO É PRESO ACUSADO DE PARTICIPAR DE GRUPO DE EXTERMÍNIO NO INTERIOR. /// SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO PROTESTAM CONTRA O REAJUSTE DOS COLETIVOS ACIMA DA INFLAÇÃO E CONTRA O AUMENTO DE SEU SALÁRIO, ABAIXO DA INFLAÇÃO. /// MARCÉLIO BONFIM VAI RECEBER A MEDALHA DA ORDEM DO MÉRITO PARLAMENTAR.

PELO TWITTER

www.twitter.com/MaxLeonardo87   O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante do idiota que quer bancar o inteligente

www.twitter.com/lukinhasdj   Do jeito que a coisa anda, daqui uns dias o Feliciano vai dizer que música Brega faz apologia ao diabo, só porque fala de chifre.

www.twitter.com/antoniooviedo1   A vida não é complicada. As engrenagens que fazem o humano sobreviver é que é. Temos que ser cada vez mais políticos e menos humanos.

www.twitter.com/FabioMitidieri1  Moro na 13 e adoro o Pré-Caju! Por mim, podem fazer 2 vezes ao ano! CHICLETE, OBA, OBA!

www.twitter.com/FalaSergipe   Pelo gosto de muita gente Aracaju continuava um vilarejo, sem nada. Essas pessoas são contra o  progresso. Expulsar o Precaju é atraso.

www.twitter.com/AlberthoJorge1   @Georg_Magalhaes  É DIFÍCIL FAZER SUCESSO EM SERGIPE…….tem que ser MEDÍOCRE!

DO LEITOR

Energisa. Presteza no atendimento a reivindicação no Condomínio Portal do Mar
Do leitor José Bezerra dos Santos Neto: “Agradeço pela atenção de ter publicado minha insatisfação pelo serviços prestados pela concessionária de serviços públicos ENERGISA. Quero também registrar o pronto atendimento na noite de hoje (17) dos serviços solicitados a ENERGISA restabelecendo o funcionamento das luminárias apagadas dentro do Condomínio Portal do Mar”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase do Dia
“Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”.Monteiro Lobato, escritor brasileiro, especialista em livros infantis, nasceu em 18 de Abril de 1882 e morreu em 1948.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais