Somese:justa homenagem profissionais médicas na capa revista entidade

                                  Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
        “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


“A Feminização da medicina” Este é o título da revista Somese (Sociedade Médica de Sergipe) número 159 com uma homenagem especial as profissionais médicas. A matéria mostra que, de acordo com o Conselho Regional de Medicina de Sergipe (Cremese), há 7.296 médicos entre ativos e inativos de ambos os sexos no Estado, sendo 3.895 homens (53,38%) e 3.401 mulheres (46,61%). Como convidadas especiais cinco médicas descrevem um pouco da história de cada uma. São elas: Dras. Margarida Franco, Ildete Caldas, Celi Marques, Stela Taqueda e Débora Leite. A edição da revista é uma parceria da Somese com a Remacre Comunicação que tem à frente o Publisher Clóvis Munaretto.


Desafios e conquistas

No editorial, o presidente da Somese, Hesmoney Ramos de Santa Rosa, destacou que, cada vez mais, mulheres estão abraçando a medicina como profissão. “Em breve, elas se tornarão maioria em todo o Brasil, e Sergipe caminha no mesmo rumo”, disse reforçando que na matéria as cinco médicas exemplificaram os desafios e as conquistas ao longo de carreiras já consolidadas, mas, também, falaram a respeito do preconceito histórico em relação às mulheres na medicina, entre outras questões.

Hesmoney também destaca no editorial a entrevista especial com a médica psicanalista Déborah Pimentel. “Ela também comenta sobre o preconceito do passado vivido pelas médicas pioneiras e salienta a imprescindibilidade delas e das atuais profissionais para o fortalecimento da feminização da medicina”, explica.

O presidente da Somese ressalta ainda nesta edição da revista uma matéria sobre a trajetória do médico niteroiense Jorge Nunes, especialista em imagem, que atua no Interior de Sergipe, especialmente no município de Tobias Barreto, onde também reside há mais de 36 anos. E ainda artigos de renomados médicos que contribuem para levar mais conhecimento ao público leitor. Além disso, as sessões Focos de Ausculta e Espaço Universitário também estão recheadíssimas de informações, respectivamente, sobre os universos médico e estudantil no Estado. A edição impressa – que circula também na versão digital – será lançada no próximo dia 10 de maio na Florence no Bairro Coroa do Meio a partir das 19h.


Suplente de vereador na expectativa até os 45 do segundo tempo E não foi desta vez que o 1º suplente de vereador por Aracaju, Augusto do Japãozinho, irá assumir uma vaga na Câmara Municipal de Aracaju. Foi convidado a se filiar ao PCdoB, partido em que o prefeito Edvaldo Nogueira estava filiado, para disputar uma cadeira nas eleições de 2020 e a depender da composição, iria assumir no parlamento e nada. Recentemente foi convidado para trocar mais uma vez de partido, desta vez ao PDT, também partido filiado por Edvaldo Nogueira, mais uma expectativa, tendo em vista que a Secretaria Municipal da Educação iria renunciar ao cargo (o que aconteceu), e a depender de quem fosse assumir a pasta ele tomaria posse no legislativo municipal. Ledo engano, nada como um dia atrás do outro. Vivendo e aprendendo.

Fábio Mitidieri visita o Grupo Maratá O deputado federal e pré-candidato ao governo de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), visitou à sede da empresa Maratá. Na oportunidade, Fábio foi recebido pelo diretor-geral do Grupo Maratá, Frank Vieira. Além de conhecer as instalações da empresa, Fábio conversou com o diretor-geral do grupo sobre os recentes investimentos da empresa no Estado de Sergipe, a exemplo do novo moinho do Grupo Maratá para moagem de trigo e derivados, no município de São Cristóvão.

Investimento O projeto, que conta com investimento de R$ 200 milhões, é contemplado pelo Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), recebendo incentivos fiscais pelo Governo do Estado através de redução no ICMS. A previsão é de que as novas instalações entrem em operação a partir do próximo ano. “O Grupo Maratá, genuinamente sergipano, existe há mais de 50 anos no mercado e é um orgulho para o nosso Estado. Uma honra para mim conhecer mais de perto a estrutura, instalações e projetos desta que é uma empresa que sempre acreditou no potencial do nosso Estado, gerando emprego e renda para a nossa gente”, destacou Fábio Mitidieri.

Maratá Há mais de 50 anos no mercado, a Maratá atua nos segmentos de alimentos; agronegócios (pecuária e citricultura); descartáveis; embalagens plásticas; construção civil e exportação, dentre outros. O grupo gera quase 7 mil empregos diretos em Sergipe e movimenta toda uma cadeia produtiva a exemplo do fumo, laranja, abacaxi, milho, entre outros insumos. A empresa é detentora de oito unidades industriais nos municípios de Itaporanga D’Ajuda, Estância e Lagarto, exportando seus produtos para países como Colômbia, Holanda, França, Inglaterra, Itália, Alemanha, Espanha, Áustria, Ucrânia, Turquia e Israel.

Projeto do piso salarial dos enfermeiros foi uma iniciativa de André Moura A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (4) o Projeto de Lei nº 2564/2020, que institui o piso salarial de enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras. Este projeto foi apensado pelo senador Fábio Contarato através do Projeto de Lei 459/2015, de autoria do ex-deputado federal André Moura.

Categorias “Enquanto deputado, ouvimos as categorias, instalamos as comissões provisórias necessárias, fizemos um grande trabalho, apresentamos o projeto no Congresso e defendemos amplamente sua aprovação. Fico muito feliz em ver que finalmente foi aprovado”, comemora o ex-deputado.

Importância O projeto aprovado pelos deputados define como salário mínimo inicial para os enfermeiros o valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. “O piso significa reconhecimento, valorização e dignidade para os profissionais que demonstraram recentemente, com a pandemia, seu tamanho e importância para as pessoas de todo o mundo”, lembra André Moura.

No TCE: Senadora Maria do Carmo é convidada a apresentar Panorama Educacional A senadora Maria do Carmo Alves participa, na próxima segunda-feira (9), do Encontro do Pacto pela Educação, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado. A convite dos Coordenadores da instituição — Susana Azevedo, conselheira do Tribunal de Contas de Sergipe, e João Augusto Bandeira de Melo, Procurador-Geral do Ministério Público de Contas —, ela e o seu assessor parlamentar, José Luciano Filho, apresentarão o “Panorama Educacional dos Município Sergipanos: Indicadores e Recomendações”.

Debate O estudo, elaborado pelo Gabinete da Senadora, visa ampliar o debate acerca do ensino, de forma que Sergipe possa alcançar uma educação de qualidade. “Nós lançamos esse panorama, em grande evento no mês passado e, agora, temos a oportunidade de ampliar essa divulgação durante esse importante evento promovido pelo TCE”, disse Maria, ressaltando que o levantamento servirá como instrumento para a tomada de decisões dos gestores municipais, de modo a melhorar a qualidade da educação que é ofertada à população.

Eficácia “A elaboração de políticas públicas baseadas em evidências, são essenciais para garantir sua eficácia”, afirmou a senadora sergipana, ressaltando que o evento ocorrerá às 10h, na sede do Tribunal de Contas e poderá ser acompanhado, ao vivo, através do perfil do TCE-SE, no Youtube.

Sergipano está entre os três candidatos à vaga de ministro substituto no TSE O sergipano Fabrício Juliano Mendes Medeiros é o segundo da lista indicada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para assumir a vaga renunciada pelo ministro Carlos Mário da Silva Velloso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O anúncio aconteceu nessa quarta-feira (04) e foi feita pelo presidente da Corte, ministro Luiz Fux. O jurista, que obteve oitos votos, concorre à vaga destinada aos advogados a serem nomeados pelo chefe do Poder Executivo entre os integrantes da lista tríplice elaborada pelo Supremo, ao lado de mais dois candidatos: André Ramos Tavares e Vera Lúcia Santana de Araújo, ambos com nove e sete votos respectivamente.

Currículo Natural de Aracaju, ele é mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), e especialista em direito constitucional processual pela Universidade Federal de Sergipe. O experiente advogado também já foi assessor de ministro do STF e do TSE, e assessor jurídico na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, em Brasília. Mestre em Direito e especialista em Direito Constitucional Processual, no seu currículo também consta a experiência como professor do Instituto Brasiliense de Direito Público e no Uniceub.

Decisão do presidente Fabrício Medeiros poderá assumir a cadeira de ministro, caso o presidente Jair Bolsonaro (PL) entenda que ele é o mais preparado para fazer parte do TSE. Pesa contra o advogado, porém, a aproximação com o ministro Alexandre de Moraes, mas os seus concorrentes também têm fortes ligações políticas que vão de encontro ao perfil político do atual presidente da República.

Outros Concorrentes André Ramos Tavares elaborou o parecer em defesa da derrubada da inelegibilidade do ex-presidente Lula (PT), com base na orientação do Comitê de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), que recomendou a manutenção dos direitos políticos do ex-presidente. O documento foi feito a pedido da defesa de Lula, mas a tese foi derrotada no plenário do TSE por 6 votos a 1, e o tribunal manteve a inelegibilidade.

Outros Concorrentes II Já a advogada Vera Lúcia, que ficou em terceiro na lista tríplice, contou com o apoio do ex-ministro Joaquim Barbosa, que presidiu o Supremo entre 2012 e 2014. Com forte atuação de militância nos movimentos negros, a advogada participa da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), entidade essa que divulgou nota de repúdio à graça concedida por Bolsonaro ao deputado Daniel Silveira (PTB), afirmando que o decreto do presidente era “inconstitucional e imoral”.

Vereador Ricardo Vasconcelos fala sobre PL que visa barrar ligações indesejadas das empresas de telemarketing Quem nunca recebeu uma ligação ou mensagem de empresas de telemarketing oferecendo diferentes tipos de serviço? A prática, que é bastante comum e incomoda muitos brasileiros, foi um dos temas abordados pelo vereador Ricardo Vasconcelos(Rede), na sessão da Câmara Municipal de Aracaju, da quinta-feira (05).

Números O Brasil alcançou recentemente a marca de dez milhões de números registrados no “Não Me Perturbe”, plataforma que bloqueia contatos de telemarketing no país. Já dados os dados obtidos Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) revelam que a autarquia recebeu 25.739 reclamações por ligações indesejadas em 2021 — cerca de 70 por dia. Diante dessas informações o vereador Ricardo Vasconcelos, apresentou um Projeto de Lei que visa barrar ligações indesejadas das empresas de telemarketing, ” Eu tenho certeza que todos aqui já foram importunados em algum momento com essas ligações indesejadas, o que inadmissível, por isso que este parlamento precisa debater sobre o assunto e tomar as devidas providências”, salientou o vereador.
“Chamada muda” Outra situação comum é a “chamada muda”, que também requer atenção da população. Ela acontece quando um indivíduo recebe uma ligação, mas, não ouve nada e em seguida a conversa é encerrada, ” Esse é um problema antigo de âmbito nacional e parece simples, mas acaba atrapalhando nosso dia a dia, inclusive quando bloqueamos um contato essas empresas conseguem mais 100 outros números para ligar, quem está por trás disso? Como conseguem nossos contatos? Nosso Projeto vai averiguar tudo isso e por um fim nessa prática abusiva”, finalizou Ricardo Vasconcelos.

Breno Garibalde faz alerta sobre os falsos biodegradáveis Durante a sessão da última quarta-feira (04), o vereador Breno Garibalde destacou a importância de dar mais celeridade ao Projeto de Lei que pede o fim dos plásticos de uso único em bares e restaurantes de Aracaju. Na oportunidade, ele destacou a importância de se atentar bem aos produtos que se dizem biodegradáveis, mas não são.

Oxiobiodegradável “O ideal seria que a gente realmente reduzisse o consumo desses utensílios, como, por exemplo, os canudos, que já são proibidos por lei. Mas, para não ficarem sem opção, os estabelecimentos resolveram adotar os chamados de biodegradáveis. A questão é que quando você vai ler de fato o que está na embalagem do produto, informa que ele na verdade é oxibiodegradável, o que é péssimo para o meio ambiente”, explicou.

Tipos Segundo o vereador, que é ativo nas causas ambientais, existe uma grande diferença entre os dois tipos. “Os biodegradáveis são produtos que, quando descartados, são consumidos por microorganismos. Já os oxibiodegradáveis (material usado na maioria dos casos), apenas recebem um aditivo químico que faz com que o utensílio se dissolva e se transforme em várias micropartículas. Saiu um estudo que mostra a presença desses micro pedaços de plástico em nossa corrente sanguínea, isso é muito perigoso e eu peço mais consciência de todos”, alertou Breno.

Recapeamento Devido ao avanço da obra de reforma do Terminal de Integração do Distrito Industrial (Dia), a via de embarque e desembarque de passageiros no sentido Sul (ao lado do Teatro Tobias Barreto) ficará isolada de quinta (5) a segunda-feira (9), para realização do serviço de recapeamento asfáltico da faixa de circulação dos ônibus. A fresagem e o recapeamento serão feitos na quinta e sexta-feira, mas a via interna do terminal só será liberada para passagem dos ônibus na terça-feira, 10. Durante os cinco dias, todas as linhas de ônibus farão o embarque e desembarque de passageiros nas plataformas do sentido Norte, do lado oposto ao do recapeamento.
AJU: “Em um mês, três veículos caíram na mesma cratera. Vão esperar uma tragédia?”, questiona Sheyla A vereadora de Aracaju, Sheyla Galba (Cidadania), voltou, na quinta-feira (5), a mostrar o problema enfrentrado por moradores da rua José de Melo, no bairro Dom Luciano, na Zona Norte de Aracaju. No início de abril, a parlamentar mostrou no plenário da Câmara Municipal, que um ônibus do transporte coletivo havia caído na cratera que se abriu na rua. Em um mês, três veículos caíram no mesmo local.

Péssima qualidade “Basta chover para que a cratera se abra. Isso mostra a péssima qualidade dos materiais usados e do serviço prestado. Um desses veículos que caíram no local, faz o transporte escolar de crianças. Essa situação é séria. Será que vão esperar acontecer uma tragédia?” Questionou. A vereadora também visitou esta semana ruas do bairro Santos Dumont, onde moradores passaram a sofrer prejuízos após obras de recapeamento asfáltico realizadas pela Prefeitura de Aracaju.

Irresponsabilidade “Como é que uma obra é feita para melhorar a qualidade de vida da população e na verdade só piora? Isso é irresponsável. Isso mostra a falta de gestão. A prefeitura precisa fiscalizar a qualidade dos materiais e dos serviços que estão sendo feitos na cidade. As chuvas vão chegar com mais intensidade, se nada for feito, os problemas só devem piorar”, alertou!

Primeira cirurgia torácica robótica é realizada com sucesso em Sergipe Uma recuperação tranquila, rápida e segura. Assim foi definido o procedimento ao qual foi submetido um paciente com câncer de pulmão, o primeiro a ser operado através da plataforma robótica em Sergipe. “Meu pai recebeu alta com menos de 48 horas após a finalização da cirurgia, e o que é melhor: foi para casa tranquilo, sem dor”, enfatizou o comerciante Manoel Conde Sobral Neto. Segundo ele, o pai se submeteu a primeira cirurgia no pulmão há 12 anos e a recuperação foi bastante dolorosa e lenta. “Foi muito agressiva, uma cirurgia aberta e meu pai sentia muitas dores. Bem diferente desta robótica agora. Quando fomos buscar meu pai no hospital, ele estava tranquilo, sem oxigênio e sem dor”, enfatizou Manoel Neto.

Gratidão No retorno para o cirurgião torácico Rodrigo Pires Lima, que integra a equipe da Clínica Onco Hematos / Rede AMO – Assistência Multidisciplinar em Oncologia e foi responsável por conduzir a primeira cirurgia robótica torácica em Sergipe, a família do paciente era só gratidão. “Ver meu pai ter essa recuperação rápida, só temos que agradecer todo o tratamento que tivemos por parte do Dr Rodrigo”, ressaltou a filha Arycelia Sobral, que acompanhou o pai Elder Silveira Sobral, com a mãe Célia Vieira Sobral e os irmãos Elder Júnior e Manoel Neto.

Além da expectativa A recuperação do paciente, de acordo com o cirurgião, está além da expectativa, por já ter sido submetido a uma cirurgia aberta há alguns anos e por ser portador de outras morbidades. “Está tudo correndo dentro da normalidade. O paciente está muito bem, com a cirurgia bem cicatrizada e já foi liberado para atividades diárias, trabalho e lazer. Vamos agora fazer o acompanhamento durante algum tempo para monitorar se está tudo bem”, disse Dr Rodrigo Pires.

Avanço tecnológico  A rápida recuperação do paciente ressalta o avanço tecnológico, usado em defesa da vida, é gratificante “A plataforma robótica possibilita que o cirurgião tenha mais visão, chegar a lugares mais complicados com mais estabilidade e segurança, sem desmerecer a cirurgia por vídeo e aberta, pois são indicadas em muitas situações. Temos o robe, mas a parte humana é essencial e temos que procurar sempre o aprimoramento, para oferecemos sempre um atendimento de qualidade do paciente”, finalizou o cirurgião torácico.

A Nações & Artes está de volta a Aracaju E que tal viajar pelo mundo sem sair da cidade? Os visitantes conferem itens de países, como Estados Unidos, Polinésia Francesa, Índia, Egito, Marrocos e Brasil. De 29 de abril a 29 de maio, a Feira Internacional de Artesanato e Decoração Nações e Artes está exposta no Shopping Jardins com diversas peças de artesanato, decoração, vestuário, tapeçaria, produtos de casa, acessórios, joias, tecidos, bijuterias e obras de arte. A visitação é GRATUITA e os consumidores terão a oportunidade de adquirir os mais variados itens a partir de R$ 15. A feira roda o Brasil e, agora, retorna a Aracaju para divulgar a cultura das nações.


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

(Foto: divulgação)

 

 


Pré-lançamento da Banda Fulgencios, hoje, 06 A Banda Fulgencios nasceu quando os amigos Alberto Silveira, Bruno Pineyro, Fabian Pineyro, Manuel Vasconcelos, Marcus Resende e Odilio Saminez resolveram somar seus talentos em torno da boa música latino-americana. Com um repertório que contempla diversos ritmos, Fulgencios promete aquecer qualquer “corazon latino” que prestigiar o primeiro show da banda, que acontece hoje, 6, sexta-feira, às 19 horas, no Mini Golf Bar, na Praça do Mini Golf.

 

 

 


 



Dias das Mães especial é no Boteco Aruana. Confira o cardápio especial: https://www.instagram.com/botecoaruana/
Você pode ir ao boteco, faça sua reserva ou por delivery: 79 99912 – 25-25.

 

 

 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 PERFIL DE MÃE

Clarkson Ramos Moura

MÃE não é uma nobre abstração: é uma pura realidade;
MÃE não é uma linda conceituação ético-moral: é uma atuação existencial;
MÃE não é uma função social: é uma missão divina;
MÃE não é um mito ilusório: é uma verdade absoluta;
MÃE não é uma predisposição biológica: é uma perseidade ontológica;
MÃE não é uma receptora do ódio: é uma difusora do amor;
MÃE não é o feminino de Pai: é a síntese eclética dos gêneros;
MÃE não é uma garantia da espécie humana: é uma perene fonte de vida;
MÃE não é uma simples porta de entrada do nascituro: é o berço sacrossanto da dignidade humana;
MÃE não é uma mera coadjuvante do cotidiano doméstico: é a protagonista do real cenário familiar;
MÃE não é uma suposta autoridade do lar: é uma exímia educadora da Família;
MÃE não é um abrigo justo e exclusivo dos filhos: é um refúgio universal de calor materno;
MÃE não é uma incondicional defensora de seus descendentes: é sua principal razão de ser;
MÃE não é apenas tudo que foi dito: é, mais ainda, o que, de transcendente, torna-se inalcançável ao saber humano.

CONCLUSÃO:

MÃE é, pois, a mais simples das rainhas, a mais feliz das escravas, a mais graciosa das fadas, a mais destemida das heroínas, a mais liberta das reféns, a mais humana das deusas:

MÃE: UMA OBRA-PRIMA DE DEUS!


PELO TWITTER

www.twitter.com/jrobertotgomes “Eu não morro nem que me matem…”, Zé Gomes, o imortal que preferia ser “imorrível”…

www.twitter.com/BernardoMF A capa da @revistapiaui

 

 

 

 

 

 

 

 



www.twitter.com/AntonioSamarone Em 05 de maio de 1818 nascia um gênio que que criou o materialismo histórico! Reconheceram?

www.twitter.com/JamesFontes Em resposta a @AntonioSamarone e @BlogClaudioNun O materialismo histórico está fora de moda. O donos das riquezas disseram que agora o problema é o “racismo estrutural”



 

 

 

 

 




Frase do Dia
“Carpe Diem. Aproveitem o dia, rapazes. Façam sua vida extraordinária” Filme Sociedade dos Poetas Mortos, professor John Keating (Robin Williams).


O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais