Sorteio de coronéis

Será hoje o sorteio dos seis oficiais da reserva para compor o Conselho Especial da Justiça Militar de Sergipe, que julgará o coronel Everaldo Alves dos Santos. O comando da PM já enviou 12 nomes ao juiz de direito Diógenes Barreto. Os sorteados serão convocados para o quadro da ativa por decreto do governador Marcelo Déda (PT), devendo quatro integrar o Conselho, enquanto dois ficam na suplência. Após o julgamento, todos retornarão à reserva remunerada. O coronel Everaldo está sendo processado por ter afirmado que um colega de farda e patente participou de roubos no setor de licitação do Hospital da PM. Como é o mais antigo da corporação, o réu não pode ser julgado pelos atuais integrantes do Conselho, fato que levou o juiz a recorrer aos reformados. Este é um caso inédito na história da Polícia sergipana.

Novidade na telinha
Presidenciáveis vão ter mais espaço no horário gratuito graças à nova regra que permite, por exemplo, a aparição de Lula e Dilma Rousseff no programa estadual de partidos da aliança nacional, ainda que o PT não integre a coligação no Estado. Segundo publica hoje a Folha de São Paulo, a mudança foi aprovada pelo Congresso em 2009. Antes, a presença de um político no horário gratuito estava restrita ao tempo de seu partido ou sua coligação. Candidatos a presidente, governador e senador também vão poder “invadir” os programas de postulantes a vagas de deputado.

Unindo forças
Mais um negócio para reforçar a consolidação do varejo deve ser anunciado nesta segunda-feira. A rede Insinuante, com sede na Bahia e líder no Nordeste, deverá se unir à mineira Ricardo Eletro. Vão criar a segunda maior empresa de eletroeletrônicos e móveis do País, com faturamento estimado em mais de R$ 4 bilhões. As duas redes possuem lojas em Sergipe.

Prazo esgotando
Até a próxima quarta-feira, as micro e pequenas empresas que optaram pelo Simples Nacional devem entregar a declaração de 2010. A Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) contém informações socioeconômicas e fiscais da empresa referentes a 2009. O documento deve ser enviado à Receita Federal por meio do portal do Simples Nacional, na página da Receita na internet, no endereço www.receita.fazenda.gov.br. Caso a entrega não seja feita no prazo, a multa mínima será de R$ 200.

Fim das balsas
As balsas que fazem o transporte de pedestres e veículos entre Aracaju e o litoral sul do Estado deixarão de operar às 16 horas de amanhã, pouco tempo antes da inauguração da ponte Joel Silveira, prevista para as 17 horas. A liberação da ponte para o tráfego de automóveis acontecerá logo em seguida. Para quem pretende fazer o deslocamento no intervalo de tempo entre a parada das embarcações e o final da solenidade de inauguração, a alternativa será o deslocamento pela BR-101.

Carros disputados
Os consumidores correram às lojas no último fim de semana de imposto reduzido para automóveis. As lojas venderam até 30% mais e aproveitaram a enorme procura para inflar os preços de alguns modelos. Com a volta da cobrança integral do IPI, a partir de quinta-feira próxima, os preços dos veículos novos devem subir 5% em média, preveem as concessionárias. Como ficará o mercado a partir do dia 1º de abril ainda é uma incógnita. Mas na opinião de alguns revendedores, o movimento deve cair em torno de 15%.

Mais petróleo
A previsão da Petrobras é que o Campo de Piranema passe a produzir cerca de 15 a 20 mil barris de petróleo diariamente a partir de 2011, graças a perfuração de novos poços em águas profundas em Sergipe. A informação é de Eugênio Dezen, gerente geral da Unidade de Negócios para Sergipe e Alagoas (UN-SEAL). Ele afirma que os recentes investimentos anunciados pela Petrobras para Sergipe são fundamentais para aumentar consideravelmente a produção de petróleo e gás no Estado.

Empreendedor
O Sebrae Sergipe já iniciou os preparativos para a 4ª edição da Feira do Empreendedor, que acontecerá em Aracaju de 4 a 7 de agosto, no Centro de Convenções de Sergipe. A preocupação com o meio ambiente é uma forte tendência do evento. Uma das metas da Feira é trabalhar com a  gestão ambiental. No Salão do Conhecimento serão apresentadas soluções simples e de baixo custo, que poderão ser implementadas nas empresas.

Turismo de evento
O turismo de eventos tem feito a alegria do comércio aracajuano, pois os participantes dos congressos, feiras e seminários realizados na capital sergipana gastam nos restaurantes, bares, hotéis e aquecem as vendas de artesanato. Entre os grandes eventos já agendados para este semestre na cidade está o Congresso Nacional de Estudos Jurídicos – Direito Público, que acontecerá nos dias 6 e 7 de maio. Durante os dois dias, profissionais e estudantes do Direito do Norte e Nordeste estarão reunidos para trocar experiências com os principais juristas do país.

Energia nuclear
A possível instalação de uma usina nuclear em Sergipe é uma oportunidade única de desenvolvimento e de crescimento para o Estado. Quem pensa assim é o empresário Luiz Eduardo Magalhães, conselheiro da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese). “Se for instalada em Sergipe, a usina gerará, durante os cinco anos de sua construção, nove mil empregos diretos. Após a conclusão, serão gerados outros 500 empregos diretos e 1,5 mil indiretos”, afirma Magalhães, satisfeito com a realização de uma mesa redonda sobre energia nuclear promovida pela Acese.

Mais empregos
O reaquecimento da economia provocou um aumento no número de empregos formais em Sergipe. Dados do boletim econômico produzidos pelo Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe revelam que houve um saldo de 1.886 empregos no mês fevereiro. Esse resultado foi o melhor dos últimos dois anos. Melhor é que há uma tendência de crescimento, pois as recentes sondagens industriais mostram que o empresário está disposto a investir e dinamizar os negócios.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais