STF nega habeas corpus a prefeito

STF nega habeas corpus a prefeito

 

O Supremo Tribunal Federal negou o pedido de Habeas Corpus do prefeito de Cristinápolis (SE), Elizeu Santos, suspeito de encomendar a morte do sindicalista Carlos Alberto Oliveira Santos em setembro de 2001. O assassinato teria como motivo as acusações feitas pela vítima de prática de trabalho infanto-juvenil nas lavouras de Elizeu e de irregularidades nas prefeituras de Cristinápolis e de Tomar de Geru, cidade esta administrada por Gildeon Ferreira da Silva, co-réu na ação penal.

 

Gratificação de incentivo

 

Os deputados estaduais aprovaram ontem (18) o projeto de lei que concede gratificação por curso para os policiais civis de Sergipe. A proposta garante um incremento salarial que varia de 10% a 30% para os delegados e demais policiais civis que investirem na formação científica e acadêmica. Os graduados vão ter 10% a mais de salário, calculado a partir da remuneração-base; os pós-graduados na área de segurança pública terão 20%, mestrados 25% e doutorado 30%.

 

Professores na frente

 

O pedido de vistas feito pelo desembargador Cesário Cerqueira adiou novamente o julgamento do processo que define a constitucionalidade da progressão vertical automática dos professores da rede estadual de ensino. Até o momento, os professores tiveram dois votos a favor e um contra. Há quem aposte que a maioria dos desembargadores vai votar pela manutenção da progressão vertical. Caso isso não aconteça, milhares de educadores poderão perder até 80% dos seus salários, o que seria uma tragédia para a categoria e, por conseguinte, para a educação em Sergipe.

 

Progressão debatida

 

E a progressão vertical automática para os professores será debatida hoje (19) na Comissão de Educação da Assembléia Legislativa. O debate contará com as presenças do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica em Sergipe, Joel Almeida, e do procurador geral do Estado, Márcio Leite de Rezende. O objetivo do deputado Wanderlê Correia (PMDB) de reunir a Comissão é o de tentar esclarecer os fatos e colocar um fim na polêmica criada em torno do assunto.

 

São João na TV

 

De amanhã (20) até a próxima terça-feira (24), a TV Brasil assumirá o comando da transmissão dos festejos juninos do Nordeste. Com sua base de operação técnica em Aracaju, a Rede Pública de Televisão mostrará as festas de Amargosa e de Senhor do Bonfim, na Bahia, de Caruaru, em Pernambuco, e, claro, a da capital sergipana. Campina Grande e Salvador também exibirão seus tradicionais folguedos de junho. Serão pelo menos quatro horas diárias de transmissão com grandes nomes da música nordestina, além de reportagens sobre as festas nestas cidades e matérias focalizando as comemorações juninas em todo o Brasil.

 

Deputado vai depor

 

Está marcado para hoje (19) o depoimento do deputado estadual Armando Batalha (PSB). Ele será ouvido no Tribunal de Justiça sobre suposto desvio de verbas do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental quando era prefeito de São Cristóvão. Os autos do processo, que têm algo em torno de 20 mil páginas, serão analisados pelos integrantes do Judiciário. Se condenado, o deputado poderá pegar até 20 anos de prisão em regime fechado.

 

Adote uma criança

 

Os servidores públicos estaduais vão ter direito a licença maternidade se adotarem uma criança. É o que estabelece o projeto de lei aprovado ontem (18) pela Assembléia Legislativa de Sergipe. A partir das mudanças aprovadas, a segurada que adotar ou obtiver a guarda judicial para fins de adoção terá direito a salário-maternidade durante o período de 30 a 120 dias, a depender da idade do adotado. Se a criança tiver até um ano, a licença será de 120 dias. Entre um a quatro anos a licença será de 60 dias e 30 dias caso o adotado tenha entre quatro e oito anos.

 

Crédito bom

 

Os consumidores brasileiros terão mais crédito em 2008, mas em ritmo menor em comparação com 2007, segundo uma pesquisa feita pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) com 33 instituições financeiras. O estudo prevê que haja aumento de 26,67% na oferta de dinheiro, contra 33,14% do ano passado. Para pessoa física, a maior expansão é esperada para o crédito pessoal.

 

Reunião verde

 

Aracaju vai sediar o primeiro Encontro da Juventude do Partido Verde de Sergipe. Será amanhã (20) no auditório da ASPENE, situado na rua Própria, n.º 76. O objetivo do evento é apresentar as propostas da Juventude para a gestão do PV no Estado, bem como discutir as eleições com os pré-candidatos jovens do partido. Segundo o secretário estadual da juventude verde, Itamar Amaral, o encontro visa também atrair a atenção dos jovens com aptidão política, “ampliando assim o nosso quadro de filiados”.

 

Banho de votos

 

A chapa “Crescendo com a UFS”, encabeçada pelo reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho, venceu as eleições na Universidade Federal de Sergipe. Desta forma, Josué e seu vice Ângelo Antoniolli foram reeleitos para o segundo mandato. A chapa deles obteve 4.640 votos e a da oposição, que teve como candidatos os professores Jonatas Meneses (reitor) e Pedro Leite (vice), conquistou 1.740 votos. Houve ainda 68 votos brancos e 200 nulos. A apuração revelou que a chapa “Crescendo com a UFS”, que venceu em todos os segmentos consultados no pleito – professores, estudantes e servidores – obteve 73% dos votos. Foi um banho.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais