Sucessão indefinida

Erra quem arrisca qualquer prognóstico sobre as eleições em Sergipe. Diferente do que se diz por aí, todos os pré-candidatos dependem muito das definições partidárias, dos apoios que esperam ter e, principalmente, da recepção do eleitorado aos seus nomes. Animal político por excelência, o governador Jackson Barreto (PMDB) não sinaliza sobre qual pretendente terá sua simpatia, seu voto. JB apoiará o vice Belivaldo Chagas? Há quem jure que sim, porém até as convenções marcadas para junho de 2018 muita água passará por debaixo da ponte.  E quem disputará o governo pela oposição? Esta resposta depende muito dos acontecimentos em Brasília e das costuras feitas pelas lideranças locais na hora de montar a chapa majoritária. Qualquer senão pode levar o projeto por água abaixo. Portanto, o momento é mais para a classe política plantar verde pensando em colher maduro, enquanto espera a hora certa para colocar o bloco nas ruas.

Assédio moral

Não chamem para a mesma reunião os dirigentes do Sindicato dos Policiais Civis e a delegada Katarina Feitoza, superintendente da Polícia Civil. Os sindicalistas a acusam de tentar impedir as reações contrárias aos constantes atrasos nos salários da categoria. Em nota, o Simpol diz que Katarina tem se valido de “práticas típicas de assédio moral, inclusive, com ameaças de punição administrativa” aos policiais que criticam o governo. Misericórdia!

Agora vai!

E o senador Eduardo Amorim (PSDB) ganhou mais um apoio à sua pré-candidatura ao governo de Sergipe: o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB). Segundo o almofadinha, o político sergipano é “um extraordinário nome para disputar o governo. Ele é meu amigo”. Ah, bom! Pena para Amorim que estes apoios externos nem sempre resultam em votos, matéria prima necessária para se ganhar uma eleição.

Currupaco papaco!

A Equipe Fauna da Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco (FPI/SE) esclarece que nenhum papagaio apreendido na fiscalização será solto na região, porque esta espécie precisa de um período maior de readaptação à vida silvestre. Os pássaros serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na Bahia, que tem a estrutura necessária e profissionais especializados para cuidar desses papagaios, que só serão devolvidos à mata quando estiverem em condições de sobreviver na natureza.

Dia de posses

Rômulo Almeida e Eunice Dantas foram empossados, ontem, procurador-chefe do Ministério Público Federal em Sergipe e procuradora regional Eleitoral, respectivamente. O mandato de ambos vai até 2019. Realizada em Brasília, a solenidade de posse foi presidida pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Batendo chapa

Deputados e senadores se reuniram ontem, em Brasília, para escolher o coordenador e o vice da bancada federal de Sergipe. A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) foi eleita a vice, ficando para hoje a escolha do coordenador. O cargo está sendo disputado pelos deputados Laércio Oliveira (SD) e Jony Marcos (PRB), mas este último deverá vencer a parada na reunião de hoje.

Pior dos mundos

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, está preocupado com esta tentativa do Senado de desafazer punição do Supremo ao tucano Aécio Neves. Entrevistado pelo Portal UOL, o jurista sergipano disse que “os senadores não têm competência legal para isso. Seria inconcebível. Se acontecer, abrirá uma fratura institucional exposta”. Cruz credo!

Ficou pra depois

Foi do senador Antônio Carlos Valadares (PSB) o requerimento adiando para o próximo dia 17 a votação do afastamento do senador Aécio Neves (PSDB). “Acredito que a interpretação do caso deve ser deixada para o plenário do Supremo Tribunal Federal”, advogou Vavá. Depois de muito barulho em plenário, a proposta do sergipano foi aprovada por 50 votos contra 21. Melhor assim!

Saúde animal

Autora do projeto aprovado na Câmara de Aracaju prevendo a castração de cães e gatos, a vereadora Katty Lima (Rede) pediu um estudo sobre o tema à Universidade Federal de Sergipe. Entre outros aspectos, a pesquisa da UFS revelou que em seis anos, um casal de gatos é responsável pela reprodução de 66 mil felinos. Estima-se ainda que exista um cão para cada quatro habitantes, e um gato para cada 14.  Cerca de 10% desses animais estão abandonados e muitos são portadores de raiva, leishmaniose e leptospirose.

Virou moda

Depois de Maruim, agora é a vez de Japaratuba promover um torneio de futsal gay. Organizado pela Prefeitura, o evento esportivo acontecerá na próxima sexta-feira, reunindo equipes da própria cidade e de General Maynard, Maruim, Rosário do Catete, Divina Pastora e Santo Amaro. Realizado em agosto passado, o torneio de Maruim foi disputado por times de cinco municípios sergipanos, tendo a equipe local conquistado o troféu, após derrotar justamente o elenco de Japaratuba.

Recorte de jornal

Publicado no jornal Folha de Sergipe em 25 de julho de 1907

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais