Sucursal da ALESE em Brasília

 “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Bem que algum órgão fiscalizador como o Ministério Público Estadual ou até mesmo o MPF  (não vale o chamado Faz de Contas), poderiam verificar as dezenas idas e vindas de alguns deputados estaduais a Brasília este ano. Por pura coincidência, quatro deles com mais problemas do caso das subvenções.

E outro, o presidente, Luciano Bispo, vive de gabinete em gabinete no TSE e STF, além de escritórios de advogados famosos em busca de uma tabua de salvação para o processo da cassação da candidatura, através do recurso do MPF.

Alheios ao povo, meia dúzia de deputados estaduais transformou Brasília numa sucursal da ALESE.

Conversando com servidores antigos da ALESE o discurso é um só: nunca antes na história do legislativo sergipano um semestre foi tão improdutivo e apático. Até mesmo os deputados que chegaram agora parecem que cederam aos apelos de alguns poucos e estão decepcionando seus eleitores.

Uma democracia forte precisa que os poderes sejam harmônicos, mas fortes. A apatia do legislativo é péssima para a democracia.

O Legislativo de Sergipe destoa de tudo por conta do escândalo das subvenções e o processo de cassação envolvendo o presidente.

Não tem respaldo das entidades organizadas da sociedade e muito menos respaldo popular.

E o pior: lá não dá nem para dizer: o último a sair apague a luz. Ela está queimada há muito tempo. E lâmpada queimada não se muda, se troca.

Perguntar não ofende: e a cartilha dos depoimentos? A polícia e o MPF já sabem quem produziu?
E uma pergunta continua no ar. A delegada Daniele Garcia e a Procuradoria Eleitoral já descobriu quem produziu a cartilha das subvenções feita para ludibriar a Justiça? É algo grave que não só merece punição, mas a depender do profissional pode gerar um processo ético. Ou não?

Subvenções para a catedral
E a defesa dos deputados tentou sensibilizar a sociedade com o depoimento de Dom Lessa, dizendo que o dinheiro que recebeu das subvenções ( 1 milhão em dois anos) foi para a reforma da Catedral. Desta doação ninguém duvida. E um detalhe: até Dom Lessa disse que 10% dos recursos foram para “projetos sociais”.  Ou dinheiro maldito…

Lagarto: vereadores não querem galpões industriais? Só pode ser mentira.
O blog não acredita que a maioria dos vereadores de Lagarto não quer a doação de áreas ao governo do Estado para construções de galpões industriais que servirão para a chegada de nova indústrias gerando centenas de empregos. Pelas redes sociais foi veiculado que a votação estava marcada para ontem e não aconteceu. Quanta pequenez.

Acidente micro-ônibus SP/Carira: veículo regular ou clandestino?
O blog recebeu a informação de que não foi o primeiro acidente com micro- ônibus de Carira que leva passageiros para São Paulo. Transita por rodovias sem fiscalização e é clandestino. Pega os passageiros em casa. E o dono é poderoso e todos cooperados sabem.

Sobre a greve dos professores
Alguém acredita em reposição de aulas corretas? Ou em trabalho dados para alunos como notas? Uma professora na rede social escreveu que “só quem perde com a greve é o aluno porque a reposição é uma farsa e são dadas quatro aulas de uma só vez”E mais: só em Sergipe é que a SEED aceita que professor em estágio probatório faça greve.

Afastados quatro conselheiros do Tribunal de Contas…do Amapá
Fonte STJ – Acompanhando o voto do relator, ministro João Otávio de Noronha, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra quatro conselheiros do Tribunal de Contas (TCE) do Amapá.

Associação criminosa e peculato
Formalmente acusados de associação criminosa e peculato, os agora réus da ação penal aberta pelo STJ também foram afastados do cargo até a conclusão do processo. O afastamento atinge os conselheiros Júlio Miranda (ex-presidente do TCE), Amiraldo Favacho, Regildo Salomão e Manoel Dias. A decisão de afastamento foi unânime.

Desvio de milhões
De acordo com o MPF, os conselheiros integravam um esquema formado para desviar milhões de reais das contas do TCE por meio de cheques e saques da conta do tribunal diretamente no caixa do banco. O rombo teria chegado a R$ 100 milhões.

Prefeitura anuncia reajuste do servidor na sexta-feira
O prefeito de Aracaju, João Alves, concederá entrevista sexta-feira, 12, onde anunciará o reajuste salarial para os servidores do município. A coletiva será no Centro Administrativo.

Nota esclarecimento
Em nota encaminhada ao blog, a Assessoria de Imprensa de Carmópolis negou qualquer tipo de perseguição ao ex-jogador do Confiança, Joãozinho. "Como bem informou o blog, o ex-jogador é servidor efetivo, e em virtude da redução de funcionários por conta da crise financeira, está exercendo a função para a qual prestou concurso, que é de guarda municipal, não havendo nenhuma forma de perseguição ao funcionário", informou a gestão municipal através da nota.

Deputada pede esclarecimentos do diretor clínico do HUSE
A deputada estadual Maria Mendonça (PP), fez um apelo ao presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, o deputado Luciano Bispo pedindo atenção para um requerimento de sua autoria, solicitando a vinda, para a casa legislativa, do diretor clínico do HUSE, Márcio Cruz, afim de que ele preste esclarecimentos sobre a bactéria KPC, que infectou e isolou vários pacientes no hospital.

Explicação e orientação
“Acho interessante que o diretor venha para explicar essa situação e orientar a população”, explicou Maria. Ainda na oportunidade, a parlamentar se disse preocupada com o isolamento de duas UTI’s do HUSE, já que elas já não eram suficientes para atender a toda população.

Servidores do Judiciário Federal em Sergipe irão cruzar os braços pela aprovação do PL 28/15
Nessa quarta-feira (10), o Projeto de Lei Complementar 28/15 que incide na recomposição das perdas salariais dos servidores do Judiciário Federal irá para votação no Plenário do Senado Federal.Como forma de pressionar o Senado para aprovação da matéria, os servidores de diversas regiões do país, estão se organizando em um calendário de lutas nacional, que envolve atos públicos, paralisações e greves. O ato em Sergipe será em frente ao prédio do TRT a partir das 8h.

Sistema Agiliza Sergipe volta ao normal
Após o trabalho unificado das equipes de Tecnologia da Informação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), o Agiliza Sergipe voltou ao normal na última segunda-feira, 8. Contudo, em virtude de alguns testes, o sistema pode apresentar ainda oscilações. A Junta Comercial pede desculpas aos seus usuários pelos transtornos dos últimos dias.

Prodetur: Obras para 2015 são apresentadas a ASEOPP
Através do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, serão iniciadas este ano várias obras de infraestrutura em Sergipe. Estas obras foram detalhadas para os associados da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, pelo secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Adilson Júnior e o coordenador do projeto, José Roberto. Além, deles o consultor técnico Daniel Vilani fez uma exposição sobre as diferenças das obras licitadas pelo regime do BID em relação a Lei 8.666.

Fortalecimento do turismo
O secretário Adilson Júnior explicou a importância do projeto para o fortalecimento do turismo sergipano. “Queremos discutir tudo com a maior transparência, esse é o objetivo maior do governador Jackson Barreto”, disse.

Obras
O coordenador do Prodetur, José Roberto registrou todas as obras, entre elas, as orlas de Canindé, Castro, Pontal, Santana do São Francisco, Brejo Grande e praia do Saco. Lembrou também que a reforma do centro de turismo em Aracaju será licitada novamente porque na primeira vez deu deserta.

Regime do BID
O consultor técnico Daniel Vilani, distribuiu um resumo com as principais diferenças das normas técnicas empregadas pelo BID nas licitações em relação a Lei 8.666 e debateu com os associados. Para Daniel, no contexto geral as normas do BID são mais flexíveis do que a Lei 8.666.

Problemas
O presidente da ASEOPP, Luciano Barreto, e o vice-presidente Francisco Costa, demonstraram preocupação com alguns itens das normas do BID. Francisco cobrou mais transparência, porque pela norma do banco, as propostas dos concorrentes não são abertas para os outros.

Preço justo
Já o presidente Luciano Barreto, alertou para a necessidade de um preço justo nas obras. Citou a obra de reforma do centro administrativo que está com um preço defasado e por isso nenhuma empresa participou. Para ele, se o governo deseja realmente que as obras sejam construídas é preço um estudo correto dos preços, além de projetos com qualidade.

Limite temporal
Luciano Barreto criticou também o limite temporal com a exigência de atestado de cinco anos para realização de algumas obras. “Isso no Brasil só faz direcionar a obra”, voltou a alertar, lembrando que o mais importante é o histórico da empresa e o suporte financeiro.

K21 Series 2015. Evento movimentará setor turístico
No próximo dia 05 de julho a Serra de Itabaiana será palco do maior circuito de Trail Run Mundial, o K21 Series. O evento movimentará o setor turístico e abrirá muitas portas para Sergipe. O circuito sairá de Areia Branca até a Serra. O governo do Estado, através da Secretaria de Turismo e do Esporte, deveria dar um apoio ao evento. É uma oportunidade impar para levar o nome de Sergipe para todo o mundo.

Del Nero reúne com os clubes
Na última segunda-feira, o presidente da CBF, Marcos Polo Del Nero,, reuniu-se, no Rio de Janeiro, com a maioria dos clubes integrantes da série A do Campeonato Brasileiro, que têm direito a voto nas assembleias daquela entidade. A todo-poderosa CBF, fragilizada, começou a ceder. Comprometeu-se em modificar o artigo do estatuto que trata de eleições. Será permitida, apenas, uma reeleição. Os clubes vão organizar as competições. Os atletas também terão participação no processo. O Conselho Técnico será regido pelos clubes, com absoluta autonomia.

Comissão da Câmara
Ontem, terça-feira, Del Nero esteve em Brasília para falar sobre os problemas do futebol brasileiro e da FIFA.O depoimento durou cerca de 6 horas.

Federações estaduais
Amanhã, quinta-feira, o presidente da CBF vai comandar, novamente no Rio de Janeiro, reunião com as 27 federações estaduais. Em pauta, as mudanças no estatuto.

Renúncia no Confiança
O presidente do Confiança, Luiz Roberto, admitiu a hipótese de renunciar ao mandato. As principais razões: 1. Falta de apoio de diversos setores; 2. Escassez de dinheiro para cumprir os compromissos do clube; 3. A não confirmação da expectativa das rendas dos jogos da série C. Luiz Roberto, competente dirigente, poderá tomar uma decisão definitiva ainda hoje.

Defesa de Marin
O presidente do PTB de São Paulo, Campos Machado, confirmou que enviará dois advogados à Suiça, para cuidar da defesa do ex-presidente da CBF.

"Sintese só luta pelo salário no final do mês", reclama Agamenon
O vereador de Aracaju Agamenon Sobral (PP), voltou a fazer duras criticas ao Sintese pela greve que já dura 21 dias. Agamenon afirmou que foi citado no programa do Sindicato, transmitido pela Rádio Jornal, em que o professor Joel Almeida, questionou o fato de Agamenon não ter se pronunciado sobre as deficiências na merenda escolar e o referido vereador respondeu.

Dois professores no Conselho da Merenda Escolar. “Ficaram calados”, diz vereador
“O famigerado Sintese tem dois professores que fazem parte do Conselho da merenda escolar: professos Paulo e professora Bernadete . Eles ficaram caladinhos, não aparecem nas reuniões e por isso que a merenda está desse jeito e agora querem misturar a greve com a questão da merenda. Porque não falaram nada sobre a situação da merenda? Não me envolvi na merenda, professor Joel, porque sou vereador de Aracaju e as escolas denunciadas ficam em São Cristóvão, mas e vocês, porque não fizeram nada?”, questiona.

Unidade móvel do Hospital do Câncer de Barretos
O município de Itabaiana está recebendo a unidade móvel do Hospital do Câncer de Barretos, que está realizando atendimentos por médicos e enfermeiros altamente capacitados. Como se sabe, o hospital de Barretos é referência nacional e atende pacientes do SUS de todo o país. A carreta do Hospital do Câncer de Barretos está estacionada na entrada da Feira do Caminhão, de hoje, 10, até sexta-feira, 12.

Intervenção
A Carreta está em Itabaiana graças à intervenção do senador Eduardo Amorim, que viabilizou a vinda junto ao diretor do hospital Henrique Prata.“Nós só temos a agradecer ao nosso conterrâneo Eduardo Amorim por este empenho em trazer mais esse benefício para a população itabaianense, pois, o câncer, quando detectado no início, pode ser tratado e a prevenção é de suma importância”, disse o prefeito Valmir de Francisquinho.

Começa a votação do Prêmio Dolmã 2015
O Prêmio que já é considerado, inclusive pela imprensa, como o Oscar da gastronomia brasileira, está em sua segunda edição sendo dividido  em duas categorias. A estadual que conta com a participação de todos os 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, sendo três indicados por estado. E a nacional com cinco finalistas. Ao todo são 86 chefs indicados.

O chef de cozinha Lúcio Mauro é um dos candidatos por Sergipe
No estado de Sergipe os chefs de cozinha indicados a premiação, que reconhece e valoriza a gastronomia brasileira, são Walmir Manuel, Lúcio Mauro e Rose Munhos. A votação, que terá encerramento dia 30 de junho, será aberta ao público internauta através do aplicativo Prêmio Nacional Dólmã para celulares, disponível no sistema Android. E também através do aplicativo ligado a rede social Facebook, na página http://www.facebook.com/PremioNacionalDolma.

Cinema Vitória sedia Festival Varilux de Cinema Francês
Pelo terceiro ano consecutivo, o Cinema Vitória sedia o Festival Varilux de Cinema Francês. O evento acontece em Aracaju entre os dias 11 e 17 de junho. Os ingressos são vendidos a preços populares de R$7 e R$14, meia e inteira, respectivamente. Alvo de uma reforma que o reconfigurou como um centro de difusão do audiovisual alternativo em Sergipe, o Cinema teve suas portas abertas ao público novamente em 9 de junho de 2013 para sediar o evento. O Vitória havia passado 11 anos inoperante até passar a ser administrado pela Casa Curta-SE, organização não-governamental ligada ao setor audiovisual.

Cinema Vitória sedia Festival Varilux de Cinema Francês II
Em 2015, o Festival Varilux de Cinema Francês acontece em 50 cidades brasileiras, com 80 cinemas diferentes participando das exibições. A expectativa nacional de público para este ano é de mais de 110 mil pessoas. Em Aracaju, as sessões ocorrem exclusivamente no Cine Vitória, que vai apresentar os 16 filmes participantes do evento em diversas sessões diárias. Uma das maiores atrações do Festival será o longa-metragem ‘Samba’, novo filme dos diretores Olivier Nakache e Éric Toledano com Omar Sy no elenco. O trio fez sucesso em 82011 com ‘Intocáveis’, drama que levou mais de 40 milhões de pessoas – 1,1 milhão delas, brasileiros – às salas de cinema.

Apoio ao Festival
O Festival Varilux em Aracaju tem o apoio da Gráfica e Editora J Andrade, Aliança Francesa Aracaju, Cemise, TV Sergipe, Secretaria de Estado da comunicação/Governo de Sergipe, AVBR Produções, NET, Casa Curta-SE e Cinema Vitória. Todas as informações podem ser encontradas nos sites http://www.cinevitoria.com.br e http://www.casacurtase.org.br.

Último amistoso
A seleção brasileira de futebol realiza hoje, em Porto Alegre, o segundo e último amistoso visando à Copa América. O adversário dos comandados de Dunga será a equipe de Honduras. Neymar foi confirmado no ataque canarinho.

Estreia
O primeiro jogo do time nacional pela Copa América será disputado no próximo domingo, contra o Peru. O Chile sedia a competição, organizada pela Confederação Sul-Americana.

7 treinadores
Já perderam o emprego no atual campeonato brasileiro, com apenas seis rodadas. O último deles foi Osvaldo Oliveira, dispensado pelo Palmeiras.

Carivaldo Souza
Participará, na próxima quinta-feira, da reunião das federações estaduais filiadas à CBF.

Incrível…
Mas é a pura verdade. Da Silva está se recuperando de uma cirurgia para atuar pelo Dragão. Não é engano. É o mesmo que foi um dos principais destaques da campanha em 2008, que quase faz o Confiança ascender à série B.

PELO TWITTER

www.twitter.com/gestor_robson  A bondade e a gentileza são para poucos…

www.twitter.com/jrobertotgomes  TSE reconheceu legítimo o domicilio afetivo para fins eleitorais, vou mudar meu título Aracaju que ama mais de mim do que eu possa retribuir.

www.twitter.com/flavaofraga  Política é administração de conflitos, disputa entre contrários. É o exercício da paciência e o dom de superação. Nunca há zona de conforto!

www.twitter.com/ClovisCBMelo  Somente quem viveu com Déda sabe da  grandeza desse homem. Vaidoso? E quem não o é? Ele era brilhante!

www.twitter.com/revinhogama   Na dúvida, escolha o silêncio. Ele incomoda, irrita, chateia, não gasta sua energia, e ainda por cima, preserva a tua imagem…

www.twitter.com/ORodrigoMachado  Magistratura brasileira que é masculina, cor branca e formada em Faculdade pública vai sentir fortes transformações sociais e econômicas. Nos próximos anos, com as cotas nas universidades e concurso público, esse perfil do Juiz brasileiro tende a mudar drasticamente.

Salários do governo de Sergipe – Nota de Esclarecimento – SINGEPS 

O Sindicato dos Integrantes de Carreiras de Gestão Pública do Estado de Sergipe – SINGEPS vem a público prestar os seguintes esclarecimentos sobre a matéria intitulada “EXCLUSIVO: Veja os maiores salários do governo de Sergipe” veiculada no sítio eletrônico NE Notícias:

Não é verídica a informação de que os servidores citados na matéria recebem os maiores salários do Estado. Um rápido levantamento na mesma fonte da reportagem, o site da Transparência Sergipe, mostra o equívoco: há pelo menos 30 salários superiores àqueles apresentados na reportagem.

Ressalte-se ainda que nos salários dos técnicos que foram expostos na reportagem, há rubricas eventuais (salários e direitos atrasados, férias vencidas, parcelas de 13º) que distorceram a comparação feita.

Entre as carreiras de Estado, a dos Técnicos em Políticas Públicas e Gestão Governamental certamente não está entre as de maior remuneração.  Como justificar a ausência de outras carreiras sabidamente mais bem remuneradas nessa lista?

A nossa carreira tem assumido uma responsabilidade crescente ao longo das administrações estaduais, atuando de maneira firme e apartidária no combate à corrupção, na modernização da administração pública, com inovações reconhecidas até internacionalmente. Portanto, não é raro que nossa atuação incomode setores e grupos que se beneficiam do atraso e usam práticas nefastas como a desinformação para tentar constranger-nos em nossa missão.

A transparência é uma conquista da sociedade brasileira, por isso não podemos abrir mão do uso responsável desse instrumento de controle social .

Aracaju, 09 de junho de 2015

DIRETORIA DO SINGEPS

DO LEITOR

SMTT e a omissão na frente da SSP. Sugestão de retirar as placas de proibido estacionar
Do leitor Luiz Brandi: “Impressionante o gargalo que é formado, quando da abertura do sinal, da Rua Cedro para a Rua Itabaiana, isto em função dos veículos estacionados em toda a extensão da Praça Tobias Barreto, apesar das placas de estacionamento proibido. Sugiro, que na impossibilidade de se resolver o problema, as placas de “proibido” sejam retiradas.”

Acordo Pacatuba/Pirambu
Do leitor Jorge Santos: “Em verdade, não é tão louvável assim fazer um acordo quando a perspectiva de se ganhar a causa é  visível. Pacatuba teve sua área erroneamente modificada pelo IBGE. As correções do mapa já foram feitas pela perícia. Tudo que Pacatuba deve fazer é esperar, pois já sofreu muitos prejuízos no decorrer dos anos por não ter recebidos valores que foram para Pirambu. Vê-se claramente que  Pirambu já está levando vantagem, pois receberia a metade, sem devolver o que já obteve.  Vale a pena aguardar o resultado da lide na justiça. Esse acordo atende apenas  a finalidades imediatistas  dos gestores mais do  que à população envolvida. Não há nenhum projeto para aplicação desses recursos. Provavelmente boa parte deles seria paga pagar dívidas. O que Pacatuba deve fazer é se resguardar juridicamente e se preparar para modificar sua realidade tão sofrida quando o tão sonhado dinheiro chegar.  Pacatuba merece respeito!”

Esclarecimento do blog
O blog recebeu diversos e-mails contra e favorável a conciliação judicial. Como a manifestação do blog foi favorável, publica hoje uma contrária. Alguns outros textos tinham agressões e direcionamento partidário. O que vem estragando ao longo dos anos a conciliação. Alguns que hoje são contra, há pouco tempo eram favoráveis.

ARTIGO

Para que serve arma de fogo  por Jorge Araujo*

Uma comissão especial na Câmara dos Deputados está discutindo a possibilidade de efetuar mudanças no atual Estatuto do Desarmamento, visando facilitar a aquisição de armas de fogo.

Seis aspectos se destacam no rol das alterações pretendidas, senão vejamos:

a) Reduzir de 25 para 21 anos a idade mínima para compra de armas;
b) Liberar a compra de armas a quem já esteve preso ou investigado por crimes violentos;
c) Liberação do porte de arma para particulares;
d) Registro de arma definitivo, sem necessidade de renovação a cada 3 anos;
e) Acabar com a perda automática do porte para quem for flagrado armado e sob efeito de drogas ou álcool;
f) Autorizar a compra de até nove armas por pessoa.

Como reduzir a idade mínima como requisito para aquisição de armas de fogo no momento em que a sociedade discute a redução da maioridade penal? É inconseqüente destinar o porte de armas para pessoas comprovadamente inexperientes, às vezes ainda como estudante, sem ocupação que motive a necessidade de defesa constante de riscos.

O segundo item é tão absurdo que deixarei de comentar. Como atribuir tamanha confiança a quem já apresentou indicativos claros de dificuldades de obediência às leis e a sociedade?

Liberar o porte de armas para todas as pessoas, com certeza, não melhorará a segurança delas, muito pelo contrário. Aproximará o cidadão comum da possibilidade de se tornar um criminoso.

Tornar o registro de arma definitivo é outra “invenção” que parte do pressuposto que a sociedade é inerte e que as pessoas não mudam.

“Se beber, não dirija”, todos conhecem a Lei, imagine portar uma arma sobre o efeito de álcool ou outras drogas. Então, acabar com perda automática do porte de arma é uma aberração.

Para mim, possibilitar que uma pessoa adquira até nove armas, indica que estas estão se preparando para a guerra.

Pelos motivos elencados, entendo que esta possível mudança preocupa parcela significativa da sociedade brasileira, que vê na medida, ação e lobby da indústria de armas, contando atualmente com o apoio de vários parlamentares que integram a citada comissão.

Mas afinal, para que serve a arma de fogo. Não é para defender a vida. A utilização de armas de fogo serve para matar. Defendemos que apenas o policial deve utilizar armas.

É preciso que a população reaja contra os interesses de alguns, que no congresso, desejam liberar armas de fogo facilitando a sua aquisição em qualquer boteco de esquina.

O que precisamos é preservar o atual estatuto do desarmamento e cobrar da área da segurança pública ações que cada vez mais apreendam armas, desarmando os bandidos e garantindo mais tranquilidade para a população.

Pessoalmente já fui vítima de assalto e sequestro e sei o que significa ficar nas mãos de bandidos armados e ameaçando apertar o gatilho.

Acho um absurdo à defesa que alguns segmentos fazem em favor da liberação de arma de fogo. Parece que esta faltando juízo e argumento!

*Ex-deputado e Jornalista.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun     

Frase do Dia
“O povo sempre perde nas eleições, não importa o partido que ganhou.” João Gilberto, músico brasileiro, nasceu em 10 de Junho de 1931.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais