Suplício dos sertanejos: indústria da seca, demagogia e letargia

 

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A cada estiagem a história se repete: sofrimento, endividamento, produção comprometida e uma paisagem desoladora. Para além dos desastres naturais, do sentimento doloroso em perceber a claudicância dos animais e a vegetação seca há a desumanização, o ser humano virando estatística e objetificação e em estudos acadêmicos. Afora a negligência dos políticos que há séculos se revezam no poder e dão ombros ao sofrimento dos sertanejos. Para eles, os demagogos,  é necessária a manutenção da eterna dependência e da subalternização do povo para, em troca, ganhar o voto por uma carrada de água, rações forrageiras, sementes que chegam fora de tempo e uma estrutura de poder previamente mantida para não empoderar, mas continuar a subserviência da população atingida pela seca.

As eleições estão aí e a seca também.

Conforme levantamentos, este ano, já são 14 municípios em situação de emergência em Sergipe, milhões em prejuízos e o mais preocupante: cerca de 200 mil pessoas atingidas pelo flagelo climático. No ano passado, 29 municípios decretaram estado de emergência, representando uma população atingida de quase 450 mil pessoas. E não é só isso: a seca assolada no período de 2010-2016 foi considerada a mais severa registrada nas últimas décadas. Com isto, aproximadamente 73,96% do território sergipano já apresenta características de desertificação e chega a ocupar áreas de 48 municípios.

Estes dados podem ser conferidos de forma completa num artigo escrito pelo Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes, Ailton Francisco da Rocha, cujo título é “Panorama da seca no Estado de Sergipe: Impactos e ações de enfrentamento”. Para a leitura completa é só clicar aqui http://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/article/viewFile/851/779

Aqui se poderia buscar outras análises com a mesma qualidade quanto o ao professor Rocha, no entanto, como foi dito logo mais acima, a seca não é um objeto em si mesmo cuja população passa a ser naturalizada como paisagem.

O intuito aqui é outro: de outra forma, desmistificar e até desfolclorizar o povo sertanejo com as características que todos estão acostumados a vê-los em veículos televisivos, capas de jornais e sites de notícias. Não é possível ter compaixão dos flagelados e ficar na zona de conforto  usando-os como objetos para campanhas eleitorais deletérias e mentirosas.

A demagogia é a arma mais farisaica que há entre nós. E a negligência, a indiferença, a incompetência e o uso indevido da miséria alheia para fins politiqueiros e demagógicos são tão nefastos na administração pública como qualquer crime contra o patrimônio.

Sinceramente é assustador, assustador mesmo, perceber que os gestores estão mais empenhados nas campanhas políticas a levar ao semi-árido sergipano ações ao menos paliativas para amenizar tanto sofrimento. Se estes medalhões que imperam em palácios e delegam aos subordinados a permanecer diuturnamente a caluniar adversários não se movem ou usam toda a estrutura estatal para fins republicanos e cujo principal fiador de todo o capital financeiro se torna, contraditoriamente, o menos beneficiado com as políticas públicas.

Aliás, em Sergipe o termo políticas públicas é quase verbete javanês indecifrável e inaplicável. Separados, aí sim, se pode perceber quem prefere apenas a política e despreza as condições para uma gestão pública isonômica, equânime e transparente.

Por fim, em tempos de campanha eleitoral contaminada por fisiologismo exacerbado, demagogia eleitoreira e cujo tempo televisivo tem servido mais para dividir os sergipanos em “times” é bom relembrar as palavras do Cristo que nos alertou sobre este tipo de gente: “Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas! Pois são semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos mortos e de toda a imundícia”. (Mateus 23.27).

A seca está terrível, mas o sertanejo é um herói sobrevivendo a tudo e a todos, principalmente ao pior governo da história de Sergipe (Jackson/Belivaldo/Jackson) que insiste em se manter no poder, mesmo a dupla tendo transformado Sergipe num estado de letargia e profundo caos.

Crime eleitoral em Santa Rosa de Lima: na sede da secretaria da Assistência Social

A bandeira da campanha eleitoral de Jackson Barreto estendida na parte de cima da sede da Secretaria de Assistência Social.

bandeira de candidato E alguns moradores do município de Santa Rosa de Lima estão entrando com uma denúncia eleitoral contra o prefeito do município, Luiz Roberto Júnior, conhecido como Júnior Macarrão, por usar a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho para fazer campanha eleitoral do candidato ao Senado, Jackson Barreto. Uma das provas é a foto enviada ao blog onde tem uma bandeira de Jackson amarrada na parte de cima da sede. Um absurdo!

 

O Brasil vive uma guerra civil urbana. Em 2016 foram 46 mil mortos por armas de fogo.Os dados sobre o Brasil são típicos de países que passam por um processo de genocídio. Só não merece essa designação porque as mortes não têm a marca de uma luta étnica. O Estado do Acre é, proporcionalmente, o que tem mais portes de armas liberadas na forma da lei em vigor. Mas isso não fez a violência recuar, pelo contrário, aumentou. Apesar disso, há aquele político que defende armar a população … O Brasil caminha para o patíbulo, infelizmente!!

2º Capítulo: Os Pothocas: a história dos “meninos” de Socorro E o blog não esperava o sucesso da novela “Os Pothocas: a história dos “meninos” de Socorro.” Vários leitores acertaram ao enviarem por e-mail e zap os nomes dos três Pothocas que ficaram ricos do início do ano 2000 até hoje, graças ao mentor e comandante do grupo. Aliás, além de criar o apelido do grupo, chamando-os carinhosamente de os Pothocas, o comandante tinha (ou tem) um lema que é puro amor: “Para comer bem tem que beijar na boca.” Mais uma adivinhação para os leitores. E aguardem o 3º capítulo.

Coletiva pastor Heleno E o candidato ao Senado Heleno Silva concederá, hoje, 10, a partir das 7h30, uma coletiva à imprensa onde anunciou que falará toda a verdade sobre do episódio envolvendo o uso de um cartão corporativo num posto de combustíveis. Será na sede estadual do PRB, na Rua de Boquim 208, no 2º andar, Centro Empresarial e Jurídico, que fica atrás da quartel geral da PMSE.

Concurso soldado PM/SE: Mais liminares E através do advogado Lincoln Prudente Rocha, mais 16 pessoas do concurso para soldado da PMSE obtiveram liminares através do juiz Manoel Costa Neto para realizar o TAF.

Do desespero eleitoral e as táticas do jaguncismo Simpatizantes de Jackson e Belivaldo têm aparecido nas caminhadas feitas por partidários de Valadares Filho com provocações. Isso cheira a desespero porque Sergipe nunca conviveu com essa prática. Melhor que seja contida logo para evitar algo pior. Até um site de notícias sociais foi usado para disseminar um vídeo, cuja denúncia já foi formulada à Justiça para provar que tudo não passou de uma armação com táticas do jaguncismo.

Traição “Você pagou com traição / a quem sempre lhe deu a mão”. Famoso verso do cancioneiro popular e uma das estrofes mais populares da música “Vou Festejar”, interpretada pela sambista Beth Carvalho, o tema é recorrente nas campanhas eleitorais. Em Sergipe já começou a temporada de execração pública, prejulgamentos, ilações e calúnias por supostas traições. Se fizer uma retrospetiva em Sergipe Del Rey qual político não se aliou ou rompeu por algum período? Canja de galinha e exame de consciência não faz mal a ninguém (principalmente aos falsos moralistas). O rosnar e gritos clamando ética e lealdade podem ser ouvidos logo cedo.

Perguntar não ofende  Secretário de Estado da Fazenda, Ademário de Jesus, onde está o plano dos cem mil empregos para Sergipe? Os desempregados estão esperando! Já são cinco meses no cargo.

Dia do Soldado Nesta segunda-feira, 10 de setembro, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) vai realizar uma Sessão Solene Especial em comemoração ao Dia do Soldado.

Valores O requerimento é de autoria do vereador Elber Batalha (PSB) e atende ao pedido da corporação e tem por objetivo homenagear esses valorosos homens que tanto zelam por nossa sociedade. A Sessão Especial será às 9h, no plenário do Legislativo Municipal.

Enfim, governo começa a recuperar a SE-311 E o governo do Estado começou a recuperar a rodovia SE-311, começando do trevo até a entrada da cidade de São Miguel do Aleixo. A deputada Maria Mendonça, PSDB, foi a que mais reclamou na Assembléia da situação e apelou por várias vezes, inclusive apresentando requerimento. Além de evitar acidentes, a parlamentar lembra que as estradas bem conservadas ajudam no aumento do fluxo turístico.

Excluídos literalmente no desfile de 7 de Setembro Quem foi ao desfile de 7 de Setembro, na sexta-feira, na Avenida Barão de Maruim, e ficou até o final ou acompanhou a transmissão pela Rádio Cultura, viu e ouviu que os integrantes do 24º Grito dos Excluídos foram literalmente excluídos do desfile pelos integrantes da Polícia Militar no local.

 Demora A exclusão se deu porque a distância entre o último pelotão a desfilar, conforme a programação oficial, e o primeiro bloco do Grito a entrar na Barão de Maruim, foi enorme. Devido ao grande espaço e a demora, o público se dispersou, e a avenida foi ocupada por cabos eleitorais de diversos partidos. Sem contar que no palanque oficial só tinham o secretário da Educação, Josué Modesto, o presidente da Fapitec, Manoel Hora, e uma loira que fazia sinal com os dedos da mão em favor de Lula.

 Atitude Em entrevista à Rádio Cultura, no momento em que o Grito dos Excluídos percorria a avenida, o arcebispo de Aracaju, Dom João Costa, lamentou a atitude de quem comandava o policiamento militar naquele momento. Nem em governos estaduais que pensavam ideologicamente diferente da maioria das instituições que compõem o Grito houve tamanho distanciamento do desfile oficial dos manifestantes.

Moda Mix em Itabaianinha Empreendedores do segmento de confecção de Itabaianinha e municípios circunvizinhos terão oportunidade de participar de mais uma edição da Moda Mix. O evento será realizado no Polo de Moda de Itabaianinha, de 13 a 15 de setembro. A abertura oficial acontece no dia 13, quinta-feira, às 18h. Nos dias 14 e 15 de setembro, sexta-feira e sábado, a Moda Mix estará aberta será das 8h às 21h.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Microempreendedor Individual inviabilizado pela PMA Pelo e-mail, J. Bomfim: “A prefeitura de aracaju inviabilizou todas as pessoas que puseram MEI (Microempreendedor Individual) em suas residências. Quem pagava 300 reais de IPTU hoje esta pagando quase 10 mil reais. Um absurdo essa intervenção nociva. Quem ganha se o seu comércio é inviabilizado por impostos escorchantes? Quando esperávamos que os representantes do povo impedisse que esse aumento absurdo do IPTU não avançasse na casa do povo. O que não aconteceu e o pior que após tantas ações judiciais não logramos êxito em pelo menos reduzir o percentual de aumento.”

 

DO BLOG ESPAÇO MILITAR 

EQUIPAMENTO DA VIATURA APA DO CBMSE ENCONTRA-SE HÁ CERCA DE SEIS MESES SEM MANUTENÇÃO, ENCONTRANDO-SE FORA DE OPERAÇÃO, MAS NO ENTANTO, COLOCARAM-NA NO DESFILE CÍVICO DO 7 DE SETEMBRO.

Um fato causou estranheza no desfile cívico do 7 de setembro, ocorrido na última sexta-feira,

Fotos: Blog Espaço Militar.

onde o equipamento da viatura APA (Alta Plataforma Aérea) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), encontra-se sem manutenção há cerca de seis meses, estando a mesma baixada (fora de operação), mas mesmo assim foi colocada para desfilar.

As fotos foram tiradas pelo blog Espaço Militar, comprovam que a viatura APA, estava estacionada, juntamente com outras viaturas do CBMSE, na avenida Ivo do Prado, para adentrarem posteriormente na avenida Barão de Maruim, para o desfile, o que realmente ocorreu.
Para quem estava na avenida Barão de Maruim, entendeu que a viatura APA está em pleno funcionamento para atender ocorrências que necessitem do seu uso, porém, o que ocorre na verdade, é que o equipamento ainda encontra-se sem manutenção e seu uso pode acarretar em perigo para o bombeiro militar que vá utilizá-la em possíveis sinistros e resgates de edificações.
Como perguntar não ofende:  qual o motivo da viatura APA ter sido escalada para o desfile, se seu equipamento encontra-se sem manutenção há cerca de seis meses, ou seja, sem poder operar? A sociedade sergipana precisa saber a verdade.
Importante esclarecer que o blog Espaço Militar teve o cuidado de checar a informação antes de fazer a denúncia.

 

Comunicado

A Prefeitura de Japaratuba vem se solidarizar junto à população japaratubense devido aos constantes atrasos no fornecimento regular de água.

De antemão, esclarece que a responsabilidade por falta de água é de responsabilidade do governo do estado de Sergipe, através da Deso.

Na oportunidade, a prefeitura esclarece que está tomando as medidas possíveis para resolução dos problemas, ^cobrando da Deso a volta imediata do abastecimento*.

E, sendo necessário, acionará a procuradoria do município para adotar medidas judiciais cabíveis.

Prefeitura de Japaratuba.

ARTIGO 

O PRINCIPAL PROBLEMA DA SAÚDE É A CORRUPÇÃO… Por Antonio Samarone.

Mesmo diante do desemprego e da violência, a Saúde aparece como o nosso maior problema, nas pesquisas de opinião pública. Por que a Saúde resiste as mudanças? Pode parecer simplista, mas vou tentar explicar: o nó górdio, o principal entrave, a maior dificuldade para colocar a Saúde nos trilhos é a corrupção.

A corrupção dilapida cerca de 30% dos recursos da Saúde. Falo na corrupção lato senso. Claro que o dinheiro das propinas, do caixa 2, dos desvios para enriquecimento de gatunos é parte importante dos desvios.

Mas não é só isso! Falo também da falta de planejamento e controle, da ausência de uma regulação autônoma e da falta de transparência. O desperdício é uma forma de corrupção indireta, pois muitos ganham com os desmandos: desvio de insumos, servidores relapsos, medicamentos vencidos, exames, procedimentos e internamentos desnecessários, contratos lesivos ao poder público. São os pescadores em águas turvas. São ou não desvios, corrupção?

Sergipe tem uma trajetória negativa na Saúde: gestores fizeram carreiras políticas exitosas, às custas do desmantelamento da Saúde Pública. Deixaram o mau exemplo! Beneficiando-se da falta de memória do eleitorado, esses gestores continuam chefes políticos e estão aí disputando mandatos. Precisa cita-los?

Nos últimos 12 anos, a gestão PT/MDB exagerou, usou a Saúde como comitê eleitoral abusivamente. Chegamos a um triste quadro! Os pacientes sofrem em longas filas de espera. Quase nada funciona. Estão deixando um legado espinhoso para os sucessores.

Pensando no futuro, e às vésperas das eleições, é preciso acreditar em alguém que possa botar freios nos desmandos da Saúde. Varrer a corrupção! Claro, não é fácil… Quem faria isso? Entre os candidatos com chances de vitória, Belivaldo está aí há muito tempo, e a situação da Saúde piorou com ele; Eduardo, quando era Eduardo Amorim foi Secretário da Saúde, e não resolveu!

Valadares Filho é uma aposta, mãos limpas, juventude e vontade em fazer o novo. Com coragem, pode enfrentar a corrupção. A pior atitude é a desesperança: achar que não tem mais jeito…

Antonio Samarone.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Jabbnascimento Qualquer tentativa de fragilizar o Estado Democrático de Direito pela violência no processo eleitoral deve ser fortemente repudiado.

www.twitter.com/acarlosmota Quem destila ódio e prega a violência corre o risco de ser atingido por isso. Mais doidos aparecerão. Mas não aparecerá quem mandou matar Marielle.

www.twitter.com/JuniorRibeiroSE Se vc acha que Jair Bolsonaro foi esfaqueado porque incentivava a violência, tenho novidades pra vc, John Lennon morreu incentivando somente a paz. Fica a dica !!!

www.twitter.com/silvia_cst HOSPITAL pede sangue para transfusão… mas, não pode ser de índio, negro, gay, mulher, professor, imigrante ou petista.
www.twitter.com/higorfb Facada foi a fatura desse mês que a minha operadora me mandou.

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Frase do Dia
O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem. Guimarães Rosa.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais