Tarifa transporte: Jackson não pegou carona

  “O jornalismo é o exercício diário da Inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Quando concedeu recentemente entrevista ao radialista George Magalhães, na Mega FM,  o governador em exercício, Jackson Barreto, lembrou que quando deputado federal o preço insustentável das tarifas urbanas em todo país foi uma de suas preocupações.

O blog foi pesquisar na Internet se a informação era verdadeira e comprovou que Jackson Barreto teve uma preocupação visionária com o preço alto do transporte público. Em 2003, apresentou projeto criando o Programa Nacional de Mobilidade e Acesso ao Transporte Público, vinculado ao plano de combate à pobreza. Naquele ano dados do IBGE revelaram que mais de 50 milhões de brasileiros não utilizavam transporte coletivo porque não têm dinheiro para pagar a passagem.

Como coordenador da Frente Parlamentar de Transporte Público, Jackson defendeu a inclusão na agenda do governo de políticas para democratizar o transporte público possibilitando o acesso da população de baixa renda. Uma das propostas da Frente Parlamentar do Transporte Público é a utilização de recursos da Contribuição sobre Intervenção do Domínio Econômico (Cide) em benefício do transporte público. "Nos últimos anos, esse país investiu mais no transporte individual do que em favor do transporte público", reclamou Jackson.

Dilma quando ministra – Ainda como deputado federal e coordenador da Frente, Jackson teve audiência com a então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pedindo a desoneração do óleo diesel para baixar o custo do transporte público.  "Queremos que nessa discussão entre também a redução do preço das passagens. Seria uma incoerência priorizar a desoneração do transporte de cargas em detrimento do transporte de pessoas", afirmou Jackson naquele momento.

Então, para se fazer Justiça, Jackson não pegou carona nesta luta. Esteve sempre na linha de frente e pode sim, não só falar, mas contribuir na atual discussão.

É apenas um alerta por conta dos “caroneiros” que começam a aparecer por conta do clamor das ruas.

Semana perdida para parte do comércio
Veja caro leitor a situação para o pequeno e médio empresário: segunda-feira foi feriado. Na terça e ontem, manifestação e grande parte das lojas do centro funcionou apenas pela manhã. Já que a tarde os clientes somem logo. Na quarta, jogo do Brasil.  É preciso que alguém entenda também o lado deles. O mês continua o mesmo  e com seus diversos impostos. Vai sobrar para o trabalhador. Em São Paulo redução de 70% na venda no comércio nos últimos dias.

3ª Manifestação. Pouca gente. Vândalos e ônibus
É certo que o problema causado com a paralisação dos ônibus ontem à tarde tirou muita gente da manifestação, porém o blog tem a certeza que o ato não reuniria mais de seis mil pessoas. O vandalismo da última terça-feira assustou muita gente. E a postura passiva do Movimento, através de nota, deixou dúvidas no ar.  O ato de ontem reuniu cerca de mil pessoas.Mobilização sim, vandalismo nunca.

PCdoB
Depois do PTB, que passa a ser comandado pelo deputado federal Almeida Lima, e a acirrada disputa dentro do PT, entre Sílvio Santos e o deputado federal Rogério Carvalho, já há uma movimentação para mudanças, também no comando do PCdoB, atualmente presidido pela ex-deputada Tânia Soares.

PCdoB I
O nome que já se vislumbra na base comunista para presidir o partido é do professor Antonio Bittencourt Júnior, ex-secretário da Educação em Aracaju. Ele é 2º suplente de vereador e bem relacionado dentro das tendências do PCdoB. Conversas têm ocorrido com o ex-prefeito Edvaldo Nogueira, sindicalistas e lideranças filiadas ao partido.

Cadê a Adema? Marinha duplica píer. Tem licença? Cadê o MPE?
A Marinha do Brasil há alguns anos conseguiu construir um píer para guardar barcos na rua da Frente. Apenas uma voz ecoou sozinha: do então vereador Samarone. De nada adiantou. Achando pouco agora está duplicando o espaço que tirou a beleza do rio desfigurando a paisagem. Quem deu a licença? A Adema? O SPU? Ou a Marinha duplica sem autorização?

Ainda Almeida e o PTB
Ao conceder entrevista ontem, 27, a George Magalhães,  o deputado federal Almeida Lima relatou todo o episódio para conquistar o comando do PTB em Sergipe. Em um dado momento disse que o tesoureiro nacional do PTB disse que o partido em Sergipe está em frangalhos. E orientou Almeida Lima a cuidar imediatamente dos diretórios municipais.

Reconciliação em Socorro
O governador em exercício Jackson Barreto foi convidado para a festa de confraternização dos vereadores de Nossa Senhora do Socorro. Lá, cumprimentou o ex-prefeito Tonho da Caixa e a ex-deputada Elma Paixão, que estavam afastados politicamente dele.

75% dos royalties para a educação
O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, comemorou a aprovação pela Câmara Federal da destinação de 75% dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde. Em entrevista ao jornal Valor Econômico no último mês de maio passado, e cuja reportagem foi veiculada no dia 25 de junho, Belivaldo Chagas afirma que a aplicação dos royalties do petróleo na educação é um desejo de todos os Estados e governos.

Baixa autoestima
"Os royalties chegando será um recurso extra bastante benéfico. Atacaria diretamente o problema da baixa autoestima de quem trabalha na educação", analisa o secretário. Chagas explica que com a autoestima afetada perde-se o compromisso no setor. "Isso é o fim. Se você tem uma escola com a estrutura física funcionando bem, se tem o professor recebendo bem também ajuda. A escola é boa quando os envolvidos estão satisfeitos com o ambiente", acentuou o secretário ao Valor.

Reforma Política
O senador Valadares (PSB) defendeu ontem, 27, no Senado, a urgência de se discutir e se efetivar a Reforma Política. Valadares advertiu que o tema que ganhou destaque com as últimas declarações da presidente Dilma Rousseff é antigo. "Cheguei ao Senado em 1995, no século passado, e o assunto daquela época já era Reforma Política. E nada aconteceu até agora", disse. Para o senador, é preciso arcar com as responsabilidades daquilo que não foi feito.

Líderes no Planalto
O líder do Partido Social Cristão no Senado, Eduardo Amorim, integrou reunião de líderes, da base e da oposição, com a presidente Dilma Rousseff (PT) na quinta-feira, 27. O encontro ocorreu para definir como deverá ser realizado o plebiscito sobre a reforma política. O Palácio do Planalto deseja fazer com que o plebiscito ocorra com certa brevidade.  Eles discutiram quais questões devem ser incorporadas e ainda está semana o Tribunal Superior Eleitoral será consultado para verificar as condições materiais para a realização do plebiscito.

Primeira indústria automobilística
Sergipe deu um passo importante para conquistar sua primeira indústria automobilística. Foi assinado ontem o protocolo de intenções através do governador em exercício Jackson Barreto e  o presidente da Amsia Motors, Mustafa Zeauddin Ahmed, O ato também contou com a presença do príncipe da Arábia Saudita, principal acionista da empresa, Abdul Rahman bin Faisal al Saud. A solenidade ocorreu no auditório do Palácio-Museu Olímpio Campos, em Aracaju.

R$ 1 bilhão
O Protocolo de Intenções assinado prevê investimentos por parte da Amsia no montante aproximado de R$ 1 bilhão. O empreendimento industrial deverá produzir veículos automotores híbridos e elétricos, com expectativa de gerar aproximadamente 4.000 empregos diretos. A planta industrial deverá ser instalada no município de Barra dos Coqueiros, num terreno próximo ao Parque Eólico, nas imediações do antigo projeto do Pólo Cloroquímico.

Momento Histórico
“É com grande satisfação que anuncio oficialmente ao povo sergipano que firmamos protocolo de intenções com a Amsia Motors objetivando implantação de um empreendimento produtivo que tem o potencial de mudar a estrutura industrial do nosso estado”, declarou o governador em exercício, Jackson Barreto, após assinar o documento.

Importância
O deputado estadual Zeca da Silva (PSC) ressaltou a importância da instalação de uma montadora de carros em Sergipe. Em pronunciamento na AL, Zeca parabenizou o Governo de Sergipe e o secretário do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nascimento pela assinatura do Protocolo de Intenções com a empresa de capital árabe, Amsia Motors. “Este projeto é grandioso e importante para a economia. Vindo a se concretizar é um projeto que terá grande significado para Sergipe. Ele trará, além de cerca de 4 mil empregos diretos, toda uma cadeia de outras empresas e indústrias.”, afirmou.

Localização extraordinária
Zeca lembrou que a empresa tem como um dos maiores investidores o príncipe saudita Faisal Al Saud e é a primeira vez que Sergipe recebe uma representação deste porte e magnitude. “Recordo que quando estive como secretário, fizemos um trabalho similar, que era ter a participação e discussão junto com montadoras de veículos. Sabemos como é grande a importância de um projeto desses. Sergipe é um estado pequeno, mas ao mesmo tempo com uma localização geográfica extraordinária que favorecerá todo o escoamento dessa produção”, lembrou o parlamentar.

Dirigente com bar no Forró Caju
O blog recebeu a informação que uma pessoa, com alto cargo na Emsurb, estaria à frente de um bar montando no Forró Caju. Aqueles cujos comerciantes participam de sorteios realizados pela própria Emsurb. Segundo a informação repassada o gesto da pessoa causou constrangimento para os outros dirigentes. E já chegou ao conhecimento do prefeito.

Hospital São Vicente de Paula
Na última quarta-feira, 26, o governador em exercício, Jackson Barreto, a secretária de Saúde, Joélia Silva e os gestores da Fundação Hospitalar estiveram no Hospital Regional de Propriá, São Vicente de Paula e gostaram do que encontraram. O mutirão de cirurgias de cataratas beneficiou 200 pessoas. O hospital é administrado por Paulinho Campos e atende os 16 municípios da região além de municípios de Alagoas.

Atendimento digno
“É gratificante ver esse hospital, que foi completamente reformado nesse governo, oferecer mais esse importante serviço à população carente de todo o baixo São Francisco. A abertura desse hospital permitiu que as pessoas contassem com  um atendimento em saúde mais digno, que os filhos de Propriá voltassem a nascer em seu município e que ainda se pudessem realizar ações como essa”, ilustrou o governador em exercício, Jackson Barreto.

Recursos para bibliotecas públicas 
Projeto de Lei de autoria do deputado do PSB de Sergipe, Valadares Filho, que foi dado entrada, na semana passada, junto à Mesa Diretora da Câmara, propõe a criação do Programa Livro Direto na Biblioteca (PLDB), que prevê o repasse de recurso direto para as bibliotecas públicas de todo o Brasil.

Prioridade
“Com essa verba, pretendemos dar maior poder aos gestores das bibliotecas, permitindo que eles apliquem os recursos naquilo que for prioritário para bibliotecas, especialmente à aquisição de novos acervos”, explica Valadares Filho.

Critério
O Projeto de Lei propõe que o governo federal consigne, anualmente, em seu orçamento, verba que deverão ser repassadas diretamente para bibliotecas, cujo critério de distribuição dos recursos poderá se basear no número de habitantes de cada cidade.

Incentivo
Para Valadares Filho, o incentivo à formação de leitores assume papel primordial para melhorar a qualidade da educação nas escolas públicas brasileiras. “Assim, é fundamental que as bibliotecas tenham acervos atualizados e equipamentos modernos que facilitem o atendimento aos usuários”.

Conselho garante direitos de crianças e adolescentes no Forró Caju
A presença do Conselho Tutelar no Forró Caju tem um significado mais do que especial: garantir que os direitos de crianças e adolescentes que vão à festa sejam respeitados. Mas, também oferecer proteção em situações que possam oferecer risco à saúde e à integridade física do público infanto-juvenil. Foi o que informou o conselheiro tutelar Daniel Max da Silva Santos.

Unidades
Para cumprir a missão, foram instaladas duas unidades do Conselho Tutelar na arena do Forró Caju, contendo um representante dos cinco distritos de Aracaju em cada uma das unidades, que estão localizadas ao lado do posto de saúde e dentro do mercado de artesanato. O número de ocorrências tem variado entre 10 e 30, por noite, segundo informou o conselheiro.

Bebidas
A causa principal das ocorrências registradas na unidade ao lado do posto de saúde é uso excessivo de bebidas alcoólicas envolvendo adolescentes. "Os casos são encaminhados pela unidade de saúde e alguns deles os adolescentes estão em coma alcoólico", enfatizou Daniel Santos, fazendo um alerta sobre a bebida da moda chamada "príncipe maluco"."É uma bebida perigosa por ser muito forte. Ela é resultado da mistura de várias bebidas alcoólicas, é barata e tem sido vendida nas barracas, inclusive para adolescentes", informou o conselheiro tutelar.

Protesto rodoviários: Max diz que avanço somente com licitação
A licitação do transporte coletivo, embora não seja a solução de todos os problemas existentes, representará um grande avanço, estabelecendo critérios técnicos e garantias de qualidade na prestação dos serviços. Problemas gravíssimos como os que enfrentam agora os funcionários da VCA só ocorrem porque a relação contratual das empresas com o município é precária, baseada numa mera ordem de serviço. VCA nunca mais. Licitação Já!

Marcos Aurélio defende o Fim das Coligações Proporcionais Já
Se a Sociedade quiser mesmo ver a moralidade na Política, deve exigir que os Parlamentares brasileiros aprovem, na Reforma Política, o Fim das Coligações Proporcionais para eleição de Vereadores e Deputados, estaduais e federais. Com essa medida, eliminaremos a figura dos "Partidos de Alugueis", onde os seus "donos" vendem o tempo de TV/Rádio. Além disso, acabaremos com os Partidos de Gaveta, que possuem apenas um Filiado e se aliam a outro, levando apenas esse membro como candidato e se aproveita dos votos, elegendo-se e sem nenhum compromisso com os demais candidatos.

Marcos Aurélio defende o Fim das Coligações Proporcionais Já II
Tornou-se comum, durante o período das convenções, as conversas entre as Lideranças para conquistar o apoio do Partido A, ou B, não pelo que esses representem para a Sociedade, mas pelo peso que possuem no tempo de Televisão. É por conta desse tempo, que os "donos" "negociam", a peso de ouro, as siglas partidárias.

Marcos Aurélio defende o Fim das Coligações Proporcionais Já III
Além dessa "negociação" pelo tempo de TV, ainda temos outra prática nociva, que é a inclusão de apenas um candidato do Partido A, no meio de vários candidatos do Partido B, elegendo o candidato A e após a eleição, nenhum vínculo desse mandato fica entre os que o ajudaram na conquista.

Semana do Microempreendedor é adiada
O Sebrae decidiu adiar temporariamente a realização da ‘Semana do Microempreendedor Individual’, que teria início na próxima segunda-feira, na Praça General Valadão. A decisão foi tomada em decorrência da dificuldade de locomoção dos participantes por conta das manifestações que estão ocorrendo na capital. Uma nova data para o evento será definida pela entidade e comunicada ao público e parceiros.

Foco
A ‘Semana’ tem como foco o fornecimento de orientações e capacitações gratuitas a todos aqueles que já deixaram a informalidade. São disponibilizadas oficinas do programa Sebrae para o Empreendedor Individual (SEI) sobre temas relacionados à compras, vendas, finanças, associativismo,empreendedorismo, administração e planejamento. Além das capacitações, os técnicos da entidade também promovem a formalização daqueles que desejam legalizar os seus negócios.

Novo tempo
A Prefeitura Municipal de Campo do Brito, através da secretaria municipal da Comunicação lançou ontem, 27, a Campanha intitulada ‘Construindo Um Novo Tempo’, destacando as obras que estão sendo empreendidas no município, a saber: Construção do Pólo da Academia de Saúde (na sede do município), Ampliação da Unidade Básica de Saúde do Povoado Cercado e Reforma das Unidades Básicas de Saúde nos povoados Gameleira, Terra Vermelha e Limoeiro.

Criação
O secretário da Comunicação Josival Bezerra destacou que toda campanha foi criação da equipe técnica da pasta e os modelos são todos do município. “Numa forma de mostrar que o nosso povo tem potencial para fazer qualquer atividade. Isso é a demonstração clara da nossa responsabilidade e compromisso público com a nossa gente”, disse o secretário, Josival Bezerra.

Palestra
A Cosil acaba de participar como palestrante do "Seminário de Formação para Sócios e Herdeiros de Empresas Familiares", realizado pelo escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia, em Recife, que mostrou algumas ferramentas importantes na construção de um negócio sólido geração após geração. Jéssica Silva, acionista e diretora comercial, e Samara Silva, acionista e conselheira, apresentaram o case de sucesso da empresa.

Período Junino aquece vendas no setor vestuário
Período preferido entre muitos sergipanos, o São João e São Pedro aquece diversos setores econômicos no estado. Comerciantes chegam a afirmar que as vendas  de produtos tradicionais chegam a aumentar em até 50% nessa época. Os trajes típicos estão entre os itens mais procurados pelos consumidores nos meses de junho e julho, e a camisa xadrez, por ser marca registrada da época,  é unanimidade entre homens e mulheres que procuram o que vestir nesse período marcado por diversas confraternizações. “Apesar de optarem pelo xadrez, muitos clientes procuram por cores, detalhes e até cortes que diferenciem o produto. Nessa época, essa estampa é bastante comum, os clientes optam por camisas diferenciadas, investem em um produto de melhor qualidade e ainda continuam usando o xadrez mesmo depois dos festejos, pois é uma peça que já faz parte do cotidiano, basta saber como usá-la!", conta Márcio Souza, proprietário da Stomppy,  loja que comercializa roupas e acessórios masculinos.

Agenda
28 de junho. Hoje é o dia do ORGULHO GAY. É, também, véspera de São Pedro, cuja comemoração encerra o ciclo de festas juninas. São Pedro foi o primeiro papa da Igreja Católica, sobre quem disse Jesus: “Pedro, tu és pedra. E sobre esta pedra edificarei a minha igreja.” Frase de São Cipriano, que faleceu no ano 258 d.C. – “Extra Ecclesiam, nulla salus.” (Fora da Igreja, não há salvação.). Já Paul Guth escreveu: “Uma Igreja sem santos está morta, assim como uma escola sem gênios.” Sobre o papa, observemos o que disse Voltaire: “O papa é um ídolo a quem se atam as mãos e se beijam os pés.”

Curtas
PRESIDENTES DA CÂMARA E DO SENADO VÃO DEFINIR DATA PARA ANÁLISE DE VETOS. /// PARTIDOS GOVERNISTAS APOIAM PLEBISCITO PARA ORIENTAR REFORMA POLÍTICA. /// DILMA QUER RECEBER OPOSIÇÃO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA. /// PIB: PREVISÃO É MAIS UMA VEZ REDUZIDA. /// MANIFESTAÇÕES PROSSEGUIRAM ONTEM, EM TODO O PAÍS. /// VACINA CONTRA O DIABETES DESLIGA ATAQUE A CÉLULAS DO PÂNCREAS. /// PESQUISA COMPROVA QUE CIDADES COM MAIS LIVRARIAS SÃO AS QUE MAIS COMPRAM LIVROS PELA WEB. /// FINAL DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES CENTRALIZA ATENÇÕES DO MUNDO ESPORTIVO. /// EDUARDO CAMPOS AFIRMA QUE A POLÍTICA BRASILEIRA AINDA ESTÁ NA FASE PRÉ-ANALÓGICA, ENQUANTO QUE A SOCIEDADE JÁ VIVE A ERA DIGITAL. /// LÍDERES DA OPOSIÇÃO AFIRMAM QUE SE FOREM CONVIDADOS CONVERSARÃO COM A PRESIDENTE DILMA. /// OCUPAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL, EM SANTA MARIA (RS), JÁ DURA MAIS DE 60 HORAS. /// CONGRESSO PODE ALTERAR CONSTITUIÇÃO PARA REFORMA POLÍTICA VALER EM 2014. /// SEGUNDO O PORTAL TERRA, O PREFEITO DE ARACAJU, JOÃO ALVES FILHO, É ACUSADO DE IGNORAR OS PROTESTOS. /// SAÚDE DE MANDELA OFUSCA VISITA DE OBAMA À ÁFRICA DO SUL.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Série A-2
O presidente da FSF, Carivaldo de Souza, com o fito de melhor disciplinar a disputa do campeonato da antiga segundona, a atual série A-2 do campeonato estadual, já reafirmou que não transigirá, de forma alguma, no tocante à exigência de iluminação nos estádios em que os jogos serão realizados. Não se pode condenar a posição enérgica enfim adotada pelo presidente Carivaldo, cuja boa intenção é reconhecida. Ocorre que essa posição está sendo assumida num momento inadequado. Com o fechamento do Batistão para reforma, o que vai perdurar por no mínimo quinze meses, a situação geral dos clubes, quer da série A, quer da série B, é bastante complicada. Basta ver o caso do Sergipe e do Confiança, os maiores clubes do nosso futebol, ambos sediados na capital sergipana. Seus respectivos estádios, o João Hora e o Sabino Ribeiro, não possuem iluminação. Como os clubes, nas duas divisões, não poderão mandar seus jogos em outras cidades, como ficará a situação dos grêmios rubro e proletário? Sinceramente, a coluna opina no sentido de que o presidente Carivaldo, que sempre adotou uma política paternalista com relação aos clubes filiados, bem poderia estender essa política agora em 2013 e também a 2014, dispensando essa exigência de iluminação e, de outra parte, exigindo o atendimento de outros requisitos importantes, como gramado, vestiários, cabines de rádio, sanitários, bilheterias, portarias, bancos de reservas etc. – Afinal, o período a que nos referimos (2013/2014) poderia ser classificado como de “transição”, aplicando-se rigor nos itens há pouco citados, mas dando um prazo até o final de 2014 para o quesito iluminação. Nessa fase de transição poderiam ser inseridos eventos – congressos, seminários, cursos – abertos aos dirigentes de clubes, que seriam um vetor de novos conhecimentos e métodos administrativos a serem aplicados num projeto de modernização do futebol sergipano. Esta é uma sugestão que o blog apresenta, na certeza de que renovação, nem sempre de pessoas, mas, principalmente, de mentalidades, de métodos é uma arma poderosa que, colocada em prática com o indispensável bom senso, pode transformar-se em um antídoto capaz de eliminar os pontos negativos de um processo. Como dizia outrora o grande comentarista Raymundo Luiz: presidente Carivaldo, FALANDO FRANCAMENTE, ESTA É A NOSSA OPINIÃO.

Assessor de imprensa X Jornalista
Há cerca de dez anos, li, no Jornal da ABI – Associação Brasileira de Imprensa, um artigo intitulado “Assessor de Imprensa não é Jornalista”. Fiquei intrigado. Como isso seria possível, se, para ser assessor de imprensa a pessoa tem que ser jornalista? Parecia um paradoxo, mas não era. Ao ler, atentamente, o interessante texto, compreendi melhor o seu sentido. O fato é que, ao assumir uma assessoria, o jornalista vê-se privado de certas prerrogativas inerentes a essa importante função desempenhada com base no compromisso com a verdade dos fatos, basilar no jornalismo autêntico. O assessor de imprensa, geralmente um jornalista, é o profissional que desenvolve um conjunto de atividades que visam a promover o relacionamento entre empresa, organismo ou indivíduo e os meios de comunicação social. Como se observa, compete ao assessor que cuida dessa área a divulgação da instituição à qual serve junto à comunidade, simultaneamente com o desenvolvimento de um trabalho voltado, permanentemente, para a preservação de seu conceito junto à comunidade. Caso emblemático dessa situação ocorre, há muito tempo, no esporte sergipano. Givaldo Batista, um ótimo jornalista esportivo, revelado pelo jornal Gazeta de Sergipe na época em que sua página especializada em esportes era comandada por Manoel Corbal, exerce, há vários anos, a função de assessor de comunicação da Federação Sergipana de Futebol, e, também, da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer. Simultaneamente, é o editor de esportes do Jornal do Dia. Ao longo dos últimos anos, o citado jornal abdica do direito a críticas a esses dois entes, um privado, outro público. Ou seja, prevalece a função de assessor de comunicação em detrimento do jornalismo. Aliás, já critiquei, quando ainda militava no rádio esportivo, essa ligação umbilical entre a FSF e a SEEL, que se constitui em um grande prejuízo para o desenvolvimento de nosso futebol, especificamente. Tendo já sido, na década de 90, presidente de uma fundação estadual que tratava do esporte e do lazer, depois transformada em secretaria, o presidente Carivaldo de Souza tem um trânsito muito grande nessa instituição, o mesmo ocorrendo ao contrário, no que se refere ao secretário Maurício Pimentel, por sinal um dos melhores auxiliares do governo do Estado. Voltando a referir-me ao confrade Givaldo Batista, trata-se de um profissional gabaritado, um eficiente assessor de comunicação, mas que anula, totalmente, sua capacidade crítica, pelo menos no que diz respeito aos assuntos ligados à Federação Sergipana de Futebol e à Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer.

Brasil X Espanha
Ocorreu o que grande parte da torcida brasileira desejava. A Espanha derrotou a Itália, nos pênaltis, depois de um empate em branco no tempo normal e na prorrogação, pelo escore de 7 a 6. Assim, teremos, no próximo domingo, às 19 horas, no Maracanã, a grande final da Copa das Confederações de 2013. O jogo de ontem, realizado no Castelão, em Fortaleza, foi disputado num nível abaixo da crítica. A enorme superioridade que muita gente afirmava existir da Espanha sobre a Itália acabou não acontecendo. A maioria esmagadora da torcida presente ao espetáculo assumiu um apoio firme à “azzurra”, a equipe da Itália. Houve poucos momentos de bom futebol. Cada seleção chutou uma bola na trave. O favoritismo disparado da Espanha foi, agora, reduzido um pouco. O que vale dizer que a seleção brasileira tem chance, sim, de vencer os espanhóis e conquistar pela quarta vez a Copa das Confederações, competição promovida pela FIFA. O magnífico cenário do novo Maracanã será o palco da importante partida, que centralizará as atenções de todo o mundo esportivo.

Sergipe realiza amistoso
Amanhã, sábado, às 16 horas, no Fernando França, em Carmópolis, o Sergipe atuará amistosamente contra o Vitória da Bahia. O jogo servirá de teste para a equipe rubra, que lidera o seu grupo na série D.

O Rádio por dentro
O torcedor sergipano tem tido três opções para acompanhar os jogos da Copa das Confederações: Rádio Jornal – 540 (Rede Tupi) – Rio de Janeiro; Rádio Aperipê – 630 – (EBC/Rádio Nacional do Rio de Janeiro); e Liberdade – 930 (Cadeia Verde-Amarela (Rádio Bandeirantes de São Paulo).

Memória do esporte
Em 28 de junho de 1994, o atacante russo Oleg Salenko marca cinco gols na Vitória sobre a seleção de Camarões, na primeira fase da Copa do Mundo. Foi o maior número de gols assinalados por um mesmo jogador, em partidas válidas pelo campeonato mundial. Nessa mesma partida, o atleta camaronês Roger Milla torna-se o atleta maios velho a marcar gol em um jogo de Copa do Mundo, com 42 anos e 39 dias. Em 28 de junho de 2001, o Boca Juniors, mesmo perdendo por 1 X 0 para o Cruz Azul, do México, conquista, pela quarta vez, a Taça Libertadores da América. Na decisão por penalidades máximas, a equipe argentina venceu por 3 a 1, no estádio La Bombonera, em Buenos Aires.

Jogo rápido
Luís Roberto vai mesmo ser reconduzido à presidência do Confiança. /// Sergipe contratando novos reforços. /// Reinaldo Moura deverá ser eleito presidente do Sergipe no final do ano. /// Milton Dantas é o nome cogitado para assumir a presidência da FSF, caso o presidente Carivaldo de Souza não resolva concorrer a mais um mandato. /// Em 2014, o atual presidente, no cargo desde 1989, completará 25 anos de domínio absoluto do futebol sergipano. /// Carivaldo apoia o candidato de José Maria Marin para a CBF, que é Marco Pólo Del Nero, presidente da Federação Paulista. /// Manoel Cruz realiza grande trabalho à frente da FSFS (FUTSAL). /// Presidente Carivaldo pede um prazo maior para deixar a atual sede, localizada nas dependências do Batistão.

PELO TWITTER

www.twitter.com/rosangeladoria  Segundo o repórter: " A Vivo não completa ligações importantes! 'Vixe' E como ela sabe que é importante? Tá com escuta, é?

www.twitter.com/Edson_Bomfim 2014 tá provocando tanta bagunça. Que os mais afoitos peguem leve no verbo para não terem que pedir desculpas amanhã. Só uma dica.

www.twitter.com/rlimaneto  Ehhhh mundão que dá voltas: e não é que os primos Jackson e Almeida, que se odiavam, estão de chamego novamente ! 2014 chegando ….

www.twitter.com/AntonioJMoraes  Caso Sumiço a metralhadora da Deplan: tentaram azedar o "Leite", mas não deu "Bolo" para ninguém. Acharam a cura no Traveco.

www.twitter.com/zedutra13  O editorial do Globo desenvolve uma nova teoria democrática. "Eleição é ruim porque só beneficia quem tem voto". Brilhante !!!

www.twitter.com/diogobsouza  O cara que vai a um protesto para depredar é o mesmo que vai ao estádio apenas para brigar, não passa de um fracassado sem perspectiva.

www.twitter.com/betocego  Nada como uma boa desordem pra botar as coisas em ordem

INFORMES

Boletim Médico sobre estado de saúde do secretário da Fazenda João Andrade Vieira da Silva
Através da presente, em nome da família de João Andrade Vieira da Silva, secretário da Fazenda de Sergipe afastado por motivos de saúde, informamos que o mesmo foi reoperado em 26/06/2013 pela equipe do Prof. Dr. Sérgio Nahas e Dr. Caio Nahas, no Hospital Sírio Libanês, devido a aderências intestinais, encontrando-se em UTI, em bom estado geral, respirando sem aparelhos e estável.
Ao mesmo tempo, agradecemos ao Prof. Dr. Juvenal e toda sua equipe e ainda ao Hospital São Lucas, que o tratou no período de 15 a 20/05/2013, sendo este o fato que preservou a sua vida.
Informamos também que o paciente foi transferido por mim, Dr. Edesio Vieira da Silva Filho, médico e irmão, motivado pelo fato de trabalhar com esta equipe e residir em São Paulo, onde posso acompanhá-lo pessoalmente.
Dr. Edesio Vieira da Silva Filho

Setransp – Nota à imprensa sobre paralisação da VCA
O presidente do Setransp Adierson Monteiro e o superintendente José Carlos Amâncio, estão, pessoalmente, buscando junto à SMTT e a empresa de ônibus Viação Cidade de Aracaju – VCA – uma solução para os funcionários da empresa que paralisaram os trabalhos nesta quinta-feira, 27, alegando atraso no pagamento salarial. Em nota à imprensa, o Setransp reafirmou que vem cumprindo integralmente com os repasses à VCA e com as demais empresas que operam o sistema de transporte na Grande Aracaju, mas lamentou o fato de não ter sido dado prioridade ao pagamento dos funcionários pela VCA. "Entendemos a dificuldade e nos solidarizamos com a situação com a qual a empresa VCA passa. Porém, cada empresa tem o seu repasse devido e o Setransp não pode interferir em compromissos de cada empresa com repasse de outras. O sindicato não tem qualquer responsabilidade sobre a questão com a VCA e seus colaboradores, mas está mobilizado para ajudar a encontrar uma solução", disse o superintendente José Carlos Amâncio, afirmando que o Setransp espera que o sistema volte à normalidade o quanto antes para que a população não seja ainda mais prejudicada com o congestionamento causado nas proximidades dos terminais com a paralisação do serviço de rodoviários da VCA.

Esclarecimentos vereador Lucas Aribé
Agradeço os elogios que me foram feitos na coluna desta quinta-feira, 27, e o espaço que nos é dado sempre. Mas, peço que me dê espaço para colocar algumas ponderações em relação à nota desta quinta. Todos sabem que tenho uma luta particular, que ao mesmo tempo também é de centenas de milhares de sergipanos, de tornar Aracaju uma cidade mais acessível, de qualidade de vida e sem barreiras para qualquer cidadão. Entretanto, nesses primeiros seis meses de parlamento, trabalhamos em prol dessa parcela da população sim, assim como de toda a sociedade.  Fizemos indicações ao secretário Luiz Durval, da Emurb, para recapeamento em ruas dos bairros Luzia, Soledade e Aruanda. À Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, indicamos que houvesse uma maior fiscalização na Praça Olímpio Campos para evitar o estacionamento de veículos em horários proibidos, já que dificultava a circulação da população no espaço. Também indicamos que fosse disponibilizado nos abrigos, de forma clara e acessível, os itinerários dos ônibus. Ao prefeito João Alves Filho, fizemos uma indicação para a reforma da Praça Durval Andrade, localizada na Atalaia. Ao secretário Especial de Cultura, Josenito Vitale, indicamos a climatização da biblioteca Clodomir Silva, localizada no bairro Siqueira Campos. Isso é um ganho para todos que utilizam o importante espaço público. É claro que seguimos a nossa plataforma de campanha no nosso trabalho na CMA. À secretária de Família e Assistência Social, Selma Mesquita, indicamos a fiscalização do cumprimento de duas leis municipais que determinam a disponibilização de cardápios em braile nos restaurantes e os preços dos produtos em braile nos supermercados. Ao prefeito, indicamos que aderisse ao Plano Nacional Viver Sem Limite, do Governo Federal, e construísse um centro poliesportivo paralímpico. Demos entrada em cinco projetos de lei: o PL da Acessibilidade, que dispõe sobre normas de acessibilidade na Capital; outros dois que reconhecem como utilidade pública duas instituições (Cidown e Instituto Lourival Fontes); outro PL  que cria o Programa Consumidor Consciente, o qual consiste na transmissão de informações sobre o Código de Defesa do Consumidor aos alunos da rede escolar pública e particular do Município de Aracaju. Inclusive, vale ressaltar que, por conta de um requerimento de nossa autoria, foi realizada uma sessão especial no Dia do Consumidor; e um quinto PL que estabelece o prazo máximo de espera de 15 minutos em empresas de telefonia. Lutamos por uma causa, mas não esquecemos das demais. Sou vereador de todos os aracajuanos e, como representante do povo, me posicionei contrário ao reajuste da tarifa do transporte público, por entender que não há serviço de qualidade para justificar um reajuste. Também me posicionei contrário ao fim da gestão democrática na educação."

DO LEITOR

Num Cassino chamado Brasil!…

Do  leitor Dinho Santana: “vivemos momentos de movimentação por conta da denominada onda de que: "O Gigante Acordou",  tendo como estopim os R$ 0,20 de reajuste nas tarifas dos transportes coletivos,  porém enchemos os estádios para gritar gol com o "Padrão FIFA"! Num Cassino: "Os jogos de cassino são matematicamente estudados de modo que as probabilidades de ganho favoreçam ligeiramente o próprio cassino. Em alguns países os cassinos estão situados perto ou integrados em hotéis e outras atrações turísticas de modo a encorajar estadias prolongadas. Os cassinos também integram normalmente complexos de salas para espetáculos musicais ou teatrais. Numerosos cassinos são instalados em navios de cruzeiro.", fonte – Wikipédia a enciclopédia livre – e partindo deste princípio é que podemos considerar ser o Brasil um cassino onde pagamos cinco dos doze meses de impostos para benefício de poucos!… Trouxe você aqui no seu blog: Contrato de R$ 200 mil – Ao ser informado que a Assembleia tinha contratado o escritório de Sepúlveda Pertence, de Brasília, por R$ 200 mil para o caso da vaga do Tribunal de Contas de Sergipe o blog não acreditou, mas depois tomou conhecimento pelas redes sociais que o contrato já foi publicado. Como bem definido pelo à época deputado federal Augusto Franco Neto, que rotulando nossos  TCEs deTribunais Fazem de Contas… Pois bem analisando o momento de saindo da omissão e passividade da nossa sociedade podemos consideram como prémio a indicação para o cargo de "Comselheiro", não bastasse a prémiação termos que pagar para o indicado venha a receber o aludido prémio! Fazem alguns poucos privilegiados que gravitam nas esferas da política brasileira sem qualquer pudor na ostentação da "La Doce Vita" ou "Dolce Far Niemte"! O Tiranossauro-Rex e presidente dos presidentes Sarney com aposentadorias que somadas giram em torno de R$ 62 mil, nossos ex-governadores com subsídio mensal e vitalício igual aos vencimentos de desembargador do Tribunal de Justiça (artigo 263 da Constituição do Sergipe, além de seguranças, motoristas e outras benesses. Como dito pelo Ronald Reagan:  "O contribuinte é o único cidadão que trabalha para o governo sem ter de prestar concurso." . Saúde e paz”

ARTIGO

Vandalismos ou violência política?   por Antonio Samarone

Boa parte da imprensa tem tratado alguns atos de violência (depredação de prédios públicos, apedrejamento de jornalistas, queima de veículos, etc.) como sendo atos de vandalismos de uma minoria, descolada das manifestações. Se por vandalismo entendem-se atos irresponsáveis de indivíduos isolados, agindo por motivação própria, por banditismo, desvinculados de grupos políticos, eu quero discordar.

A violência praticada por vândalos também ocorre, só que de forma bastante residual, minoritária, como também ocorrem ações praticadas por bandidos, que se aproveitam da confusão para praticarem crimes. É possível também que ocorram ações violentas de agentes infiltrados pelo poder, para desgastarem o movimento. Tudo isso é possível, entretanto, o centro das ações violentas é política e tem outra origem.

As ações violentas são deliberações de grupos políticos minoritários, que acreditam na “violência como parteira da história”, e entendem que a forma mais rápida para o socialismo é o combate sem trégua à burguesia e ao Estado burguês, visto como um comitê central da classe dominante. Os movimentos de massas são apenas oportunidades de acirramentos dessas contradições, uma vez que a democracia é rotulada como um engodo, apenas mais uma forma de dominação. Contra os inimigos de classe a violência é vista como legítima, mais uma forma de luta, talvez a principal. A história do homem é a guerra.

Esta faixa do espectro político existe em quase todos os movimentos pelo mundo, pelo menos desde a Revolução Francesa. A particularidade brasileira é a semi- clandestinidade. No restante do mundo esses Grupos assumem suas ações como forma legítima de atuação política, no Brasil a autoria é negada.

A história registra poucas ocasiões em que esses grupos chegaram ao poder, após revoltas ou revoluções, e quando chegaram permaneceram por pouco tempo. A regra geral é serem sucedidos por forças reacionárias, que implantam violentas ditaduras, por longos tempos.

Reconheço que em certas circunstâncias da história as formas violentas de lutas são quase as únicas possíveis, entretanto, no Brasil de hoje, estas forças estão prestando um desserviço à libertação do povo, suas ações limitam o crescente movimento de massas, e esterilizam a luta, ao não apresentarem propostas de reforma nem das instituições políticas, nem do Estado, por não acreditarem neste caminho.  (http://blogdesamarone.blogspot.com.br/)

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 
Frases  do Dia
“Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade. Mais atual impossível.”

“Não diga que a vitória está perdida se é de batalhas que se vive a vida.”

Raul Seixas, cantor e compositor brasileiro, pioneiro do Rock and Roll, nasceu em 28 de Junho de 1945 e morreu em 1989.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais