Tartaruga Cansada

O nosso Tribunal de Contas é mais lento do que uma velha tartaruga cansada. A maior prova que o lerdo TCE vive a reboque dos fatos é a sua recente resolução determinando o maior detalhamento das despesas com shows promovidos pelas prefeituras. Ora, desde que o mundo é mundo que prefeitos utilizam-se do expediente de contratar artistas e bandas para usurparem o erário. Mas parece que só agora o TCE descobriu isso, a ponto de querer que esse tipo de despesa seja feito com maior clareza. Coincidentemente, a decisão do Tribunal só veio a público depois do escândalo no Ministério do Turismo, onde foram liberados milhões para neguinho e branquinho encher os bolsos. A resolução talvez já esteja caduca, pois boa parte das verbas federais para custear festas não passa mais pelos cofres das Prefeituras. O dinheiro fica em ONGs, responsáveis pela contratação dos shows. Neste caso, o prefeito só escolhe a banda, o que significa dizer que não terá qualquer informação para fornecer à velha Tartaruga Cansada também conhecida como Tribunal de Contas.

Desconsiderou

Diferente do que o blog escreveu ontem, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) deu parecer contrário à sanção pelo governador Marcelo Déda (PT) do projeto proibindo a cobrança para utilização de estacionamentos em shoppings, hipermercados e instituições de ensino. Déda foi informado, inclusive, sobre as várias Ações Diretas de Inconstitucionalidade sobre o assunto já acatadas pelo Supremo Tribunal Federal. Cresce, portanto, a suspeita que ao sancionar a lei o governador quis mesmo jogar para a torcida.

Sigla de aluguel

A provável saída do deputado federal Albano Franco do PSDB, que deve ocorrer hoje, vai transformar o partido numa sigla de aluguel. Os interessados em alugar o ninho tucano já preparam as propostas e estão atrás de avalistas. Entre os postulantes a ficar com a chave do PSDB estão o DEM, do ex-governador João Alves Filho, e o deputado federal Almeida Lima, que está de malas prontas para deixar o PMDB.

Sem apito

E por falar em Almeidinha, ele não apita mais no PMDB de Aracaju, partido que presidiu até um dia desse. É que o Tribunal Regional Eleitoral já registrou a comissão provisória para dirigir o partido na capital. Presidida pelo deputado estadual Garibalde Mendonça, a comissão também é formada pelo deputado estadual Zezinho Guimarães e pelo vereador Dr. Gonzaga. Eles terão três meses para reorganizar o partido.

Cachorrada

O ataque de um cão da raça pitbull a uma criança em Aracaju fez o deputado estadual Gilmar Carvalho (PR) cobrar da Assembléia a votação do projeto de sua autoria obrigando esterilizar os pitbull com seis meses de idade. O parlamentar só faltou dizer que a demora do Parlamento em avaliar sua proposta é uma cachorrada. O projeto é interessante, mas terá pouca serventia se acontecer o que ocorreu com a proposta aprovada pela Câmara de Aracaju obrigando a colocação de funcinheiras em cachorros de grande porte. A lei nunca puniu ninguém.

Deu na ‘Época’

Com o título acima, a coluna Periscópio do Jornal da Cidade publica hoje a seguinte nota: “Empregos em família. Ambientalista de primeiro mandato, o deputado federal Márcio Macedo (PT/SE) poluiu a administração com parentes. Indicou a mulher para chefiar a Assessoria Jurídica do Ibama no Estado. Mas ela vive em Brasília. Também indicou uma prima, Leila, para o RH (Recursos Humanos) do mesmo órgão”. Homem, vôte!

Lixo em debate

O prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) vai hoje à Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) debater o polêmico aterro sanitário de Aracaju. Será a partir das 12h, durante a tradicional reunião-almoço organizada pela CDL. A expectativa é que a reunião com o prefeito Edvaldo Nogueira desperte a atenção dos lojistas sobre a destinação dos resíduos sólidos da capital sergipana.

Sem acordo

Ainda não foi ontem que os representantes dos comerciários e dos empresários empregados varejistas chegaram a um acordo em torno do reajuste salarial da categoria. Reunidos na Delegacia Regional do Trabalho, a Federação dos Empregados no Comércio e Serviços de Sergipe (Fecomse) e os Sindicatos patronais não se entenderam sobre o índice de reajuste e as folgas a que têm direito os trabalhadores. O entendimento deveria ter ocorrido em maio passado, mês da data base dos comerciários.

Coração

Começam nesta quarta-feira em Aracaju os três maiores eventos de Cardiologia da região Nordeste. Cerca de mil congressistas de todo o país e mais 200 palestrantes de renome nacional e internacional participarão dos eventos. O XXXI Congresso Norte e Nordeste de Cardiologia, XXIII Congresso Norte Nordeste de Cirurgia cardiovascular e o X Congresso Sergipano de Cardiologia trarão a debate temas de grande relevância relacionados às doenças cardiovasculares que são de vital importância.

Na mira do TCU

As Prefeituras de Lagarto e Japaratuba serão fiscalizadas por técnicos do Tribunal de Contas da União. Os dois municípios estão entre os 60 sorteados no Brasil que terão suas contas vasculhadas pelos técnicos do TCU. Eles vão investigar a aplicação de recursos federais destinados para a saúde, educação e desenvolvimento social.

Do baú político

Quem presenciou essa foi o amigo Eugênio Nascimento. O ano era 1984 e o Brasil clamava por Diretas Já. Palanque montado na Praça Fausto Cardoso, e Chico Buchinho, improvisado de mestre de cerimônia, se esgoelando. Ora relacionava os políticos já presentes ao ato, ora descia a madeira no governo militar. Enquanto aguardavam o comício começar, os populares perambulavam pela Praça sem dar muita atenção aos “informes” de Buchinho, que fazia questão de anunciar, vez por outra, o tamanho do público: “Já somos 5 mil pessoas nesse grande ato pelas Diretas Já!”. Lá pras tantas ele diz: “Minha gente, já somos 20 mil neste grande ato!”. É quando Leonel Brizola o cutuca, apontando para a esquina do Cine Palace e insinuando que o público era bem maior. Chico olha, vê um vendedor de pipocas chegando na Fausto Cardoso, e manda: Minha gente, já somos vinte mil, além daquele pipoqueiro que acaba de chegar a este grande ato pelas Diretas Já”. No palanque, a gargalhada foi ensurdecedora.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais