TC: Mas será o Benedito?

Quem não conhece uma história de um azarão que correu por fora e venceu alguma corrida ou embate? Pois bem, durante os últimos meses, com o afastamento de Flávio Conceição do Tribunal de Contas, a imprensa publicou vários nomes como possíveis sucessores dele no cargo de conselheiro. Mas na reta final, surge um nome que pode ser considerado o azarão, mas será o vitorioso pelo padrinho que o está conduzindo: Benedito Figueiredo.

 

Esta semana, o governador Marcelo Déda foi pessoalmente ao Tribunal de Contas informar ao presidente, conselheiro, Heráclito Rollemberg que tinha o resultado da consulta jurídica de que a vaga é de indicação dele. Depois de algumas conversas com assessores e lideranças do bloco Marcelo Déda chegou a conclusão de que o nome melhor neste momento para a vaga é de Benedito Figueiredo. Alguns outros fatos que determinaram essa decisão serão contados na próxima semana.

 

Benedito, que atua hoje na Secretaria de Justiça e da Cidadania – diga-se de passagem com um trabalho que precisava ser mais determinante – é advogado e foi vice-governador do Estado por duas vezes. É um dos fundadores do PMDB em Sergipe, partido que foi fundamental para que Marcelo Déda fosse vitorioso em 2006, principalmente por conta do tempo no horário eleitoral.

 

Na última sexta-feira, 24, o governador começou a conversar com alguns deputados informando a decisão dele. Acredita-se que neste momento as resistência serão poucas, principalmente porque nenhum deputado tem interesse na vaga que pode ficar sob judice, já que Flávio Conceição já ingressou com recursos no STF contra a aposentadoria dele. Se o escolhido fosse um parlamentar este teria que renunciar ao mandato e se Flávio ganhar no STF o político ficaria sem o cargo de conselheiro e sem o mandato. É um risco grande, que ninguém quer passar. Resta saber se o TC vai aceitar a decisão ou também vai para a Justiça para querer a vaga…

 

Indeferida candidatura de Sérgio, de Glória

O prefeito eleito de Nossa Senhora da Glória, Sérgio Oliveira (PR) não vai assumir o mandato. O ministro Joaquim Barbosa, do Superior Tribunal de Justiça (TSE) indeferiu, em decisão monocrática, a sua candidatura a prefeito de Glória. Assume o seu adversário Aparecido Dias (PSB), que obteve 6.380 votos e foi o segundo mis votado. Aparecido, de candidato derrotado passa a prefeito eleito, por uma decisão que teve início no TRE e seguiu para Brasília. A informação é que Sergio Oliveira teria ganho em Sergipe. Sérgio Oliveira vai a Brasília ingressar com embargos junto ao TSE para garantir a diplomação e o mandato.

 

SporTV transmite Guarani x Confiança

 A diretoria de competições da CBF fez modificações nas datas e horários de três partidas válidas pela fase final da Série C.Assim, o confronto entre Guarani e Confiança, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, passou das 17h do dia 2 de novembro (domingo), para o dia 3, (segunda-feira), às 19h. O jogo será transmitido pelo SporTV, da Globosat. O Guarani teve outro jogo alterado. A partida contra o Rio Branco, na Arena da Floresta, às 20h, passou do dia 5 de novembro (quarta-feira) para o dia 6 (sexta-feira). A mesma mudança foi feita com o jogo entre Confiança e Atlético-GO, que acontece às 20h, no Estádio Lourival Baptista. (GloboEsporte.com).

 

Estacionamento dentro do Batistão

O comando da PM informou que foi constatado na última quarta-feira que muitos policiais militares que estavam fora de serviço foram com seus e estacionaram na área interna do Batistão, próximo a Federação Sergipana. O comando esta tomando providencias para solucionar o problema histórico principalmente nos grandes jogos. O espaço acredita na boa intenção do atual comando, já que não vem apenas demonstrando isso através das palavras, mas em ações efetivas de fato. É preciso ter coragem para contrair interesses particulares. É preciso pensar no coletivo.

 

Idosos e crianças pagarão entradas no Batistão

 Idosos, crianças, policiais que não estão em serviço e outras categorias que têm acesso gratuito aos jogos do Confiança no Batistão vão começar a pagar entrada a partir do jogo de 06/11. Segundo a promotora Euza Missano, apenas serão respeitadas as gratuidades fixadas na lei.Pessoas acima de 65 anos e crianças passam a pagar meia-entrada nas partidas. A promotora explicou que o excesso na quantidade de não-pagantes no estádio acaba lesando o Estado, já que 5% da renda são destinados aos cofres públicos. Na audiência também ficou firmado que a confecção dos ingressos será modificada, incluindo a impressão de marca d’água nos tickets, com o objetivo de evitar falsificações. (Infonet).

 

Bombeiros: uso irregular de veículo

Enquanto que na Polícia Militar, nunca mais foi visto algum policial militar usando indevidamente veículos da instituição, no Corpo de Bombeiros o problema continua. O comandante, Reginaldo Santos Moura, precisa adotar medidas duras para coibir tal prática, como foi feito na PM, através de uma resolução interna. Na última sexta-feira, 24, às 15h22 o veiculo com a identificação 149 (palio branco) do CB deixou na porta do colégio Amadeus um estudante que ia participar de alguma atividade esportiva, já que estava de short.

 

“Guerreiro” esqueceu da votação dele

Adelson Alves, “o Guerreiro”, candidato por várias vezes a governador e prefeito de Aracaju, anunciou na coluna de Osmário que está satisfeito com o desempenho do PSDC em Sergipe. Ele, na verdade está buscando uma justificativa para a Nacional para não perder a sigla em Sergipe, já que “O Guerreiro” foi literalmente “abatido” na eleição de Aracaju tendo apenas 237 votos.

 

Albano e Valadares ultrapassam teto remuneratório

O Ministério Público Federal, através do procurador da República Paulo Gustavo Guedes Fontes, ajuizou ação civil pública, na sexta-feira, 24, contra o senador Antônio Carlos Valadares e o deputado federal Albano Franco. O procurador afirma que os parlamentares acumulam a remuneração advinda do Congresso Nacional com o subsídio pago pelo Estado de Sergipe aos ex-governadores e, com isso, estariam recebendo mensalmente mais que o teto remuneratório, representado pelo subsídio dos ministros do Supremo Tribunal Federal e fixado hoje em 24,5 mil reais.

 

Mesas consideram extrapolação legítima

Os próprios parlamentares, em ofício remetido à Procuradoria Geral da República, admitiram que ultrapassam o teto, mas argumentaram que as mesas do Senado e da Câmara dos Deputados consideraram a extrapolação legítima. O Senado e a Câmara baixaram atos asseverando que, em caso de acumulação de vencimentos, e até a instituição de um sistema integrado de remunerações pela União, Estados e municípios, cada remuneração deveria ser considerada isoladamente, isto é, os valores não seriam somados para fins de aferição da obediência ao teto. O procurador da República Paulo Guedes discorda da permissão e afirma que ela fere frontalmente o art. 37, XI, da Constituição da República. “É uma forma de burlar o teto e isso é mais grave partindo do Congresso Nacional, responsável pela aprovação da Emenda 41/2003, que deu ao teto um formato mais rigoroso”, declarou. Na sua petição, o procurador lembrou que o Poder Judiciário e o Ministério Público adequaram-se ao teto e chegaram a promover cortes na remuneração de membros e servidores. (Ascom/STF).

 

Sanguessugas: 6 ex-congressistas são denunciados I

Deu na FSP: “A Procuradoria da República em Mato Grosso denunciou o ex-senador Ney Suassuna (PMDB-PB) e outros cinco ex-deputados federais por envolvimento com a máfia dos sanguessugas. Apontados como o “braço político” do esquema de compra superfaturada de ambulância, eles são suspeitos de crimes como formação de quadrilha, corrupção passiva, fraude em licitação e lavagem de dinheiro. Os outros ex-congressistas citados são Isaías Silvestre (PSB-MG), Nilton Capixaba (PTB-RO), Robério Cássio Ribeiro Nunes (do então PFL-BA), José Cleonâncio da Fonseca (PP-SE) e José Heleno da Silva (PRB-SE).

 

Sanguessugas: 6 ex-congressistas são denunciados II

“As investigações demonstraram que os denunciados associaram-se de forma estável e permanente à organização criminosa, cabendo-lhes a apresentação de emendas parlamentares direcionadas a abastecer os cofres da quadrilha”, apontou a procuradora da República Léa Batista de Oliveira, em denúncia encaminhada à Justiça Federal. A máfia dos sanguessugas foi desmontada pela Polícia Federal em 4 de maio de 2006. Segundo a PF, liderado pelos empresários Darci e Luiz Antônio Vedoin, donos da empresa Planam, o grupo atuava tanto no Congresso -pagava propina por emendas parlamentares destinadas à compra de ambulâncias e materiais hospitalares- quanto na licitação nos municípios beneficiados com as verbas. Segundo a denúncia, havia um “núcleo parlamentar” que viabilizava a aprovação das emendas.

 

BNB prorroga prazo de parcelas vencidas

O Banco do Nordeste informa que o pagamento de parcelas referentes a operações de crédito vencidas no período da paralisação de agências estará isento de encargos de inadimplemento. A prorrogação da data de vencimento dos boletos bancários estende-se até a próxima segunda-feira (27), para operações de crédito realizadas pelo Banco (exceto Pronaf), e até sexta-feira (31) para contratações realizadas no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).  Além da isenção de encargos por inadimplemento, a prorrogação do prazo de pagamento inclui eventual bônus de adimplência a que os clientes fizerem jus. O pagamento dos boletos bancários deverá ser realizado nas agências responsáveis pelas respectivas operações. A medida é válida apenas para unidades do BNB onde tenha havido paralisação durante o período grevista.   

 

Educação promove I Semana da Qualidade de Vida       

Valorizar, capacitar e levar atividades de promoção em saúde para os servidores da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Esta é a proposta da I Semana da Qualidade de Vida, que acontece nos dias 28, 29 e de outubro de 2008, no Complexo Esportivo do SESI e na sede da SEED, em comemoração ao Dia do Servidor Público.Durante dois dias, diversas atividades serão disponibilizadas aos servidores docentes e não- docentes. Dentre elas, estão a triagem audiométrica, verificação de pressão ocular e pressão arterial, teste de lente de contato, massoterapia, atividades de relaxamento, degustação de produtos naturais,maquiagem e limpeza de pele, vacinação e informações sobre DST/ Aids e informações sobre saúde da mulher.Também fazem parte da programação oficinas de primeiros socorros, de controle do estresse, orçamento financeiro e alimentação saudável, além de exposição de livros, mostra de artes plásticas e homenagem a alguns servidores.Segundo o coordenador da Rede Qualivida, Silvio Oliveira, responsável pelo evento, serão disponibilizados 21 estandes para empresas parceiras que realizarão atividades para os servidores. “Participamos de eventos como este em empresas privadas e, pela primeira vez, seguindo a orientação do secretário, professor José Fernandes de Lima, a Secretaria de Estado da Educação irá realizar um evento como esse”, informou.

 

DO LEITOR

 

Da leitora Socorro: “Mais uma vez procuro esse espaço jornalístico, pois vejo sempre retorno positivo. Como bem foi anunciada a reforma na pista que passa ao lado da UFS e que dá acesso ao Eduardo Gomes, foi motivo de contentamento para que faz esse percurso, pois a pista estava muito danificada. As obras já foram iniciadas o que é muito bom na entanto certas coisas nos chamam a atenção, uma das pista foi interditada e a outra virou mão dupla o que exige muita atenção dos motorista o que lamentavelmente muitos motorista não colaboram colocando em risco a vida de outros. Só que a barreira de sinalização feita para divisão das pista é uma afronta  ao cidadão, um perigo para os motorista. Providencias urgente devem serem tomadas, que os especialistas em segurança no transito apareçam no local e quem for o responsável que faça um trabalho decente”.

 

Turismo sexual

Comentário de Luizinho Santana:”Muito bem feito o alerta da leitora Aparecida quanto ao turismo sexual, já que temos bela orla e tantas belezas naturais, fomentar roubar beijo na boca de mulher bonita, não está com nada, aparenta que nossas mulheres são fáceis, ou melhor dizendo sujeitas à vida fácil, o intuito do reclame é fomentar o turismo, mas pecou em não antever a que grau de exposição e interpretação o mesmo se expõe, e esse grau foi muito bem percebido pela leitora Aparecida. A chagas da prostituição sempre citada e combatida desde os  tempos bíblicos, serve como prato cheio para grande parte do mundo do crime, além de tolher o prazer pela vida de centenas de adolescentes”.

 

Vitória dos Enfermeiros

Do jornalista Abrahão: “Os enfermeiros de todo o país estão de parabéns, após várias discussões e devido aos empenhos das entidades de congregam a categoria, Sindicatos e Federação dos Enfermeiros, ABEN e o Conselho Federal de Enfermagem, no último dia 09 de outubro o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer CNE 213/2008, que dispõe sobre a carga horária mínima dos cursos de bacharelados da área de saúde. Este parecer determina para os cursos de graduação em enfermagem a obrigatoriedade de oferecer carga horária mínima de 4 mil horas, que devem ser cumpridas durante 5 anos de curso”

 

Indignação com problemas na saúde

Do leitor Marcos Simplício: “Na ultima quinta feira à noite eu estava na entrada do Hospital de Urgência aguardando uma pessoa, quando algumas auxiliares de enfermagem  conversavam e uma chorando: “fui até a farmácia pegar um remédio para uma criança que estava tendo um crise de convulsão, e não fui atendida, eu com a receita tudo certinho autorizado pela médica e não despacharam por causa da greve, a criança podia até morrer, é esse o governo que nos elegemos”. Por estar há mais de um mês acompanhando um amigo internado no HUSE, tenho visto algumas situações que não deviriam acontecer, como um menino de Nossa Sra. do Socorro que ficou 19 dias esperando para operara um braço quebrado. Ou seja, para um simples procedimento um paciente ocupou um leito por 19 dias, sem falar na despesa para mantê-lo e no transtorno para a família. O meu amigo que encontra-se internado já ficou até quatro dias sem que o seu médico o visitasse. Será que não é hora de se corrigir esses erros? ou é tudo normal? assim a saúde vai para a UTI, ou melhor já estar, falta pulso para tirá-la”. Marcos Simplício dos Santos, indignado com a saúde publica”.

 

Frase do Dia

“Aprendi através da experiência amarga a suprema lição:  controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido  em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa  força capaz de mover o mundo”. Mahatma Gandhi.

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais