TCE, municípios e “Panem et circenses”

0

 “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O blog deixa claro não é contra o Carnaval, porém é correta a decisão do Tribunal de Contas de Sergipe, através do presidente Carlos Pinna e do Ministério Público Especial junto TC, através do procurador Sérgio Monte Alegre, de fiscalizarem os gastos dos municípios com o Carnaval deste ano.

O estado de Sergipe tem vários municípios que decretam situação de emergência por conta da estiagem prolongada, alguns deles atrasando até mesmo salários dos servidores. E não é correto um município que encontra-se em situação emergencial gastar recursos neste período.

E, infelizmente, Sergipe tem muitos administradores que se adéquam bem a expressão latina “panis et circenses” ou seja, pão e circo. Uma parcela do eleitorado ainda se deixa enganar pela diversão momentânea mesmo que rapidamente passe da alegria a realidade da fome e da miséria.

O TCE e o MP Especial podem fazer muito. Multar e punir exemplarmente os gestores que insistem em enganar o povo com a política do pão e do circo.

A alegria do Carnaval não pode continuar servindo para ludibriar o povo.

Feriadão de Carnaval
O blog só será atualizado na próxima quinta-feira, 6. Um excelente Carnaval para todos.

Bancos
As agências bancárias fecham sexta-feira, 28, às 16h, e só reabrem  na Quarta-feira de Cinzas, 5 de março, ao meio-dia. Os bancos terão que oferecer um expediente ao público de, no mínimo, três horas. Na capital, as unidades fecharão às 15 horas. Já as agências do interior adaptarão seus horários às exigências do Banco Central.

Diálogo com o Sintese
O governador Jackson Barreto conversou na última quinta-feira, 27, com a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial de Ensino (Sintese). O objetivo foi dar o ponta pé inicial para as tratativas no tocante ao pagamento do reajuste de 8,32% referente ao ano de 2014 para a categoria.

Números
“Não vamos fugir da nossa responsabilidade, por isso, não faço reunião para esconder números”, destacou. Ele sugeriu que na próxima semana haja um encontro para discutir o assunto. “Assim, vamos conhecer as necessidades dos professores e eles conhecerão nossa realidade”. A sugestão foi prontamente aceita pela direção do Sindicato.Ficou agendado para a próxima quinta-feira, dia 6, um encontro técnico entre representantes das secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão, Educação, Casa Civil e Fazenda.

Pleitos
O secretário de Estado da Fazenda, Jeferson Passos, que participou do encontro, observou que essa foi a primeira reunião com o Sintese. “O Sindicato trouxe os pleitos de reposição de aplicação de percentual de 8,32% e de mais 22,22% que o sindicato indica que são percentuais passados. Fizemos exposição acerca da situação financeira do Governo do Estado e das dificuldades do momento do limite de Lei de Responsabilidade Fiscal que o Estado está próximo de atingir o limite máximo. Finalizamos o ano de 2013 com 48,74%, quando o limite máximo é de 49%”, esclareceu.

Aracaju é destaque no programa TAM nas Nuvens
A TAM lança hoje em suas aeronaves de voos nacionais e internacionais o vídeo mostrando a beleza das praias próximas de Aracaju, que guardam belezas naturais que poucos imaginam existir. O vídeo foi gravado em dezembro e teve todo o apoio logístico da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict).A proposta do programa é apresentar o cotidiano do lugar, com cenas que retratem a cultura local, através do "Destino TAM", apresentado por Débora Pill.

Paassageiros
As aeronaves da TAM recebem por mês R$3,2 milhões de passageiros que têm acesso às campanhas vinculadas na plataforma de mídia e entretenimento de bordo da TAM, que inclui revistas, TV, merchandising, ações promocionais, projetos especiais e muitas oportunidades, atingindo o consumidor certo no lugar certo.Aracaju é o primeiro destino nacional de uma série de quatro matérias que serão veiculadas no programa "Tam nas Nuvens". Além da capital sergipana, serão veiculadas reportagens em Manaus, além de locais no Chile e na Espanha.

Comissões da Câmara
O deputado federal Márcio Macêdo (PT), a partir do trabalho exitoso que desenvolveu no ano passado, foi reconduzido pelo partido para continuar integrando as comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) e a de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) na Câmara Federal. Nas primeiras reuniões dos dois colegiados, na última terça-feira (25), o parlamentar sergipano destacou a importância das questões que são discutidas pelas duas comissões e se disse disposto a contribuir com as discussões dos temas e proposições apresentados.

Trabalho
“A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania é uma síntese da Câmara. Representa a Casa como um todo. Tem um trabalho muito significativo no encaminhamento dos projetos. Vou procurar contribuir da melhor maneira possível para que a CCJC cumpra este papel tão importante na legislatura deste país”, disse.Sobre a CMDAS, Márcio ressaltou que aquele colegiado cumpre função estratégica para o Brasil, uma vez que o país é detentor da maior biodiversidade do planeta, com maior potencial de água doce da terra.

Atividades da CTD
O deputado Valadares Filho (PSB) apresentou, em pronunciamento um resumo das atividades realizadas pela Comissão de Turismo e Desporto (CTD, durante sua gestão como presidente. “Tive a honra de presidir a então Comissão de Turismo e Desporto desta Casa. Essa Comissão, que recentemente foi desmembrada em duas tratou de dois temas que, desde meu primeiro mandato, elegi entre as prioridades da minha atuação parlamentar, como o fortalecimento do esporte e o fomento ao turismo”, destacou.

Eventos
De acordo com o relato do deputado sergipano, em 2013, foram mais de setenta eventos realizados pela Comissão de Turismo e Desporto. Entre estes, vinte e sete reuniões deliberativas;  vinte e seis audiências públicas; dois seminários; doze visitas técnicas às cidades-sede da Copa; e a comemoração ao Dia Mundial do Turismo.

Discussões
Nessas audiências, foram discutidos os planos e programas dos Ministérios do Turismo e do Esporte, com seus ministros e respectivas equipes técnicas; e também os programas das secretarias especiais da copa das cidades-sede. Mas, para Valadares Filho, o mais importe foi a discussão sobre o direito de lazer e acessibilidade. “Trouxemos para a discussão o direito humano ao lazer e a situação da acessibilidade do turismo para as pessoas com deficiência no Brasil”.

Fim da assinatura básica do telefone fixo
O deputado federal André Moura foi à tribuna do Plenário para defender o PL 5476/01 de autoria do deputado Marcelo Teixeira (PMDB/CE), que modifica a Lei Geral de Telecomunicações (LGT), propondo uma nova estrutura tarifária para os serviços de telefonia fixa prestados em regime público, com remuneração apenas das ligações efetuadas.

Justiça
Em seu discurso André Moura lembrou que a cobrança da assinatura básica vem sendo contestada na Justiça há muito tempo e a Anatel, alegando o risco de decisões contraditórias sobre o mesmo assunto, ingressou com um conflito de competência no Superior Tribunal de Justiça que decidiu centralizar todas as ações coletivas sobre assinatura básica.

Pagamento
"Hoje, os quase 40 milhões de assinantes da telefonia fixa pagam em média 36 reais mensais pela assinatura básica, além dos impostos, o que é uma cobrança muito alta para nossa população, por isso penso que devemos apressar a votação do PL 5476/2001 para modificar a LGT, instituindo uma estrutura tarifária na qual o assinante da telefonia fixa pague apenas o que efetivamente usar", argumentou.

Praça Camerino é reestruturada e entregue à população
. O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, entregou à população no último dia 27, a Praça Camerino completamente reurbanizada e com a segurança que o povo tanto esperava. Para isso, a Guarda Municipal está salvaguardando o bem público e as pessoas que passam a frequentar o espaço que já foi considerado ponto de encontro de muitos estudantes.

Parceria
Em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (IPHAN), os mais de 10 mil m² da Praça Camerino foram completamente reformados, com pavimentação em pedra portuguesa e concreto desempolado, contendo ainda espaço para eventos, bancos, mesas e a grande novidade que é o espaço para leitura. Um local onde os apreciadores dos livros podem ler com tranquilidade e ainda trocar obras literárias temporariamente.

Praça mais segura
O prefeito João Alves foi enfático ao destacar que a questão da segurança é algo prioritário e que a Praça Camerino é o primeiro espaço público onde coloca-se em prática o projeto Praça mais Segura da Guarda Municipal. "Quero melhorar ainda mais a qualidade de vida do cidadão aracajuano e tenho fé em Deus que conseguiremos. Essa Praça é do povo e quero que volte a ser frequentado pelas famílias e pelos estudantes, que eram maioria. Para isso, a Guarda Municipal está presente durante todo o dia preservando o bem mais precioso que temos, o povo. Não podemos permitir que a os malfeitores tomem conta desses espaços públicos como estava acontecendo. Os guardiões já estão na Praça Camerino e em mais alguns dias estaremos colando um contêiner para que eles tenham também um ponto de apoio", destacou o prefeito.

Luciano Bispo não afrontou o Judiciário
Da assessoria do ex-prefeito: Caro Cláudio Nunes, ainda estarrecidos com a informação publicada em sua Coluna, que com certeza partiu de uma mente maldosa, pela qual, o peemedebista, Luciano Bispo, Itabaiana, teria se reunido com o Prefeito de Areia Branca e seus Secretários, para, segundo a sua fonte, tranquilizar os presentes, garantindo-lhes que a Justiça não tomaria qualquer medida contra o Prefeito Agripino. Queremos afirmar, de forma categórica, não houve essa reunião! Luciano Bispo jamais falaria uma besteira dessas! Quem o conhece sabe que ele nunca se comportou dessa forma, desrespeitando nenhum dos poderes, nem o legislativo, muito menos o poder judiciário!

Luciano Bispo não afrontou o Judiciário II
Continua a nota: Nestes quase 30 anos de vida pública, o peemedebista Luciano Bispo de Lima sempre respeitou as pessoas e os Poderes Constituídos. Sempre agiu assim, com o Parlamento, onde nunca invadiu a Câmara, obrigando os Vereadores a votarem projetos do Executivo, como está acontecendo atualmente em Itabaiana. Sempre respeito o Poder Judiciário, respeitando as decisões tomadas pelo Poder. Quando essas foram contrárias a ele, procurou os caminhos legais para apresentar os Recursos. O problema, caro Cláudio Nunes, é que está em pleno funcionamento, a “indústria da mentira”, instrumento que lamentavelmente os nossos Adversários, de Itabaiana, sempre adotam como regra e que agora está tentando se instalar no Estado de Sergipe! Grato por sua atenção. Assessoria de Luciano Bispo de Lima.

Terraplanagem em andamento no Hospital Marcelo Déda 
Os trabalhos de terraplanagem do terreno onde funcionará o Hospital Especializado em Câncer Governador Marcelo Déda Chagas, no Centro Administrativo Governador Augusto Franco, seguem a todo vapor. Nessa primeira etapa do processo, o terreno está sendo preparado com o objetivo de conferir uma base sólida para comportar toda a estrutura do hospital.

Preparação
"O terreno é instável e, por isso, é necessário preparar o solo para receber a edificação. Nesse processo também estamos realizando a limpeza da área", aponta Evandro Galdino, diretor de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Com a conclusão da terraplanagem, a expectativa é de que a edificação seja iniciada em um intervalo de curto período.  "Já estamos realizando o processo de licitação da obra para que a edificação inicie logo após a finalização dessa primeira etapa", reforça Evandro Galdino.

Renascer 2014. Nos dias 2, 3 e 4 no ginásio do Arquidocesano
A Comunidade Católica Shalom realiza mais uma edição do Retiro de Carnaval Renascer, que ocorrerá nos dias 2, 3 e 4

 março, no ginásio do Colégio Arquidiocesano. Neste ano, a temática explora a Misericórdia, tão lembrado pelo Papa Francisco, “há mais alegria por um só pecador que se arrepende do que por 99 justos que não necessitam de arrependimento.” (Cl 15,7)

Evento gratuito
A entrada para o retiro é gratuita, e em todos os dias com início a partir das 08h. “O Renascer se divide em três momentos”, diz Daniela de Souza, missionária consagrada na Comunidade de Vida Shalom, organizadora do evento.Durante o dia, muito louvor, adoração, apresentação artística e pregação do tema central, a tarde terá o Seminário de Vida no Espírito Santo para o público iniciante, e para os que já participam de grupo de oração haverá cursos de formação, voltado para jovens e adultos. Todos os dias encerraremos o evento com a celebração eucarística a partir das 18h”, concluiu Daniela.

Renascerzinho
Outra opção que o evento traz é o Renascerzinho, acontece paralelo ao Renascer, voltado especialmente para as crianças que conta com: brincadeiras, ensinamentos e com pessoas especializadas que cuidarão das crianças enquanto os pais e familiares participam do encontro.A comunidade Shalom irá fazer toda a cobertura do evento com: matérias, fotos, videos e testemunhos, e você pode conferir através do Portal, acessando: http://www.comshalom.org/aracaju

Agenda
28 de fevereiro, sexta-feira.
Carnaval em Sergipe destaca participação de blocos na capital e em várias cidades do interior. Persiste a situação crítica na saúde. O psicólogo, vendedor e ator Vinícius Romão de Souza, 27 anos, ficou preso no Rio de Janeiro por duas semanas, após ser acusado por engano. Diretores do Google são denunciados por prejudicar investigações. Líder do partido de Mubarak é nomeado premiê no Egito. Terminal do aeroporto de Guarulhos terá grifes de luxo. Obra no Beira-Rio pode acabar no meio da Copa do Mundo. Petrobras fechou 2013 com lucro de 24 bilhões de reais. Mercado paralelo vende ingresso da final da Copa por até 91,7 mil reais.

Curtas
COM CHEIA DOS RIOS, O ACRE DECRETA SIITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA. /// PIB DE 2,3 POR CENTO DE CRESCIMENTO EM 2013 DERRUBA O DÓLAR E FAZ BOLSA DE VALORES SUBIR. /// STF ABSOLVE, POR 6 A 5, 8 ACUSADOS POR FORMAÇÃO DE QUADRILHA. /// JOAQUIM BARBOSA LAMENTA TRAMA CONSPIRATÓRIA E AFIRMA QUE A DECISÃO DE ONTEM É UM EPISÓDIO TRISTE PARA O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. /// MANTEGA VÊ ROTA DE RECUPERAÇÃO DO PIB EM 2014. /// CONTINUA TENSA A SITUAÇÃO NA UCRÂNIA. /// CARNAVAL COMEÇA EM SALVADOR, RECIFE E OLINDA. /// PRESIDENTE URUGUAIO DISPÕE-SE A MEDIAR CRISE NA VENEZUELA. /// JORNAL BRITÂNICO FINANCIAL TIMES VOLTA A PEDIR A CABEÇA DO MINISTRO DA FAZENDA DO BRASIL, GUIDO MANTEGA.

PELO TWITTER

www.twitter.com/AntonioSamarone  O jornalista @BlogClaudioNun tem razão, só com um Pacto e controle público dos gastos, os ralos podem ser fechados. Despolitização já!

www.twitter.com/AlberthoJorge1  CRISE NA SAÚDE PÚBLICA é uma excelente oportunidade para alguns  políticos e gestores aparecerem na TV criticando, mas sem apontar soluções.

www.twitter.com/josivalbezerra  Bom dia, amigos! O Senhor fez, faz e fará em mim e em todos, maravilhas! Portanto, fé em Deus e rumo a felicidade! É Vida que Segue…

www.twitter.com/PauloDaltro Quando não tiver palavras para orar, apenas ajoelhe-se em silêncio e Deus ouvirá teu coração.

www.twitter.com/LeonardoBoff  Na análise ideológica dos discursos importante é ver os adjetivos usados.Os do Ministro Celso de Mello revelam raiva e espírito condenatório.

www.twitter.com/clovis_silveira  Até o vento grita, quando você não cumpre ou quebra uma promessa!

www.twitter.com Rafael_Salomao  4 Dias de folia e o resto de agonia/É carnaval, fazer o que?

ARTIGO

A estagnação das Polícias e Bombeiros Militares.   Por Edgard Menezes*

Os anos passam e as Instituições Militares não acompanham o desenvolvimento social, profissional e principalmente humano. Digo isso porque ao longo de 22 anos de carreira policial militar continuo presenciando as mesmas práticas de décadas passadas, uma pequena mudança aqui outra ali, mas sem grande relevância.

Não bastasse a incongruência das nossas leis e regulamentos, que por si só já dizem o grau de atraso dessas corporações tão importantes para a manutenção dos direitos da pessoa humana, mas que para seus agentes quase todos os direitos são negados, ainda tem a ideologia arcaica dos gestores.

Uma das várias observações que tenho feito, e que nunca ouvi uma resposta até hoje, é o fato de que os Corpos de Bombeiros são militarizados, será que é porque fica mais fácil ordenar que um subordinado faça vistas grossas quanto a um motivo para interditar uma casa de show? Porque a missão essencial dos bombeiros é de Defesa Civil.

Um exemplo recente da falta de visão holística em relação ás Policias Militares, é esse último concurso realizado para a PM de Sergipe, a intelectualidade dos candidatos não foi tão exigida quanto à aptidão física dos mesmos. Na minha opinião, o teste físico deveria ser classificatório e não eliminatório, penso que o candidato deve apresentar condições intelectuais, a condição física é obrigação da academia de polícia preparar o aluno, ao final do curso se o mesmo não apresentar o resultado esperado, que seja reprovado, ou será que visão do Estado é que, quanto menos esclarecido, menos questionamentos?

Vou relatar uma solução nacional, que os gestores encontram para segundo eles melhorarem o policiamento ostensivo, é a implantação de projetos de gratificações, cada Estado tem uma nomenclatura diferente, mas todos visam fazer o policial ou bombeiro militar trabalhar nas horas de folga e tem em comum o mesmo problema, a dificuldade para pagar por esse trabalho.

Sou contrário a qualquer gratificação que se confunda com rendimento permanente, eu só defendo salário, pois é o salário que levamos no contracheque quando nos aposentamos. Mas já que em alguns casos somos forçados a trabalhar sob o argumento que será pago gratificação, quando deveria ser um acordo voluntário, que pelo menos paguem corretamente.

Fique com Deus,

  *cidadão brasileiro

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase do Dia
“A mente humana trata uma nova ideia da mesma forma que o corpo lida com uma proteína estranha: rejeitando-a.” 1915 – Peter Brian Medawar, nasceu em 28 de Fevereiro de 1915 e morreu em 1987. Cientista inglês, ganhador do Prêmio Nobel de Medicina em 1960.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários