Tempo de mexericos

Engana-se quem pensa que os partidos vão definir logo suas chapas majoritárias para as eleições do próximo ano. Até o começo de junho de 2016 o eleitor sergipano vai acompanhar o ‘chove não molha’ dos pré-candidatos, todos ávidos por se manterem na mídia e contar pontos para a ‘hora de a onça beber água’. Só mesmo nos dias que antecederão as convenções, as coligações ficarão mais claras. Agora estamos no período de lançar petardos contra os adversários visando desgastá-los ou intrigá-los com os aliados. Portanto, não se deve dar muita atenção para tudo que se diz ou escreve nesta fase de mexericos, pois muita coisa não passa de intriga da oposição, e da situação também.

Reforço de fora

Devem chegar hoje a Sergipe os 150 homens da Força Federal para ajudar a devolver a tranqüilidade aos presídios. Desde a semana passada, as masmorras estão alvoroçadas, havendo sério risco de rebelião, principalmente na Penitenciária de São Cristóvão. O governo espera que a presença da Força Nacional ajude a desarmar os espíritos dos agentes prisionais, que suspenderam visitas aos presos e o transporte destes para as audiências judiciais.

Protesto

Professores municipais de Aracaju promovem manifestação em frente à sede da Prefeitura. Será a partir das 7h30 de amanhã e objetiva exigir que os salários dos educadores aposentados sejam pagos em dia, e o pagamento do retroativo do piso da categoria referente ao período de janeiro a abril passado.

Batendo pernas

Os deputados estaduais vão bater pernas hoje em Itabaiana. Para justificar a excursão, participam de uma sessão itinerante da Assembleia no plenário da Câmara Municipal daquela cidade. Segundo a assessoria de comunicação do Legislativo, a tal sessão visa promover debates com a comunidade sobre a tramitação de projetos. Os deputados poderiam aproveitar para explicar aos itabainenses esta polêmica em torno das verbas de subvenção distribuídas por eles com suspeitas entidades filantrópicas.

Projeto do buzu

Chega amanhã na Assembleia, o Projeto de Lei do governo de Sergipe disciplinando a formação de consórcio intermunicipal de transporte entre Aracaju, Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros. A propositura define as normas e diretrizes do sistema integrado de transporte coletivo, permitindo que seja feita uma licitação com tarifa unificada para os quatro municípios.

Sem álcool

Teste realizado pelo Inmetro atestou que quem bebe cerveja dita sem álcool não corre risco se soprar o bafômetro. Após ingerirem alguns copos da bebida, os voluntários passaram no teste sem acusar nenhuma quantidade de álcool. Foram testadas as marcas Bavária (0,0%), Brahma (0,0%), Colônia (0,2%), Erdinger (0,4%), Estrella Galicia (0,0%), Itaipava (0,0%), Liber (0,0%), Paulaner (0,4%), Schin(0,0%) e Schneider Weisse Tap 3 (0,3%).

Nega o óbvio

Veja o que publica hoje o Jornal da Cidade: “A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) informou, através de sua assessoria, que não tem definida uma data para se afastar do Congresso Nacional e voltar a fazer política assistencial mais próxima do marido, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM). Maria disse que não há nenhum acordo no sentido de deixar o Senado agora, amanhã ou depois de amanhã”. Então, tá!

André, um réu

O jornal O Globo publicou ontem uma extensa reportagem sobre os processos contra o deputado federal André Moura (PSC). O matutino carioca relata que ele é acusado de se locupletar com recursos da Prefeitura de Pirambu. “De uma só vez, o Tribunal Federal recebeu denúncias em três inquéritos contra o parlamentar, tornando-o réu”. É este mesmo André que deseja enclausurar adolescentes infratores nas superlotadas penitenciárias, verdadeiras masmorras.

Lanterninha

Sergipe segura a lanterna quando o assunto é produção de energia eólica, estando na 10ª posição dos estados maiores produtores. O primeiro do ranking é o Rio Grande do Norte, que produziu 650,84 MV no 1º semestre deste ano, seguido da Bahia (406,45 MV) e do Ceará (362,84 MV). Nos primeiros seis meses de 2015, Sergipe só produziu 6,10 MV. Inaugurada em 2013, a Usina de Energia Eólica instalada na Barra dos Coqueiros possui 23 torres com 100 metros de altura e representou um investimento de R$ 125 milhões.

Promessa oficial

O governador em exercício Belivaldo Chagas (PSB) prometeu ontem que o Pelotão da Caatinga, hoje sediado em Glória, retornará para o povoado Vaca Serrada, em Porto da Folha. Antes, porém, será preciso recuperar completamente as antigas instalações, que ameaçavam cair nas cabeças dos policiais. A questão é saber quando o Estado vai ter dinheiro para recuperar a casa velha do povoado Vaca Serrada!

Recorte de jornais

Publicado no jornal estanciano A Razão em 27 de outubro de 1912.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais