Tendência pós-COVID-19: Desigualdade de renda tende crescer no Brasil

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Especialistas ouvidos pelo jornal Valor Econômico – em matéria publicada ontem, do jornalista Bruno Villas Bôas – afirmam que a covid-19 vai colocar a desigualdade de renda no país novamente em trajetória de piora em médio e longo prazos, após uma estabilização no fim do ano passado, além de expor mazelas históricas do país no acesso à saúde, educação e saneamento.

Francisco Ferreira, coordenador do Programa de Pesquisa em Pobreza e Desigualdade do Banco Mundial, diz que a pandemia tem potencial para elevar em 60% a pobreza extrema no país, para 15 milhões de pessoas neste ano, considerando o corte global de U$ 1,90 per capita por dia.

Ele explica que o cenário não leva em conta medidas do governo brasileiro para amortecer o aumento da pobreza. Felizmente, o governo anunciou medidas de transferência de renda e de preservação de empregos. De toda forma, acredita que a desigualdade vai crescer – no Brasil e no restante do mundo.

Desigualdade educacional – Ferreira acrescenta que o vírus também pode ter desdobramento sobre outras formas de desigualdade, como a educacional. Um risco é de evasão escolar nas redes públicas até o fim do ano. “A epidemia vai ter efeitos não triviais sobre a qualidade da educação de toda uma parte da população, que está perdendo aulas”, afirma. Toda matéria aqui.


Muribeca: vereador tem que optar por mandato ou cargo comissionado que tem no governo estadual O promotor de Justiça Leydson Gadelha Moreira, da Comarca de Aquidabã, notificou no último dia 18 de maio, o vereador de Muribeca, Marcos Pinheiro Barroso da Silva, que tem ocupa um cargo comissionado no governo do Estado, na Cehop, que opte por um dos cargos mencionados por que já existe entendimento consolidado no STF sobre o assunto. Se o vereador não fizer a opção o Ministério Público ingressará com ação cabível.

O trio parada dura Como ontem foi o dia de São João em Aracaju, significa dizer que o clima é de festa junina, apesar de ainda do mês de maio não ter terminado. E não poderia faltar o famoso trio da sanfona, da zabumba e do triângulo.

O trio parada dura II Existem muitos grupos famosos que animam festas juninas, entre eles se destacam: os três do Nordeste, o trio nordestino e outros mais. Mas eis que surgiu, por volta de 2018, um novo grupo para animar, não os festejos juninos, os bate-papos de Sergipe e além fronteiras, chegando até Brasília: o trio parada dura.

O trio parada dura III O trio é formado pelo chefe, o primeiro ministro e o chefinho (que deseja ser chefe auxiliar). Segundo uma conhecida do primeiro ministro, esse trio enfrentará seríssimos problemas, semelhantes ao que ocorreu em Estância. O primeiro ministro fala demais, e quando fala a coisa se espalha rapidamente. O chefinho, com cara de sonso, aparentemente fala pouco,mas quando fala diz as coisas para quem fala demais. Aí tudo se espalha rapidamente. O trio não tem pudor e comete barbaridades.

Todos vigilantes Todos os olhos e câmeras estarão, a partir de hoje, voltados para dois imóveis localizados no centro de Aracaju. A partir das 8 horas da manhã, cinegrafistas amadores estarão filmando se haverá ou não aglomeração obrigatória de pessoas num determinado lugar. Se houver, a Vigilância Sanitária será acionada. É preciso combater a proliferação da COVID-19.

Itabaiana: acordo cooperação entre Prefeitura e UFS para o combate ao coronavírus Após a bem sucedida testagem de 377 pessoas em plena Feira Livre de Itabaiana, realizada no início de maio pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), com  total apoio da Prefeitura de Itabaiana, através de sua Secretaria de Saúde, mais uma grande conquista para os itabaianenses na luta contra a pandemia do novo coronavírus foi alcançada ontem, 25. É que a Prefeitura e a UFS assinaram um acordo de cooperação para a realização de ações que beneficiem a população do município.

Nível de excelência “Essa é uma forma segura e qualificada de se trabalhar em parceria, com o suporte de uma instituição do nível de excelência que é a Universidade Federal de Sergipe”, declarou o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, destacando que todos os esforços estão sendo empreendidos para proteger vidas. “O problema é mundial, como todos nós sabemos. Mas quem conseguiu os melhores resultados se baseou na ciência, no conhecimento e na expertise que quem, de fato, pode contribuir nesse momento. Por isso estou muito feliz com essa parceria com a UFS”, comemorou Valmir.

 Parceria estendida O contrato oficializando o acordo de cooperação foi assinado pelo prefeito, pela secretária de Saúde, Mara Rúbia, e pelo diretor do Campus Professor Alberto Carvalho (UFS/Itabaiana), o Prof. Dr. Marcelo Alves Mendes, que fez questão de ressaltar o bom relacionamento entre a instituição de ensino superior e a Prefeitura de Itabaiana. “Já tínhamos uma grande parceria através da Secretaria de Educação, até por conta do nosso Campus aqui. Agora essa parceria se estende com a Secretaria de Saúde. Isso é muito positivo”, destacou Marcelo Alves Mendes.

 Crise será vencida “Nós estamos em campo, nos bairros, nos povoados, nas ruas e avenidas de Itabaiana, em todo e qualquer local em que tenhamos moradores. São milhares de cestas básicas sendo entregue, kits de higiene pessoal, conseguimos organizar o funcionamento da Feira Livre de Itabaiana, estamos atendendo as recomendações do Ministério Público e, agora, podemos anunciar essa parceria com a UFS. Com muita fé em Deus, muito trabalho e com a colaboração da população, nós vamos vencer essa crise”, conclui Valmir de Francisquinho.

Fake News Ficou feio para as vereadoras Preta e Tati, de Salgado, que fizeram um vídeo no qual criticavam a Prefeitura por um “cano exposto” na estrada de acesso ao povoado São Bento e conjunto Manoel Marinho. No entanto, conforme Nota de Repúdio publicada pela gestão municipal, por completa falta de informação, elas esqueceram de relatar que a instalação da tubulação foi feita pelo governo do Estado, do qual são aliadas, através da DESO. Como ambas afirmaram que poderia haver um risco de acidente e que estavam ali “cobrando providências à Prefeitura”, que façam essa cobrança ao órgão competente, no caso a DESO. “Lamentamos esse tipo de postura que só busca desqualificar uma gestão que tem trabalhado com responsabilidade e compromisso com os interesses da população. Que atuem buscando a verdade, não fabricando Fake News”, detalhou a nota da Prefeitura.

Maio Roxo: Reumatologista fala sobre Doenças Autoimunes Estamos no período do Maio Roxo, mês da Campanha de Conscientização do Lúpus e da Fibromialgia. E para falar sobre o assunto, o reumatologista e especialista em dor da Bios Imunoterapia, Denison Silva, foi o entrevistado do Programa Viva Bem, apresentado por Magna Santana, na Fan FM. Durante o Programa também foram abordadas as Doenças Autoimunes.

Campanhas De acordo com o reumatologista, as campanhas que utilizam cores são maneiras de chamar atenção, em cada mês, sobre determinadas doenças. “Algumas doenças são mais prevalentes, como câncer de mama, depressão, e outras, não tão prevalentes, como as doenças autoimunes, representadas pelo Maio Roxo”, destacou.

Sistema imunológico Durante a entrevista, Denison Silva explicou o que são doenças autoimunes. Segundo ele, o sistema imunológico é preparado para reagir contra situações que são estranhas ao nosso corpo, quando tenta invadir ou desequilibrar alguma função. “Mas em determinadas situações, por questão de erro genético, há uma percepção errada do sistema imunológico e a partir disso que volta-se contra o nosso próprio corpo, porque ele passa a estranhar aquilo que é nosso. Então ele começa a agir contra as nossas células, como se estivesse agindo contra um vírus, uma bactéria, uma célula cancerígena e acaba gerando inflamações”, salientou.

Doenças raras “Em geral, as doenças autoimunes são raras, cada uma delas tem prevalência baixa, mas elas são diversas. Temos centenas de tipos de doenças autoimunes e por isso acaba não sendo tão incomum”, complementou o reumatologista, destacando ainda que a doença autoimune se caracteriza por produzir inflamações contra moléculas, células ou tecidos do nosso corpo.


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                   

Campanha SOS Músicos Sergipanos Do presidente  do Sinpol/SE, Adriano Bandeira: “O Sindicato dos Músicos do Estado de Sergipe (Sindmuse) está realizando uma ação para ajudar os músicos locais que estão sofrendo com este momento de isolamento social. A campanha SOS Músicos Sergipanos está localizada no Hiper GBarbosa Norte e vai forrozear até as 20h.Faça parte dessa corrente de solidariedade e doe alimentos para estes artistas incríveis que perpetuam a nossa cultura! Quem não conseguir fazer as doações pessoalmente, pode entrar em contato através do número (79) 99962-4768.”






PELO E-MAIL E FACEBOOK

Nota de Repúdio ao valor salarial destinado ao profissional Farmacêutico no processo de chamamento público para contratação temporária pela Prefeitura de Aracaju.

Diante da publicação do edital nº 7, de 20 de maio de 2020, que oferta 15 vagas para Farmacêutico, visando compor as equipes multiprofissionais para atuarem no Hospital de Campanha, com carga horária de 30h semanais e valor de hora trabalhada de R$14,62, o CRF/SE e o Sindifarma-SE vêm manifestar descontentamento com a remuneração atribuída, por entendermos que não condiz com as atribuições da nossa profissão.

O Farmacêutico é o profissional que garante todo o funcionamento da assistência farmacêutica, que vai desde o suprimento de insumos e medicamentos, permeando pela otimização dos recursos públicos, até a adequada orientação e utilização dos medicamentos.

Da mesma forma que os demais profissionais de saúde, o Farmacêutico têm direito à remuneração justa e condições adequadas de trabalho que possibilitem um cuidado profissional seguro e livre de danos, especialmente sob às condições que estarão submetidos diante da exposição iminente ao contágio pelo novo coronavírus, visto que o Hospital citado atenderá exclusivamente casos de pacientes com Covid-19.

Sendo assim, solicitamos à Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS) a revisão do valor salarial descrito no referido edital e reiteramos nossa responsabilidade sobre o exercício profissional Farmacêutico em nosso estado.

Salientamos que, além da publicação desta Nota de Repúdio, estamos contatando a SMS por vias oficiais. Juntos somos mais fortes!

CRF/SE
SINDIFARMA-SE

NOTA PÚBLICA

Pacto pela vida: pelo isolamento social em defesa do emprego, da renda e da vida.

As entidades dos movimentos sociais, sindical, estudantil e conselhos de classe que abaixo assinam a presente nota, vem manifestar apoio a manutenção do isolamento social em Sergipe em defesa da saúde e da vida da população. É fato, a defesa da OMS – Organização Mundial da Saúde e de todos setores de pesquisas médicas e científicas, que o isolamento social é a única forma eficaz de impedir o avanço desenfreado da Pandemia da COVID-19. Assim os países que resolveram ir à contramão dessas orientações acabaram voltando atrás e hoje já reconhecem o erro que foi a flexibilização do isolamento social.

Contrários as orientações médicas e científicas, estamos observando em Sergipe um movimento da classe empresarial, que pressiona os governos Estadual e Municipais, exigindo a flexibilização total do isolamento social, colocando o lucro acima da vida dos trabalhadores e estudantes.

A classe empresarial no Estado já usufrui de generosos benefícios fiscais que chegam a 3 bilhões de reais ao ano segundo levantamento das centrais sindicais CUT, CTB, UGT e CONLUTAS. Portanto, nesse momento, a classe empresarial deveria dar sua parcela de contribuição, mantendo o emprego e a remuneração dos seus trabalhadores, bem como fazendo a defesa da vida em vez dos seus lucros.

O Estado de Sergipe aproxima-se do seu momento mais crítico, pois nos próximos dias as UTI’s do Estado estarão com a taxa de ocupação próxima de 100%. Nesse sentido, o Governo do Estado não pode ceder a pressão da classe empresarial e deve manter o isolamento social, pois todos os estudos demonstram que Sergipe está em uma situação difícil pois a taxa de isolamento social chega a 46%, quando a OMS recomenda, no mínimo, 70%. Por isso mesmo, o governo do estado e os governos municipais precisam adotar medidas mais severas para aumentar o isolamento social e salvar vidas.

O Brasil atravessa uma grave crise política, econômica, institucional e sanitária e hoje infelizmente tem em seu comando alguém que desrespeita e conspira diariamente contra as instituições, inclusive fomentando ações e levantes populares contra os demais poderes.
O governo defende o fim do isolamento social e a consequente retomada total atividade econômica, sem levar em consideração as milhares de mortes que essa atitude pode causar e criando artifícios midiáticos para desviar a atenção da população para a gravidade do problema.

Qualquer flexibilização, nesse momento, traz exposição e risco de morte a milhares de trabalhadores e trabalhadoras, uma vez que não são os empresários que estarão na linha de frente das atividades econômicas.

Cabe ressaltar que a crise financeira que o Brasil vem atravessando é anterior a pandemia e que o desemprego já era uma crescente e tende a se agravar, sobretudo, pela péssima condução do Estado feita por Bolsonaro, Paulo Guedes, deputado Laércio Oliveira, e todos que apoiam a redução de salários e direitos do trabalhador força motriz a superação dessa crise.
Não estamos defendendo o fim do setor produtivo, muito pelo contrário, estamos defendendo que ao final da pandemia existam vidas, e trabalhadores, para poder produzir e consumir toda a riqueza do Brasil



PELO TWITTER

www.twitter.com/andretrig De volta ao túnel do tempo…


www.twitter.com/rogeraju Não entendo como um Presidente que defende a Família dissemina tanto ódio. O que estamos vendo é famílias divididas, amigos de longas datas deixando de se falar, militares defendendo uma guerra civil… Oremos.

www.twitter.com/RicMarques_RM Ainda questiono nossas autoridades políticas, governador, deputados, prefeitos, vereadores. Pq não dão EXEMPLO e fazem um projeto de redução dos salários? 30% como alguns estados fizeram, só na pandemia. Esse dinheiro seria para compra de EPIs, cesta básica para o povo.

www.twitter.com/STF_oficial   Quer saber mais sobre como adotar? Acesse o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). Lá eles mantém dados atualizados sobre as crianças e adolescentes em condições de serem adotados em todo o Brasil https://bit.ly/PainelOnlineSNA @CNJ_oficial



www.twitter.com/SergioAlvesRio 69°dia de isolamento social.

Piada do Dia:

Diálogo entre mãe e filha em 2032:

– Mãe, porque o papai é tão feio?

– Eu e seu pai nos conhecemos na fila da Caixa Econômica. Ele estava de máscara. Eram tempos difíceis!

Eita porra.

www.twitter.com/eurenesilva Metade da população já não está mais usando máscaras… Metade dessa metade que está usando, tá com a máscara no queixo ou pendurada na orelha.

www.twitter.com/zehdeabreuBolsonaro um dia será odiado pelo gado. Escrevam.



Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter




Frase do Dia
“Em tempo de guerra, a verdade é tão preciosa que ela precisa ser guarnecida por uma escolta de mentiras.” Winston Churchill, 1916.

Pela primeira vez, depois de meses, o papa Francisco fez ontem (domingo) a sua tradicional bênção desde a janela, ao meio-dia, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Obedecendo as regras de distanciamento, fiéis foram até a praça, que havia sido fechada devido às medidas de bloqueio anti-coronavírus. (Texto Valor/ Foto: Vatican News via AP)
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais