Tira Marcelo Déda da campanha. Exploração e um desrespeito

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo



O blog destaca hoje algumas notas do jornalista Diógenes Brayner, publicadas ontem, 23, na coluna do FaxAju que retratam fielmente a verdade do que está ocorrendo neste período eleitoral com o uso da imagem exagerada, sem limites e pudor, do ex-governador e amigo professor, Marcelo Déda.

As notas de Brayner:

“Tira Déda da campanha

O ex-governador Marcelo Déda (PT) morreu há seis anos e deixou um vácuo na política sergipana. Hoje ele está sendo bem usado nos vídeos e áudios, na Internet, para fortalecer candidaturas que ele já não participa.

Déda já não faz mais parte de articulações política e nem de qualquer campanha, e cada um deve conquistar o eleitorado pela sua capacidade, não por mérito do ex-governador.

Nome está em debate

O nome de Marcelo Déda está em debate por falas que ele proferiu quando estava à frente do processo eleitoral. É uma exploração e um desrespeito.

Inclusive porque Déda não está presente para se defender e até para dizer quem realmente indicaria para disputar a Prefeitura.”


Déda, desde que foi deputado estadual, passando pela Câmara Federal, pela Prefeitura de Aracaju e o governo do Estado sempre foi direto e objetivo e não mandava recados e, muito menos, gostava que falassem por ele.

Aliás, da mesma forma que era um grande orador, também não gostava de levar desaforos para casa. Pelo contrário, foi tido por muitos como arrogante porque batia na mesa quando queria.

Como Brayner bem escreveu: já passou o tempo. Já usaram a imagem de Déda de todas as formas nas campanhas dos últimos seis anos.

Deixem Déda descansar em Paz!

“Não me canso de olhar o rio e o mar e de sentir um suave vento Sul refrescar minha face, enxugar minhas lágrimas, inflar meu coração de amor.” Déda em agosto de 2013, pelo twitter.


FOCATE é criado em Sergipe Desde a tarde da última terça-feira, 22, Sergipe também passou a ter um Fórum Sergipano de Carreiras Típicas de Estado (FOCATE-SE). A entidade é fundada em meio às discussões sobre a Reforma Administrativa do Governo Federal com o objetivo de viabilizar a defesa permanente da preservação das prerrogativas funcionais das carreiras típicas de Estado, principalmente aquelas que atuam nas áreas de fiscalização, investigação, arrecadação, controle e preservação da ordem jurídica.

Valores republicanos Contribuir para o crescimento contínuo dos valores republicanos, zelando pelo ingresso exclusivo por concurso público específico nas carreiras típicas de Estado e pela capacitação constante de seus membros, com vistas a alcançar padrões satisfatórios na prestação de serviços públicos aos sergipanos são algumas das principais metas do Fórum.

Integrantes O FOCATE-SE é composto pela Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP); a Associação dos Procuradores do Estado de Sergipe (APESE); a Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE/SE (AUDTCE/SE); a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe (ADEPOL); a Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (ADPESE); e a Associação dos Auditores da Fazenda Pública do Estado de Sergipe (AUDIFAZ).

Direção E sua direção é formada pelo Coordenador Geral – Ismar Viana (AUDTCESE) ; Vice-coordenador Geral – João Rodrigues Neto (ASMP); Coordenador de Articulação Legislativa – Isaque Cangussu (ADEPOL); Coordenador de Defesa de Prerrogativas – Marcus Aurélio (APESE); Coordenador de Responsabilidade Social – Herick Argôlo (ADPESE); e Secretária-Geral – Célia Lessa (AUDIFAZ).

Mercado de imóveis: o que fazer? Foi bastante explicativa a presença do empresário Aroldo França, da Valor Imobiliária, ontem, 23, no programa Estúdio CBN (CBN Aracaju 90,5), apresentado por Dênison Ventura. Um bate papo bastante esclarecedor sobre a realidade do mercado de imóveis neste período de pandemia.

Sob suspeita de superfaturamento e nepotismo, prefeita de Lagarto ignora o MPE Deu no site FAN1: Denúncias feitas ao Ministério Público de Sergipe provocaram solicitações de informações à prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro.As denúncias apontam que a prefeita teria superfaturado a compra de álcool em gel durante a pandemia. Sem licitação, o que é permitido em momentos específicos, o município comprou o quilo do álcool em gel por R$ 35,00, mas documentos do MPE comprovam que no município há estabelecimentos que comercializavam o produto por R$ 17, 00. Além disso, a prefeita está sob suspeita de nepotismo. Vários cargos em comissão, que atuam hoje na prefeitura de Lagarto seriam parentes da prefeita. Sobre essas questões, o MPE solicitou explicações mais de uma vez, mas foi ignorado.

Nota de Esclarecimento A Centrais Elétricas de Sergipe S.A. (CELSE) vem por meio desta informar que na manhã desta quarta-feira, 23, foi conduzido, pela Policia Federal, um mandado de busca e apreensão referente a um procedimento conduzido pela Justiça Federal. As autoridades que compareceram aos escritórios da CELSE em Aracaju e em Barra dos Coqueiros esclareceram que a CELSE não é objeto das investigações. A CELSE prestou todas as informações solicitadas e colaborou com as autoridades envolvidas. Atenciosamente; Pedro Litsek, Diretor presidente da Celse.

SMTT Aracaju: multar carro estacionado em cima do canteiro sim! Mas é preciso ser exemplo! Coisa feia! O blog concorda que a SMTT fiscaliza e multe os veículos que são estacionados em cima do canteiro em frente ao Mercado Municipal Vereador Milton Santos no conjunto Augusto Franco, em Aracaju, principalmente aos sábado e domingos. Correto e também no ponto de ônibus em frente aos bares que muitos frequentadores insistem em estacionarem seus veículos no local. Multa mesmo. Agora, o que não pode é a SMTT não punir seus agentes que não dão exemplo e param o veículo, como na foto ao lado, no mesmo canteiro que o motorista normal é multado. Que coisa feia! Não seria o caso dos agentes serem multados? Arrepare, Edvaldo!

Setembro Verde: Câncer de Intestino O mês de setembro é dedicado à campanha de prevenção e combate ao câncer de intestino ou Câncer Colorretal. A campanha “Setembro Verde”, promovida pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), visa informar a população sobre a importância de realizar ações preventivas contra a doença. A Clínica Onco Hematos, que integra o Grupo AMO (Assistência Multidisciplinar em Oncologia), destaca importância da prevenção e do diagnóstico precoce para este tipo de câncer.

Incidência elevada De acordo com o oncologista clínico da Onco Hematos, André Peixoto, infelizmente o câncer de intestino ou colorretal ainda tem uma incidência muito elevada no Brasil, sendo o segundo mais comum nas mulheres e o terceiro nos homens. “O diagnóstico ocorre, muitas vezes, de forma tardia porque os sintomas são muito semelhantes aos encontrados em doenças benignas. Por isso, é importante procurar um médico em caso de sangue nas fezes, alteração prolongada do ritmo intestinal (diarreia ou obstipação), alteração na forma das fezes (mais finas), dor abdominal prolongada, perda de peso ou anemia sem causa específica”, explica.

Diagnóstico Ainda segundo o oncologista, nesses pacientes, se houver forte suspeita, o exame de escolha para se fazer o diagnóstico é a colonoscopia com biópsia. “Nesse exame pode-se detectar e remover lesões que podem se transformar em câncer (alguns tipos de polipos). Quando confirmado o diagnóstico, o tratamento do câncer colorretal geralmente é cirúrgico (retirada do tumor e de uma parte do intestino), podendo ou não ser necessário tratamentos complementares (quimioterapia ou radioterapia)”, afirma.

Medidas de Prevenção Algumas medidas são importantes para a prevenção dessa patologia: atividade física regular; dieta rica em frutas, vegetais e fibras; redução do consumo de carne vermelha e carne processada; evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool; manter níveis adequados de cálcio e Vitamina D. “Associada à todas essas recomendações se aconselha, ainda, o rastreamento sistemático de alterações do intestino por meio da pesquisa de sangue oculto nas fezes e colonoscopia a partir dos 50 anos para todos os indivíduos, mesmo sem sintomas, ou antes dos 40 anos para pacientes com história familiar. Quando falamos em câncer, prevenção e diagnóstico precoce ainda são as ferramentas mais importantes para que possamos reduzir nossas altas taxas de incidência e mortalidade”, finaliza André Peixoto.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) vem a público esclarecer as inverdades e distorções anunciadas na matéria principal de hoje (23/09/2020) da coluna de Cláudio Nunes, no Portal Infonet, intitulada “Não é período junino, mas o milhão está rodando em Sergipe”, insinuando, gravemente, troca de influências e favorecimento eleitoral no município de Propriá.

Refuta a senadora que o Instituto São Peregrino, instituição idônea, sem fins lucrativos, citada na matéria — cujo trabalho assistencial e de acolhimento é prestado à pessoas portadoras de câncer e à famílias de agricultores e assentados do Baixo São Francisco — fez, através de sua assessoria parlamentar, assim como fazem outras instituições, pedido formal de recursos para construção de um Centro de Desenvolvimento Social, estrutura a ser edificada em terreno ao lado da atual sede, para melhor comportar a assistência prestada às 150 famílias que são atendidas com serviços de creche e desenvolvimento de cursos e oficinas diversas, pela instituição.

Conforme ofício do Instituto São Peregrino, o gabinete foi procurado no início de julho e o pedido foi incorporado a uma solicitação de recursos extras que a senadora Maria do Carmo fez ao Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) no dia 11 de agosto. Este ofício da senadora, atendido pelo Ministério, foi movido por pedidos feitos por prefeituras e instituições para pavimentações, construções, recuperação de estradas e aquisição de maquinário agrícola e de utilidade para as comunidades.

O valor total dos recursos pedidos pela senadora ao MDR foi de R$ 10 milhões, para beneficiar 26 municípios sergipanos, de acordo com os pedidos demandados por eles, tendo a mediação da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf/SE. Para a referida construção do Centro de Desenvolvimento Social do Instituto São Peregrino foram destinados R$ 750 mil, valor compatível com a estrutura da obra a ser realizada.

Por fim, para que a dita matéria não venha a se configurar, caluniosamente, como troca de influência e favorecimento do pré-candidato do Democratas em Propriá, Luciano Nascimento, a senadora Maria do Carmo traz as seguintes considerações:

– a senadora nasceu em Cedro de São João, morou em Propriá, tem família residindo tanto em Propriá quanto em Telha, e tem profundo carinho por esses municípios, entretanto, isso não gera um favorecimento político em função de parentesco. Prova disso é que sempre recebeu em seu gabinete prefeitos de outros partidos, inclusive o atual prefeito e pré-candidato à reeleição de Propriá, Iokanaã Santana, tendo atendido as demandas feitas por ele para o município e destinado à sua gestão R$ 6.667.344,00.

– a senadora Maria do Carmo, como ícone do Democratas de Sergipe, veio de Brasília para fortalecer as convenções municipais da sigla, tendo participado de algumas, como as de Aracaju, Itabaiana e Frei Paulo, não tendo comparecido, entretanto, nos municípios de Telha e Propriá, onde se fez representar.

– a visita da senadora foi feita em atenção ao convite do Instituto São Peregrino, muito comum às instituições que solicitam recursos parlamentares, a quem foi dito à época que a senadora encontrava-se em isolamento em Brasília, por causa da pandemia, mas que faria a visita assim que estivesse em Sergipe;

– no Instituto, a senadora foi recebida por membros da diretoria, incluindo a beata Dona Lídia, fundadora da Instituição, não tendo sido programados convites à comunidade nem anunciada sua presença, para que configurasse suposta campanha eleitoral, como aventado. A senadora se fez acompanhar de Luciano Nascimento, com quem havia almoçado momentos antes da visita e a quem convidou para acompanhá-la.

Assim, trazendo a verdadeira versão dos fatos e tornando clara a má intenção da referida coluna ao tratar do assunto, a senadora Maria do Carmo Alves conclui pela importância de uma imprensa livre e que tenha compromisso com a verdade, ao mesmo tempo mostra-se avessa à disseminação de notícias falsas e caluniosas, prática com a qual não compactua.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018


Qual empresa cuida da iluminação pública de responsabilidade da Prefeitura de Aracaju? Os aracajuanos pagam uma Taxa de Iluminação Pública, mas ninguém sabe até mesmo qual a empresa responsável pela manutenção. O fato é que vários locais estão com sérios problemas de iluminação pública. Um deles na Avenida Mário Jorge, no Bairro Coroa do Meio, vários postes estão com lâmpadas queimadas, inclusive, próximo já houve um assalto perto da agência do BB. O local fica próximo também do Decós Day Hospital, da Unit.


EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO


webinar “Instalação de Apiário”, hoje, 24, das 18h30 a 20h30 Para que um apiário gere bons resultados na atividade apícola, é preciso que sua instalação seja feita de forma organizada e considere importante fatores, a exemplo da localização, da segurança e da distância entre apiários. Nesta quinta, 24, participe do webinar “Instalação de Apiário” e entenda melhor como implantar seu apiário de forma eficiente e rentável.⠀⠀Inscreva-se já! É gratuito! Inscrição aqui: Transmissão no Youtube do Sebrae Sergipe: https://www.youtube.com/watch?v=mSvq9LUQmkY

 


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     
Live hoje, 24/09, às 19h Setembro amarelo e o impacto da psicologia no cuidado ao paciente Este é o tema da Live Primavera Convida desta semana, com a participação de Davi de Sousa, graduado em psicologia, especialista em psicologia hospitalar e psicólogo hospitalar na Rede Primavera de Saúde. A live é hoje, 23, a partir das 19h e terá como mediadora Ana Pontes, diretora comercial da Rede Primavera. Acompanhe aqui: https://www.instagram.com/redeprimavera/

 

                                                                                                                                                       

 

Hoje, 24/09, às 20h, Mulheres In Live A importância da fisioterapia para o paciente oncológico é o tema do Mulheres In Live desta quinta-feira, 24. A convidada será a fisioterapeuta Carla Fabrício. A live começa às 20h, no Instagram do Mulheres de Peito: https://www.instagram.com/movimentomulheresdepeito/

 


PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

Propriá continua combatendo pandemia com envolvimento de vários órgãos

 Por Adeval Marques

 Propriá/SE – Em que pese todo o trabalho movido pelos órgãos de competência que se envolveram contra ao combate à pandemia do Covid-19 no Município de Propriá, foi veiculado em imprensa do Estado que existe desleixo ou afrouxamento do serviço. Não procede tal informação e acredita-se que ela tenha sido enviada de forma maldosa e com intuito de promover uma má imagem dos entes envolvidos.

 Para conforto de todos e informação aos profissionais de imprensa, os serviços de combate continuam concatenados em sua essência, reiterando que a cidade de Propriá se mantenha no patamar dos melhores na leitura do Governo do Estado. Essa posição só é possível graças ao convênio, cuja ação determinou um acordo entre os órgãos do brioso Ministério Público, Polícia Militar do Estado de Sergipe, Prefeitura Municipal de Propriá por meio dos mais diversos departamentos envolvidos e seus profissionais e com forte profusão à imprensa local pelos exímios profissionais da área.

 Quanto ao fato de que Propriá estaria jogado às traças – assim frisou a matéria – também não procede. A continuidade dos diversos serviços não cessaram, o que pode ser comprovado e respondido.

 Propriá continua combatendo o mal da Covid-19, educando, fiscalizando, orientando e com plantão nas barreiras sanitárias, acompanhando e monitoramento  todas as situações.

Foi essa união e responsabilidade por todos que consagrou a diferença. Nosso respeito continua ao Jornalista Cláudio Nunes em matéria do dia 22/09, porém, não procede e tais fontes precisam ser verificadas sob a ótica da ética.

 

 

 



PELO TWITTER


www.twitter.com/frednavarro Não teremos uma “segunda onda” da pandemia por um motivo óbvio: não deixamos de surfar, ainda, na primeira. #COVID19

Siga Blog Cláudio Nunes:                                                                                     

Instragram

 Facebook

 Twitter

 



Frase do Dia
“Um tolo que conhece a sua loucura é sábio, pelo menos até  sse ponto, mas um tolo que se julga sábio é seguramente um tolo.” O Caminho da Sabedoria do Buddha.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais