Tiro de misericórdia

Oriundo da velha Arena, o Partido Democratas pode ter levado o tiro de misericórdia neste cabuloso escândalo do governador de Brasília, José Roberto Arruda. Todos os analistas garantem que essa é a maior crise vivida pelo partido desde a época arenista e, se seus caciques não souberem tanger o gado, o partido caminha a passos largos para a extinção. Portando, o DEM poderá ter o mesmo fim do seu avô, o velho PDS, e do desgastado PFL. Para complicar, o mensalão de Arruda ainda respingou na pré-candidatura a presidente do tucano José Serra, que já não deseja ter como colega de chapa um vice indicado pelo DEM. Sem espaço no governo federal, com bancadas conservadoras e retrógradas, o Democratas tende a definhar até morrer de inanição.

 

Casamentos em alta

 

Entre 2003 e 2008, o número total de casamentos no Brasil cresceu 28%, ritmo muito inferior à alta de 75% nos matrimônios de homens entre 50 e 59 anos. É o que revela hoje o Valor Econômico. Segundo a reportagem, o crescimento é ainda maior entre os “cinquentões” nordestinos — entre esses, o número de casamentos subiu 93% na faixa até 54 anos. Essa tendência, embora seja cultural e reflita novos valores sociais, preocupa os analistas do setor público. Como as uniões são com mulheres mais novas, a tendência é de aumento no pagamento de pensões.

 

Bem na fita

 

Aracaju é a terceira melhor capital do Nordeste em serviços de saneamento, que inclui fornecimento de água e tratamento de esgotos. A revelação é do Instituto Trata Brasil. No ranking geral das 79 cidades brasileiras, Aracaju figura na 46ª colocação, sendo a 13ª melhor entre as demais capitais brasileiras. Segundo o diretor de Operações da Deso, Sílvio Múcio, hoje a situação é bem melhor graças aos pesados investimentos que estão sendo realizados nas áreas de água e esgotos.

 

Abstenção recorde

 

Menos de 2,6 milhões de estudantes fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A abstenção é recorde, de pelo menos 37,7% do total de inscritos – cerca de 4,1 milhões de pessoas – enquanto em 2008 o comparecimento chegou a 72%. O percentual de abstenção ainda pode subir, já que o dado é relativo à aplicação da prova de sábado. Informações preliminares do Ministério da Educação indicam que ontem não compareceram pelo menos 2,9% dos inscritos que tinham feito a prova de sábado.

 

O perigo do sol

 

A dermatologista Roula Kozak alerta para o que chama de “falso entendimento” em relação ao uso do filtro solar.  Segundo ela, não adianta usar o protetor e exagerar no sol. “É como fazer muita ginástica e depois comer bolo de chocolate”, explicou. Com a proximidade do verão, a população deve evitar tanto a exposição prolongada ao sol quanto a exposição recorrente, feita diversas vezes, já que a ação do sol tem efeito cumulativo.

Energia de recursos

 

A Energisa pretende investir em Sergipe no próximo ano algo em torno de R$ 90 milhões, mesmo volume de recursos que foi aplicado no Estado este ano. A informação é do diretor-presidente da Energisa, Eduardo Alves Mantovani. Do total de investimentos para o ano que vem, cerca de R$ 30 a 40 milhões serão para complementar o Programa ‘Luz para Todos’ do governo federal. Segundo ele, 2009 foi muito bom para a empresa que tem investido para acompanhar o crescimento econômico de Sergipe.

 

Pique do varejo

 

Novembro foi o mês de mais movimento para o varejo em 2009. A atividade do comércio registrou alta de 15,8% comparada com igual mês do ano passado, maior taxa de crescimento desde julho de 2008 – quando o índice havia chegado a 19,3% frente a julho de 2007. A melhora da maioria dos indicadores econômicos no decorrer do ano, somada às medidas de redução do IPI, além da chegada do 13º salário, aparecem como os principais responsáveis pelas vendas expressivas do mês. Os dados são do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.

 

Caça aos “gatos”

 

A partir desta segunda-feira, a JET, empresa de TV por Assinatura de Aracaju, fará a codificação no seu sistema. Isso significa que aqueles que utilizam o sinal de forma irregular não mais conseguirão ter acesso aos canais, e só visualizarão uma tela preta na TV. É importante ressaltar que o uso de conexões fraudulentas é crime previsto no Código Penal, com pena que pode variar de 1 a 5 anos de detenção.

 

Franquias em alta

 

O faturamento do setor de franquias deverá crescer 15% no próximo ano, segundo estimativa da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Os números de 2009 não foram fechados, mas a entidade acredita que o setor cresça 14,5% em faturamento em relação a 2008. Segundo a ABF, os segmentos que mais cresceram em 2008 foram Acessórios Pessoais e Calçados (44,8%), Serviços relacionados a Veículos (31,7%), Vestuário (27,2%) e Esporte, Saúde, Beleza e Lazer (25,8%). Apenas um segmento apresentou queda no faturamento: Limpeza e Conservação (-1,4%).

 

Manto rubro-negro

 

O Brasil amanheceu hoje coberto pelo manto vermelho e preto. Desde ontem que a urubuzada comemora o hexa campeonato brasileiro conquistado pelo Flamengo após derrotar o Grêmio por dois gols a um em pleno Maracanã. Com um time barato, mas regular, o Mengão chegou à final da competição derrotando fortes adversários. Mereceu o título pela garra demonstrada em campo por seus jogadores e pela a humildade como o técnico Andrade conduziu o time. Tudo isso justifica a grande festa que a torcida rubro-negra está fazendo em todos os cantos do Brasil. Dá-lhe Mengão!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais