Tiroteio ou execução?

“Ou a polícia sergipana vem promovendo execuções ou os bandidos resolveram atirar ao serem abordados”. A dúvida, levantada pelo jornal Cinform, tem razão de ser. Somente este ano, 11 supostos marginais foram abatidos em confrontos com os policiais, enquanto estes, graças a Deus, não sofreram qualquer arranhão nos tiroteios. Interessante é que os mortos eram, segundo a própria Polícia, bandidos perigosos, alguns até integrantes do PCC, grupo criminoso que congrega meliantes sanguinários temidos em todo o país. Não se deseja que os nossos valorosos PM´s tratem os foras da Lei com balas de hortelã, porém seria interessante uma avaliação melhor sobre esses supostos enfrentamentos. Se, de fato, eles foram verdadeiros, a nossa Polícia pode ser considerada referência nacional, tamanha é a perícia de seus atiradores.

 

Desemprego em baixa

 

O mercado de trabalho iniciou o ano bastante aquecido. Em fevereiro, a taxa de desemprego ficou em 7,1%, com ajuste sazonal, a mais baixa da série iniciada em 2001, segundo cálculos da Rosenberg & Associados. Com a expectativa de crescimento expressivo da demanda, as empresas têm aumentado as contratações. Com a consolidação de um crescimento econômico mais elevado e menos volátil, a desocupação parece ter mudado estruturalmente de patamar, muito abaixo dos dois dígitos que se observavam até 2006.

 

Passaporte pra cachorro

 

Quem for viajar para fora do país com cães e gatos de estimação precisará tirar um passaporte para o bichinho, para que ele possa embarcar. Ao menos é o que prevê o Decreto 7.140. Hoje, é preciso ter um Certificado Zoossanitário Internacional para deixar e outro para retornar ao Brasil. Para obter o passaporte, que será gratuito, o proprietário do animal deve procurar um médico veterinário em estabelecimento especializado e implantar um microchip (do tamanho de um grão de arroz) no bichinho, para facilitar sua identificação em qualquer país.

 

Cosméticos perigosos

 

Devido ao aumento do uso de cosméticos por mulheres e homens, a Anvisa está alertando sobre os cuidados com esses produtos. O órgão lembra que esses produtos têm apenas a função de auxiliar no tratamento cosmético, e não devem vender a promessa de acabar com determinado problema. A dica é não comprar cosméticos clandestinos, pois como não possuem notificação ou registro, a segurança e eficácia não podem ser asseguradas. Da mesma forma que não se pode garantir se a composição foi avaliada e se as substâncias contidas são adequadas e permitidas.

 

Nova fábrica

 

Foi inaugurada ontem, a unidade fabril da Intergriffe’s São Cristóvão Indústria e Confecção. O empreendimento, que recebeu incentivos do governo de Sergipe através do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), será responsável pela geração de cerca de 300 empregos diretos, com a produção de 30 mil peças de vestuário por mês. A indústria será especializada na produção de artigos em jeans, marcando a retomada da atividade industrial na primeira capital sergipana.

 

Pise no freio

 

Os preços dos combustíveis em Sergipe tiveram um aumento em março passado. A informação é do Dieese. Segundo o levantamento, o preço médio da gasolina vendida no Estado aumentou 0,19% o mês passado, ante fevereiro último. No acumulado deste ano, o preço aumentou em 1,15%, sendo que nos últimos 12 meses o preço da gasolina cresceu 4,33%. Em Março passado, o preço médio do produto praticado pelos postos sergipanos foi de R$ 2, 6320.

 

Klink em Sergipe

 

O Conselho Comunitário da Votorantim Cimentos realizará, às 19 horas desta terça-feira, o Fórum Empreendedores Laranjeiras, que contará com a palestra do ícone de expedições marítimas e escritor brasileiro Amyr Klink. Ele falará sobre “Determinação, Planejamento e Compromisso”. O evento, que acontecerá na Universidade Federal de Sergipe – Campus de Laranjeiras, é gratuito, porém somente os primeiros 200 inscritos ocuparão o auditório. Os demais expectadores poderão acompanhar a palestra por transmissão simultânea no pátio do campus.

 

Encontro da Febrac

 

A Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac), presidida pelo sergipano Laércio Oliveira, vai promover em Natal a 5ª edição do Encontro Nacional das Empresas de Asseio e Conservação (Eneac 2010). O evento, que acontecerá de amanhã até domingo próximo, reunirá cerca de 800 empresários do setor de limpeza e conservação de todo o país. A programação consta de palestras e muitos negócios, já que o encontro conta com um pavilhão especial para exposição.

 

Supervendas

 

Começa amanhã e prossegue até sexta-feira próxima, o 2º Supervendas  – Encontro de Negócios dos Atacadistas, Distribuidores, Supermercadistas e Automação Comercial de Sergipe. Marcado para o Centro de Convenções de Sergipe, o evento objetiva fomentar a economia sergipana. Os organizadores esperam receber em torno de 3 mil visitantes/dia, que visitarão os stands das cerca de 80 empresas do setor supermercadista sergipano.

 

Emprego temporário

 

Com a proximidade do Dia das Mães, em 8 de maio, o mercado de trabalho temporário volta a ficar aquecido. Além da possibilidade de efetivação posterior, o período é ideal para quem não está trabalhando e necessita de renda extra. A data pode significar ainda a oportunidade do primeiro emprego para os jovens. Os temporários têm direito a pagamento adicional por trabalho noturno, folga remunerada, 13º salário e férias proporcionais, seguro de acidentes de trabalho e vale- transporte.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais