TJ: 20.005 inscritos em concurso

  Exatos 20.005 candidatos estão oficialmente inscritos para o concurso do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, a saber: 4.737 se habilitam às 32 vagas abertas para o cargo de Analista Judiciário, e 15.268 concorrem ao preenchimento de 30 vagas de Técnico Judiciário.

 

  A considerar o número total de vagas oferecidas, 62, a concorrência é altíssima, proporcionalmente uma das maiores já registradas em Sergipe, o que demonstra o desejo de muitos em fazer carreira no Poder Judiciário. O salário inicial oferecido ao Analista é de R$ 1.952,29 e R$ 1.259,43 ao Técnico Judiciário. Analista e Técnico recebem também auxílio-alimentação e auxílio-saúde.

 

  Os dados a respeito do número oficial de inscritos para o concurso, cujas provas serão realizadas pela Fundação Carlos Chagas com data prevista para 23 de agosto, surgem no momento em que o Sindiserj anuncia paralisação dos servidores no dias 28 e 29 e posterior  greve  a ser proposta em Assembléia da categoria na próxima quarta-feira. Entre as reclamações, o sindicato diz que o servidor do judiciário é muito mal remunerado. Aliás, não é de hoje que o Sindiserj demonstra enorme insatisfação com a política salarial do TJ.

 

  Estranho é que apesar das manifestações de conhecimento público, mais de vinte mil pessoas se inscreveram no concurso, milhares delas frequentam com entusiasmo as dezenas de cursinhos abertos e outras tantas se dedicam, em casa, exaustivamente aos estudos sonhando com a provável aprovação.

 

  Este jornalista pode estar errado, mas avaliando friamente todo esse quadro acima, ser funcionário do Tribunal de Justiça não deve ser nada desprezível, ou  melhor explica-se – ou este jornalista tenta entender – o emprego em jogo não é daqueles que o cidadão saia por aí jogando fora, muito pelo contrário. Se assim fosse, essa multidão – 20 mil candidatos – não estaria fazendo o possível para figurar entre os aprovados no concurso.

 

Sucesso

O sucesso deste espaço, construído há três anos, incomoda muita gente, principalmente aqueles que quando estiveram no poder usaram e abusaram dos recursos públicos. A inveja maior é porque a cada dia aumenta o número de leitores deste espaço. O agradecimento eterno a todos os leitores.

 

Lula e João Alves solidários

E não é que o presidente Lula, do PT, e o ex-governador João Alves Filho, do DEM, têm um ponto de convergência: ambos são solidários ao presidente do Senado, José Sarney. Mesmo com as gravações que não deixam duvida nenhuma,  Sarney é inocente…

 

Com Almeida Lima, nem para o céu

Deu na coluna Painel, no espaço Contraponto da FSP, de hoje, 23: “Em tempos de turbulência no Senado, o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), foi convidado por uma rádio, na semana passada, para participar de um debate representando a oposição. O tucano topou a entrevista, mas, quando já se preparava para bombardear o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), a produção avisou que, do outro lado da linha, estava Almeida Lima (PMDB-SE), famoso pelos discursos longos e veementes em defesa tanto de Sarney quanto, no passado, de Renan Calheiros (PMDB-AL). O tucano não hesitou: -Cancela, cancela! Com ele eu não vou nem para o céu!”

 

Conferência em Riachão

Ao participar ontem, 23, da conferência municipal promovida (2009/2010) pelo governo do estado, no município de Riachão do Dantas, o deputado estadual Zeca da Silva (PSC), disse que do planejamento feito para 2007/2008, Riachão foi um único município do território Centro Sul (que engloba ainda Lagarto, Poço Verde, Tobias Barreto e Simão Dias) que não recebeu nenhuma obra.

 

Obras não realizadas

Zeca lembrou que é aliado do governo e todas as ações foram solicitadas. “Será que a oposição ao prefeito, que também é aliada ao governo está pedindo para que as obras não sejam realizadas?”, questionou. Zeca da Silva vai tentar uma audiência com o governador para dialogar sobre a falta de prestígio que vem tendo para levar obras para o município de Riachão, que vai beneficiar toda a comunidade, sem distinção partidária.

 

MP alerta para promoção pessoal em Aquidabã

O MP de Sergipe, através da Promotoria de Justiça de Aquidabã representada pelo Promotor de Justiça Paulo José Francisco Alves Filho, recomendou ao Prefeito municipal, Marcos José Barreto que se abstenha de veicular faixas e cartazes que contenham qualquer ato de promoção pessoal do Chefe do Executivo local na divulgação da festa de Santana prevista para acontecer nos dias 24 a 28 de julho de 2009.

 

Inúmeras faixas

 Segundo o Promotor Paulo José, foi verificado que inúmeras faixas foram confeccionadas e distribuídas na cidade de Aquidabã pelo poder público municipal de forma irregular, uma vez que todas as faixas estão destacando ostensivamente o nome do Prefeito da cidade, Marcos Barreto, caracterizando nítida promoção pessoal do mencionado gestor público. Na mencionada recomendação o Ministério Público alertou que a Constituição Federal no seu artigo 37, §1°, da Constituição Federal, estabelece que a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

 

Exemplo para outros municípios

Por outro lado considerando que  significativa parcela de recursos públicos, sejam federais, estaduais ou municipais, está sendo destinada ao município para a realização da festa de Santana,  para a qual foram convidados diversos políticos que, notoriamente,possuem intenção de participar do próximo pleito eleitoral, e que qualquer ato de antecipada propaganda política partidária está proibido na forma da Lei, o Promotor de Justiça recomendou ao gestor público que adote as cautelas devidas. Essa atitude correta do promotor Paulo José devia ser seguida em outros municípios.

 

 

Emsurb arranca faixas

Causou estranheza a todos os presentes na AL ontem à noite, durante o ato do PPS, com a presença de Roberto Freire, um caminhão da Emsurb, arrancando as faixas que estavam em frente a Assembléia, sobre a presença de Roberto Freire e a filiação de Nilson Lima. Ora, quem passa pelo local ver quase que semanalmente faixas sobre títulos de cidadania, reivindicações de categorias e tudo mais, que passam pelo menos 24 horas no local.

 

Nilson pode subir no mesmo palanque de João

O presidente nacional do Partido Popular Socialista, Roberto Freire chegou ao final desta quinta-feira, 23 ao Estado de Sergipe para assinar a filiação do ex-secretário da Fazenda, Nilson Lima ao PPS e participar do lançamento do projeto de pré-candidatura do ex-petista ao Governo do Estado. Ao ser indagado se o PPS fará oposição em Sergipe e se ficará no mesmo palanque com o ex-governador João Alves Filho, Freire foi enfático: “Acredito que sim”.

 

Segundo turno

O ex-deputado federal e ex-senador Roberto Freire disse ainda que mesmo com o PPS podendo utilizar o mesmo palanque do DEM, o partido vai trabalhar para que se tenha um único candidato de oposição em Sergipe. “Esse candidato deverá ser Nilson Lima, mas se tiver dois palanques, não tem problema, a gente se encontra no segundo turno”, ressalta. (Infonet)

 

Chapa do PSN

O presidente estadual do PSN, o ex-deputado estadual José Milton de Zé de Dona, de Itabaiana, vem reunindo nomes com densidade eleitoral para que o partido possa ter uma legenda competitiva nas eleições 2010. Além dele a chapa poderá contar com o ex-deputado Mundinho da Comase, de Itabaianinha; o radialista Eugênio, que teve uma votação expressiva como candidato a prefeito de Propriá, Tony Tecidos, de Tobias Barreto e um nome de peso de Lagarto que ficará entre Manuel da Lagartense e o candidato derrotado a prefeito, Lila.

 

Imagem intrigante

Trata-se de um policial que trafega sempre próximo ao HUSE… O cidadão sempre circula sem capacete e com uma algema presa no guidão da moto. Ontem não foi diferente, mas também estava apenas com a calça verde da PM sem camisa, com uma criança com idade por volta dos 7 anos de idade sobre o tanque da moto, a criança segurava um copo, estava sem capacete, segurando-se à moto com apenas uma das mãos e em pleno movimento da Tancredo Neves o policial realizou a entrada pela contra-mão do retorno que fica em frente ao HUSE em direção ao viaduto. É figura repetida naquela área.

 

Fundações Estatais da Saúde Estadual

Os servidores da Saúde do Estado estão sendo esmagados pela falta de agilidade da SES em fornecer-lhes as cartas de intenção de adesão às Fundações e de divulgar os valores das gratificações a serem oferecidas aos servidores. A lei só dá aos servidores 45 dias para decidirem e o prazo começou a contar em 18 de junho com a publicação da lei que institui o Plano de Cargos. Os servidores irão decidir no escuro das informações do secretário Rogério Carvalho?

 

Coroa do Meio, chuva e buracos

As ruas do bairro Coroa do Meio neste período de chuva, estão virando um tabuleiro de damas onde as casas brancas correspondem a buracos. Tem ruas que estão se formando verdadeiras crateras ou ainda corta-pneus. Passou, rasgou.

 

Falando em Coroa do Meio

As viaturas da polícia que dormem nas portas das casas de algumas várias pessoas bem que poderiam estar circulando na rua não é? Tem dias que dá pra fazer coleção. Ruas Manoel Andrade e Sônia Alves Lopes que o digam… e nem por isso deixamos de ter assaltos à mão armada durante plena luz do dia.

 

Sergipe está entre os três melhores programas estaduais de QPC

O Estado do Rio Grande do Sul abrigou, no último dia 21 de julho, o II Encontro dos Líderes da Rede Qualidade, Produtividade e Competitividade (QPC). Sob coordenação do Movimento Brasil Competitivo (MBC), o evento reuniu na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul os programas estaduais de Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Ceará – representantes do Nordeste – e do Rio Grande do Sul e Santa Catarina – representando o Sul do país, sendo que Sergipe e Rio Grande do Sul foram os únicos Estados que participaram da primeira e segunda edição do encontro.

 

Projetos do Fórum QPC

Na primeira, em Brasília, Sergipe foi representado pelo presidente de Honra do Movimento Competitivo Sergipe (MCS), Jorge Santana, que é também Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo de Sergipe. Além dos programas estaduais, estiveram no II Encontro dos Líderes da Rede QPC as entidades MBC, Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Gespública, Fórum QPC, Instituto Gerdau, Unimed MG e Indextech. Foram apresentados o planejamento estratégico do Fórum QPC e os resultados da pesquisa de avaliação da maturidade dos Programas Estaduais de QPC, com destaque para Sergipe, que está entre os três melhores do país, dividindo espaço com Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

 

Oportunidades em resultados

De acordo com o presidente do Conselho Superior do Movimento Competitivo Sergipe e Secretário Geral do Fórum Nacional de QPC, Marcel Fortes, Sergipe mostrou no evento como transformou as oportunidades de melhorias do diagnóstico de janeiro de 2006 nos resultados atuais. “Colocamos à disposição de todos o plano de ação que tem sido amplamente divulgado, além de citar as boas práticas já existentes em diversos Programas Estaduais e Setoriais, que podem e devem encurtar caminhos”, informou. No II Encontro dos Líderes da Rede QPC ficaram definidos também os compromissos estaduais e nacionais e houve um pronunciamento de Diretor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre troca de experiências do BID com a Rede Nacional de QPC.

 

ILBJ abre vagas para colaboradores da Celi I

O Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) abre vagas para a inscrição do Projeto Despertar para o Conhecimento, voltado exclusivamente para os colaboradores de obras da Construtora Celi. O período de inscrições vai até o dia 28 deste mês, e as aulas para essa turma começam em 24 de agosto.Durante a última semana, a equipe do ILBJ visitou diversos canteiros de obras da Celi para divulgar o projeto entre os trabalhadores. A psicóloga Andressa Rodrigues acompanhou algumas visitas e incentivou os colaboradores. “A importância está exatamente na chance que oferecemos de adquirir novos conhecimentos, recuperar o tempo perdido, além de ampliar seus horizontes”, explica.

 

ILBJ abre vagas para colaboradores da Celi II

Para não coincidir com o horário de trabalho, os alunos do Despertar para o Conhecimento assistem às aulas no turno da noite, na sede do ILBJ, situada na Avenida Barão de Maruim. A intenção é proporcionar uma maior qualidade de vida aos colaboradores de obras da construtora, através do acesso ao conhecimento e incentivo à cultura.

 

Governo na internet

Utilizar as novas ferramentas de interação social oferecidas pela rede mundial de computadores para divulgar as ações do Governo de Sergipe e ampliar o diálogo da administração estadual com os cidadãos. Com esses objetivos a Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) decidiu criar o seu Núcleo de Cultura Digital que, a partir desta semana, começou a contribuir para concretizar uma nova fase da política de democratização das informações governamentais.

 

Transformações

Segundo o secretário de Estado da Comunicação, Carlos Cauê, uma das principais metas do Núcleo será o de permitir que o Governo acompanhe as recentes transformações implementadas na divulgação de conteúdos e esteja sempre inserido neste movimento. “O que percebemos é que paralelamente aos meios tradicionais de comunicação existe um outro espaço ocupado por veículos que se utilizam das ferramentas que a internet oferece. Esses meios possuem autonomia, geram conteúdos e circulam em uma velocidade muito grande. Queremos que o Governo marque presença neste universo divulgando suas ações, mas também esteja aberto para receber informações”.

 

Presença na Internet

Fazendo uso de redes sociais como o Twitter, além de sites como o YouTube e o Flickr, e até mesmo de um blog, o Governo pretende ampliar a sua presença na rede mundial de computadores. O novo foco, no entanto, não significa que meios já utilizados para a divulgação de informações como o rádio, a televisão, jornais e revistas deixarão de ser fundamentais. Links e_sergipe:  Blog – http://esergipe.wordpress.com Flickr – http://www.flickr.com/photos/e-sergipe Youtube – http://www.youtube.com/todosnumsocoracao Twitter – http://twitter.com/e_sergipe

 

 

DO LEITOR

 

Carta de um leitor: “Quero parabenizar o Cláudio Nunes pela iniciativa de abordar sobre religião. Como ele mesmo relata que muitos não tem coragem e como sou uma leitora assídua da coluna me sinto à vontade de escrever essa carta. Bom, na verdade sou adepta a frase, “não se discute religião, futebol e nem política”. Mas não poderia deixar de compartilhar minha opinião sobre o assunto abordado no último dia 23, quando o jornalista instiga a Anatel fiscalizar as emissoras de TV. Gostaria de convidar o mesmo, para ouvir as pessoas que foram alcançadas pelo programas televisivos e não são poucas, acreditem! Muitos deles tinham a mesma opinião. Sei que existem charlatões da fé, a própria bíblia nos deixa atento “entre os chamados cristãos há trigo e joio” Mateus 13.24-26. im aqui para instigar. Mãe ou pai: sente a frente de uma TV com seus filhos e veja a perda do seu lugar de educador para as atrações da TV. Ensinam a menina engravidar aos 16 anos de um rapaz para fazer ciúmes ao outro e no final das contas nem um nem outro assume o bebê, das novelas que orientam como a mulher deve trair o marido sem que ele perceba, dentre outras aberrações. São para essas que a fé deve perder o espaço? Sobre a questão que o jornalista abordou dos programas terem interesse político-partidário, você acha que realmente a gente não percebe isso? Mas a própria bíblia nos relata que devemos guardar o que bom e o ruim extraímos de nossas vidas. Não se engane os cristãos não são mais “bestinhas”, que sentavam no banco da igreja ou a frente da TV e estavam preparados para serem alienados, a maior prova é o crescimento de curso de teologia. A geração de hoje é exigente e as igrejas tem investido nos seus lideres. sobre as palavras que iniciou seu artigo “Deus opera neste lugar… O dia de cura existe.. Profetizo que você está curado.. Deus lhe tocou..” acha que isso é loucura? Então vai pedir para suspender o uso da bíblia? A mesma nos relata que buscai e o achará, que ele curou no passado, Deus é o mesmo de ontem e será eternamente. Meu caro jornalista se não cremos em Deus vamos crê em quê? Nos políticos? No STF? Estamos cumprido o que Jesus nos deixou “Ide por todo mundo pregai o evangelho a toda criatura”, Marcos 16:15. Repito, pode existir cunho político, mas quem dará conta diante de Deus não sou eu e nem você.  Não se preocupe que a cobrança divina chega e prefiro que a cada esquina tenha uma igreja do que uma boca de fumo. Pergunte aos políticos qual o papel das igrejas na sociedade. Pesquise em nosso estado a quantidade das associações na luta contra as drogas e veja quem está à frente. Mesmo com esses programas de televisão ainda existe gente com sede e sem fé alguma. Acredito que vou permanecer adepta “não se discute religião, futebol e nem política”. Fique com Deus e lembre-se, a Fé é individual”.

 

Pedintes universitários

E-mail recebido: “Me revolta, enquanto ex-universitária que junto com as colegas trabalhou, vendeu roupa usada em feiras e produziu eventos para conseguir ir a um Congresso ou juntar grana para a Formatura, ter que ver um bando de estudantes universitários com faixas nos semáforos da cidade pedindo nos vidros dos carros. Já começam querendo ganhar sem produzir… Gente, estamos produzindo mendigos elitizados? Recuso-me a ajudar universitários nestas condições. Às vezes chego a pagar por eventos que sei que não vou comparecer, compro coisas que não vou usar somente com o ntuito de ajudar aos estudantes, mas da forma que está acontecendo na cidade me dá uma imensa tristeza e vergonha de termos seres que nem começaram na vida profissional e já não querem trabalhar pra ganha”.

 

Frase do Dia

‘Ninguém é realmente digno de inveja, e tantos são dignos de lástima!” Arthur Schopenhauer.

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais