TJSE no CNJ: além de Gilson, Britto também acionou

   “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Não foi só o juiz Gilson Felix dos Santos que ingressou no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pedindo o cancelamento da escolha – pelo critério de merecimento – do juiz Diógenes Barreto para o cargo de desembargador do TJSE. Gilson já conseguiu liminar do CNJ cancelando a escolha, porém no CNJ ainda tramita outra ação, essa do juiz Marcel de Castro Britto, que fez parte da lista tríplice ao lado de Diógenes e da juíza, Anal Lúcia Freire de Almeida dos Anjos.

Marcel Britto entrou com um Pedido de Controle Administrativo – PCA (Qualquer cidadão pode ter acesso ao processo no  CNJ pelo nome do reclamante ou pelo número: 0002272-69.2015.2.00.0000) . Entre as razões, Marcel faz uma análise do sistema adotado pelo TJSE, de escolha da listra tríplice e questiona o percentual de pontos dados a ele pelo desembargador Cesário Siqueira. Ele teve uma média de 9,0 dos demais desembargadores e de Cesário recebeu  68,50 pontos.

Somatório prejudicaria  Britto –  Marcel Britto alega que dos onze desembargadores votantes do TJSE, um deles, o desembargador Cezário Siqueira Neto, atribuiu a ele uma pontuação de forma absolutamente destoante dos demais pares, reduzindo drasticamente seus pontos, de modo a possibilitar a sua exclusão da lista e a consequente entrada do citado juiz Gilson Félix, caso fosse considerada apenas o somatório das pontuações.

Britto requer quatro alternativas – Com isso, Marcel Britto pede a manutenção da lista tríplice, com ele, Diógenes Barreto e Ana dos Anjos, desconsideração o voto dado pelo desembargador Césario Siqueira a todos os concorrentes, por conta dos vícios apontados por ele, ou então, que a pontuação de Cezário seja adequada a média dada pelos outros desembargadores. Ou ainda, a anulação de votos de Cezário, sendo recalculada a pontuação ou ainda a anulação de todo o processo de votação, sendo refeito pelo TJSE, com base na resolução 106 do CNJ.

Pelo que o blog apurou o assunto estará na pauta do pleno do CNJ amanhã, 26. O Conselho pode decidir amanhã quem será o novo desembargador ou até mesmo determinar que o pleno do TSJE proceda um novo processo de votação.

TJSE  já se pronunciou
Quando da liminar conquistada pelo juiz Gilson Félix no CNJ o Poder Judiciário se pronunciou da seguinte forma: “entende como uma forma natural, própria da democracia. O TJSE, como sempre o fez, respeitará a Constituição, as Leis, e dará ao procedimento total transparência.”

Diógenes, Gilson e Marcel: três grandes magistrados
Por coincidência, o titular deste espaço conhece os três envolvidos na disputa pela vaga de formas diferentes: o juiz Diógenes Barreto no dia a dia, já que ele frequenta ambiente simples e até mesmo nas caminhadas matinais. O juiz Gilson Félix o titular deste espaço teve a oportunidade de conhecer por dois anos, quando foi assessor da Secom do TJSE e Gilson era juiz auxiliar da presidência. E por último, mas o primeiro a conhecer, Marcel Britto, que ainda muito jovem, foi colega no extinto Colégio Imaculada Conceição, na Avenida Barão de Maruim.

Atenção Jackson: Cavalaria PMSE. Ração de 1ª é trocada. Cavalos subnutridos
Um relato estarrecedor de um PM que não pode ser identificado por várias razoe – inclusive correr risco de morte – foi recebido pelo blog. Segundo o PM, que faz parte do Esquadrão de Polícia Montada da PMSE.  O PM acredita que o comando da PMSE, como também o secretário, Mendonça Prado, não têm conhecimento do fato.

Exame de sangue detectará  o crime
A PMSE compra ração de primeira qualidade para os cavalos, mas eles recebem outro tipo, de qualidade inferior. Muitos estão desnutridos e sete estão na fila para serem sacrificados. E o problema não é só a idade, são doenças que aparecem por conta da subnutrição. Basta realizar um exame de sangue, que o comando descobrirá que os cavalos não estão recebendo a ração corretaq.

Corregedoria e delegacia deveriam fazer uma investigação
O PMSE diz que não é só uma pessoa envolvida no esquema da troca das rações e por isso é preciso uma investigação rigorosa pela corregedoria da PMSE e até da Delegacia de Proteção ao Consumidor e ao Meio Ambiente (Deprocoma) que pode  ter mais isenção.O blog recebeu também a informação de quem é o fornecedor e alguns nomes. Fará uma investigação paralela. Espera-se que o governador determine a imediata apuração.

No remanso do rio. Mais do que um resgate familiar, uma aula de história
O escritor Aderval Bastos Barrosso, lançou o livro “No remanso do Rio”, onde faz um resgate da infância dele e dos antepassados da família, em diversas cidades situadas as margens do Velho Chico em Sergipe e Alagoas. Na verdade, ele conseguiu transformar o livro numa aula de história que vale à pena ser lido.

Aconteceu em Santanápolis. A leveza do romance de Artur Déda
Outro livro que o titular deste espaço leu no fim de semana, foi “Aconteceu em Santanápolis”, de Artur Oscar de Oliveira Déda, lançado na semana passada. O romance é de uma leveza fantástica. A história ou estória prende o leitor e fica um gostinho de quero mais. Que venha o próximo.

Coletiva prefeito. Ontem visitou algumas áreas
Hoje, 25, ás 7h30, no Centro Administrativo, o prefeito João Alves Filho, concederá  coletiva a imprensa para informações as ações da PMA por conta das fortes chuvas. Ontem, 24, o prefeito visitou alguns bairros afetados pela chuva ao lado de alguns secretários.

Deputado cobra política permanente de prevenção contra chuvas
“Os problemas poderiam ser menores caso a prefeitura executasse uma política permanente de prevenção às chuvas”. A declaração é do deputado federal Valadares Filho pelas redes sociais sobre o estrago que as fortes chuvas causaram em várias áreas de Aracaju.

Antecipação aos fatos
Ele lembra que os meses de maio e junho são de fortes chuvas. “Claro que não se pode resolver os problemas causados pelas enchentes, mas é possível amenizá-los quando existe uma preocupação em anteceder esses fatos. Infelizmente não há essa preocupação dos atuais gestores e quem paga por essa omissão são os aracajuanos”, critica o deputado.

Contrabando no Congresso
O termo contrabando aparece, aqui, não na acepção de todos conhecida. No Congresso Nacional, contrabando significa a ação de acrescentar, nos textos das Medidas Provisórias, matérias totalmente diferentes dos temas propostos. Por força dessa burla, que tem se tornado prática comum, vem aí um "shopping" nas dependências do Congresso.

Veto
Se aprovado pela Câmara, o projeto do presidente Eduardo Cunha sobre a construção de um shopping, mesmo que também passe pelo Senado, deverá ser vetado pela presidente Dilma. O seu custo é da ordem de 1 bilhão de reais.

Janela dos infiéis
Logo após a reforma política, será aberta uma janela que vai possibilitar um verdadeiro troca-troca de partidos, ou seja, de políticos mudando de sigla. Como a "fidelidade" não é bem uma característica dos nossos eminentes representantes, muito mais preocupados com suas vantagens pessoais, parece adequado chamar mais essa manobra de "janela da Infidelidade".

Reforma política
A disputa vai ser dura quando da votação em plenário, nas duas casas do Congresso Nacional, do tipo de voto a ser implantado já a partir das eleições municipais de 2016. Os adeptos do Distritão vão enfrentar aqueles que defendem o Distrital Misto.

Distritão ou Distrital Misto
Em ambas as hipóteses, o Brasil terá o fortalecimento dos mais poderosos economicamente e o aumento de restrições aos partidos pequenos.

Fusões
Já aprovadas duas fusões: PSB/PPS e DEM/PTB. No que diz respeito à primeira, já está acertada a seguinte proporcionalidade: 2/3 para o PSB e 1/3 para os trabalhistas, lídimos sucessores de Getúlio Vargas.

Um artigo que cai
O primeiro artigo da MP do futebol a cair é o que prevê a centralização do débito das parcelas do refinanciamento em apenas uma conta bancária. Quem garante é o sergipano Otávio Leite, deputado federal pelo PSDB (RJ), relator da citada Medida Provisória. Otávio Leite promete que vai suprimir o referido artigo da MP.

''Bloqueando Perigos''
É um projeto de extensão desenvolvido por alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Tiradentes, com o objetivo de orientar crianças e adolescentes sobre os perigos na internet e a exposição excessiva. Serão realizadas palestras socioeducativas com diversos temas voltados para a orientação da melhor forma de utilização da Internet. A ação será realizada nos dias 26 e 27 de maio, no Colégio Cea, no conjunto Augusto Franco.

PGE/PEVA promoverá palestra sobre PCCV
A Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe, através da Procuradoria Especial da Via Administrativa, em parceria com o Centro de Estudos, promoverá a palestra “Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos para Servidores Públicos Civis do Estado de Sergipe – Aspectos Diversos”, no dia 02 de junho às 9 horas. As inscrições deverão ser realizadas no site da PGE (http://www.pge.se.gov.br/).

Faixa de pedestre: em vários locais sumiram
Em vários locais da cidade, o processo de recapeamento asfáltico tomou a faixa do pedestre. Por falar nisso, qual a razão de, na Beira Mar, praticamente não existirem as referidas faixas? Para quem quer atravessar, a situação é bastante perigosa, pois não há nem faixas exclusivas para os pedestres e nem passarelas.

Faixa de pedestre: em vários locais sumiram II
A quem cabe a manutenção da movimentada avenida, que, quando construída, era uma rodovia, a governador Paulo Barreto de Menezes? Esse tema já foi abordado, por diversas vezes, pelo vereador Max Prejuízo. E quanto à Tancredo Neves, a situação é a mesma. E as mudanças anunciadas pela SMTT, há cerca de dois meses, com a colocação de um plano que previa que, em determinados horários (de pico), as duas pistas, na Beira Mar, teriam o mesmo sentido? Acontece que nunca mais se falou no assunto.

BB instala mesa de negociação
Com o objetivo de discutir a busca de soluções para a CASSI (Plano de funcionários, aposentados e pensionistas), o Banco do Brasil instalou uma mesa de negociação específica para tratar do tema em foco. Duas reuniões já foram realizadas entre representantes do BB e das entidades que cuidam dos interesses do funcionalismo. Na última sessão da Mesa dirigentes do Banco do Brasil apresentaram uma proposta, que está sendo estudada meticulosamente pelas lideranças das citadas instituições.

29 escolas participam do 2º Festival Sergipano de Karatê Escolar
No último sábado foi realizado em Aracaju o 2º Festival Sergipano de Karatê Escolar com a participação de 29 escolas e cerca de

2º Festival de Karatê Escolar foi marcado pelo clima de confraternização entre professores, atletas e familiares.

 150 atletas no colégio Purificação. O festival foi uma promoção da Federação Sergipana de Karatê Escolar e da Federação de Karatê Interestilos de Sergipe. O evento teve o apoio da Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado de Sergipe – Fenen-SE, Indaiá, Trimidia,  Infonet e o Purificação.

Os cinco primeiros.
O evento foi marcado por um show de técnicas, disciplinas educação num ambiente de família. O resultado geral: 1º lugar, São Lucas; 2º lugar, Arquidiocesano; 3º lugar, IDFG; 4 º lugar Bom Pastor e 5º lugar Nossa Escola.

Participantes

Além das cinco melhores também participaram: Escola nova, 6º Lugar;Santana, 7º lugar; Aprendiz, 8º lugar; Módulo, 9º lugar e San Bernard, 10º lugar; Futuro Feliz;Didático;Castelo Branco;Elshaday;Col. Hoje;Purificação;Criart;Omega;Ceme;Fênix;Salesiano;IFS;Master;Emanuel;Pequeno Mundo;A. Franco;A. Batista;Coesi;Santa Fé e São Lucas.

1ª corrida de Rua em Itabaiana, daí o7 de junho
Acontecerá no dia 07 de junho de 2015 a 1ª corrida do Rotary Club Nova Geração na cidade de Itabaiana. A corrida será disputada em dois percursos, 5 e 10 km. As inscrições poderão ser feitas até o dia 05 de junho através do site http://www.centraldacorrida.com.br.

XXV Corrida Rústica Santo Antônio acontecerá no dia 14 de junho
No dia 14 de junho acontecerá a XXV Corrida Rústica Santo Antônio. A largada e chegada é na Colina do Santo Antônio. Com um percurso de 7 km, os corredores terão a oportunidade de percorrer as ruas do antigo bairro da capital.. As inscrições, que custam R$ 40,00, estão sendo realizadas no site da Central da Corrida, pelo endereço eletrônico http://www.centraldacorrida.com.br.  , e na loja Esporte e Lazer, localizada na Rua Geru, 295, Centro.

PELO TWITTER

www.twitter.com/gabdamasio  #OProblemaDasPessoas é que elas querem forçar todas as outras a seguirem o mesmo pensamento, ideologia ou estilo de vida delas.

www.twitter.com/higorfb  Apenas observo quem condena corrupção mas vive perguntando por blitz na madrugada com o rabo cheio de cachaça e dirigindo.

www.twitter.com/ORodrigoMachado  A internet é terra sem lei. As pessoas demonstram a sua essência primitiva com muita dedicação. Agressividade e preconceito o tempo todo.

www.twitter.com/alex_carvalho74 Existe uma fórmula pra você nunca errar: basta nada fazer! Quem faz, se arrisca ao acerto ou ao erro. E o melhor: quem faz, vive! #BomDia

www.twitter.com/frednavarro  A cada nova patetada constrangedora de Beto Richa, alguém em Brasília suspira de alívio: "Não me deixem sozinha!"

www.twitter.com/marciorocha1 Na ultima enchente em Aracaju, as seguradoras pagaram mais de 300 milhões em indenizações. Dessa vez não vai ficar longe.

DO LEITOR

Governo estadual não cumpre obrigações com os servidores
E-mail de um servidor público: “Ou governo de Sergipe não vem cumprindo as suas obrigações perante os servidores no que diz respeito às reposições salariais previstas na Constituição Federal. Já são três anos. Além da não implantação do Plano de Cargos e Salários. As desculpas são sempre as mesmas. Ou seja, a LRF. Em contrapartida as entidades representativas não estão sabendo agir. Se é o limite prudencial, nada conseguirão. Inteligente seria se provocassem a justiça para tentar proibir nomeações de ccs e proibir todas as publicidades até cumprir todas as pendências. “

COMUNICADO DESO

A Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso informa que devido ao rompimento da adutora do Piautinga, as cidades de Lagarto, Riachão do Dantas e Simão Dias ficarão desabastecidas.
O rompimento ocorreu no trecho da adutora que fica entre Lagarto e o povoado Treze, atingindo cerca de 12 metros da tubulação. O grande volume das águas, resultado das fortes chuvas, aliado ao acúmulo de sujeira no riacho do Machado, onde a adutora rompeu,  foram os fatores que ocasionaram o rompimento.
A previsão de conclusão dos serviços é de 48 horas, excepcionalmente, caso ocorra algum imprevisto dificultando a conclusão, o horário previsto poderá ser ultrapassado. A regularização do abastecimento ocorrerá gradativamente. Se os serviços forem concluídos antes do horário previsto, o abastecimento será restabelecido sem qualquer aviso.
A Deso recomenda a utilização econômica da água existente nas caixas d'água e reservatórios residenciais, evitando-se desperdícios.
Casos de emergência e pedidos de serviços podem ser informados pelo telefone 0800 079 0195 com prioridade para creches, hospitais, asilos e demais entidades dessa natureza.

Assessoria de Comunicação da Deso

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun    

Frase do Dia
“A alma é o maior milagre do mundo!”Dante Alighieri, nasceu em 25 de Maio de 1265 e morreu poeta italiano em 1321.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais