Todos pagam

Nos próximos dias, o aracajuano vai pagar mais caro pela passagem de ônibus, embora o serviço permaneça ruim, pois os coletivos só andam lotados e vivem quebrando pelas ruas. Diferente do que muitos pensam, o reajuste da tarifa não afetará apenas o bolso dos usuários do sistema: o aumento prejudicará a todos indistintamente, inclusive quem anda flanando por aí de carro importado. É que o comércio varejista repassará a majoração tarifária aos preços dos produtos. Não há como evitar o repasse, pois os empresários arcam com 94% do custo do vale-transporte, que representa 50% do faturamento das empresas de ônibus. Diante disso, espera-se que a sociedade aracajuana proteste contra o prometido reajuste, para, ao menos, forçar a Prefeitura a exigir das concessionárias um serviço de melhor qualidade.

Escapou de boa

O Tribunal Superior Eleitoral deu, ontem, salvo conduto ao prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC). Quatro dos sete ministros do TSE mantiveram o registro da candidatura do gestor lagartense. A Procuradoria Regional Eleitoral entendia que Valmir não poderia ter disputado a prefeitura porque foi condenado em segunda instância por improbidade administrativa. Pra sorte de Monteiro, o argumento do MP não convenceu a maioria dos ministros.

Grana no banco

O governo de Sergipe conclui só na próxima sexta (11) o pagamento da folha salarial referente a julho passado. Nesta quarta-feira, botam a mão na grana os celetistas das Fundações de Saúde e do Samu. Depois de amanhã será a vez dos servidores da Saúde e Fundações, Emdagro, Cohidro, Emgetis, Emsetur, Codise, Cehop, Pronese, DER, Adema, Jucese, Detran, ITPS, Fundação Aperipê, Renascer, Fapitec e demais secretarias. Alguém aí sabe quando os aposentados e pensionistas vão receber o mês de julho? Marminino!

Abate liberado

A interdição do abatedouro de Itabaiana durou menos de 24 horas, mas rendeu o maior sangangu naquele município. Revoltados com a proibição da Justiça, criadores de bois, marchantes e fateiras protestaram, queimando pneus na BR 235. Os políticos itabaianenses se acusação entre si, enquanto o governo estadual saiu em defesa das normas de higiene. Provocado por um recurso da Prefeitura, o desembargador Roberto Porto acabou com o bate-boca, determinando a reabertura do matadouro.

Visita elogiada

Em discurso na Câmara Federal, o deputado João Daniel (PT) elogiou a romaria que o ex-presidente Lula da Silva (PT) fará pelo Nordeste. De 20 a 22 próximos, o “Barba” visitará cinco municípios sergipanos onde, segundo Daniel, “conversará com o povo, participará de debates, ouvirá as demandas populares e receberá o carinho dos sergipanos”. Então, tá!

Nem te ligo!

Não será oferecendo cargos federais ou exonerando os apadrinhados já nomeados que o ainda presidente Michel Temer (PMDB) vai dobrar o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD). Ao saber da intenção do temerário, o parlamentar sergipano foi curto e grosso: “Não tem cargo no mundo que me faça votar contra minha consciência. Estou em paz comigo e com meu voto”. Crendeuspai!

Manguezal

Um velho pescador tem uma explicação lógica para a morte de parte do manguezal da praia 13 de Julho, em Aracaju. Segundo o experiente cidadão, a vegetação morreu por causa do avanço da areia do mar sobre a lama. Sem ela o mangue não sobrevive. Sendo assim, não procede a informação que os moradores dos prédios de luxo teriam jogado algum produto para matar o manguezal porque as árvores atrapalhavam a visão do mar.

Nada consta

E a advogada Rosenice Machado foi excluída do processo que apura possíveis fraudes na licitação para contratar uma empresa coletora de lixo em Aracaju. Por maioria de votos, os desembargadores entenderam que as medidas adotadas pela advogada, enquanto procuradora da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, não foram pautados por culpa, dolo, má-fé ou erro grosseiro. Fez-se justiça!

Quem me quer?

Este governo temerário que prometeu dinheiro para reformar o aeroporto de Aracaju é o mesmo que pretende torrá-lo nos cobres. Ontem, o Ministério dos Transportes confirmou que nosso campinho de pouso está entre os 19 a serem oferecidos à iniciativa privada. “esses aeroportos devem ser leiloados em blocos, para quem levar o filé levar o osso também”, disse o ministro Maurício Quintella. Em qual parte do boi estará o nosso terminal? Danou-se!

De olho em 2018

O Partido Republicano Progressista (PRP) está de olho no “passe” do ex-prefeito de Riachuelo, Antônio Carlos Franco Sobrinho. O próprio ACF confirmou o convite. Quanto à hipótese de disputar uma cadeira na Assembleia, o moço diz que só pretende pensar nela em 2018. “Agora estou focado na administração de empresas da família”, frisa. Em Sergipe, o PRP é comandado pelo deputado estadual e pré-candidato a federal Gustinho Ribeiro.

Recorte de jornal

Publicado no Correio de Aracaju, em 25 de agosto de 1921

Resumo dos jornais

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais