Tradição quebrada

Caso o PT consiga eleger um seu deputado para a 1ª Secretaria da Assembléia, quebra uma tradição naquela Casa, que é a de o cargo ser ocupado pelo parlamentar mais votado no pleito passado. Valendo essa regra, o futuro 1º secretário será Adelson Barreto (PSB), que obteve 61.598 votos, quase 20 mil a mais do que o segundo colocado, capitão Samuel (PSL). Acontece que o PT resolveu querer o cargo ocupado hoje por André Moura (PSC). Depois de muitas discussões internas, o deputado Francisco Gualberto abriu mão da disputa em favor da colega Conceição Vieira. Além de enfrentar uma candidata do partido do governador Marcelo Déda, Adelson Barreto sente-se abandonado pelo PSB, que parece ter ficado satisfeito com as Secretarias Estaduais para seus filiados. Por este argumento, dificilmente a tradição do mais votado será mantida no Legislativo sergipano.

 

Tá no cargo

 

Com o título acima, o Jornal da Cidade publica a seguinte nota: “A professora da Universidade Federal de Sergipe e ex-secretária Estadual do Planejamento, Lúcia Falcon, já assumiu a diretoria de Orçamento e Investimentos do Ministério do Planejamento, em Brasília”. Por pouco, ela não foi nomeada pela presidente Dilma Rousseff (PT) para o Ministério do Desenvolvimento Agrário. A indicação de Lúcia Falcon para o 1º escalão do governo foi bombardeada por setores do próprio PT, que conseguiram substituí-la pelo baiano Afonso Florence.

 

Não vai

 

O futuro secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Zeca da Silva, não fará mais a palestra marcada para amanhã no Fórum Empresarial de Sergipe. Ele será substituído pelo ex-presidente da Philips do Brasil, Marcos Antônio Magalhães, que falará sobre “O empresário e a escola pública – experiência dos Centros Experimentais implantados em Recife”. A palestra acontecerá durante um almoço no Hotel Aquários, na Orla de Atalaia.

 

Vão às urnas

 

Os empresários do comércio vão às urnas nesta segunda-feira para eleger a nova diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe. O atual vice-presidente Alexandre Porto é candidato único ao lugar de Sadi Gitz. Defensor da reforma tributária, o futuro presidente da Acese diz esperar que a presidente Dilma Rousseff (PT) tenha coragem para enfrentar a questão.  A eleição acontecerá das 15 às 20h na sede da Associação Comercial, ali na rua José do Prado Franco.

 

Visita americana

 

Para tratar sobre formação de jovens e conhecer as potencialidades econômicas de Sergipe, chega nesta segunda em Aracaju, o cônsul dos Estados Unidos no Recife, Christopher Del Corso. Com o governador Marcelo Déda (PT) ele discute o Programa Enter Jovem Plus, promovido no estado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), que oferece aulas de inglês aos estudantes da rede estadual. Depois se encontra com o presidente da Federação das Indústrias, Eduardo Prado Oliveira, para tratar sobre a economia sergipana.

 

Feira de Sergipe

 

O artesanato está fazendo bonito na Feira de Sergipe, promovida pelo Sebrae na Orla de Atalaia, em Aracaju. Só de Socorro tem um grupo de 18 artesãos especializados em rendendê, bordados em ponto cruz, vagonite, trabalho em crochê, arte na telha, pinturas em tecidos, além de artesanatos feitos com jornal reciclado. “Sustentamos nossas famílias com o artesanato e aqui na Feira de Sergipe expomos e vendemos nosso trabalho”, diz a artesã Nadja dos Santos.

 

Reta final

 

Os correntistas que tinham caderneta de poupança em janeiro e fevereiro de 1991 e foram prejudicados pelo Plano Collor 2 têm alguns dias para entrar na Justiça. Acaba no fim do mês o prazo para pedir a correção de quase 22% do saldo da época. Para entrar com ação individual, os correntistas precisam de cópias da carteira de identidade, do CPF e dos extratos da caderneta de poupança em janeiro e fevereiro de 1991. Caso o banco não envie o documento antes do dia 31, o poupador pode iniciar o processo apenas com o protocolo do pedido de emissão do extrato.

Fim da festa

 

O Pré-Caju chegou ao fim na madrugada desta segunda-feira debaixo de muita chuva. Nem por isso os foliões deixaram de se esbaldar atrás dos trios elétricos animados por artistas baianos. No último dia da festa carnavalesca, o destaque foi mesmo o bloco ecológico Caranguejo Elétrico. Quem não participou vai ter que esperar o próximo ano para cair na gandaia.

 

Entre nós

 

E quem estará em Aracaju na próxima quarta-feira é o candidato derrotado à Presidência da República Plínio de Arruda Sampaio (PSOL). Vem lançar o livro “Porque participar da política” e proferir palestra sobre a situação política e social do Brasil. Será às 19h no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Previdência Social, localizado na rua Vila Cristina, próximo a Sociedade Semear. Será que Plínio vai tentar acalmar os filiados do PSOL sergipano, que querem ver pelas costas a candidata do partido ao governo estadual, professora Avilete Cruz?

 

Do baú político

 

Durante anos, UDN e PSD brigaram pelo comando político do Estado. Em Itabaiana os confrontos políticos eram por demais acirrados, não sendo raros os assassinatos de ambos os lados. No livro Coronelismo e Dominação, o professor Ibarê Dantas abre um generoso espaço para as escaramuças políticas entre os lideres itabaianenses Euclides Paes Mendonça (UDN) e Manoel Francisco Teles (PSDB). Os dois se sucederam no comando do município entre 1945 até 1963. Para se ter uma idéia da rivalidade entre eles, na campanha de 1954 para a Prefeitura, Euclides mandou espalhar pela cidade boletins contra o adversário. Com o título “Atenção eleitorado católico de Itabaiana!”, o boletim afirmava: “É pecado mortal votar em Jazon Correia, Manoel Teles e Edézio, porque eles estão juntos com os comunistas e os divorcistas, partidos condenados pela

Igreja. Leia e avise a seus amigos para que evite a desgraça de seus esposos e filhas”. Euclides e Manoel Teles foram assassinados em Itabaiana.

 

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais