Tratamento diferente

O governador Marcelo Déda (PT) deixou para segunda-feira próxima o anúncio do reajuste linear para os servidores, que não deverá ultrapassar minguados 6%. Para a maioria dos trabalhadores o índice é muito pouco em função de seus baixos salários, contudo, alguns setores, como policiais civis e militares – incluindo os delegados – vão sentir o aumento no contra-cheque, pois em seu primeiro governo o petista melhorou consideravelmente os rendimentos destes setores. Ao fazer isso, Déda criou duas categorias de servidores: os pobres de marré desci, e os bem aquinhoados. Para se ter uma idéia, enquanto boa parte dos profissionais de nível superior que trabalha para o Estado recebe menos de R$ 3 mil, um delegado de Polícia em fim de carreira ganha mensalmente R$ 23,5 mil. Essa estúpida diferença salarial mostra que o governo trata os servidores com pesos e medidas diferentes.

Pulando a cerca

Os vereadores aracajuanos Ivaldo José, Fábio Mitidieri e Moritos Matos estão mesmo dispostos a deixar o PDT. Eles vão exporto hoje suas contrariedades ao presidente estadual do partido, Fábio Henrique. Há meses, os três pedetistas se queixam da forma de administrar do presidente do diretório de Aracaju, Antônio Samarone, que não os recebe e nem marca reuniões regulares. Caso decidam mesmo pular a cerca, os vereadores deverão desembarcar no embrionário PSD, que está sendo organizado em Sergipe pelo governador Marcelo Déda.

Sem futsal

Desportistas de Riachão do Dantas não escondeu a contrariedade com o poder público que nunca se lembrou de construir uma quadra de esportes coberta naquela cidade. Resultado: o município não pode participar da Copa Sergipe de Futebol de Salão promovida pela TV Sergipe. É que o regulamento da competição exige que a cidade possua quadra coberta para disputar o torneio.

Ninho calmo

Depois da intervenção da Executiva Nacional do PSDB no diretório sergipano e da ameaça feita por Albano Franco de deixar o ninho tucano, as coisas estão se acalmando. Ontem, a cúpula nacional do partido concordou que a presidente da comissão estadual provisória do PSDB seja a vereadora Mirian Ribeiro, um dos braços direitos de Albano. Além da parlamentar, ficou acertado que Valdoilson Leite será o secretário-geral e Roberto Góes o tesoureiro. A possível aliança entre o PSDB e o DEM sergipano para as eleições de 2012 ficou para ser discutida depois.

Notícia ruim

Uma péssima notícia para a classe trabalhadora: a previsão é que o desemprego vai crescer lentamente por causa do desaquecimento da economia, sendo que os trabalhadores menos qualificados vão ser os mais atingidos. Dados do Instituto Brasileiro de Economia mostram que no setor de serviços, a geração de empregos ainda vai se manter, principalmente, em função da renda média do trabalhador, que vai continuar crescendo.

Situação difícil

Tem ficado cada dia mais difícil a situação política do prefeito de Porto da Folha, Manoel de Rosinha (PT). Ontem, a juíza Taiane Danusa Gusmão suspendeu os direitos políticos do petista. Isso significa a imediata perda do mandato. O prefeito é acusado pelo Ministério Público de ter ferido a legislação ao fazer contratações sem a realização de concurso público.

Forró Caju

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), se reúne daqui a pouco com a imprensa para lançar a programação do Forró Caju. Será durante um café da manhã no Restaurante e Casa de Forró Cariri, na Orla de Atalaia. Este ano, o Forró Caju acontece de 17 a 29 de junho. Nesta 18ª edição, a festa vai reunir, mais uma vez, grandes atrações nacionais e locais, com a previsão de um público médio de 100 mil pessoas por noite.

Na era digital

A rede bancária começa hoje a operar a compensação de cheques por meio de imagem digitalizada. A medida vai permitir o desbloqueio do cheque em, no máximo, dois dias, em qualquer lugar do país, ao passo que a compensação física, como sempre foi feita, pode levar até 20 dias nas regiões mais distantes. Os bancos têm um prazo de 60 dias para a adequação das agências bancárias de cidades mais distantes e sem infraestrutura informatizada.

PV nas ruas

O Partido Verde inicia em Sergipe uma grande campanha de filiação. Já nesta sexta-feira os dirigentes verdes estarão na rua João Pessoa expondo as mensagens da legenda e atraindo novos filiados. Segundo o vice-presidente do PV no Estado, Antônio Leite, o partido vai manter sua principal característica, que é a de permanecer nas ruas dialogando com o povo.

Essa é do baú

Os lagartenses nunca viram tanto café junto como na década de 90. Naquela época, a empresa Maratá iniciava-se na torrefação de café e seu proprietário José Augusto Vieira adquiriu uma grande quantidade do produto. Aconteceu que os vendedores enviaram toda a compra de uma só vez, enchendo Lagarto com grandes carretas que congestionaram a cidade. Sem ter onde colocar toda a mercadoria, o dono da Maratá pediu socorro aos conterrâneos, que cederam garagens, galpões e todo espaço coberto disponível para armazenar as sacas de café. De lá pra cá, a empresa lagartense só cresceu. Hoje é a quarta maior em beneficiamento de café do Brasil (atrás de Sara Lee, 3Corações e Melitta).  A Maratá também produz fumo, refrescos em pó e chás – achocolatados, sucos prontos, gelatinas, temperos, adoçantes, copos descartáveis e filtros para café, com atuação no Nordeste, parte do Centro-Oeste e o Amazonas.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais