Três anos de muitas notícias

 

 

Há exatamente três anos nascia, através do portal Infonet, este espaço, após alguns anos de trabalho em jornais diários e uma emissora de televisão. Naquele momento de dificuldades e, principalmente de incerteza, o informação via Internet em Sergipe já tinha vários sites, mas a maioria esmagadora dos sergipanos, ainda se comportava timidamente com este novo meio de comunicação. Hoje, com a redução do preço dos computadores e a inclusão digital virando realidade aos poucos, a Internet virou mais do que realidade e a cada dia conquista um espaço junto aos sergipanos. Aqui não é necessário mostrar o número de acessos deste espaço, mas quer ler sabe como o mesmo em três anos conseguiu se consolidar como uma alternativa real de informação, e, sobretudo de análise dos fatos políticos deste estado.

 

Também há exatamente três anos este jornalista escreveu: “O leitor tenha a certeza que neste espaço cedido pela Infonet continuarei com a mesma linha, com textos informativos e opinativos, analisando o dia a dia da política sergipana. De todo episódio apenas uma certeza: por mais que o jornalista tente passar de forma honesta informações e opiniões para os leitores, até mesmo sendo parcial, mas não manipulador ou mentiroso, esbarra nos interesses financeiros de quem optou por ser apenas mais um…”

 

Nestes três anos foram vários processos e interesses contrariados. Alguns poucos colegas não entenderam como um espaço jornalístico não critica apenas a classe política, mas vive fazendo auto critica.  Enquanto alguns “profissionais” da imprensa colocam em primeiro plano seus interesses financeiros em detrimento de passar a verdade para a sociedade sergipana, este espaço, sem modéstia nenhuma escolheu outro caminho, com sacrifícios, mas tentando ser o mais independente possível, principalmente no que se diz respeito a corrupção com o dinheiro público.

 

Apesar de tudo, não há arrependimentos. Apenas a certeza que o caminho escolhido foi o melhor, não o mais fácil, mas sempre tendo como base principal a responsabilidade e a credibilidade em levar informações a centenas de leitores diariamente. Que uma força superior continue concedendo a liberdade e o compromisso de disseminar a verdade e a justiça, com isenção e seriedade.

 

Para reflexão o poema de Ruy Barbosa, já publicado neste espaço, mas que vale a reprodução:

 

Sinto vergonha de mim…por ter sido educador de parte desse povo, por ter batalhado sempre pela justiça, por compactuar com a honestidade, por primar pela verdade  e por ver este povo já chamado varonil enveredar pelo caminho da desonra. Sinto vergonha de mim por ter feito parte de uma era que lutou pela democracia,  pela liberdade de ser e ter que entregar aos meus filhos, simples e abominavelmente,  a derrota das virtudes pelos vícios, a ausência da sensatez no julgamento da verdade, a negligência com a família,célula-mater da sociedade, a demasiada preocupação com o “eu” feliz a qualquer custo, buscando a tal “felicidade” em caminhos eivados de desrespeito para com o seu próximo.

 

 

Tenho vergonha de mim pela passividade em ouvir, sem despejar meu verbo, a tantas desculpas ditadas pelo orgulho e vaidade, a tanta falta de humildade para reconhecer um erro cometido, a tantos “floreios” para justificar atos criminosos, a tanta relutância em esquecer a antiga posição de sempre “contestar”, voltar atrás e mudar o futuro. Tenho vergonha de mim pois faço parte de um povo que não reconheço, enveredando por caminhos que não quero percorrer…

 

 

 

Tenho vergonha da minha impotência, da minha falta de garra, das minhas desilusões e do meu cansaço. Não tenho para onde ir pois amo este meu chão, vibro ao ouvir meu Hino e jamais usei a minha Bandeira para enxugar o meu suor ou enrolar meu corpo na pecaminosa manifestação de nacionalidade.

 

Ao lado da vergonha de mim, tenho tanta pena de ti, povo brasileiro ! 

 

                                                                                    

                                                                                                                                

Adesivo da coluna

Para comemorar os três anos do espaço foram veiculados alguns outdoors em Aracaju. E para os leitores foi reeditado o adesivo para carro, com um novo lay out. O adesivo é pequeno (10 cm por 9,8 cm). Quem desejar o adesivo é só enviar e-mail com endereço que receberá em sua residência: claudionunes@infonet.com.br

 

Peregrinação no sertão

Foi uma verdadeira peregrinação no sertão ontem, 14, da comitiva governamental para inaugurar a Rota do Sertão. Começou no povoado Terra Dura em Itabaiana, passando por cerca de 10 municípios até finalizar já à noite em Nossa Senhora da Glória. A única parada demorada foi para almoço no município de Nossa Senhora das Dores.

 

 

Surpresa em Itabaiana

A surpresa em Itabaiana foi a presença do prefeito Luciano Bispo que discursou, agradeceu ao governador as obras realizadas na gestão de Maria Mendonça e aproveitou para cobrar a sinalização das nove ruas asfaltadas com recursos estadual.

 

Investimentos de R$ 51 milhões

O Governo do Estado investiu R$ 51 milhões na reconstrução de 216 quilômetros da Rota do Sertão. Construídas há mais de 20 anos, as rodovias que integram a Rota do Sertão nunca haviam passado por grandes reformas. “O que faziam era apenas a operação tapa-buracos. Quem anda por essa região, sabe a situação em que se encontrava a pista”, afirmou o governador Marcelo Déda ao inaugurar a obra. A reconstrução começou no povoado Terra Dura, em Itabaiana, na BR-235, e passou por outros nove municípios, incluindo Ribeirópolis, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores, Feira Nova, Cumbe, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Poço Redondo até chegar a Canindé de São Francisco.

 

Posição do Trade I

Em reunião do Grupo de Trabalho do Turismo, ocorrida ontem, 14, a noite, as entidades do trade turístico discutiram a extinção da Secretaria de Turismo pelo atual Governo.  Abaixo segue o posicionamento oficial das entidades: A decisão do Governador Marcelo Déda de extinguir a Secretaria de Turismo causou surpresa  e preocupação ao trade turístico.  Entendemos que a presença da Secretaria na estrutura do Governo é de fundamental importância para o crescimento do turismo sergipano, que vem ao longo dos últimos anos dando sinais de crescimento e que com a  recriação da EMSETUR no ano passado entusiasmou ainda mais o setor.  A grande dúvida que paira entre nós é como irá funcionar a nova estrutura? Quais os poderes da SEDETEC e da EMSETUR? Quem cuidará da política estadual?  Nós, empresários, estamos em busca do resultado, é disso que vivemos.

 

Posição do Trade II

É preciso o compromisso firmado do Governador Marcelo Déda de que priorizará ainda mais o turismo, aplicando mais recursos na promoção do destino, possibilitando à EMSETUR maior autonomia e somando-se cada vez mais com o setor produtivo no sentido de transformar Sergipe num destino turístico.  Sabemos que existem erros e acertos na atual política de turismo, mas acreditamos no compromisso do Governo  na condução dessa política.  Estaremos à disposição do Governo para continuar contribuindo e vigilantes para acompanhar e cobrar as melhorias que o turismo merece.  Subscrevem essa nota a ABIH, ABAV, ABEOC, ABRASEL, ABBTUR, ABLA, ABRAJET, CONVENTION BUREAU, SINDETUR, SHBRS.

 

 

Rádio opiniaowebradio.com.br

O radialista Eduardo Abril inovou colocando no ar uma rádio web (opiniaowebradio.com.br). Já transmitiu o campeonato sergipano de futebol, tem três programas diários de jornalismo onde entrevistou diversas autoridades. Ontem, entrevistou o governador na visita ao sertão. Entre outras coisas o governador anunciou que já autorizou o projeto para asfaltar a rodovia de Santa Luzia ao Castro, num total de seis quilômetros.

 

Procurador revoltado

Alunos do curso de direito da Unit, estão abismados com um professor que é procurador de um importante órgão. O mesmo faz questão de demonstrar sua insatisfação com o atual governo e mande ver nas criticas, até mesmo fugindo dos temas das aulas. O professor que tenta passar a imagem de sério,  ficou enfurecido num passado bem recente quando teve que demitir parentes do seu gabinete. Pela função que exerce poderia pelo menos ser mais cauteloso, até porque gosta de aparecer na imprensa cobrando do governo, mas não faz o dever de casa.

 

Ação judicial contra Governo do Estado

O  Ministério Público Estadual (MPE) irá mover uma ação judicial contra o Governo do Estado (GE), pedindo urgência na questão das famílias que estão morando dos galpões do bairro Siqueira Campos. Durante a audiência que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 14, as promotoras de Justiça Alessandra Pedral e Conceição Figueiredo informaram que na visita que fizeram ao local na última segunda-feira, 11, perceberam que pouca coisa do que foi comprometido em reuniões anteriores, com objetivo de evitar acidentes com as pessoas que moram no local, foi feito.

 

Demora para resolver o problema

O MPE reuniu-se pela primeira vez com alguns órgãos para amenizar o problema destas famílias no mês de março e naquela audiência ficou decidido que o GE retiraria as famílias do galpão em 30 dias e algumas medidas de segurança seriam feitas com urgência. De lá para cá, as promotoras já se reuniram outras vezes com a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), o Corpo de Bombeiros, a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop) e moradores dos galpões, mas até o momento não houve sucesso. (Infonet).

 

Governo lança Plano de Gestão Integrada da Escola

O Governo de Sergipe lançará nesta sexta-feira, 15, no Hotel Parque dos Coqueiros, o Plano de Gestão Integrado da Escola (PGIE), elaborado pelos técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SEED).  A ação acontecerá às 8h30, durante a realização do Seminário para Gestores Escolares da Rede Pública Estadual. O evento será aberto pelo secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, e contará com a participação de diretores das Regionais de Educação, diretores e coordenadores das escolas que compõem a rede estadual de ensino e técnicos da SEED.

 

Recebimento de votos de cidadãos espanhóis residentes no Brasil

Cerca de 70 mil cidadãos espanhóis residentes no Brasil terão a oportunidade de exercer, proximamente, seu direito a voto nas eleições para o Parlamento Europeu.

A partir do dia 10/05, podendo se prolongar até 26/05/2009, a Espanha estará encaminhando correspondências contendo envelopes-resposta internacionais de votação aos cidadãos espanhóis que poderão postá-los (sem custo) nas agências dos Correios. A postagem dos votos dar-se-á, exclusivamente, nas agências próprias, devendo ocorrer até o dia 04/06/2009. Os votos são envelopes-resposta padronizados, com a frase “NO NECESITA FRANQUEO-RESPUESTA PAGADA”, e as suas postagens ocorrerão sem qualquer ônus para os respectivos remetentes. As postagens devem ocorrer diretamente nas agências dos Correios, nunca em caixas de coleta.

 

Unidades de atendimento em SE

Finalizando, acrescentamos que em todos os municípios do Estado de Sergipe os Correios possuem uma unidade de atendimento própria, sendo que, em Aracaju, as agências que estarão aptas a receber as postagens são aquelas localizadas na Rua Laranjeiras (Central), no Aeroporto, no Bairro Santos Dumont, na Rua Acre, na Rua Carlos Correia (B. Siqueira Campos), na Av. Adélia Franco, no CEAC do Terminal Rodoviário e no Orlando Dantas.

 

Eleições 2010

Ao citar ontem o embate que pode ocorrer em Sergipe com três marqueteiros de peso, Carlos Cauê, Carlos Pancho e Carlos Sarno, o espaço esqueceu de outro, genuinamente sergipano que despontou em vários estados trabalhando com Duda Mendonça: trata-se de Thetônio Neto que sempre participa das campanhas em Sergipe.

 

 

PEC da educação

Ao destacar o avanço que a educação brasileira obteve nos últimos anos, principalmente no governo Lula, em discurso na Câmara, o deputado federal Valadares Filho (PSB), defendeu a votação da PEC 277-A, que propõe a redução gradual, a partir de 2009, do percentual de desvinculação das receitas da União, incidente sobre os recursos destinados a manutenção e desenvolvimento do ensino. “Essa medida, caso aprovada, contribuirá enormemente para o fortalecimento do ensino brasileiro”, avaliou.

 

Fortalecimento

Para o parlamentar socialista uma educação de qualidade  é, sem dúvida, o fator mais consistente e duradouro para o desenvolvimento socioeconômico de um país. “Além disso, ela é a base da cidadania, na medida em que forma cidadãos conscientes de seus direitos e em condições de escolher com discernimento os seus dirigentes”, defendeu.

 

Palestra do delegado Protógenes

O DCE-UNIT e o Centro Acadêmico Tobias Barreto mobilizaram os estudantes da UNIT para participarem da palestra do delegado Protógenes Queiroz, promovida pela Adepol, que irá acontecer nesta sexta-feira, 15, no Teatro Tiradentes, às 18h30. A presidente do DCE, Niully Nayara, falou ao jornalista Abrahão Crispim Filho da importância de os estudantes, como formadores de opinião, participarem do evento e contribuírem para a discussão sobre a corrupção que atinge historicamente o país. Parabéns ao DCE-UNIT e ao CATB pela iniciativa!

 

OAB/SE convida sociedade para sessão histórica

O presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, está convidando representantes da sociedade civil organizada para que todos possam participar da solenidade de abertura da sessão de julgamento da Comissão Nacional de Anistia do Ministério da Justiça, que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 18, na OAB/SE. Para o presidente da OAB/SE, trata-se de uma sessão histórica na qual a sociedade terá a oportunidade de conhecer parte da história política brasileira. “A sessão de julgamento da Comissão de Anistia será um encontro de gerações e propiciará uma reflexão e mergulho na história política brasileira”, conceitua o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade.

 

Cerca de 30 processos

A Comissão Nacional de Anistia do Ministério da Justiça se reúne a partir das 14h da segunda na OAB/SE, com participação do ministro Tarso Genro, da Justiça, e autoridades locais já convidadas oficialmente pela OAB/SE. A sessão de julgamento será aberta ao público e acontecerá em duas turmas, cujos grupos se reunirão logo após a abertura solene para julgar cerca de 30 processos requeridos exclusivamente por sergipanos, que se julgam vítimas do regime militar, seja na condição de perseguidos, presos ou torturados.

 

Igualdade racial

O Governo do Estado de Sergipe – através da Secretaria do Trabalho da Juventude e de Promoção da Igualdade Social/Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – está convidando os segmentos organizados para participarem da II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que acontecerá no dia 19 de maio de 2009, no auditório Lourival Batista, Rua Laranjeiras S/N às 08:30. Na oportunidade serão escolhidos  os delegados da Conferência Nacional de 25 a 28 de junho em Brasília.

 

TSE rejeita representação do DEM e PSDB contra presidente Lula

Por unanimidade de votos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considerou, na sessão plenária desta quinta-feira (14), improcedente a representação movida pelo Democratas (DEM) e pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, por propaganda eleitoral  antecipada. Os ministros rejeitaram a representação por falta de provas, já que entenderam que não ficou caracterizada a propaganda eleitoral extemporânea por parte do presidente ou da ministra em evento que reuniu prefeitos em Brasília nos dias 10 e 11 de fevereiro deste ano.

 

Presidente da Câmara de Carira foge para não ser preso

Blog de Edivanildo Santana: O presidente da Câmara Municipal de Carira, Jailton (Preá) Martins de Carvalho, PP está foragido. Ele responde na 2ª Vara Criminal de Mauá, interior de São Paulo a acusação de roubo de cargas de caminhão, e sequestro. Jailton Martins está incurso no artigo 157, parágrafo 2º incisos I e II combinado com o artigo 148 do CPP Código do Processo Penal. Quarta-feira, 13/05 um oficial de justiça, da comarca de Carira acompanhado de policiais, foi cumprir o mandado de prisão, mas não encontrou o vereador. Caso seja julgado, Jailton Preá poderá cumprir entre 10 e 13 anos de cadeia alem de perder o mandato. Nesta quinta-feira, 14/05, os advogados do foragido deram entrada na justiça de Mauá, SP, no pedido de revogação de prisão, mas o juiz Fernando Brigante Filho só decidirá após a manifestação do Ministério Público.

 

Espaço do leitor

Hoje não serão publicados e-mails dos leitores. Amanhã o espaço retorna com o ritmo nornal.

 

Participe ou indique este blog para um amigo:

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”. Declaração de Chapultepec sobre liberdade de expressão.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais