Tribunal faz de conta que pune

De tanto achar que é um Poder, o Tribunal de Contas de Sergipe misturou as bolas na hora de “julgar” o conselheiro Flávio Conceição, que foi punido por seus colegas de ofício com uma gorda aposentadoria. Diferente do que pensa a coordenadoria jurídica do TCE, conselheiro não é magistrado, pois se assim o fosse, a punição de Flávio seria aplicada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como acontece quando um integrante da Magistratura comete uma falta administrativa. É certo que a Constituição Federal confere aos integrantes dos TCE´s alguns privilégios, como fórum especial e autonomia em suas decisões, porém, no fundo, aquela Casa não passa de um mero órgão auxiliar do Legislativo com a função de analisar contas públicas e emitir pareceres. Portanto, o TCE não pune, sugere penalidades. Não tivesse tão acostumado a se achar Poder, a ponto de comparar seus conselheiros a magistrados, o TCE teria recorrido ao Estatuto do Servidor Público para punir Flávio Conceição e, se assim tivesse feito, o expulsaria a bem do serviço público. O resto é “diálogo flácido para acalentar bovino”.

 

Duas medidas

 

A expectativa de vida do brasileiro aumentou, mas a qualidade de vida está longe do ideal. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada mostra que os homens passam, em média, 11,1 anos de suas vidas com a saúde comprometida, enquanto as mulheres, 13,5 anos. Diante desse quadro, aumenta a pressão sobre os gastos da Previdência Social, com a concessão de aposentadorias por invalidez e os gastos com saúde. A pesquisa mostra ainda que mais de um terço dos homens e mais de um quinto das mulheres nascidos entre 2000 e 2005 não atingirão 65 anos. Em compensação tem gente sendo aposentada em Sergipe com menos de um ano de atividade. Pode?


Copa de Tênis


A Petrobras e a Koch Tavares vão receber a imprensa amanhã (23) para uma entrevista coletiva sobre a etapa de Aracaju da Copa Petrobras de Tênis 2008. Será às 11h30, no Aquários Praia Hotel, Praia de Atalaia. O evento esportivo vai acontecer de 27 de setembro a 4 de outubro, no Complexo de Tênis Atalaia.

 

Reforço policial

Será inaugurado às 18 horas desta segunda-feira (22) o novo Centro Integrado de Segurança Pública, no bairro Santa Maria, em Aracaju. A unidade operacional abrigará uma delegacia cidadã da Polícia Civil e o 1º Batalhão comunitário da Polícia Militar, o que dará mais agilidade às investigações e operacionalidade à PM. O governo estadual investiu mais de R$ 511 mil na obra. O prédio tem 1.487,22 m² e contará com recepção para presos, salas para delegados e militares, cartório, sala de audiência, custódia, salas de passagem, alojamentos, espaço de lazer, agência bancária e outras dependências necessárias para o plantão de 24 horas.

Coletiva

E por falar em segurança, o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), concederá uma entrevista coletiva para anunciar novos investimentos no setor. O encontro do petista com a imprensa será na Cadeia Pública Provisória de Nossa Senhora do Socorro. Antes de conversar com os comunicadores, Déda visitará as obras em andamento naquela unidade.

Capital do Santa Inês

Aberta oficialmente ontem (21), prossegue até o próximo dia 28 a Exposição Nacional de Santa Inês. Instalado na Orla de Atalaia, o evento está reunindo grandes criadores da raça e cerca de 1,3 mil animais de vários rebanhos. Sergipe representa hoje a grande atração da pecuária de ovinos no País e é o berço da raça, além de contar com os mais tradicionais criadores. 25 empresas de produtos e serviços estão presentes para mostrar o que há de mais novo em tecnologias, somando-se ainda os nove leilões de animais de elite que contarão na sua maioria, com transmissão pelo canal Terra Viva.

Urnas ecológicas

O uso das urnas de eletrônicas nos últimos 12 anos gerou um ganho ambiental considerável. De acordo com a Justiça Eleitoral, desde a implantação do sistema eletrônico de votação, em 1996, até o último pleito, 820,8 milhões de cidadãos votaram usaram a urna eletrônica, o que ajudou a preservar 18.720 árvores ou uma floresta de 112 mil metros quadrados. Nestas eleições serão economizados 148,2 mil quilos de papel, poupando 2.965 árvores. O processo eletrônico garantiu, em 10 anos, a manutenção de vegetação nativa em área que corresponde a 11 campos de futebol.

Almeida não demite

Reportagem do Jornal Folha de São Paulo sobre o nepotismo revela que senador Almeida Lima (PMDB-SE) está entre os congressistas que ainda não exoneraram os parentes. Revela o jornal que o peemedebista sergipano emprega dois sobrinhos no gabinete e diz aguardar uma comunicação oficial da decisão do Supremo Tribunal Federal. “Eu não recebi nenhuma notificação solicitando a exoneração de quem quer seja. Eu não tenho conhecimento dessa decisão da Mesa Diretora”, afirma Almeida Lima. Então tá!

Viva a Primavera

Exatamente às 12h44 desta segunda-feira (22) começa a Primavera, também conhecida como a estação das flores. Esta é a época do acasalamento e do nascimento da maioria das espécies na natureza. Dentro de nós, começa a surgir uma agradável sensação de que a vida, após os frios e escuros meses de inverno, recupera o seu esplendor. A Primavera faz renascer a vida de um modo mais flexível e com todo o seu esplendor busca o equilíbrio.

Que sufoco!

Quem foi ontem (21) ao Batistão fez um teste para o coração, tamanho foi o sufoco do Confiança para vencer o Campinense pelo escore mínimo. O time proletário fez o gol aos 18 minutos do primeiro tempo, dando a impressão que ia golear a equipe paraibana, mas não foi isso que aconteceu. Passou o resto do jogo protegendo a vantagem e sofrendo uma pressão dos diabos. Felizmente, terminou vencendo. Tomara que com o ASA, na próxima quarta-feira, seja mais fácil. Ufa!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais