Tributo a Passos Porto

O Estado de Sergipe acaba de perder um dos grandes vultos de sua história política. Figura humana das mais admiráveis, um exemplo de vida dedicada à sua terra, José Passos Porto nasceu em Itabaiana, no dia 28 de dezembro de 1923. Tinha, portanto, 86 anos. Engenheiro agrônomo por formação, mas político por opção, Passito, como era carinhosamente chamado por seus amigos, muito representou para a população itabaianense e também a de todo o Estado.

 

Amigo de todos, elegeu-se com facilidade em vários pleitos.Defensor intransigente dos funcionários públicos em todos os níveis, Passos Porto foi um exemplo de honradez, lealdade e sinceridade, quer na política, quer em outros setores de atividade humana. Alguns cargos exercidos por ele: 1958/1962 – deputado federal, pela UDN – 1958/1960 – presidente da AEASE – Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe; 1962 – Reeleito deputado federal, pela UDN; 1963 – licencia-se da Câmara Federal para assumir o posto de diretor da NOVACAP; 1966, 1970 E 1974 – deputado federal pela ARENA: 1972 – conclui o curso da ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra; 1978 – conquista uma vaga no Senado, vencendo os candidatos oponentes Heráclito Rollemberg e José Carlos Teixeira; 1980 – filia-se ao PDS – Partido Democrático Social, por força de reforma política; 1986 – ingressa no PMDB, seu último partido político; 1987 a 1992 – exerceu o cargo de diretor-geral do Senado da República.

 

Este blog associa-se às justas homenagens prestadas pela sociedade sergipana ao grande ser humano Passos Porto, um exemplo de vida voltada para o Ser e não para o Ter. Um homem que amava o próximo, que transmitia, sempre, uma mensagem positiva, otimista, e que soube, em todos os momentos, honrar o povo de Sergipe, os princípios morais e éticos, e, assim, tornar-se uma das mais expressivas Figuras de Sergipe.

 

Luto oficial e sepultamento

O governador Marcelo Déda decretou luto oficial de três dias em decorrência do falecimento do ex-senador por Sergipe, Passos Porto. O sepultamento de Passos Porto acontece nesta quarta-feira, 20, às 9h, no cemitério Santa Isabel.

 

Compra de voto

Numa roda de políticos e autoridades ontem, 19, no velório de Passos Porto, a maioria mostrou indignação com a compra de votos escancarada na eleição deste ano. Acredita-se que cerca de 1 milhão de eleitores recebeu dinheiro de mais de um candidato. Sem contar o uso de carros de som, onde um candidato a federal alugou cerca de 500 (será que declarou todos) e material gráfico e tudo mais. Criticaram uma maior atuação da Justiça Eleitoral.

 

Esclarecimentos do Clube de Desbravadores I

Sobre o artigo publicado ontem, 19, a assessoria de comunicação MSE prestou o seguinte esclarecimento: “No último domingo, no Parque da Sementeira, um grupo de 26 adolescentes, participantes de um dos nossos clubes de desbravadores, realizou atividades variadas, entre elas uma prova envolvendo coordenação, concentração e equilíbrio. Na falta de material para ser utilizado, usou-se um cartaz qualquer que, por coincidência, era um cartaz de propaganda política. Ainda assim, foi utilizado o verso do cartaz, mostrando mais uma vez que a intenção era apenas praticar uma atividade, e não criticar ou desenvolver qualquer partido ou manifestação política. Em um determinado momento, o cartaz foi virado, devido à sujeira em que já se encontrava o lado oposto, mas logo em seguida a atividade foi encerrada, não deixando brechas para interpretações equivocadas do fato”

 

Esclarecimentos do Clube de Desbravadores II

Continua a nota:Os Desbravadores estão presentes no mundo há mais de 60 anos e têm realizado, ao longo desse tempo, um trabalho intenso de ensino às crianças e aos adolescentes sobre amor, ética, bons costumes e cidadania. No Brasil, e mais especificamente em Sergipe, o trabalho não é diferente. Inclusive, faço aqui um convite para que o senhor possa visitar um dos nossos clubes e verificar a veracidade das informações aqui apresentadas. Por último, quero ainda lembrar que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é absolutamente apartidária, não apoiando ou desaprovando nenhum partido político. Agradeço a oportunidade de poder responder e aproveito para parabenizá-lo pelo trabalho que tem realizado no Blog. Com propostas e visões sempre muito verdadeiras e fundamentadas, espantou-me ler algumas das informações – e indagações – publicadas no site, sobre os desbravadores”.

 

Falta de bom senso num momento delicado

O comando dos jovens errou feio ao utilizar um cartaz político neste momento tão delicado onde foi instalada uma “guerra santa” no segundo turno eleitoral. Faltou sensibilidade e bom senso da coordenação para utilizar qualquer outro papel, menos um cartaz político, seja de qualquer um dos candidatos. A nota disse que “não deixou brechas para interpretações equivocadas”. Deixou sim, tanto é que um leitor e um pai de um dos jovens presentes enviaram e-mails indignados para este espaço. Como uma igreja apartidária (como diz a nota) faltou, repita-se, bom senso a coordenação do evento. O espaço reconhece que foi uma atitude isolada, tanto é, que vários amigos e leitores, enviaram e-mails ou ligaram para este jornalista lamentando o episódio.

 

A Presidente sou eu I

A cena foi curiosa. Durante a sessão de ontem, 19, na Assembleia Legislativa, com a ausência em plenário do presidente Ulices Andrade (PDT) e da vice Angélica Guimarães (PSC), a deputada Conceição Vieira (PT) assumiu a direção da Mesa. Em tom de brincadeira, assim que foi anunciado como orador na tribuna, o líder do governo, deputado Francisco Gualberto (PT), não perdeu a oportunidade e chamou Conceição de ‘presidente estagiária’. Isso em alusão à disputa pelo posto a partir do próximo ano.

 

A Presidente sou eu II

Aliás, disputa que envolve os nomes do próprio Gualberto e de Angélica, sendo que essa não perdeu tempo ao ver a concorrente direta, Conceição, ser tratada como ‘presidente estagiária’. Angélica, astuta, desceu de seu gabinete a mil, mesmo com a sessão se encerrando, e deu um chega-pra-lá na petista. Sentou na cadeira de presidente e deu ares de estar cantarolando pra si mesma: ‘daqui eu não saio, daqui ninguém me tira…”.

 

Bibliotecas digitais

O Ministério da Cultura encerrou um edital aberto para as prefeituras apresentarem projetos para aquisição de bibliotecas digitais. A Prefeitura caberia apenas apresentar o projeto e a contrapartida de 15%. De Sergipe, das 75 prefeituras apenas 4 apresentaram projetos que foram reprovados pela “fragilidade” deles. Amanhã os nomes das prefeituras. Perderam uma excelente e barata oportunidade de propiciar conhecimento para os estudantes, professores e toda comunidade.

 

Do litoral ao sertão

Os repórteres fotográficos, Márcio Dantas, Márcio Garcez e Lúcio Telles lançam amanhã, 21, a partir das 19h30 na Sociedade Semear, o livro “Do litoral ao Sertão – Sergipe em Imagens”. O livro, que tem o patrocínio da Vale, desvenda paisagens, pessoas e costumes com imagens retratadas em toda as partes do Estado sob a lente dos três profissionais.

 

Projeto Pijama

Deu no blog de Adiberto de Souza: “Deverá chegar à Assembléia nos próximos dias um projeto do Governo reestruturando a Polícia Militar. Comenta-se nos corredores do Palácio de Despachos que a propositura prevê uma drástica redução do número de coronéis. Pelo menos 12, dos atuais 30 oficiais com maior patente, seriam mandados para a reserva remunerada. A última vez que se reformou em bloco coronéis da PM foi no governo Albano Franco (PSDB)”. Demorou muito…

 

Perguntar não ofende

E por qual motivo o bispo auxiliar de Aracaju, Dom Henrique se cala diante das denúncias de pedofilia por integrantes da Igreja Católica? Ele, que gosta de aparecer na mídia, deveria abrir um debate sobre o assunto, principalmente junto aos membros da igreja em Sergipe. O Estado é laico e vários membros da Igreja Católica estão usando os cultos para pedir votos.

 

Gualberto recebe apoio

Diversas lideranças ligadas à sociedade civil manifestaram solidariedade ao deputado Francisco Gualberto, líder do governo na Assembléia Legislativa, face aos comentários desairosos emitidos pelo bispo auxiliar de Aracaju a respeito de pronunciamento feito pelo combativo parlamentar abordando a interferência de setores da Igreja Católica, de forma inadmissível, no processo eleitoral.

 

Campanha Dilma

Do senador reeleito Valadares no twitter (http://twitter.com/valadarespsb): “Uma diferença de 12 pontos é difícil de tirar. Campanhas difamatórias não funcionam. Só criam um ambiente desfavorável contra quem dissemina”.

 

Serra em Sergipe

 Em contato telefônico com o deputado federal Albano Franco ontem, 19, a senadora Marisa Serrano (PSDB/MS), coordenadora nacional da campanha de Serra, informou da possibilidade do presidenciável do PSDB vir a Sergipe na próxima semana. Ela disse que nesta quarta-feira será definida a programação de visitas de Serra ao Nordeste, e Sergipe deverá ser incluído.

 

Missa de 7º Dia Eribaldo Andrade

Familiares e amigos do senhor Eribaldo Andrade, proprietário do Posto Brasil convida a todos para a missa de 7º Dia que será realizada no próximo sábado, 23, na Igreja do conjunto Santa Lúcia (próximo ao cemitério Jardim da Saudade) e, antecipadamente, agradece a todos que comparecem a este ato de fé e piedade cristã.

 

 Empresário íntegro

O empresário Eribaldo Andrade, foi também presidente do Sindicato do Distribuidores de Combustíveis do Estado de Sergipe, Conselheiro Nacional da FECOMBUSTÍVEIS, e do SESC/SENAC. Empresário admirado pela correção nos mais de 50 anos que foi proprietário de Postos de Combustíveis no Estado de Sergipe. Um exemplo de empresário íntegro, de cidadão e zeloso pai de família. Ele esteve internado desde o dia 18 de setembro na UTI do Hospital São Lucas com problemas cardiovascular. Doença que o acompanhava nos últimos 25 anos. Eribaldo era sogro do advogado Emanuel Cacho.

 

Combate à violência contra as mulheres

A primeira-dama do Estado, Eliane Aquino reuniu-se ontem, 19, com integrantes da Comissão das Mulheres Sergipana com o objetivo de uma ação conjunta entre o Governo e a população no combate à violência contra as mulheres. A primeira-dama do Estado recebeu da comissão o pedido de apoio à caminhada que será realizada no dia 25 de novembro, referente ao Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher. A ação – articulada com mulheres de vários municípios sergipanos – tem como intuito mobilizar o Estado, a população e a mídia, a fim de que a causa conquiste a merecida visualização.

 

Seminário

Durante o encontro, Eliane sugeriu a realização – antes do dia da caminhada – de um Seminário sobre a questão proposta, para que seja elaborado um verdadeiro programa de combate ao problema. “As questões da violência e do abuso sexual contra a mulher ainda são muito altas no estado, então a gente precisa achar um modelo de trabalho para que a gente entre nessas comunidades”, argumentou Eliane. Dentre as associações representadas na reunião, encontravam-se a Central Única dos Trabalhadores (CUT); o Sindicato das Trabalhadoras Domésticas; o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese); a Confederação Feminista 8 de março; o Movimento das Mulheres Camponesas; e o Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste.

 

Terceirizados pedem apoio

Procurado por integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Tecnologia e Informação de Sergipe, o deputado estadual Francisco Gualberto (PT) garantiu que irá ajudar a categoria em pendências trabalhistas com órgãos do Estado. De início, Gualberto disse ao presidente do sindicato, Alberto Dantas, que estará agendando audiências com o presidente da Emgetis, Ézio Prata Faro, e com o secretário da Fazenda, João Andrade, para tratar de assuntos específicos desses trabalhadores. “Vou intermediar reuniões entre os sindicalistas e os gestores para que se busque soluções quanto às pendências dos trabalhadores. Compreendo que eles têm vínculo com empresas privadas, mas vamos pedir a colaboração dos secretários para resolver os problemas”, afirmou Gualberto.

 

Qualificação profissional

Em entrevista ontem ao radialista Gilmar Carvalho, o deputado federal eleito Laércio Oliveira (PR) antecipou sua disposição em trabalhar no Congresso pelo fim de um gargalo na empregabilidade que afeta diretamente Sergipe: a falta de qualificação de grande parte da mão-de-obra. Nesse sentido, ele quer criar mecanismos de capacitação para os trabalhadores sergipanos, de modo a que o estado tenha uma oferta profissional variada, em todas as regiões e setores produtivos, o que contribuiria para atrair investidores e minimizar a concentração de renda.

 

Mudanças no jornalismo sergipano

O assunto mais comentado entre a turma da comunicação é a migração de um grande profissional do jornalismo online de Sergipe para outro veículo. A notícia que deve se tornar pública nos próximos dias promete pegar muita gente de surpresa. As especulações são grandes e promete esquentar os bastidores da comunicação. Será uma grande perda para o veículo que ele deixa e uma grande aquisição para sua nova casa, com certeza vai balançar as estruturas dos dois veículos.

 

Segurança I

Em discurso na última segunda-feira, O vereador Olivier Chagas, PT de Itabaiana, enalteceu ações do Governo do Estado na área de segurança pública. Segundo o parlamentar, apesar de haver necessidade de melhorar “É incontestável que estamos em um patamar visivelmente melhor, graças a firme ação do governo melhorando remuneração e aparelhando a polícia. A criminalidade em Itabaiana tem sofrido baixas”, disse.

 

Segurança II

O vereador relatou ainda que os crimes contra o patrimônio foram diminuídos pela metade. “E os homicídios deverão ser reduzidos em cerca de 40% este ano, em relação ao ano passado. Enquanto os crimes de abuso sexual foram 100% elucidados”, explicou. Ao final, o parlamentar parabenizou a todos os policiais que atuam em sua cidade nas pessoas dos delegados Fábio Pereira e Juliana Alcoforado, e do Comandante do terceiro Batalhão da PM de Sergipe, o Coronel Vieira, pela conduta e o trabalho sério, com integração e harmonia.

 

Centenário de Benedicto Guedes

A Sociedade Médica de Sergipe – SOMESE, prestará significativa homenagem ao médico já falecido Dr.Benedicto Guedes, no dia 24 de novembro, em sua sede, às 20 horas. Na referida data, o ilustre médico humanista completaria 100 anos de idade, se vivo fosse. Recentemente, o Dr. Benedicto foi homenageado durante o Congresso de Urologia do Nordeste, por ter sido o primeiro especialista dessa área, no Estado de Sergipe. O Dr.Benedicto Guedes é pai das médicas  Marbene Guedes Machado e Maridélia Guedes Silva, do médico Antonio José Guedes (já falecido) e da defensora pública Mardna Guedes Fontes.

 

Memória política I

A comunicação social e a política sempre andaram de braços dados na história do nosso Estado, como de resto, na do Brasil. Elaborando-se uma retrospectiva, por exemplo, das cinco emissoras de rádio AM – Amplitude Modulada, de Aracaju, encontramos: 1. Rádio Aperipê, antiga Difusora, 630 khz., criada na era Vargas (final da década de 1930), para difundir as idéias do então ditador Getúlio Vargas. É a mais antiga, a pioneira do rádio sergipano; 2. Rádio Liberdade, 930 khz, fundada por um grupo político ligado à UDN – União Democrática Nacional, em 1953, para impulsionar a candidatura de Leandro Maciel, eleito governador um ano depois (1954); 3. Rádio Jornal, criada em 1958 por políticos do PSD/PR, para fortalecer a candidatura da coligação ao governo do Estado.

 

Memória política II

A vitória, contudo, pertenceu, novamente, à UDN, com Luiz Garcia. Sua frequência inicial era 1430 khz. Mas desde o início dos anos 80, quando foi adquirida por João Alves Filho, teve a frequência mudada para 540 khz. 4. Rádio Cultura, 670 khz. – inaugurada em 1959, pertencente à Igreja Católica (Diocese, à época e hoje à Arquidiocese de Aracaju). Atualmente administrada (desde 1991), pela comunidade SHALOM, de Fortaleza. 5. Rádio Atalaia – 770 khz. – Fundada por Augusto Franco, em 1968. Pertencente a um dos mais poderosos grupos políticos e econômicos de nosso Estado. Como se nota, apenas a Rádio Cultura não foi criada por interesses de partidos políticos, embora ao longo dos anos tenha se posicionado em alinhamento com os objetivos da Igreja Católica que, por sua vez, tem suas metas a serem cumpridas, muitas delas dependentes dos governantes de plantão.

 

Mandado de Segurança

A OAB decidiu ingressar com mandado de segurança contra a Medida Provisória do sigilo fiscal.

 

Ratificação

O pleno da OAB nacional ratificou, por aclamação, o Paraná para sediar a XXI Conferência Nacional dos Advogados.

 

Listas sêxtuplas

Já para o dia 05 de dezembro, consta do calendário do Conselho Federal da OAB a elaboração de novas listas sêxtuplas.

 

Copa América

O Brasil, a Argentina e o Uruguai serão os cabeças-de-chave dos grupos da Copa América, a ser disputada em 2011. No próximo dia 11 de novembro, acontecerá, em La Plata, o sorteio referente aos detalhes técnicos da competição, principalmente datas e locais dos jogos, assim como os países que comporão cada grupo. A escolha deu-se em obediência a critérios técnico, com relação ao Brasil, último campeão, organizacional – a Argentina é o país-sede – e por ter sido a seleção do Uruguai, dentre as sul-americanas, a que melhor desempenho registrou na última Copa do Mundo, realizada na África do Sul.

 

Workshop tem apoio do MCS I

De 26 a 28 de outubro acontece na Universidade Tiradentes (Unit) o Workshop de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, promovido pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho de Sergipe (SINTESTSE)e pela Unit. Um dos apoiadores do evento é o Movimento Competitivo Sergipe (MCS). Por isso, os associados do MCS terão 15% de desconto em qualquer curso da programação.

 

Workshop tem apoio do MCS II

O workshop terá a presença de expositores, palestrantes e instrutores nacionais renomados. Serão mais de 50 cursos das áreas de segurança do trabalho, saúde, meio ambiente, petróleo e gás, direito e engenharia. As inscrições estão abertas no site www.sintestse.org. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail inscricoes@sintestse.org

 

AAFBB – 59 anos

Os 59 anos da AAFBB – Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil serão comemorados logo mais, às 8,30 h, no auditório do prédio do BB, situado na Praça General Valadão. Está confirmada a presença do superintendente Rubem Hansen, que irá prestigiar os aposentados e pensionistas em mais essa edição do Café da Manhã, evento realizado há mais de 7 anos, de forma ininterrupta. O representante da AAFBB em Sergipe, Francisco Jurandir, está convidando toda a categoria para participar das comemorações pelos 59 anos daquela entidade, que tem sede no Rio de Janeiro e conta com milhares de funcionários aposentados e pensionistas em todo o país, integrantes de seu quadro de associados. As demais entidades representativas dos funcionários do BB, a exemplo da AABB, AFABB e ANABB também colaboram e deverão estar presentes no Café da Manhã, que deverá ser iniciado às 8 horas e 30 minutos.

 

Negociações

Prosseguem as negociações entre o Banco do Brasil e uma comissão de representantes dos funcionários em torno de uma solução para o problema da distribuição do superávit da PREVI. A comissão de negociação é formada por dirigentes da Federação das Associações de Aposentados, da CONTRAF/CUT e da ANABB.

 

2º Congresso Sergipano de História

Fruto da bem sucedida parceria entre o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe  – IHGSE, e a Associação Nacional de História – ANPUH/SE, será realizado, entre 26 e 28 de outubro, o 2º Congresso Sergipano de História, com o tema “Escrita, Pesquisa e Ensino de História”. O Congresso é realizado a cada dois anos e representa o mais importante evento acadêmico na área de História em Sergipe. A edição 2010, contará com conferencistas como João Eurípedes Franklin Leal (UNIRIO), Luiz Mott (UFBA) e Margarida Dias (UFRN); entre os palestrantes que comporão as mesas-redondas estão renomados professores/pesquisadores da UFS e de outras instituições importantes; também ocorrerão sessões de comunicações coordenadas, cursos de extensão e o lançamento no número 40 da Revista do IHGSE. Instituições como a Universidade Federal de Sergipe, a Universidade Tiradentes e o Arquivo Público do Estado de Sergipe também apoiam o evento. Maiores informações no endereço eletrônico: congressoanpuhse.blogspot.com ou pelo  (79)32148491.

 

Simpósio de Atualizaçào sobre Álcool e Outras Drogas

A ASP (Associação Sergipana de Psiquiatria) e ATHENAS(Instituto de Educação e Saúde Integral) convida a todos para a participação no Simpósio de Atualização sobre Álcool e outras drogas, a ser realizado no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe, no período de 21 a 23 de outubro do corrente ano, onde fará uma abordagem interdisciplinar co profissionais do Direito, Psiquiatria, Psicologia, Clínica Médica, Cardiologia, Educação, Obstetrícia e Ginecologia.

 

Celi apresenta hoje o Espaço Celi Sementeira Park!

A Construtora Celi sempre surpreende Sergipe e preparou um novo espaço para a comercialização dos seus produtos. Será inaugurado hoje, dia 20, o Espaço Celi Sementeira Park, um belíssimo ambiente localizado no antigo Stand Celi Jardins, ao lado do Parque da Sementeira, projetado com muita sofisticação e elegância pelo arquiteto Murilo Guerra, para oferecer muito mais conforto para todos os seus clientes. Nele, todos irão encontrar o completo portifolio da Celi e conhecerão o apartamento decorado do Alameda Garden Residence, novo empreendimento Celi na Alameda das Árvores. O Espaço Celi Sementeira Park ficou lindíssimo e promete impressionar pelo extremo conforto!

 

DO LEITOR

 

Um filho seu não foge à luta

Do leitor Messias Gonçalves: “Assim desde pequeno, quando aprendemos a cantar o Hino Nacional do Brasil, que começamos a criar o espírito patriótico, quanto o papel de cada cidadão. Pois bem, aproveitando este momento eleitoral, temos recebido algumas pérolas através de e-mails. Dentre tantos, recebi um assinado pelo jornalista da Rede Globo Pedro Bial, que entre tantas comparações, mostra a diferença entre Dilma e Serra. Segundo a história e o jornalista, Serra optou em fugir, ou seja, é covarde e medroso , quando os militares deflagraram a ditadura nos anos sessenta, enquanto a Dilma por aqui ficou, foi presa, torturada. Já Serra, na condição de exilado político, vivia em mordomias, com polpudos salários. Dilma com coragem recomeçou a vida. Inclusive não torturo e nem matou ninguém como boa parte da imprensa e a coligação do seu adversário. Quanto a essa parte da imprensa, causa-nos surpresa, pois a liberdade que temos hoje é fruto desses bravos brasileiros, como a Dilma, que ao invés de fugir, cumpriu fielmente o que está escrito na letra do nosso belo Hino Nacional”.

 

Duplicação da BR-101

Do colega Claudio Meireles: Como nós eleitores brasileiros acreditamos em PAPAI NOEL, CEGONHA, LOBISOMEM, LULLA, SARNEY, RENAN CALHEIROS, COLLOR e agora na DILMA, realmente as obras da duplicação da BR-101 está em ritmo acelerado, porém essa aceleração VAI TÃO SOMENTE ATÉ O DIA DA VOTAÇÃO DO SEGUNTO TURNO, quer GANHE DILMA OU SERRA. Estou certo ou errado?”

 

Perguntar não ofende

Da leitora Meire Viana: “Na última segunda feira, dia 18 de outubro, foi comemorado o dia do médico. Então porque não presenciamos o sindicato da categoria, o conselho regional de medicina, que promoveram um café da manhã, ao invés de realizarem os já tradicionais  “piquetes”, movimentos estes, contrários a “escravidão” por que passam alguns profissionais da área, que são escravizados diariamente nas fábricas médicas de fazerem dinheiro, instaladas na Rua de Bahia? Lá, cada profissional, se é que podemos chamá-los assim, chegam a consultarem aproximadamente 50 pacientes por dia. E olhem que ninguém sai em defesa tanto dos profissionais, quanto à qualidade dos atendimentos recebidos pelos pobres coitados vindos dos municípios sergipanos, baianos, alagoanos e até pernambucanos. Talvez esses médicos não sejam eleitores de Rogério Carvalho. Isso só já justificaria essas omissões”.

 

Dilma e Lula x Serra e FHC

Do leitor Manoel Andrade:Pela primeira vez na história republicana brasileira, nós eleitores temos a oportunidade de poderer escolher numa eleição presidencial, dois modelos de governo, exercidos pelos últimos dezesseis anos. Oito anos como o modelo neoliberal dos tucanos Serra e FHC, onde a tese principal era o estado reduzido. Tanto foi aswsim que eles privatizaram nada mais nada menos do que 133 empresas entre 1997 a 2002. O interessante disso tudo é que até hoje não sabemos para que serviu tudo isso. Quando eles, os tucanos assumiram o país, a nossa dívida pública representava 38 % do PIB. Mesmo com toda essa suposta dinheirama, ao invés deles zerarem a dívida, aconteceu o inverso. Elevaram para 78 % do PIB.Já nos oito anos de Lula, aquele operário, retirante de uma seca nordestina, apenas com um diploma do curso técnico de torneiro mecânico, mas com o povo na cabeça, na alma e no coração, fez com que os estudiosos rasgassem todas as suas teses de mestrados e doutorados, principalmente os adeptos ao econômez e, mostrar como se governa uma nação grande, rica, poderosa, mas, que por subserviência aos países estrangeiros, sempre ocupou os papéis secundários quando era preciso tomar decisões bi-laterais, pagou a dívida com o FMI, passou a emprestar dinheiro ao próprio fundo monetário, fez a maior distribuição de renda do planeta, copiado pelos demais países, está reaparelhando o estado brasileiro, com as reformas e as obras de infraestrutura necessárias para o crescimento, gerou mais de 15 milhões de novos empregos com carteira assinada, está elevando as camadas da sociedade, erradicando com a pobreza, elevou a auto-estima do povo brasileiro, ao candidatar o nosso país para sediar a copa de 2014 e as olímpiadas em 2016.Durante os oito anos de Serra e FHC, todos os escândalos eram ?engavetados? e não havia investigações por parte da polícia federal nem no congresso com as chamadas CPIs. Já no governo de Lula, todas sem exceção foram, estão e continuarão sendo apurados e apontados os culpados. Essa é mais uma grande diferença.Quando Serra e FHC governaram este país, receberam o salário mínimo valendo R$ 70,00 e entregaram ao Lula valendo R$ 200,00. Durante oito anos somente R$ 130,00 de reajuste. R$ 16,25 ao ano. Já Lula, recebeu em R$ 200,00 e está entregando pra Dilma, com a vontade do povo trabalhador deste país, em R$ 510,00. Ou seja, R$ 38,75 ao ano. Mais que o dobro dos tucanos. Viram mais uma diferença? Agora num desespero eleitoral, vem prometer R$ 600,00. E olhem que caso ocorresse esse desastre e ele ganhasse, até poderia conceder este reajuste. Só que desvinculando o salário mínimo da previdência. Ou seja, toda vez que reajustasse o salário mínimo, não estaria obrigado a conceder o mesmo índice para as demais categorias, como servidores dos estados e das prefeituras.Para finalizar, eles tiveram tanta vergonha de serem ?doutores? e ao mesmo tempo pediram para rasgarem e esquecerem o que haviam dito e escritos. Já Lula, faz questão de que o povo jamais esqueça a sua história e o seu modo humano de governar. Domingo, dia 31 de outubro. A decisão é nossa. Ah! Já ia esquecendo. Quem vai pra televisão falar de aborto, esquece que da própria carne. Quanto à Dilma, pra ela, primeiro devem-se tratar as mulheres que a praticam, antes de prendê-las. E olhem que em relação à prisão, ela mais do que Serra, sabe o que é. Ela enfrentou enquanto ele fugiu. Essa é mais uma diferença”. Manoel Andrade.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“Os homens nunca usaram totalmente os poderes que possuem para promover o bem, porque esperam que algum poder externo faça o trabalho pelo qual são responsáveis”. John Dewey, filósofo norte-americano nascido em 20 de outubro de 1859.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais