Tropeçaram e caíram

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

“O Senhor é a minha luz e a minha salvação: a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? Quando aos malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram. Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisso confiaria”. Salmo 27.1.-3.

De uma hora para outra, um determinado seguimento da imprensa local começou a ficar alvoroçado, temeroso ou, por assim dizer, aperreado com os últimos acontecimentos políticos.

Esse mesmo seguimento da imprensa que se põe ao leitor ou ao ouvinte como dono da verdade, que faz um pseudo discurso ético de autoqualificação, é useiro e vezeiro em se utilizar de filtros informativos, aplicando pesos distintos para analisar fatos semelhantes.

Noutras palavras, amplifica as críticas e "planta" intrigas e falsas notícias perante os adversários políticos dos seus patrões, enquanto confere omissões e benevolências a temas espinhosos ou de difícil explicação para um determinado agrupamento político.

Mas para esses que tentam tapar o sol com uma peneira e que se escondem numa ilha que consideram o jardim do éden, rodeada de peixinhos, o melhor mesmo a fazer é procurar um bom abrigo, pois a meteorologia política informa que o clima para essa ilha é de chuvas, raios e trovões.

O voo dos abutres. Parte II
O blog agradece os diversos telefonemas e e-mails elogiando o artigo de ontem, 15.  Espera apenas que tenha servido de reflexão. E mais nada.

Apego aos cargos
Deu na coluna de Adiberto de Souza, aqui na Infonet: Embora não confessem, muitos petistas não engolem a desenvoltura como Jackson Barreto (PMDB) vem tocando o governo neste período em que o governador Marcelo Déda (PT) está licenciado para tratar um câncer no estômago. Temendo perder as tetas do poder, alguns ‘plantam’ notinhas informando que em agosto o titular voltará ao ‘batente’ de qualquer maneira. Verdadeiros amigos do governador, outros petistas acham que ele deve dar carta branca para Barreto fazer a reforma do secretariado visando ampliar o círculo de governabilidade. Político sensível, certamente Déda não ouvirá os que pensam somente neles e, como bem escreveu no Jornal do Dia o jornalista Gilvan Manoel, autorizará a Jackson fazer as necessárias mudanças para dar uniformidade ao governo e prestar melhores serviços aos sergipanos.

Curva da morte no Palácio de Veraneio. Que os radares cheguem logo
Como morador da área o titular deste espaço sabe que quando existiam dois radares ( um antes do Palácio de Veraneio sentido centro/praias e outro na curva logo após o rest. Miguel sentido praias/centro) os acidentes fatais reduziram drasticamente no local. Hoje os acidentes, infelizmente, fazem parte do cotidiano do local. Muniz, proprietário da oficina que fica loco após a curva, local, onde os carros sempre batem, já perdeu a conta dos acidentes fatais. Até quando?

Que a SMTT possa instalar radares emergencialmente
Será que não existe nenhum dispositivo legal para a SMTT instalar radares enquanto aguarda a finalização da licitação? A única medida que reduz realmente os acidentes naquela área são os radares. As sinalizações vertical e horizontal são apenas medidas paliativas, já que para alguns motoristas apenas a punição educa de verdade.

Como pode? Roberto Bispo não foi condenado em segunda instância?
Recentemente foi publicado neste espaço a aprovação do Congresso Nacional da ficha limpa para o serviço público. Ou seja, qualquer indicado para cargos comissionados não podem ter condenação alguma, mesmo sem ter transitada até o final. E agora, o governador em exercício, Jackson Barreto vai empossar Roberto Bispo, irmão de Luciano Bispo, de Itabaiana, na Codise. Para atender as necessidades partidárias não seria melhor indicar outro nome “Limpo” do grupo?

Condenação
Roberto Bispo, foi secretário de Saúde em Itabaiana e é condenado, em segunda instância, na Justiça Federal, por improbidade (segundo dados colhidos ao se pesquisar o nome Roberto Bispo de Lima no site www.trf5.jus.br ), ficando, inclusive, proibido de contratar com o poder público.

Exemplo
À decisão cabe recurso, mas não seria este o momento de Jackson dar o bom exemplo e não nomear para tão importante cargo alguém sobre quem pairam acusações tão graves? Como diz a juventude nas redes sociais: fica a dica! E o governador Marcelo Déda? Aprovou essa nomeação “ficha suja”?

Canal Xingó é garantido pela Codevasf
Em reunião ontem, 15, em Aracaju com o governador em exercício, Jackson Barreto, o senador Valadares, o deputado federal Valadares Filho, o engenheiro Jessé Carvalho, assessor da presidência da Codevasf, o superintendente da Companhia em Sergipe, Paulo Viana, além dos secretários de Estado da Infraestrutura, Casa Civil e Agricultura, respectivamente, Valmor Barbosa, Silvio Santos e José Macêdo Sobral o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, garantiu a construção do canal de Xingó.

Obra do século para Sergipe
O canal terá 305 quilômetros (orçada em R$ 2,4 bilhões no total) e é uma obra esperada há décadas pelos sergipanos e que poderá, através da irrigação, redefinir a trajetória de desenvolvimento de todo o semiárido beneficiando a capacidade produtiva e a evolução social em diversos municípios sergipanos. “A obra do século para os sergipanos. Temos de declarar o nosso reconhecimento ao trabalho executado pela Codevasf, e a presença do presidente aqui tem uma importância enorme no momento em que a viabilização do canal de Xingó que, sem dúvida, será a grande obra do século para o nosso estado, a maior obra estruturante do semiárido”, sentenciou Jackson Barreto.

Maior projeto de recursos hídricos
Já o senador Valadares avalia que este é o maior projeto de recursos hídricos já realizado em toda história de Sergipe. “O canal nasce em Paulo Afonso, na Bahia, e até o município de Poço Redondo funcionará por gravidade, sem necessidade de bombeamento para que a água chegue nos perímetros irrigados. O resultado poderá amenizar o efeito das secas durante os períodos de estiagem, nas regiões favorecidas ele servirá para dessedentação animal, consumo humano e irrigação”, explica.

Ação Civil Publica contra o ex-prefeito de Frei Paulo
Em 2004, vereadores de Frei Paulo rejeitaram as contas do ex-prefeito Dr. Geraldo Nunes Almeida. Geraldo chegou a ser afastado do mandato através de denúncia da vereadora Ana Dantas ao MP, através de uma Ação Civil Pública, por conta de diversas improbidades administrativas. O blog foi informado que uma ação ainda tramita na Justiça e que um dos vereadores da época é hoje participe da ação como advogado de uma das empresas denunciadas. Será mesmo? O blog vai conferir.

Legitimidade
O presidente estadual do PSB, deputado federal Valadares Filho, disse ontem, 15, que embora não esteja nada decidido, o atual superintendente da Caixa em Sergipe, Luciano Pimentel tem legitimidade para ser candidato, se assim desejar.

Resultados
Para o deputado o grande trabalho desenvolvido por Luciano Pimentel em prol dos sergipanos, colocando os resultados da Caixa, como um dos melhores do país, mostra a competência da gestão de Luciano Pimentel e de toda equipe da instituição em Sergipe. “Ele tem legitimidade e lisura suficiente para ser candidato”, avisou.

PEC da Redução é defendida por Moura
O deputado federal André Moura realizou pronunciamento na tarde de ontem, 15, no plenário da Câmara dos Deputados em defesa da Redução da Maioridade Penal. Vale lembrar que Moura é líder do PSC, e autor de duas proposituras PEC 57/11, que propõe a redução de 18 para 16 anos, e o PDC 494/11 – deixando que a população através de votação direta nas urnas, decida sobre a proposta de redução. "Venho defender esse direito da sociedade organizada cumpridora dos deveres e direitos contra marginais disfarçados de adolescentes desprotegidos, mas que matam e estupram barbaramente cidadãos de bem, isso tem que acabar", lembrou.

Socorro: MPE divulga condenação e não cita os nomes. Estranho
Ontem, 15, o Ministério Público Estadual divulgou a condenação de ex-secretários da Prefeitura de Socorro (http://www.mp.se.gov.br/NoticiaExibir.aspx?id=6545) pelo Poder Judiciário. A condenação foi por conta de processo do Ministério Público Eleitoral em 2008, porque comissionados estavam descontando 10% em folha em favor do PPS. A administração foi de José Franco, hoje deputado. A sociedade quer saber: os nomes foram omitidos por qual razão?

Concurso Público para o Legislativo
O blog não sabe se os diletos leitores já observaram, mas os parlamentares de um modo em geral, sejam eles do âmbito estadual ou municipal, sempre cobram do Poder Executivo a realização de concursos públicos e a diminuição do número de cargos em comissão, no que estão absolutamente corretos. Mas alguém já viu um parlamentar vir a público cobrar da Presidência da respectiva Casa Legislativa concurso público para esse mesmo Poder?

Admissão
Não precisa ir muito longe para termos um exemplo claro disso. A Assembleia Legislativa talvez nunca tenham realizado concurso público. Não é por demais lembrar que a Constituição Federal já vigora há quase vinte e cinco anos, portanto já está mais do que na hora dos nossos Parlamentares cumprirem o que a Magna Carta determina, que é a admissão de servidores mediante a realização de concurso público. Todavia, o que ocorre é que há um excessivo número de servidores cedidos e um exagerado número de cargos em comissão. O MPE e o TCE que cobram do Executivo concurso público não faz o mesmo com o Legislativo. Qual o motivo?

Canindé: prefeito pede reforço no policiamento
O prefeito Heleno Silva esteve ontem,15, em audiência com João Eloy secretário de segurança pública de Sergipe. O objetivo da visita foi o de solicitar maior empenho do governo do estado no reforço do policiamento em Canindé de São Francisco que vem sofrendo com uma onde de furtos e roubos atualmente.

Empenho
Heleno solicitou do secretário um maior empenho na solução das demandas existentes atualmente. Ele também colocou o município a disposição, naquilo que for legal, para ajudar ao estado na solução dos problemas atuais. “Nós precisamos de um reforço no policiamento de rua para coibir os roubos e furtos que a população está sofrendo no município. Mesmo sabendo que está é uma obrigação do estado, o município é parceiro para que aqueles que estão praticando crime possam pagar por seus atos” disse o prefeito ao sair da reunião.

Cursos vão qualificar 302 profissionais
Com o intuito de qualificar a mão de obra no município a Prefeitura Municipal de Pirambu em parceira com o Senac e o Sesi, estão oferecendo cursos de Confeccionador de lingerie e moda praia, Costureiros, Operador de Maquina de corte de roupa, Auxiliar Recursos Humanos, Auxiliar administrativo, Garçom, Confeiteiro, Salgadeiro, Pedreiro e Pintor.

Mulheres ocupam 60% das vagas para pintor
Entre os cursos que estão sendo oferecidos dentro do Pronatec três já foram concluídos, o de Confeccionador de Lingerie e Moda Praia, Costureiro, Operador de Maquina de Corte de Roupa com um total de 45 alunos formados. Os cursos de Costureiro, Salgadeiro e Auxiliar Administrativo estão sendo concluídos respectivamente, 17,18 e 30 de julho.O que chamou a atenção é que 60% das vagas do curso de pintor foram preenchidas por mulheres.

Sindat tem nova diretoria para o biênio 2013/2015
O Sindicato dos Auditores Tributários de Sergipe (Sindat) está com nova diretoria para o biênio 2013/2015 empossada no último dia 10. O novo Conselho Diretivo é formado por Anadja Indayá Andrade (coordenadora de Relações Públicas); Antônio Carlos Mangueira (coordenador administrativo); Josefa Calasans de Souza (coordenadora de Finanças); Marco Aurélio Monteiro (coordenador Jurídico) e Marilene Maria Nunes (coordenadora de Eventos e Inativos.).O processo eleitoral para a escolha da nova gestão do Sindat aconteceu em junho deste ano. E uma das principais metas da nova gestão é agregar a categoria como forma de ampliar a luta por novas conquistas e fortalecer  os direitos já adquiridos.

CD Buraqueiro
O juiz de direito Sérgio Lucas concedeu ontem, 15, entrevista a George Magalhães, na Mega FM, sobre o CD “Buraqueiro. Forró Pós-Universitário”, com músicas de autoria dele. O CD foi lançado recentemente e toda renda da venda dos primeiros mil será para o Fundo da Criança e do Adolescente.

Forró é MPB
No último fim de semana o titular deste espaço teve a oportunidade de ouvir todo o CD. Chamou a atenção, não só a qualidade, mas também as letras das músicas. Em Pensamento Viageiro, tem uma participação especial de Sergival e na música Forró é MPB a participação do músico e amigo Rubens Lisboa. O CD está sendo vendido na Casa do Artista (!rua Laranjeiras) e na loja Claro da rua da Frente (vizinho ao Ed. Oviedo Teixeira).

Esperança
Do jornalista Luiz Eduardo Costa na abertura do CD: “Ouvir esse CD, além de deleite, é também uma esperança. A esperança de que a música popular brasileira tenha sim, espaço para a Inteligência, e que esse mergulho na mediocridade seja, tão somente, um mero episódio passageiro, que não deslustra a tradição de qualidade de nossa música, da nordestina em especial, talvez a mais atingida pelo avanço do mau gosto”.

Forró é MPB
A bela letra da música Forró é MPB de autoria de Sérgio Lucas:
Quem foi que disse que o Forró só tem beleza
Quando fala de tristeza, de chorar e de sofrer?
Nosso Forró é fruto da nossa terra, tudo nele
Se emprega; também é MPB.
Quem foi que veio com esse tal de preconceito
Que tenta alijar do peito sua raiz nordestina?
O nosso canto brota do fundo da alma, tanto
alegra quanto acalma. Mais aprende enquanto ensina.
O forró, é tudo de bom,
É o nosso dom: xote, xaxado e baião.
O forró, o forró, depois do Gonzaga
Ele se consagra som dessa nação.

Margarida Diniz Franco
O nome do novo lançamento da FFB não foi escolhido por acaso. A Mansão Margarida Diniz Franco é uma homenagem à grande profissional sergipana da área médica, a pediatra Dra. Margarida Diniz Franco, carinhosamente conhecida como Margaridinha, que, este ano, completa 45 anos de atuação.

Comodidade
Unindo a tranquilidade do Parque da Sementeira à comodidade do bairro Jardins, o empreendimento, que terá 26 unidades e dois apartamentos por andar, será erguido na Avenida Oviêdo Teixeira e conta com 216,5 m² de área privativa, até quatro suítes, varandão de 30 m² e uma completa área de lazer, além da fachada 100% pastilhada, com vidros verdes e esquadria em alumínio bronze. Para conhecer melhor a Mansão Margarida Diniz Franco, os clientes podem visitar o stand de vendas no local, onde poderão conhecer a maquete do empreendimento, como também acessar o hotsite  http://www.ffb.com.br/margaridadinizfranco  e assistir a um lindo tour virtual.

Frase
“Vou ganhar essa eleição sem precisar trabalhar muito”. – Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à presidência da República.

Conta da reforma
Texto publicado pela revista semanal Carta Capital: “Em 1995, o ministro Sepúlveda Pertence, então presidente do STF, indagado sobre o motivo do emperramento da reforma política proposta um ano antes, respondeu: ‘Os que podem promover a reforma foram eleitos pelo sistema em vigor. Ninguém vai querer mudar e correr o risco de não conseguir a reeleição.’ – Os parlamentares são outros, porém a motivação é a mesma.

Prazo de Joaquim
JB tem prazo até abril de 2014 para decidir se deixa ou não o STF para ser candidato. São duas as hipóteses, se ele decidir-se por entrar na política. O governo de Minas Gerais ou a presidência da República. A legislação em vigor garante esse prazo diferente.

Agenda
16 DE JULHO – O dia mais triste do calendário judaico, que relembra a destruição do primeiro templo pelos babilônios, em 587 a.C. e a do segundo templo, pelos romanos, no ano 70 d.C. – Os romanos destroem o Templo de Jerusalém e expulsam os judeus da Palestina, o que dá início à segunda diáspora judaica. Eles migram para a Ásia Menor e o sul da Europa, onde formam comunidades em torno de sua religião. Nessa mesma época, o judeu fariseu Paulo leva o cristianismo para além das fronteiras da Palestina, fundando várias comunidades cristãs em suas viagens.

Curtas
DEPUTADOS NÃO OUVEM O CLAMOR DAS RUAS. QUEREM, AGORA, MENOR RIGOR PARA AS DESPESAS ELEITORAIS. /// PROJETO PRETENDE EXTINGUIR RECIBOS PARA DOAÇÕES E LIBERAR CANDIDATOS QUE TENHAM CONTAS REJEITADAS. /// 50 MIL PRESOS NÃO VOLTAM DEPOIS DE SAÍDA TEMPORÁRIA. /// DOIS MODELOS DO PAPAMÓVEL CHEGAM AO BRASIL. /// FILHAS DE MINISTROS DO STF DISPUTAM ALTOS CARGOS NOS TRIBUNAIS FEDERAIS. /// SERRA NÃO DESISTE DE CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA. /// INTELIGÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS AUXILIA A POLÍCIA FEDERAL. /// SIEMENS TEM ACORDO DE DELAÇÃO EM SÃO PAULO. /// GOLPE MILITAR NO EGITO APROFUNDA DÚVIDAS SOBRE OS DESTINOS DO ORIENTE MÉDIO. /// ESCÂNDALO ABALA LUXEMBURGO, O MENOR PAÍS DA UNIÃO EUROPEIA E O MAIS RICO DO MUNDO. /// PAPA FRANCISCO PEDE ORAÇÕES PELOS PARTICIPANTES DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE. /// JUSTIÇA EGÍPCIA CONGELA BENS DE ISLAMITAS. /// PARLAMENTARES JÁ COMEÇAM A ‘CERA’ QUANTO À REFORMA POLÍTICA. /// JOAQUIM BARBOSA LIBERA DIVULGAÇÃO DE DADOS SOBRE VIAGENS APENAS DE 2013 PARA CÁ. /// PESQUISAS TESTAM DROGA PARA TRATAR DOENÇA GENÉTICA SIMILAR AO AUTISMO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Ainda sobre o Batistão
Nossa principal praça de esportes, construída em tempo recorde (11 meses), em 1969, foi uma grande iniciativa do então governador do Estado, Lourival Batista, um baiano que chegou a Sergipe no final da década de 40 e radicou-se em São Cristóvão, localidade em que ingressou na carreira política. Médico humanitário,foi convidado pelo empresário Augusto Franco, também formado em Medicina, mas que nunca exerceu a profissão, para assumir a função de médico da Indústria Têxtil São Gonçalo, na antiga capital de Sergipe. Mas tudo isso é outra história, que relembramos, neste espaço, por mera curiosidade. O que desejamos expressar é que o Batistão foi concebido de tal forma, seguindo-se o mesmo projeto, praticamente, do Jóia da Princesa, em Feira de Santana que, decorridos 44 anos de existência, completados na semana passada, ele ainda dá conta do recado, em termos de capacidade de público, mesmo com as decisões da FIFA, as quais, evidentemente, fizeram diminuir o número de torcedores que é capaz de receber. Um dado que precisa ser colocado: nas décadas de 70 e 80, posteriores, portanto, à criação do Batistão, Aracaju possuía cerca de 200 mil habitantes. Era comum, mesmo em jogos locais, em que se defrontavam Sergipe, Confiança e Itabaiana, as principais forças do nosso futebol, termos públicos de 20 e até 25 mil torcedores, o que correspondia a, mais ou menos, 10 por cento da população aracajuana. Isso ocorria porque essas três agremiações, detentoras das maiores torcidas, apresentavam atrações como Onça, zagueiro que foi do Flamengo e do Bahia, Nunes, revelado pelo Confiança e que saiu daqui para o Santa Cruz do Recife e depois jogou no Fluminense e no Flamengo, tendo sido campeão da Libertadores e do Mundo pelo clube rubro-negro, Joãozinho da Mangueira, Henágio, Angioletti, Catarina, Gaúcho, Luiz Carlos, Henágio, Ailton, tricampeão pelo Sergipe ao lado de Zé Pequeno e Naninho, Paulo Borges, que jogou pelo Vasco Esporte Clube, tendo sido campeão em 1987, Sandoval e vários outros. Claro que não poderíamos citar todos eles, pois estou citando-os de memória. O fato, absolutamente incontestável, é que o público comparecia porque assistia a bons espetáculos. Tivemos, no período citado, o timaço do Sergipe, tricampeão sob o comando de Dequinha (1970/1972), a fabulosa equipe do Confiança, o ótimo time do Itabaiana, várias vezes campeão estadual e campeão do Nordeste e, mais recentemente, o Sergipe, conquistando um histórico hexacampeonato. Diferentemente desse panorama, o que vemos, há vários anos, é um futebol decadente, que não passa da série D, a quarta divisão do futebol brasileiro. Com os dirigentes repetindo-se no cometimento de erros gritantes, como o de insistir em contratar jogadores viciados, que nada mais têm a oferecer. Todos os dirigentes falam em valorizar as divisões de base. Com raras exceções, os teimosos não passam de promessas, nessa área. Esses precisam conscientizar-se de que o futebol é empresa, o futebol é negócio, mas  mantêm-se presos a um atraso inadmissível, que precisa ser banido de nossa prática desportiva. Repetimos uma tese que temos defendido, neste espaço. Precisamos aproveitar essa fase difícil, de transição, em nosso futebol, para, juntos, todos os segmentos, promovermos uma verdadeira mudança de métodos em nosso futebol. O presidente Carivaldo de Souza precisa despertar para essa necessidade e abrir um fórum que possa traçar novos rumos para o futebol sergipano. É só pedir o apoio da Liga do Nordeste e da própria CBF para que essa pretensão transforme-se em realidade. O vice-presidente Milton Dantas, que integra a diretoria da Liga, bem que poderia auxiliar Carivaldo nessa tarefa. Portanto, é meter a mão na massa, no bom sentido. Mãos à obra, pois. O futebol sergipano, praticamente na UTI há vários anos, agradece. Afinal, uma reação já está cristalizada na campanha que o Sergipe está encetando, liderando, com vantagem, o grupo A-4 da Série D. A largada parece estar acontecendo. E torcemos para que o desempenho seja mantido, para, quem sabe, apontar o nosso representante na condição de um dos quatro primeiros, com ascensão garantida à Série C, em 2014. O que, como todos sabem, poderá significar a presença de um outro clube na Série D. Toda grande caminhada começa com um primeiro passo.

A Arraia do Isaac
Era o ano de 1961. O comerciante Isaac Mendonça, torcedor ferrenho do Sergipe, possuía um bar, que também era uma pensão, com o nome de Bossa Nova, que ficava no cruzamento das ruas Arauá e Itaporanga, em posição diagonal em relação ao Parque Teófilo Dantas, hoje Praça Olimpio Campos, a praça onde está localizada a Igreja Catedral de Aracaju. Aos sábados, a equipe de esportes da Rádio Cultura reunia-se no Bossa Nova, após o programa apresentado das 12 às 13 horas. Era o dia dos debates, em todas as emissoras que faziam cobertura do futebol sergipano. Um certo sábado, então, o pessoal acertou com Isaac que a equipe inteira iria saborear uma arraia, “no capricho”. Os participantes seriam umas quinze pessoas. A equipe culinária deu conta do recado e preparou um enorme caldeirão industrial de uma suculenta moqueca de arraia. Todo mundo ficou intrigado, porque Geraldo Oliveira, o saudoso Geraldão, não tinha comparecido ao programa. Quando, por volta DAS 13 e 10 h, o time da Favorita dos Esportes, começou a chegar ao bar e restaurante do Isaac, foi uma surpresa danada: lá estava, tranquilo, o nosso Geraldão, à frente do caldeirão enorme de arraia. Ocorre que o seu conteúdo já tinha sido consumido, apenas por Geraldão, na proporção de 80 por cento. Resultado: a suculenta arraia acabou ficando, mesmo, somente para o Geraldo, um dos maiores glutões que tivemos o prazer de conhecer (sua avidez por comida era uma coisa impressionante). Se houvesse um campeonato, quem ficaria em segundo lugar seria o Roberto Silva, repórter da Rádio Jornal e presidente da ACDS. Por oportuno, informamos ou relembramos para os que já sabem, que a pensão do Isaac hospedava, naquela época, os atletas de fora que eram contratados pelo Club Sportivo Sergipe. Um dos craques que residiam na pensão Bossa Nova era o meia Elcir, que jogou no Palmeiras e foi emprestado ao Sergipe pelo Sport do Recife. O presidente da Federação Sergipana de Desportos era Robério Garcia, que foi defenestrado, em 1964, pelo golpe militar. Foi aí que começou o “reinado” da oligarquia que tomou conta do nosso futebol e que viria a ser derrotada, em 1989, por Carivaldo de Souza, que infligiu uma derrota eleitoral a Alceuá Gonçalves. Foram 25 anos de hegemonia do grupo comandado pelo general Djenal Tavares de Queiroz. O primeiro presidente do referido período foi o professor Manoel Cardoso Barreto, o Manuca, já falecido. A propósito, o Isaac Mendonça, assim como o Geraldão, também já faleceram.

Série A-2
Apenas quatro clubes vão participar do campeonato sergipano da série A—2. A Federação bateu o martelo, ontem à tarde. Carivaldo explicou que a própria CBF pressionou para que essa posição fosse mantida, pois está sendo aplicada em todo o país. Trata-se de exigência quanto a estádios dotados de sistema de iluminação. Em Sergipe, apenas os clubes de Canindé, Maruinense, Curitiba e Amadense atendem esse pré-requisito.

Recopa Sul-americana
Amanhã, quarta-feira, no Morumbi, jogarão Corinthians X São Paulo. O segundo jogo será no Pacaembu.

Taça Libertadores
Também amanhã, no Defensores Del Chaco, em Assunção, o Olympia do Paraguai vai enfrentar o Atlético Mineiro. A CONMEBOL determinou que o segundo jogo será realizado no Mineirão, em Belo Horizonte. O Galo mineiro queria jogar no Estádio Independência. É prevista uma renda de 8 milhões de reais na partida final do mais importante campeonato sul-americano de clubes.

Memória do esporte
16 DE JULHO – Em 1950, o Uruguai derrota o Brasil por 2 X 1, de virada, em pleno Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e conquista o seu segundo campeonato mundial de futebol. O episódio é conhecido, até hoje, como MARACANAZO. Já em 1989, também no Maracanã, com um gol de Romário, a seleção brasileira conquista a Copa América, depois de 40 anos. O adversário do Brasil foi o Uruguai, que, no mundial de 1950, no mesmo dia (16.07), ganhara a Copa do Mundo do Brasil, no mesmo palco, o Maracanã.

Falta de comunicação e comando
Essa foi demais. Em 1954, na Copa da Suíça, Brasil e Iugoslávia enfrentavam-se, pelas quartas-de-final. O jogo ficou empatado em 1 a 1. No intervalo do primeiro para o segundo tempo, estabeleceu-se uma confusão danada, no vestiário brasileiro, pois ninguém estava entendendo direito o que preconizava o regulamento da competição. Resolveu-se, então, telefonar para o nosso país, a fim de que partisse daqui a verdadeira interpretação do regulamento. A diretoria da CBD determinou, então, que fosse ouvido o zagueiro Pinheiro, que era o capitão da seleção. Por certo, ele saberia resolver a questão. O jogo terminou, mesmo, com o placar de 1 a 1, gol marcado por Didi, para o Brasil. No retorno para o segundo tempo, o time brasileiro transformou-se na “pátria de chuteiras”, como escreveu Nelson Rodrigues, e partiu, desesperado, para desempatar o jogo e ganhar a classificação. Os iugoslavos faziam sinais pedindo calma, mas não adiantava. É que eles sabiam que o empate daria a classificação à seleção brasileira. Quando o jogo terminou, a tristeza foi geral. Mas, em seguida, tudo foi esclarecido, com a informação oficial da FIFA. No jogo seguinte, fomos eliminados pela Hungria, a melhor seleção daquela Copa, que, todavia, perdeu a final para a Alemanha, por 3 X 2. O jogo Hungria 4 X 2 Brasil foi muito tumultuado, com agressões de ambos os lados. Os magiares tinham, realmente, uma equipe fantástica, que tinha como base o Honved, principal clube húngaro, naquele tempo. Lantos, Kocsis, Czibor e o genial Puskas eram os principais jogadores da Hungria, formada por militares. Puskas foi, por muito tempo, considerado o melhor atleta de futebol de todo o planeta. Para usar uma expressão cunhada por Cláudio Coutinho, a Hungria foi a “campeã moral da Copa de 1954.” Mas não houve qualquer mancha no título conquistado pelos alemães ocidentais. Vale lembrar que a unificação da Alemanha só viria a ocorrer décadas depois, com a queda do Muro de Berlim.

Jogo rápido
O Sergipe joga amistosamente, no próximo domingo, em Aquidabã, contra a Associação Desportiva Aquidabã. /// Servirá de ajuste da equipe para dar sequência à sua brilhante campanha no brasileiro da série D. /// No ranking dos clubes mais valiosos do mundo, o Real Madrid está em primeiro lugar, com um patrimônio avaliado em 3 bilhões de dólares. /// A CONMEBOL não atendeu o pedido feito pelo Atlético Mineiro. A partida final da Taça Libertadores da América será, mesmo, no Mineirão, em BH, no dia 24 de julho.

PELO TWITTER

www.twitter.com/sargentoedgard  Uma coisa é certa, é difícil comandar com a sombra de outro comandante.

www.twitter.com/machellogomes  Mas quem disse que reduzi (maioridade penal) é a solução? É o inicio de uma evolução jurídica que o país clama, a lei será para todos e a OAB defende marginal?

www.twitter.com/PauloDaltro  O sucesso pode ser algo fácil de se alcançar, desde que você tenha determinação, disciplina, perseverança e fé.

www.twitter.com/ManuSanthiago  Se quer ser feliz venha cultivar, mas se você não quer… Vá morrer pra lá!

www.twitter.com/Thiago_Reis_Aju  Bendizei nossa semana meu bom Deus, pra que possamos navegar com segurança entre falsos amigos e verdadeiros inimigos. Bom dia #FilhosDeDeus

www.twitter.com/Transito_Aju  Quem tem medo de radar, pardal e fiscalização eletrônica é imprudente, irresponsável e infrator. Chega de politicagem com as vidas alheias.

www.twitter.com/clovis_silveira  Já viu nada mais patético do que uma pessoa criticando algo sobre outra pessoa, quando sabemos que ele é mais sujo do que poleiro de galinha

SOS CONSUMIDOR

Falta de Sintonia nos Postos presidente
Do leitor Messias Gonçalves: Cláudio, um dos seus leitores me pediu pra colocar no seu blog, algo que vem ocorrendo no Posto Presidente da Tancredo Neves nos fundos da Petrobrás. Trata-se da maneira desordenada como estão sendo tratados os clientes ao abastecer os seus veículos, com a opção de pagamento com cartão de crédito. Alguns frentistas não estão parcelando quando o valor é abaixo de R$ 80,00 em duas vezes. Já outros aceitam. Os que não aceitam dizem ser ordem do gerente. Como perguntar não ofende, os seus leitores precisam saber qual o posicionamento dos senhores proprietários, Miro e Sandro.

Perguntar não ofende
Do leitor Manoel Andrade: “Tomei como surpresa uma matéria veiculada na mídia eletrônica na semana passada, dando conta de que uma comissão da OAB/SE havia realizada uma visita ao hospital e maternidade Senhor dos Passos na cidade de São Cristóvão. Primeiro, acho que a OAB devia se preocupar mais com os seus associados, os advogados. Quanto à saúde, acredito que já temos muitos organismos para esse fim.E por que não agendaram com a presidência e com os diretores do hospital? O que soa estranho é a quantidade de hospitais e unidades básicas de saúde nos diversos municípios sergipanos, e foram justamente num que ainda não está completamente reformado.Para quem não sabe, o HMNSP é particular. Criado por integrantes da igreja católica da cidade, mantida através de doações e alguns convênios. Menos com a prefeitura local. É que Armando Batalha, não está medindo esforços nos gabinetes de Aracaju, para que o seu grupo político passe a administrar a entidade.Esperamos que essa preocupação transformada em vista não venha a gerar um “relatório” tendencioso. Registro para não termos uma surpresa no futuro.  E vamos aguardar a mesma divulgação nas futuras visitas as outras entidades. E o que levou mesmo essa comissão a realizar essa visita?”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“Nunca perca de vista o seu ponto de partida.”

"Onde há amor, o perdão está presente"

Clara de Assis, santa católica, nasceu em 16 de Julho de 1194 e morreu em 1253.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais