Tucano indeciso

Ainda não foi ontem que o ex-deputado federal Albano Franco decidiu se fica ou se sai do PSDB. Havia a expectativa que ele conversasse sobre o assunto com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que ontem foi homenageado em Brasília pela passagem dos seus 80 anos. Em vez de FHC, Albano preferiu tratar sobre sua permanência ou não na legenda com os deputados federais Duarte Nogueira e Bruno Araújo. Os dois tucanos pediram para ele permanecer no ninho e Albano prometeu pensar no pedido antes de conversar com FHC, provavelmente na semana que vem, em São Paulo. A indecisão é uma característica do ex-governador sergipano, mas esse lengalenga se sai ou fica no PSDB está parecendo um difícil parto a ferros.

Homofobia

Os defensores da criminalização da homofobia têm ao seu lado um aliado de peso. Relator do processo que concedeu o direito de união estável para homossexuais, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, acredita que o país não pode se omitir nessa questão. Entrevistado pelo Correio Braziliense, o ministro disse que “no mundo todo ocidental, há uma tendência de repúdio à homofobia. E o Brasil não poderia ficar de fora desse progresso civilizatório”. Está certo!

Barbas de molho

É bom a classe política começar a exigir mais pontos de atendimento aos eleitores que precisam fazer o cadastramento biométrico. Com apenas quatro locais em Aracaju para atender ao público, certamente muita gente não fará o cadastramento até dezembro e, consequentemente, deixará de votar nas eleições municipais do ano que vem. As enormes filas verificadas nos locais de atendimento estão afugentando os eleitores, que podem preferir pagar a baixíssima multa por não ter votado. E em isso acontecendo, quem perde são os políticos.

Agendamento

Com o título acima, a coluna Periscópio do Jornal da Cidade informa que “quem quiser fazer o cadastramento biométrico no TRE pode agendar um horário e evitar filas ou espera. O serviço é oferecido pela Central de Atendimento ao Eleitor, localizado na rua Itabaiana. O novo serviço permite agendar o atendimento de até 20 eleitores no prazo de uma hora”. Convenhamos, é muito pouco para um Estado que tem mais de 1,4 milhão de eleitores.

Calendário

A Justiça Eleitoral aprovou o calendário para as eleições municipais do próximo ano. O pleito será realizado no dia 7 de outubro, em 1º turno, e no dia 28 de outubro, nos municípios onde houver a necessidade de 2º turno. O calendário traz as principais datas a serem observadas por eleitores, partidos políticos, candidatos e pela própria Justiça Eleitoral. Em 2012, os eleitores vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Emancipação

O deputado federal André Moura (PSC) convidou ontem o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), e outros senadores para prestigiarem a solenidade pela passagem dos 191 anos da Emancipação Política de Sergipe, a ser comemorada na próxima sexta. Segundo escreve o pesquisador Luiz Antônio Barreto, a emancipação política de Sergipe resultou de uma luta madura, empreendida pela elite produtora local – criadores de gado e senhores de engenho – até então responsáveis pelo abastecimento das grandes Capitanias da Bahia e de Pernambuco.

Casa nova

Um café da manhã marca hoje a inauguração da nova sede do PRB em Sergipe. A nova casa do partido fica na Galeria Nobre, localizada na rua Capitão Benedito Teófilo Otoni, 444, bairro 13 de Julho. Durante o ato de inauguração, os filiados tratarão sobre as próximas eleições e a necessidade de ampliar o número de filiados. Aliás, a partir de agora estas serão as duas principais preocupações da classe política.

Defesa de cubanos

A coluna "Brasília/DF" do Correio Braziliense publica hoje que o presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB, Cezar Britto, discutiu com uma delegação de autoridades de Cuba que visita o Brasil o caso dos cinco cubanos presos há 13 anos nos Estados Unidos, um deles condenado a duas prisões perpétuas. Todos são acusados de espionagem. O embaixador de Cuba, Carlos Zamora, busca apoio para um requerimento de habeas corpus em tramitação na Justiça norte-americana e um pedido de indulto.

Bem na fita

Com base no Censo Demográfico de 2010, o IBGE constatou que Aracaju é a cidade nordestina com maior crescimento de renda per capita nos últimos 10 anos. Entre as 50 cidades listadas no ranking do crescimento, metade é nordestina. Especialistas apontam a elevação do salário mínimo e o programa federal Bolsa Família como as principais causas do crescimento no Nordeste. Em Aracaju, o número de beneficiários do Bolsa Família chega a 34,5 mil.

Fique atento

A Caixa Econômica Federal transferiu a data de sorteios da Loteca e da Lotogol, agendados para segunda-feira da semana que vem, por causa dos dois jogos da Copa América marcados para a noite daquele dia: Uruguai x Peru, às 19h15, e Chile x México. Por causa disso, as apurações dos concursos 469, da Loteca, e 471, da Lotogol, só serão realizadas na próxima quinta-feira.

Do baú político

Em seu livro Folclore Político, Sebastião Nery conta a seguinte história: Luís Medrado, médico em Salvador, foi a Sergipe visitar o Senador Gilvan Rocha, seu colega de turma na Universidade Federal da Bahia. Gilvan pegou o carro, saiu mostrando Aracaju ao amigo.
– Que edifício alto é aquele?
– Edifício Lourival Batista, 28 andares. Do alto, se vê São Cristóvão, terra do ex-governador, e agora senador biônico Lourival Batista.
– Ali é o estádio?
– É sim. Estádio Lourival Batista.
– E essa avenida?
– Avenida Lourival Batista.
– Não me diga que aquele ginásio ali do lado também é.
– Pois é. Ginásio Lourival Batista. Aquele grupo escolar também. Escola Lourival Batista.
Rodaram mais um pouco. O Dr. Medrado pára bem em frente a uma igreja: Primeira Igreja Batista de Aracaju.
Voltou correndo para Salvador.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais