Tucanos bicam beicinho do PT

Tucanos bicam beicinho do PT

 

Os tucanos de Sergipe não gostaram da reação negativa do PT a uma possível aliança política entre os dois partidos para as eleições aracajuanas. A primeira bicada contra o beicinho petista foi dada pelo ex-vereador Kennedy Fonseca (PSDB). Ele lembrou que em 2004 o então candidato a prefeito Marcelo Déda (PT) teve o apoio dos tucanos e em 2006 o PT chegou a adiar seu encontro para definir coligações, na expectativa que o hoje deputado federal Albano Franco decidisse se seria candidato ao Senado com o apoio petista. “Quem nos procurou para discutir uma aliança foi o prefeito e candidato a reeleição Edvaldo Nogueira (PC do B), mas se o PT é contra não vamos deixar de dormir por isso”, fustiga Kenedy. A reação do PSDB ocorreu na véspera do Seminário sobre Democracia e Desenvolvimento, que será promovido pelo PSDB nesta sexta-feira (30), em Aracaju. Já confirmaram presenças tucanos de alta plumagem como o presidente do partido, senador Sérgio Guerra (PE), o senador Artur Virgílio (AM) e os deputados federais  José Aníbal (SP) e Luiz Paulo Velloso Lucas (ES). A reação dos petistas deve predominar nas conversas nos intervalos do evento.

 

Emendas de Sergipe

A bancada sergipana no Congresso protocolou ontem (29) na Comissão Mista de Orçamento (CMO) cinco emendas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2009. Segundo o deputado federal José Carlos Machado (DEM), mais uma vez os parlamentares sergipanos demonstraram que os interesses de Sergipe estão acima de qualquer diferença político-partidária. Entre as emendas apresentadas estão a ampliação e a reforma do aeroporto de Aracaju e a expansão da Universidade Federal de Sergipe.

Artêmio homenageado

O presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Artêmio Barreto, é o mais novo cidadão de Riachão do Dantas. Ele receberá hoje (29) o Título de cidadania daquele município sergipano. Artêmio presidirá o TJ até o dia 15 de julho próximo, quando completará 70 anos de idade. Ele vai ser substituído na presidência do Tribunal pela desembargadora Célia Pinheiro.

 

Procuradores reunidos

E quem esteve ontem (29) em Aracaju foi o do procurador-chefe regional da Procuradoria Regional da República da 5ª Região, Luciano Mariz Maia. Veio se reunir com os procuradores da República em Sergipe. A Procuradoria Regional da República da 5ª Região tem sede em Recife e atua nos casos envolvendo os recursos de ações do MPF nos Sergipe, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, junto ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5ª). Compete ainda àquela unidade processar criminalmente prefeitos que pratiquem atos ilícitos envolvendo recursos ou interesses federais. Os temas discutidos na reunião de ontem não foram divulgados.

 

Vitória da vida

Uma vitória do conhecimento e da vida humana. Desta forma, o presidente nacional da OAB, o sergipano Cezar Britto, classificou a decisão do Supremo Tribunal Federal de autorizar as pesquisas com células-tronco de embriões humanos excedentes no processo de fertilização in vitro. “É uma vitória do bom senso, que prenuncia resultados auspiciosos para ciência – a medicina em particular -, em benefício do ser humano”, comemorou Britto. Segundo Cezar, a decisão tomada ontem pelo Supremo inclui o Brasil no seleto grupo de países em condições de levar a humanidade a dar um novo e gigantesco passo no campo das pesquisas.

 

Compra suspensa

Os conselheiros do Tribunal de Contas de Sergipe decidiram suspender, liminarmente, a compra e o pagamento de 2,5 mil notebooks pela secretaria de Estado de Administração. Também foi dado um prazo de 10 dias para que sejam enviadas as informações necessárias sobre a licitação. A decisão tomou por base denúncia feita pelo procurador geral do Ministério Público Especial Junto ao TCE, João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, que teria encontrado indícios de superfaturamento na compra.

Prepare o bolso 

Essa interessa a quem mora em casa alugada: a Fundação Getúlio Vargas informou que o IGP-M, índice de inflação usado para calcular o reajuste da maioria dos contratos de aluguel, registrou alta de 1,61% em maio. Essa é a maior taxa desde dezembro de 2007. Portanto, os contratos que completam um ano em junho e que seguem o IGP-M serão reajustados em 11,53%. Agora em maio o reajuste ficou em 9,81%.

 

Contrato maroto 

O prefeito de Monte Alegre, João Vieira de Aragão (PRB) terá que suspender imediatamente o contrato firmado com a empresa “Clic-SE Consultores Associados Ltda”. Ela seria encarregada de procurar bancos interessados em comprar a folha de pagamento dos servidores e fornecedores da Prefeitura. A determinação é do Pleno do Tribunal de Contas de Sergipe. Segundo o procurador geral do Ministério Público Especial, João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, no extrato de contratação está prevista a liberação para a Clic-SE de 20% do valor do contrato a ser feito com a instituição bancária. Danou-se!

 

Forró à vista 

Nesta sexta-feira (30), a partir das 10h30min, representantes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, das secretarias de Estado da Comunicação e da Cultura e da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) vão se reunir hoje na cidade cenográfica montada na Orla de Atalaia. O objetivo é acompanhar os últimos detalhes da montagem e vistorias as estruturas do Arraiá do Povo. Os shows e as atividades na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, organizados pelo governo de Sergipe, vão começar neste domingo (1º).

 

Mãos ao alto

Uma boa notícia para quem possui um trabuco irregularmente. Foi aprovada ontem (29), pelo Senado, a Medida Provisória 417, que anistia os donos de armas de fogo sem registro. Com a aprovação da MP, qualquer pessoa poderá registrar uma arma sem apresentar certidões até o dia 31 de dezembro deste ano. O registro será gratuito até o início de 2009, quando passará a custar R$ 60.

 

Até mais!

 

A Infonet publica esta coluna todas as segundas e sextas-feiras.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais