Turbulência no barco governista

O barco governista enfrenta alguma turbulência desde que se aventou a hipótese de o Republicanos se mudar para a canoa oposicionista visando apoiar o pré-candidato a governador Valmir de Francisquinho (PL). Comentários sobre a possibilidade de a 1ª dama de Socorro, Carminha Paiva (Republicanos), ser postulante a vice na chapa do político liberal agitou ainda mais a canoa situacionista. Embora a fidalga tenha desmentido esta informação, o zum zum zum fez crescer a desconfiança com o partido dos pastores Heleno Silva e Jony Marcos, pois em 2018 o Republicanos abandonou os governistas meses antes da campanha eleitoral. Também por motivos não explicados, os liderados de Belivaldo Chagas (PSD) não pretendem mais anunciar este mês o escolhido do grupo para disputar o Senado. Publicamente, eles juram de pés juntos que navegam em águas calmas, contudo informações de bastidores dão conta que a embarcação pode fazer água se não botarem ordem a bordo imediatamente. Misericórdia!

De quem é o Nordeste?

Durante a inauguração de um trecho duplicado da BR-101, entre Propriá e Japaratuba, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que “o Nordeste é nosso”. Pouco tempo depois, ao desembarcar em Capela para uma visita surpresa, o capitão de pijama percebeu não ser o dono da grande maioria dos votos nordestinos. Um grupo de jovens, certamente eleitores de primeira viagem, surpreenderam o presidente com gritos de “Lula, Lula, Lula”. Nem precisa dizer que, depois da inesperada recepção negativa, Bolsonaro botou a viola no saco e bateu em retirada. Marminino!

Poluição

Quando será que os órgãos ambientais vão adotar providências duras contra quem polui o Rio do Sal, em Nossa Senhora do Socorro? Não é incomum, peixes morrerem sufocados pela grande quantidade de produtos químicos lançados naquele corpo d’água. Quando a mortandade acontece, se anunciam providências, mas a situação continua do mesmo jeito. Será que os poluidores são tão poderosos que impedem o poder público de adotar ações firmes contra eles? Só Jesus na causa!

Apague a luz

O senador Alessandro Vieira (PSDB) pediu esclarecimentos à Agência Nacional de Energia Elétrica sobre o aumento de 16,46% na conta de luz em Sergipe, bem acima da inflação. Segundo o tucano, a crise hídrica do ano passado já havia provocado um exagerado reajuste de 114% nas contas de energia. No ofício, o senador questiona como a Aneel analisou o impacto desta última majoração, qual a metodologia utilizada para aprová-la e se há possibilidade de reconsiderar o aumento já autorizado. Pelo sim e pelo não, é melhor o consumidor trocar a luz elétrica pelo candieiro a querosene. Cruz, credo!

Amigos de novo

O governador Belivaldo Chagas (PSD) e o ex-senador Antônio Carlos Valadares (PSB) fumaram o cachimbo da paz, depois de brigarem feio e rompido politicamente. Em 2018, o pessedista disputou o governo justamente contra Valadares Filho (PSB), para quem o ex-aliado e cria política do pai “foi muito ingrato com a nossa família”. Mas isso agora é coisa do passado que, certamente, Belivaldo e Vavá pretendem esquecer. Maior prova disso foi a disposição de ambos em posar para a fotografia, num recente evento em Simão Dias. Qualquer hora dessa, Valadares convida Belivaldo para degustar uma carne frita em sua casa. Então, tá!

Mal na fita

E os deputados federais Bosco Costa (PL), Fábio Reis (PSD) e Gustinho Ribeiro (Republicanos) estão mal na fita dos bolsonaristas. Ontem, o trio foi ruidosamente vaiado ao terem seus nomes citados durante a inauguração da duplicação de um trecho da BR 101, em Propriá. Ao contrário dos três, o também deputado federal Laércio Oliveira (PP) foi efusivamente aplaudido pelo público presente ao evento. Talvez, temendo também serem vaiados, muitos políticos sergipanos evitaram comparecer à inauguração da obra federal, prestigiada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Aff Maria!

Respeito aos pais

A sergipana Expedita Ferreira Nunes, filha de Lampião e Maria Bonita, ganhou na Justiça o direito à uma indenização, a ser paga por um motel de Pernambuco que veiculou em outdoors de estrada, no agreste pernambucano. A publicidade condenada tinha o seguinte slogan: “Maria Bonita, acenda o Lampião”. Tudo sem autorização da herdeira, fato que ensejou a ação movida por ela. A indenização foi fixada pelo Tribunal de Justiça de Sergipe em R$ 8 mil, mas a acusada recorreu ao STJ. Home vôte!

Lula em Sergipe

O presidenciável Lula da Silva (PT) estará em Aracaju no próximo dia 5. Vem prestigiar o lançamento oficial da pré-candidatura ao governo do senador Rogério Carvalho (PT). O petista ainda não definiu quais serão os postulantes ao Senado e à vice em sua chapa, afirmando que os indicados tanto podem ser do Psol, quanto do PSB, do MDB e do PV, partido aliados do PT na empreitada eleitoral deste ano. Comenta-se, contudo, que os nomes mais prováveis para disputar o Senado e a vice na chapa petista são, respectivamente, Valadares Filho (PSB) e Marcos Franco (MDB). Aguardemos, portanto!

Fique de olho

A Justiça Eleitoral adverte que a responsabilidade do eleitor vai além do voto. Cada cidadão pode fiscalizar a atuação dos candidatos durante a campanha, para conferir se estão agindo de acordo com a lei. Deve ainda prestar atenção nas propostas dos candidatos e analisá-las antes de escolher em quem votar. Cabe também aos eleitores cobrar dos políticos eleitos tudo o que eles prometeram durante a campanha. Fique atento!

Deus fora das igrejas

Com as devidas exceções, os pastores e padres que insistem para os fiéis irem às igrejas estão preocupados mesmo é com as finanças do rentável negócio da fé. De olho no dizimo dos incautos, estes falsos profetas pressionam as pessoas a “baterem ponto” nos templos religiosos, como se só lá fosse possível encontrar Deus. Portanto, antes de escutar estes embusteiros, é mais saudável para a alma ouvir Gilberto Gil: “Se eu quiser falar com Deus/ Tenho que ficar a sós/ Tenho que apagar a luz/ Tenho que calar a voz/ Tenho que encontrar a paz/ Tenho que folgar os nós…”. Amém!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 31 de janeiro de 1917

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais