UFS e UNIT empatadas no índice do MEC

A Universidade Federal de Sergipe e a Universidade Tiradentes obtiveram nota 3 no Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC). Lançado pelo Ministério da Educação, o índice sintetiza, em notas de 1 a 5, a qualidade de todos os cursos, distribuídos em todos os campi e municípios em que atua. Abaixo da nota 3 o Ministério avalia que as instituições apresentam problemas. Entre as faculdades sergipanas avaliadas, a Pio Décimo, a São Luiz e o Instituto Sergipe de Ensino Superior ficaram com a nota 2. Para chegar ao índice, o MEC levou em consideração conceitos para a graduação, como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e as chamadas “variáveis de insumo”, que consideram corpo docente (mensurando, por exemplo, o número de professores com doutorado), a infra-estrutura e o programa pedagógico. Além desses dados, também entra na média estabelecida pelo índice o conceito fixado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a pós-graduação.

Candidaturas liberadas

Os ex-prefeitos José Everaldo Oliveira (Poço Verde), José Lopes (Riachão do Dantas) e Enoque Salvador (Poço Redondo) vão poder disputar as próximas eleições. Eles tiveram as suas candidaturas mantidas ontem (08) pelo Tribunal Regional Eleitoral. Os três chegaram a ter os registros impugnados com base em denúncias de que suas contas foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas de Sergipe, ou pelo Tribunal de Contas da União, fato que os tornava candidatos fichas sujas. O Tribunal entendeu diferente e garantiu as candidaturas dos ex-prefeitos. Na sessão de hoje (09), os membros do TRE julgam recursos de outros dois ex-prefeitos: José Roque da Cruz (Campo do Brito) e Júlio Santana (Porto da Folha). Ambos também são acusados de terem fichas sujas. 

Aposta na segurança

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Carlos Ayres Britto, reafirmou a segurança do sistema de votação eletrônica desenvolvido para as eleições de outubro. “Eu, pessoalmente, estou convicto da segurança do sistema”, disse o ministro sergipano. Segundo Britto, antigamente um candidato poderia participar das eleições indagando que poderia “ganhar e não levar”, temendo fraude na apuração dos votos. Hoje essa mentalidade mudou. A pessoa já vai para a urna com a convicção de que há todo um aparato de poder, social e tecnológico a serviço da velocidade, da segurança, da transparência”, frisou.

Macumba na campanha

E não é só em Aracaju que os “santos” estão sendo requisitados pelos políticos. Segundo o candidato a prefeito de General Maynard, Evangelista Filho (PSB), vários “despachos” já foram colocados contra ele nas encruzilhadas do município. O socialista não acusa ninguém diretamente pela feitiçaria, mas afirma que é temente a Deus e não vai deixar de dormir porque alguém lhe deseja o mal. Está certo, pois se macumba funcionasse, na Bahia toda eleição terminaria empatada.

Incubadoras no CIC

O Centro de Convenções de Sergipe deve se transformar em uma vitrine do empreendedorismo brasileiro no período de 22 a 26 próximo. Empresários das mais diferentes regiões do país terão espaço para expor suas tecnologias durante a 4ª edição do Shopping das Incubadoras. Cerca de 60 produtos desenvolvidos em empresas nascentes em incubadoras e parques tecnológicos ganharão as prateleiras de espaço montado para abrigar a mostra. O objetivo do evento é ampliar o networking entre as próprias organizações e os empresários, possibilitando a abertura de novos mercados e parcerias comerciais.

Desfile na Aease

O Lions Club Aracaju Centro promoverá no próximo dia 18 de setembro de 2008, às 17 horas, na Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe, um desfile beneficente em prol do Instituto Pedagógico de Apoio a Educação do Surdo em Sergipe. O evento será organizado pela loja Euphoria. Na ocasião, será lançada a coleção primavera/verão 2009, com a presença do Dj Vandel e modelos da Mega Model Aracaju.

Reserva das Flores

Com um forte ritmo de lançamentos imobiliários, a Norcon apresenta o seu quarto empreendimento somente no segundo semestre de 2008. Desta vez no bairro Jabotinana, um de seus principais focos de atuação em Aracaju. O condomínio Reserva das Flores fica em frente ao supermercado atacadista Makro. O perfil dos apartamentos com três quartos (sendo um suíte) e varanda atrai uma faixa de consumidores que busca a primeira moradia, formada principalmente por jovens casais, sem filhos ou esperando o primeiro.

Água fiscalizada

As revendedoras de água mineral que insistirem em transportar o produto de forma inadequada poderão ser duramente penalizadas. Desde ontem, a Vigilância Sanitária estadual e a Polícia Rodoviária Federal estão fiscalizando esse tipo de transporte. A fiscalização está observando se a água está sendo transportada corretamente, de acordo com a resolução ela não pode ser transportada junto com outros produtos. O produto também precisa estar coberto, longe da incidência dos raios solares. As multas aos infratores variam de R$ 2,5 mil a R$ 1,5 milhão.

Propaganda eleitoral

Alguns deputados estaduais insistem em usar a tribuna da Assembléia Legislativa para fazer campanha eleitoral. Ontem foi a vez do peemedebista Wanderlê Correia criticar o novo prefeito de São Cristóvão, Jadiel Campos, porque este decretou estado de emergência no município. O presidente do Parlamento, deputado Ulices Andrade (PDT), já solicitou cautela aos colegas nesta fase de campanha, mas alguns mais afoitos não resistem, pois sabem que o que dizem na tribuna é repercutido pela TV Alese, que transmite as sessões ao vivo.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais