Ulices e o cavalo de tróia na AL

 

 

Se a eleição da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa de Sergipe fosse hoje ninguém ousaria a apostar que Ulices Andrade seria o vencedor. O atual presidente da AL, está quase conseguindo a unanimidade contra ele. Dividiu a bancada de sustentação do governo e a oposição está unida para lançar um candidato.Ontem, 25, tentaram um acordo, mas a dificuldade é grande e a saída ainda está longe.

  

Ulices Andrade, ao conceder entrevistas a imprensa, coloca como principal problema os cortes feitos para que a Assembléia se adequasse a LRF. Mas quem transita lá dentro, do servidor mais simples, passando pelo primeiro escalão até os deputados, sabe que o problema é outro: o relacionamento ditatorial. Ulices não escuta e não conversa com os parlamentares. Passa por cima de tudo, como por exemplo, o caso do TC, que reivindicaria a vaga, mas não reuniu todo o parlamento. Apenas há algumas semanas, preocupado com o alto índice de rejeição, Ulices começou a chamar alguns colegas e oferecer “mundos e fundos”. Só que estes colegas ouvem tudo e passam para os outros. Todos sabem o que está acontecendo, somente Ulices não enxerga.

 

O governador Marcelo Déda já chegou a chamar alguns deputados e mostrar a necessidade de reeleger Ulices. Não conseguiu sucesso. O quadro é tão delicado que a maioria da bancada governista vai tirar um candidato do bolso para eleger presidente. Não será a derrota do candidato do governador, mas a derrota da intransigência e da falta de dialogo.

 

O desespero de Ulices é tão grande que ele tenta jogar agora que o problema é com Amorim, mas na verdade o principal problema é ele mesmo. Ulices sabe que na bancada do PSC dois nomes podem unir a bancada da situação e da oposição:  Angélica Guimarães e Zeca da Silva. Desesperado, Ulices não sabe o que fazer. Tenta antecipar a eleição, já que em fevereiro a oposição ganhará mais um deputado com a entrada de Gorete Reis.

 

É um beco sem saída, ou melhor, é um cavalo de tróia, construído pelo próprio Ulices ao longo destes dois anos à frente da Assembléia, mas ao contrário do grego Ulisses, este cavalo se voltará contra o criador. Nos bastidores da AL, alguns já dizem que ele está “jogando a toalha” e aceita trocar a presidência pela indicação do ex-superintendente da Caixa, Gilberto Occhi, para uma pasta na área de obras.

 

Três oficiais e o privado

O blog recebeu uma grave denúncia envolvendo três oficiais da PM e o relacionamento com a segurança privada. As denúncias dizem respeito a segurança em eventos privados, para segurança de transporte de valores e tudo mais. Se as denúncias forem confirmadas vão abalar a estrutura da PM.

 

Motinha, figura folclórica

O presidente do Sergipe, Antônio Soares da Mota, o Motinha, é, sem duvida, uma figura folclórica de Sergipe, que merece escrever um livro para contar todas suas histórias e peripécias. Deixando de lado, os 30 anos dele à frente do Sergipe, Motinha, ontem, 25, concedeu entrevista no programa de rádio apresentado por Gilmar Carvalho e mostrou toda sua perspicácia. Em todas perguntas mais duras de Gilmar, Motinha rebatia fazendo um questionamento ao radialista. Por exemplo, Gilmar disse que o tempo dele já passou e, de pronto, Motinha disse que o tempo de Gilmar como deputado também passou. Passou mais de uma hora e em meios a toda polêmica não respondeu nada de importante.

 

Carivaldo Souza é agiota?

Em dado momento da entrevista Motinha foi questionado se pegou dinheiro emprestado com Carivaldo Souza, presidente da FSF e ele disse que sim, mas pagou a última divida de R$ 10 mil. Gilmar perguntou se o dinheiro era da FSF ou particular e Motinha disse que era dinheiro do próprio Carivaldo. “Se pagou R$ 10 mil, pegou quanto?”, questionou Gilmar. Motinha não revelou, mas ficou claro que Carivaldo empresta dinheiro a juros. Motinha desafiou que Gilmar  abra a CPI do Futebol na AL e que ele está disposto a falar. Ele lembrou que um jogo entre Confiança e Sergipe deu 29 mil pagantes e hoje é apenas 14 mil. Motinha disse que é candidato à reeleição e está disposto a dialogar com o grupo que pretende ajudar o Sergipe. Disse que quando recebeu o Sergipe os jogadores recebiam comida vinda da penitenciária e do cabaré de Ciganinha. É mole?

 

Energisa divulga nota aberta sobre fatalidade

Energisa divulgou uma nota aberta ontem, 25, sobre a fatalidade ocorrida no desabamento da árvore de Natal que estava sendo erguida pela empresa.  Confira a nota na íntegra: Consternados com o acidente ocorrido na tarde de ontem, dia 24, durante a montagem da tradicional árvore de Natal, vimos a público lamentar a fatalidade ocorrida que entristece o natal dos sergipanos. Nesse momento difícil, agradecemos as manifestações de apoio recebidas da comunidade, demonstrados nossa solidariedade com as famílias que perderam seus entes queridos e informamos que buscaremos esclarecer as causas do acidente. Energisa Sergipe.

 

Respeito aos concursados de Estância

Os concursados da Prefeitura de Estância, convocados desde julho para entregarem toda documentação e realizam avaliação médica desde agosto, ainda não foram nomeados. E ontem, 25, a Prefeitura de Estância, através do site, convocou outros concursados para os mesmos cargos, mesmo sem nomear os chamados em julho. Os concursados estão passando por momentos de apreensão e angustia, já que há seis meses esperam pela posse. O prefeito reeleito de Estância, Ivan Leite, precisa anunciar quando será essa posse. É o mínimo de consideração que resta para estes concursados que já entregaram toda documentação e passaram pela avaliação médica.

 

Não é biscoito

Deu na coluna Painel da FSP de hoje, 26: “Em debate sobre a reforma tributária, o deputado Albano Franco (PSDB-SE) pediu a palavra para, na contramão da maioria dos participantes, defender os incentivos fiscais. Diante do constrangimento geral, ele ofereceu um exemplo para sustentar sua argumentação: -Quando eu era governador de Sergipe, nós conseguimos, usando esse mecanismo, atrair um grande investimento para o Estado: uma fábrica das rosquinhas Mabel! Dono da empresa e relator da matéria, o deputado Sandro Mabel (PR-GO) só conseguiu dar um sorriso amarelo”.

 

Detran, Pirambu e Cia I

O artigo deste jornalista, da segunda-feira, 24, mostrando alguns problemas no TC e lembrando a omissão do órgão no escândalo do município de Pirambu, suscitou diversos comentários de leitores, mas como o teor de todos “é nitroglicerina pura” sobre os bastidores do TC, o blog está investigando tudo para posterior publicação.

 

Detran, Pirambu e Cia II

Um dos leitores chamou a atenção para um fato. Será que a preocupação toda do conselheiro Reinaldo Moura com o Detran é porque o órgão tem agora como diretor administrativo, Moacir Santana, aquele que foi interventor de Pirambu e ajudou significativamente o MP com toda transparência dos documentos? E mais: o atual prefeito eleito de Pirambu, José Nilton, também passou pelo Detran. Este espaço não acredita que o conselheiro misturaria assunto técnico com política…

 

Rodada de Negócios I

A “III Rodada de Negócios dos Segmentos do Petróleo, Gás, Energia e Mineração” acontece no período de 25 a 27 de novembro, no Hotel Starfish Ilha de Santa Luzia, na Barra dos Coqueiros – SE.  O objetivo é ampliar as vendas das empresas de Sergipe às grandes organizações presentes no Estado. Além da rodada também acontecerão palestras e seminários sobre temas ligados ao setor. Segundo a consultora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(Sebrae), Ana Nunes, a rodada de negócios é um evento de curta duração onde é possível colocar frente a frente empresários que demandam e ofertam produtos e serviços, caracterizando-se como um instrumento para tornar as empresas mais competitivas no mercado e que facilita a geração de novas parcerias comerciais.

 

Rodada de Negócios II

“Os principais objetivos do evento são facilitar o encontro e o intercâmbio comercial e tecnológico entre as empresas, estimular parcerias, despertar o interesse comercial comum, criar um ambiente propício e saudável para os encontros de negócio, possibilitar o acesso a novos mercados, aproximar os empreendedores e proporcionar o aumento do poder de competitividade”, explica Ana Nunes. Recentemente 12 empresas de Sergipe assistidas pelo projeto Petróleo de Gás, uma ação do Sebrae e Petrobras, tiveram oportunidade de participar de uma missão com destino a “Rio Oil e Gaz”, maior feira do segmento realizada na América do Sul. (Infonet).

 

 Jornal InformAção I

Um grupo de jovens formado há 3 anos está fazendo a diferença em Sergipe. Em 2005, jovens que, à época, tinham 13 anos, se juntaram e desenvolveram o “”Jornal InformAção”, que começou como um boletim informativo de uma escola particular em Aracaju (Colégio São Paulo). Entretanto, o grupo resolveu não se limitar apenas ao jornal, desenvolvendo uma série de ações em defesa do meio ambiente. Em 2007, foi selecionado para apresentação do projeto “Recicle-SE”, na Semana Nacional de Ciência&Tecnolgia. Em 2008, repetiu o feito, e participou do mesmo evento, só que desta vez com o projeto “Homo Sapiens, Espécie dominante ou dominada?”, ambos enfatizando a temática ambiental. Em maio deste ano, o grupo conseguiu a 3ª colocação na II Olimpíada Ambiental de Sergipe, ao produzir um documentário intitulado “A destruição da paisagem natural em favor do crescimento urbano”.

 

Jornal InformAção II

O grupo, ainda hoje, mantém seus fundadores com participação ativa na equipe, e vem chamando a atenção de cada vez mais jovens. No começo deste mês, o grupo levou o seu segmento jornalístico para Salvador, onde abriu sua 1ª filial, e já prepara a equipe da capital baiana para desenvolver o trabalho nos mesmos moldes do grupo de Aracaju. Hoje, o grupo conta com os segmentos: jornal, site de eventos, ações ambientais, dentre outros, destacando-se o segmento jornalístico, que conta com uma equipe de 7 pessoas, divididas por 2 cidades, cujo jornal, tanto na edição impressa quanto na online, é desenvolvido integralmente pelos jovens. Considera-se de fundamental importância trabalhos como este para a sociedade sergipana, em especial este, por ser desenvolvido por um grupo de jovens, atualmente com 16 anos, que, logo cedo, aprenderam a trabalhar e equipe e a administrar ações tão sólidas.

 

 “Caravana da Cidadania” abre I Semana de Contabilidade da UFS

 Mais uma vez, a Controladoria-Geral do Estado de Sergipe(CGE) bota o pé na estrada com o programa “Caravana da Cidadania, levando informação ao interior sergipano. Na noite do último dia 24, a CGE participou da abertura da “I Semana de Contabilidade do Núcleo de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Sergipe”, no Campus Professor Alberto Carvalho, localizado no município de Itabaiana.Representando o governador Marcelo Déda, o controlador-geral do Estado, Adinelson Alves, destacou o empenho do Governo na política de interiorização da Universidade Federal. “Nessa perspectiva, é importante ressaltar o firme apoio do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, para implementar o campus Lagarto.”Convidado pela universidade a proferir palestra na abertura, que teve como tema “O Controle Interno na Administração Pública”, o controlador-geral abordou a estrutura do controle da gestão pública; os desafios atuais do controle interno; experiência, ações e perspectivas da CGE; e o contexto nacional do controle do Estado.

 

 DO LEITOR

 

Oito meses sem Tonho Cabaré I

Do leitor Lucivaldo Andrade:Oito meses de interrogação, pois a mesma pergunta não vai calar: Quem mandou e quem matou Tonho Cabaré? A polícia sergipana prendeu dois elementos que segundo informações da própria polícia, tem participação no assassinato. O tempo passa, o caso fica meio que inerte, pois a polícia após oito meses não concluiu o inquérito. Que esse crime foi de mando ninguém tem dúvida. É preciso que a polícia civil que tem condições para tanto,  chegue aos mandantes, e dar um desfecho a esse caso que machucou a sociedade serrana. Pela trajetória de Tonho Cabaré, não fica difícil de desvendar esse crime, pois um cidadão que nunca roubou, nunca matou, não tinha envolvimento com drogas, nem com algo que desabonasse a conduta humana. Sabemos que era uma pessoa irreverente, espontâneo, não escondia de dizer aquilo que gostava muito menos o que não gostava. Essa era uma característica desse homem que fica na história de Itabaiana de uma forma positiva. Sua tenda não era apenas um local de trabalho, mais também de alegria, de muita irreverência. Duvido alguém se ocupar em ir ao seu local de trabalho para vê-lo trabalhando. Mais ele mesmo enquanto costurava ou colava os calçados, arrancava de amigos, várias gargalhadas”.

 

Oito meses sem Tonho Cabaré II

Continua o leitor:Tonho não era apenas um sapateiro, era presidente da mais concorrida Liga Esportiva de Futebol Amador da cidade, e ocupava a vice-presidência do Partido da Social Democracia Cristã (PSDC), que participou na coligação de Luciano Bispo na última eleição. Com a morte de Tonho, toda uma estrutura de família foi alterada. Esposa e filhos viviam em função da renda que este destacável cidadão mantinha do seu local de trabalho, de forma honesta. E agora? Como fica essa família? Os amigos sentem a falta física por algum tempo, mais quem mais sofre com tudo isso é a família, não só na ausência do esposo do pai, como também, no dono de casa que era o sustentáculo financeiro do lar. Espero aqui que Luciano bispo, prefeito eleito de Itabaiana, viabilize um meio para ajudar a família daquele que era um abnegado escudeiro da facção política Progresso com Liberdade. E em relação à polícia, peço aqui que puna os envolvidos. O que na verdade o estado passa para a sociedade, é que não tem interesse em resolver e dar um ponto final na impunidade desses que cometeram essa barbárie. Gostaria que as entidades de classe exigissem do estado o desvendo dos crimes que ocorreram em Itabaiana, pois se assim ficar, mata um hoje, e será “mais um” na lista negra nos jornais, manchando o brilho de Itabaiana, que é tida como uma das cidades que mais se desenvolve no estado de Sergipe”.

 

Trânsito violento em Campo do Brito

Comentário de Jorge Agrepino: “Necessário se faz que as autoridades ou órgãos competentes tomem providências urgentes quanto ao trânsito violento em Campo do Brito. A cidade está tomada por motos e veículos conduzidos por jovens e adultos com total imprudência e desrespeito aos transeuntes. Empinam motos, sobem em calçadas e praças, correm assustadoramente nas vias públicas e o pior, não temem a ninguém. Autoridade nenhuma toma providência e/ou atitude p/ inibir tal comportamento. A população se vê sem ter a quem recorrer, pois nem juiz, nem delegado residem no município, o que dificulta ainda mais a ordem na cidade. Nós, moradores é devemos nos livrar deles! E o poder público municipal, o que faz, alguém sabe?”

 

Falta de respeito da Sec. Municipal de Educação I

E-mail recebido: “Sou professor de História da EMEF Laonte Gama, bairro Santa Maria, quero utilizar este espaço para expressar minha indignação quanto a falta de sensibilidade e da visão pequena que alguns burocratas da SEMED possuem. O fato é que solicitamos há 18 dias, através da coordenação da Escola, um ônibus para levarmos nossos estudantes do turno noturno a uma visita ao Museu Afro-Brasileiro que está localizado na cidade de Laranjeiras, a menos de 20km de distância da capital. O pedido foi negado sob a alegação de que o Museu está fora dos limites de Aracaju. Incrível, os gestores da SEMED só conseguem enxergar a educação até o limite da barreira montada pela polícia rodoviária federal na saída da cidadel!! Quer dizer então que vamos negar o conhecimento, a possibilidade de reflexão sobre um tema tão importante e tão caro ao povo brasileiro, pelo simples fato de Aracaju não possuir um Museu da Cultura Afro-Brasileira?”.

 

Falta de respeito da Sec. Municipal de Educação II

Continua o professor: “Uma outra coisa que nos chama à atenção, é que muitas escolas da Rede Estadual e da Rede Privada, não apenas estão visitando o museu este mês, como desenvolveram excelentes atividades em alusão ao dia da Consciência Negra. Contudo, a SEMED, não promoveu sequer uma palestra, até hoje nunca fizeram uma única capacitação com os professores de História sobre a lei 10639/2003 sancionada pelo Presidente Lula, e que obriga todos os estabelecimentos da rede pública de ensino fundamental a ensinar os conteúdos da História e cultura Afro-Brasileira. Infelizmente os gestores da SEED estão na contramão da História, e com isso quem saiu perdendo foram os alunos do Laonte Gama, diga-se de passagem, a grande maioria mulheres e homens assumidamente negros que tiveram negado o direito de aprender a História dos nossos ancestrais”.

 

Falta de respeito na travessia para Caueira

Da leitora Ivonete bezerra: “A falta de respeito que existe na fila de espera para atravessar para a Caueira, pelas balsas. Estamos na fila aí surgi os educados que tem um amigo na nossa frente este quando a balsa chega ele para e  com a maior cara de pau os carros de chapa AP-24-50,IAC-1042,AZT-1268 tomam a frente de mais de 15 veículos que espera, estou colocando as placas para não surgir duvidas quanto a minha reclamação.Aconteceu no dia 15.11 às 10:17 horas..não existe uma pessoa para se reclamar…”

 

Eleição da Câmara de São Cristovão

Do jornalista Abrahão: “Na corrida para presidência da Câmara Municipal de São Cristovão, é dada como certa a vitória de Paulinho. Mas tem gente correndo, por fora, como é o caso de Carlos Vilão, onde o seu padrinho político, é o ex-vereador e ex-vice prefeito Betinho, onde tem investido muito nessa idéia, e não só idéia, mais ação. O seu padrinho é um grande articulador que mostrou força elegendo Carlos Vilão, que em outras eleições não saía do lugar, e agora com a ajuda de Betinho decolou, e por fim tem Michael Almeida, onde seu pai Izaías Almeida (ex-prefeito), tem feito várias visitas com o objetivo de eleger Michael presidente. Com certeza a disputa vai ser boa”.

 

Eleições da Câmara de Itaporanga D’ Ajuda

De um leitor: “Venho aqui relatar o que vem ocorrendo na política de Itaporanga, já que a oposição a partir de janeiro é será da atual Prefeita Maria das Graças (Gracinha- PSDB) que no ultimo pleito eleitoral não conseguiu se reeleger perdendo pra o Dep. Estadual César Mandarino (PSC) que elegeu 04 vereadores sendo: Adiel dos Campos(PSC), Ronaldo Oliveira(PSC), Maneca Sobral(PRT) e Geraldo Fotografo(PDT) e Gracinha conseguiu eleger 05 vereadores do seu lado político: César de Pentha(PSDB), Casar de Bebé(PMDB), Antonio Peu(PSDB), Otavio Sobral(PP) e Francinaldo(PV). Será que a maioria não ira conseguir elege o Presidente já que o Deputado César, falou em um determinado programa de radio da emissora local que já estaria tendo algumas conversas com os vereadores de sua oposição. Vamos ver que vai sair com a vitória se é a maioria ou a minoria vamos ver o que vai dar!”.

 

Frase do Dia

“Jesus respondeu: “Cuidado para que vocês não sejam enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: “sou eu”. E ainda: “O tempo já chegou”. Não sigam essa gente.  Lc: 21,5-11.

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais