Última parte – Democracia sangra: humildade, ousadia e vigilância

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Assim como ocorreu nos EUA com a eleição de Trump no Brasil muitos cidadãos estão amedrontados pelo que está acontecendo no país. Porém, como bem analisou o livro “Como as democracias morrem”, proteger a democracia exige mais do que medo ou indignação. “Nós temos que ser humildes e ousados. Precisamos aprender com a experiência de outros países e ver os sinais anunciadores – e a reconhecer os alarmes falsos. Temos que estar vigilantes e cientes das condutas equivocadas que arruinaram outras democracias”.

A verdade, dita no livro, é que se o povo abraça valores democráticos, a democracia está salva. Se o povo está aberto a apelos autoritários, então, mais cedo ou mais tarde, a democracia vai ter problemas.

O Brasil passa por um momento delicado sim, mas cabe ao cidadão consciente defender seu ponto de vista, mas jamais defender que o seu vizinho do lado não possa também manifestar o ponto de vista dele, divergente do seu. Essa história de “maus brasileiros” levantada por Bolsonaro toda vez que alguém é contra suas ações, é extremamente autoritária.

A Lava Jato é importante para o Brasil, mas as mensagens que a sociedade está tendo conhecimento agora mostra a podridão de algumas autoridades fiscalizadoras. Não se combate corrupção cometendo crimes.

O Brasil não precisa repetir um passado sangrento, de censura e quebra das instituições. “A cura para os males da democracia é mais democracia.” O velho adágio vale mais forte ainda nos dias atuais do Brasil.

 

Banese, servidores, serviços e cia O blog atendendo a vários leitores marcará posição sobre a celeuma da venda de ações do banco. Há muito tempo que o Banese deixou de ser dos sergipanos. Aliás, se for perguntar aos servidores públicos a grande maioria critica os juros extorsivos e os péssimos serviços. Ontem, 13, uma parte dos servidores era para ter o dinheiro nas contas a partir das 9h e só entrou depois das 11h. O próprio governo culpou o Banese. Obs: o blog não esquecerá também na análise do Banese Card… Vixe Maria…

Laércio Oliveira precisa explicar nomeações de vereadores para cargos comissionados em Aracaju Que o PP, do deputado Laércio Oliveira apoia a administração do PCdoB, do prefeito Edvaldo em Aracaju todo mundo sabe, mas pegar a pasta que o partido comanda, a do Meio Ambiente e nomear para cargos técnicos dois vereadores do interior é uma vergonha. Principalmente para Laércio que prega a nova política.

Elber Batalha descobriu Quem denunciou a irregularidade foi o vereador Elber Batalha. Além da acumulação de cargos ilegais pelos vereadores de Muribeca e Neópolis, os dois foram nomeados em cargos de coordenadores técnicos, sem a mínima qualificação.

Prefeito exonerou. “Aliado mui amigo” Ontem, 13, mesmo o prefeito enviou release informando das exonerações, mas o estrago foi feito. Uma prova do loteamento eleitoral do meio ambiente. O prefeito informou que também abriu procedimento administrativo para apuração completa dos fatos. “Mui amigo” o aliado que indicou dois vereadores do interior para cargos em Aracaju.

Recapeamento na BR-101 com placas da prefeitura de Aracaju E será que o DNIT-SE tem conhecimento que o recapeamento que uma empresa terceirizada contratada pelo órgão está fazendo no trecho próximo a entrada de Riachuelo está com placas de “desculpe o transtorno” com o nome da Prefeitura de Aracaju? Uma delas tem até o nome da Avenida Ivo do Prado, ou seja, a empresa que faz (ou fazia?) o recapeamento também em Aracaju resolveu usar as mesmas placas. Sergipe Del Rey é ou não é uma piada feita diariamente?

Poço Verde: prefeito paga servidores parcelado E o ex-prefeito de Poço Verde Toinho de Dorinha postou ontem no twitter: “”A Nova moda do prefeito de poço verde pagar os Servidores 50% do salário Do Mês trabalhado.” Interessante, o pior que o sindicato lá está calado mesmo com a falta de reajuste, o parcelamento salarial e a falta de condições de trabalho. Estão calados os sindicalistas…

Maruim: Prefeitura não faz concurso, mas faz processo seletivo? Correta a decisão do TCE/SE em suspender o Processo Seletivo Simplificado que a prefeitura de Maruim desejava realizar. Não tem como atrasar salários dos servidores, não realizar concursos, sob a alegação que não tem dinheiro e resolver fazer um processo seletivo às vésperas da eleição.

Aruana é Aruana. Vereadores derrubam veto do prefeito E ontem, 13, durante uma sessão na Câmara de Aracaju com diversas votações, um veto do prefeito Edvaldo Nogueira foi derrubado por 13 votos a um. Edvaldo não queria consolidar o nome do Bairro Aruana e sim que fique Zona de Expansão. Ora bolas! Zona de Expansão há muito tempo foi expandida. E Aruana é que todos querem. Aliás, quem não lembra que apareceu alguém que aparecer querendo mudar o nome para Aruanda? Foi tanta revolta que quem queria aparecer, desapareceu. Parabéns aos vereadores e o autor da lei, o vereador Américo de Deus (Rede). A área tem 18 conjuntos residenciais e loteamentos.

Fórum Empresarial em Brasília O coordenador do Fórum Empresarial de Sergipe, Milton Andrade, está em Brasília para acompanhar de perto e cobrar pessoalmente a aprovação da MP da Liberdade Econômica. A MP foi editada para desburocratizar o ambiente de negócios. Entre os seus principais pontos, estão autorização de trabalho aos domingos e a dispensa de alvarás prévios de funcionamento para pequenos comerciantes e prestadores de serviços.

PL obriga empresas a restituírem conta paga em duplicidade em até três dias O deputado federal Fábio Reis (MDB), coordenador da bancada de Sergipe na CâmaraFederal, protocolou ontem, 13, o Projeto de Lei 4401/2019, que altera o Código de Defesa do Consumidor e possibilita ao contribuinte o ressarcimento, até três dias úteis, nos casos de pagamento em duplicidade.

Opção Atualmente, o consumidor pode optar por ter o valor abatido na despesa seguinte ou creditado em conta corrente. Entretanto, ao optar pela devolução do dinheiro, há casos de demora de até 60 dias úteis. Com o PL apresentado pelo parlamentar, as empresas têm no máximo três dias para ressarcir o consumidor.

Injustiça Segundo o deputado, é uma grande injustiça com quem pagou a conta duplicada por erro. “Como se sabe, o consumidor menos favorecido é sempre o mais penalizado, já que uma conta duplicada atrapalha o orçamento mensal”, disse ele.

Má fé De acordo com o parlamentar, o problema de contas duplicadas ou valores cobrados erroneamente estão entre as maiores reclamações que chegam ao seu gabinete. “Já vivemos a era de pagamentos instantâneos, então, só a má fé justifica que uma empresa passe tanto tempo para devolver o que recebeu indevidamente”, destaca Fábio Reis.

MP que regulamenta destinação de bens apreendidos do tráfico passa em comissão Segue para o Plenário da Câmara dos Deputados a medida provisória que institui novas regras para a administração de bens e valores que tenham sido apreendidos em ações de combate ao tráfico de drogas. A MP 885/2019 foi aprovada ontem (13) por uma comissão mista de deputados e senadores, com várias mudanças no texto. A comissão foi presidida pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

Proposta Pela proposta, os bens apreendidos e não leiloados terão destinação administrada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A secretaria poderá encaminhá-los por meio de licitação, doação para órgãos públicos, venda direta, incorporação ao patrimônio da União, destruição ou inutilização.

Alienação No caso de apreensão de moeda estrangeira em espécie, os valores deverão ser encaminhados para que uma instituição financeira faça a alienação. O objetivo é converter o produto em moeda nacional. No entanto, se não houver valor de mercado, a moeda poderá ser doada para uma representação diplomática do seu país de origem ou até mesmo destruída.

Fundo Antidrogas O dinheiro arrecadado nos leilões de bens apreendidos será depositado na Caixa Econômica Federal. A Caixa terá 24 horas para repassar os valores recebidos para a Conta Única do Tesouro, onde eles ficarão à disposição do Fundo Nacional Antidrogas (Funad) — novo nome do Fundo de Prevenção, Recuperação e de Combate às Drogas de Abuso (Funcab). No entanto, se o acusado for absolvido, os valores deverão ser encaminhados a ele em até três dias.

Ipesaúde: antes e depois da atual gestão Na contramão da crise e da ineficiência na administração pública nas diversas esferas, seja municipal, estadual ou federal, o Ipesaúde é um exemplo que uma gestão eficiente e pautada na transparência, celeridade com preocupação com o usuário pode ter êxito. Dizer que o Ipesaúde não tem problemas seria mentira, mas comparar os últimos quatro anos é mostrar uma nova realidade para melhor.

Apoio governamental É lógico que para melhorar a estrutura a atual gestão comandada pelo médico Christian Oliveira contou com o total apoio dos governadores Jackson, no primeiro momento, e Belivaldo até agora. O avanço na prestação dos serviços aos usuários do Ipesaúde é uma realidade e por isso os convênios com prefeituras e câmaras municipais aumentaram significativamente. Quem quiser saber mais das mudanças aqui.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                       

Pirambu: auxiliar do grupo de André Moura detona Bolsonaro De um dos participantes do grupo: “Você viu Cláudio Nunes a repercussão do que a secretária de comunicação de Pirambu, Jessica Feitosa colocou no grupo Inove Notícias? Chamando Bolsonaro de camarão? Será que o prefeito Elio Martins o vice Guilherme Melo e o ex-deputado André Moura são Camarões porque apoiam o presidente?”

Itabaiana: Abrahão Crispim terá um busto A Academia Itabaianense de Letras irá inaugurar um busto do imortal Abrahão Crispim de Souza, na Praça Chiara Lubich, em Itabaiana. Esse busto ficará exposto de 11 a 15 de setembro, durante a V Bienal do Livro de Itabaiana. Após o encerramento do grandioso evento, a Academia de Letras irá marcar a data com muita honra. Abrahão Crispim foi vereador em Aracaju, mas era natural de Itabaiana. Abrahão Crispim já emprestou o nome dele. Para o Plenário na Câmara Municipal de Aracaju, de Rua no Conjunto Augusto Franco e no Centro de Artes e Esportes Unificados, no Bairro Olaria. Também recebeu foto na galeria dos ex-presidentes do Sindicato dos Bancários de Sergipe e diversas outras homenagens.                                                                                     

Administração Pública: de 29 de agosto a 01 de setembro A Ecos – Consultoria, treinamento e cursos realizará de 29 de agosto a 01 de setembro em Maceió (AL), no salão de eventos do Soft Inn, um Congresso Nacional para a área pública, voltado para o empreendedorismo e desenvolvimento regional. Entre os palestrantes técnicos do Sebrae/AL e o presidente da Fecomércio/SE, deputado federal Laércio Oliveira. O evento terá também um mini-curso sobre as alterações constitucionais e o regimento interno das câmaras municipais e a lei orgânica dos municípios.

 

Hiper Sales Construção na ativa De um leitor: “E o Hiper Sales continua com ótimas promoções, algumas com 70% de desconto. Em Sergipe o empresariado que labuta diariamente tem que ser corajoso. Uma casa genuinamente sergipana e que sempre foi referencial para todos os sergipanos. Precisamos prestigiar o empresariado local.”

PELO E-MAIL E FACEBOOK

ARTIGO

Aracaju descuidada… Por Antônio Samarone

O esgoto jorra a céu aberto, mesmo onde a finada DESO cobra uma extorsiva “taxa de esgoto”.

O que houve com os serviços públicos em Sergipe? A explicação é simples: o grupo que está no poder apropriou-se de vez dos recursos públicos.

Como existe uma crise fiscal (gasta-se mais do que se arrecada). Como medidas saneadoras podem desagradar aos áulicos, resolveram cuidar da vida deles. Criaram um mecanismo para se eternizarem no poder.

Como assim?

Resolveram acomodar na máquina pública todos os que vivem da política. Cada um com o seu lote, proporcional ao seu prestígio político. A força eleitoral é o único critério. Ninguém fica de fora.

Isso pode levar a uma situação esdrúxula nas eleições municipais: todos os políticos do mesmo lado, apoiando o mesmo candidato. Teremos ARENA 1, ARENA 2 e ARENA 3, todos juntos. Aracaju está servindo de exemplo.

Na oposição, a meia dúzia de sempre…

Lembrando Garrincha: já combinaram com os russos? Resta saber se o eleitorado vai comprar esse sarapatel de coruja.

Poderemos ter surpresas? Acho que pode!

Se aparecer um candidato “outside”, fora da panela, uma pessoa preparada, de passado ilibado, pode detonar o centrão que está se formando.

 

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

 VIATURA APA DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE VOLTA A FICAR PARADA. MANUTENÇÃO DA VIATURA ESTÁ HÁ MAIS DE 30 DIAS ATRASADA. CONFIRAM COM EXCLUSIVIDADE OS PROBLEMAS APRESENTADOS E QUE PRECISAM SER RESOLVIDOS PARA QUE POSSA OPERAR COM PLENA CAPACIDADE.

Mais uma vez o blog Espaço Militar vem denunciar o fato da viatura APA (Alta Plataforma Aérea),  do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), estar inoperante, com sua manutenção atrasada.

A citada viatura passou um longo tempo parada, cerca de 1 anos e 3 meses, por falta de manutenção, voltando a operar no início do mês de abril deste ano, mostrando a sua importância no combate a um incêndio ocorrido em um apartamento de um advogado ocorrido no bairro Jardins.

A APA, como já destacado em outras matérias feitas quando cobramos a manutenção da mesma, é de suma importância para combate a incêndios e salvamentos em edificações acima de três andares.

O blog Espaço Militar teve acesso com exclusividade aos problemas existentes nesta viatura tão importante e que tem sofrido constantes problemas de manutenção, saiba quais:

1 – Vazamento de ar do sistema pneumático pelo botão que regula a altura e profundidade do volante. Este problema já foi informado várias vezes, no entanto foi feito um paliativo com uma braçadeira de plástico, mas o vazamento continua, podendo a qualquer momento o volante ficar sem a fixação adequada e os freios travados por conta da falta de ar no sistema.

2 – Mangote de combate a incêndio que liga o braço 01 ao braço 02 encontra-se ressecado e com sinais visíveis de desgaste, devendo ser avaliado por um profissional de manutenção para evitar o rompimento durante o combate.

3 – Viatura apresenta sons que aparentam falta de lubrificação durante o arvoramento, causando o desgaste precoce do equipamento.

4 – Admissões laterais de 4 polegadas localizadas próximo ao eixo dianteiro dos dois lados da viatura estão sem as tampas stors, causando o acúmulo de sujeira que será direcionada para a bomba de combate a incêndio, podendo danificá-la posteriormente.

5 – Admissões laterais localizadas após os eixos traseiros são incompatíveis com as outras admissões e os mangotes que vieram na viatura, tornando-se impossível a utilização. Situação foi observada durante o incêndio no bairro Jardins no dia 11 de abril do corrente ano, o que causou um atraso para o início do combate.

6 – Manutenção venceu no dia 1º de julho deste ano, impossibilitando a operação segundo o manual de operação.

7 – Dreno da bomba quebrado, porém foi feito um paliativo que precisa ser reparado.

8 – Vazamento no reservatório de água do limpador do para-brisa.

9 – Sistema cafs com problema (vazando óleo).

10 – Reservatório do óleo hidráulico da plataforma abaixo do nível de operação.

Conforme já relatado, a APA está com a manutenção em atraso, desta feita, 1 mês e 12 dias, e quanto mais tempo passa, sem as resolução destes problemas, o equipamento tende a se desgastar ainda mais. A viatura que é cara, necessita de sua manutenção em dia, para ser efetivamente utilizada face a sua importância, como já foi por demais demonstrada em suas atuações, até porque, qualquer valor se torna ínfimo, quando se trata de salvar vidas.

“Sabemos que com a dotação orçamentária que possui o CBMSE é difícil para o comando da corporação resolver estes problemas, por isso é importante que o Governo do Estado disponibilize recursos para tal fim e assim, fazer com que esta viatura retorne à sua importante operação o mais rapidamente possível, pois ela já demonstrou a sua importância, como por exemplo, no incêndio do Makro e de um apartamento no bairro Jardins”, pontuou o advogado Márlio Damasceno, conselheiro da OAB/SE e assessor jurídico da ASPRA.

PELO TWITTER                                         

www.twitter.com/Pontifex_pt (Papa Francisco) Só quando experimentamos o perdão de Deus é que renascemos verdadeiramente. Dali partimos de novo, do perdão; dali nos encontramos: na confissão dos nossos pecados.

www.twitter.com/frednavarro Em baixa no Twitter: especialistas em Venezuela. Em alta: especialistas em Argentina. O Twitter é popular porque todos seguem as crises.

www.twitter.com/daniimedusaa Sem Boechat e Paulo Henrique Amorim (perdemos os dois nesse ano), só temos agora o Chico Pinheiro, a Astrid Fontenelle, a Bárbara Gancia, o José Simão e Xico Sá como resistência e voz da razão nesses tempos sombrios. O jornalismo que bate de frente e não baixa a cabeça.

www.twitter.com/oMarioSousa Que sensação boa é fazer o bem. E ser reconhecido por isso estimula a não desistir.

www.twitter.com/Sen_Alessandro  Recebemos hoje a deputada estadual Janaína Pascoal (PSL-SP) @JanainaDoBrasil  que veio pedir apoio para o pedido de impeachment contra o ministro Dias Toffoli. Ela aponta ilegalidade na decisão do ministro de suspender as investigações da Receita Federal contra 133 pessoas.

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Em qualquer país em que o talento e a virtude não produzam progresso, o dinheiro será a divindade nacional.” Denis Diderot.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais