Um crime muito grave

0

É preciso se apurar com rigor as denúncias à sessão de tortura praticada por militares do Grupo Especial de Ações Táticas de Estância contra presos em Cristinápolis e Santa Luzia do Itanhi. No primeiro município, o crime foi assistido por uma missionária evangélica que se encontrava na delegacia quando, segundo disse, os policiais chegaram, tiraram os presos das celas e começaram a espancá-los. As vítimas das torturas já foram submetidas a exames de corpo de delito no IML. Não se aceita mais esse tipo de comportamento de policiais pagos pelo contribuinte para defender a sociedade. É preciso que, em se comprovando as acusações contra eles, seus superiores afastem-os imediatamente das funções e que a Justiça seja rigorosa ao puni-los. Tortura é um crime muito grave, pois fere o corpo e marca a alma.

 

Juros nas alturas

 

Pesquisa do Procon mostra que a crise econômica levou as taxas de juros sobre empréstimos pessoais e cheque especial, em novembro, ao mais alto nível desde 2003. Os juros médios para empréstimo pessoal foram a 6,15% ao mês, ou 104,57% ao ano. No cheque especial, os juros médios ficaram em 9,24% ao mês (188,73% ao ano). De 10 bancos pesquisados, cinco elevaram a taxa do empréstimo e sete a do cheque.

 

Eleitos recorrem

 

Os prefeitos eleitos de Poço Redondo e Malhador, respectivamente, Enoque Salvador e José Jadson Vieira de Melo, vão recorrer contra a decisão monocrática do ministro Eros Grau, doTSE, que cassou os registros de ambos. Caso os advogados não obtenham êxito no Pleno, deverão ser realizadas novas eleições naqueles municípios. A questão é saber se Enoque e Jadson poderão disputar as eleições. Aguardemos, portanto!

 

Punidos pelo TCE

 

E o Tribunal de Contas de Sergipe considerou irregulares as contas das Câmaras de Vereadores de Itaporanga e Nossa Senhora da Glória. No último caso, além de ter as contas irregulares, o ex-presidente da Câmara, Alberto Correia Sobral, ainda terá que devolver R$ 8 mil aos cofres do Legislativo. Tanto o parlamentar gloriense, quanto o presidente da Câmara de Itaporanga, Adeildo de Souza, prometem recorrer contra a decisão do TCE.

 

Contra sacolas

 

Tramita na Assembléia projeto do deputado estadual Wanderlê Correia (PMDB) tornando obrigatório o uso de sacolas plásticas biodegradáveis, para o acondicionamento de produtos e mercadorias. Segundo o peemedebista, as sacolas plásticas, que seriam substituídas a partir da aprovação do projeto, costumam parar nos rios e nos marés, além de servirem como alimento para alguns animais, que acabam morrendo intoxicados. Tomara que o projeto seja logo aprovado pelo Parlamento sergipano.

 

Orquestra no Parque 

 

Quem gosta de música clássica deve ir ao Parque da Sementeira, em Aracaju, no próximo dia 30. Numa promoção da Prefeitura, a Orquestra Sinfônica de Sergipe vai se apresentar naquele logradouro público a partir das 17 horas. A apresentação faz parte do Programa Domingo No Parque, promovido pela municipalidade aracajuana. Não perca!

 

Querendo fiador

 

Algumas escolas particulares estão exigindo que pais de alunos incluídos em serviços de proteção ao crédito ou no cadastro de devedores da educação (Cineb) consigam um fiador para renovar a matrícula dos filhos. Segundo a Confederação Nacional das Escolas, o objetivo é garantir o pagamento. Por sua vez, o Procon entende que a prática é ilegal.

 

Novo portal

 

A Secretaria de Estadual da Administração promove hoje (14), no Del Mar Hotel, um café-da-manhã de lançamento do novo portal de compras do governo de Sergipe, que permanecerá no mesmo endereço eletrônico. (www.comprasnet.se.gov.br). Segundo o secretário Jorge Alberto, os investimentos no setor de compras governamentais vêm trazendo muitos benefícios para o Executivo sergipano. “A modernização da gestão pública é uma das prioridades deste governo e o lançamento do novo portal do Comprasnet-SE é mais uma ação que irá contribuir com a transparência”, diz Jorge.

 

Comida cara

 

Comer fora de casa ficou 13,1% mais caro este ano. Esse item é o principal vilão da inflação em 2008 e, sozinho, foi responsável por 10% do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que acumula alta de 5,23% de janeiro a outubro, revela o IBGE. O aumento aplicado para esse item nos 10 meses deste ano já supera com folga a alta registrada em todo o ano passado, de 7,8%. Os gastos com refeições fora de casa correspondem a 26% das despesas das famílias.

 

Viva a cultura

 

Foi aberta ontem (13) a programação artística do mês de novembro do Espaço Cultural Deputado Djenal Queiroz, da Assembléia Legislativa. Com o tema “Arte Negra”, a exposição foi aberta ao público às 18h30. Até o dia 10 de dezembro os visitantes vão poder apreciar as imagens do repórter fotográfico Edson Araújo, as pinturas de Nadja Amorim, além de uma exposição de objetos do Museu Afro-Brasileiro de Sergipe. Prestigie!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários