Um gestor sem mobilidade e tripolar.Não conseguiria dirigir pela Uber

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Enquanto isso no Reino do “Tudo pode”:

Recentemente ao viajar num voo do Reino do “Tudo pode” para o Sul do país um empresário  que nasceu no reino encontrou casualmente com um amigo que hoje é o braço direito de outro empresário que comanda uma das maiores empresas do Brasil que estava (estava, mesmo) com intenções de investir no Reino do “Tudo pode.”

“Se você tiver R$ 1,00 para investir no Reino do “Tudo pode”, pegue 0,20 e invista em outro lugar.” Foi o que ouviu o empresário local do cidadão de fora. “Você conhece uma pessoa bipolar? Pois bem este gestor é no caso tripolar”, disse o cidadão afirmando que nunca viu uma pessoa mudar tanto de uma hora para outra.

O cidadão explicou que para investir em um local o grupo faz uma minuciosa investigação, inclusive não só com dados econômicos, mas também da estrutura dos serviços públicos. No caso em questão o cidadão disse que a máquina funcionaria muito bem com um terço do que existe atualmente, mas a politicagem não deixará que as mudanças ocorram. Pelo contrário, diariamente o reino tem mais súditos nomeados e gasta muito na propaganda para iludir a massa.

Em pouco tempo no Reino do “Tudo pode” o cidadão descobriu o que alguns poucos já sabem e outros não acreditam: nada funciona. Como pode um aluno da sétima séria não saber quanto é 3 x 8? Pergunte você para vê se ele não responderá 16. Sem contar com o caos nas áreas principais.

A constatação do cidadão que iria investir no Reino do “Tudo pode”: um gestor que não tem ideias e mobilidade nem mesmo para dirigir pela Uber. Com todo respeito aos motoristas do aplicativo.

Sobra arrogância e faltam ideias, mobilidade e sentido de direção. E quem estiver desgostoso que vá embora…

 Senador Alessandro pede ao TCE acesso ao processo do conselheiro aposentado Flávio Conceição. Com base na Lei de Acesso à Informação (LAI), o senador Alessandro Vieira solicitou ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), cópia integral e acesso ao processo através do qual o conselheiro aposentado Flávio Conceição requereu a nulidade da decisão do Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) que culminou na sua aposentadoria compulsória. O requerimento do senador foi protocolado no TCE na última segunda-feira, 13.

 Combate Em sua trajetória profissional, Alessandro Vieira tem forte atuação no combate à impunidade e à corrupção, e certamente está preocupado com os rumos que o caso poderá tomar. No requerimento, o parlamentar representante de Sergipe afirmou que é inegável que a presente matéria se reveste de interesse público, pois diz respeito ao resguardo do erário e tutela da moralidade administrativa.

 Rapidez Chama a atenção a rapidez com que o processo está andando no órgão. No mês passado, a Coordenadoria Jurídica do TCE já emitiu parecer favorável ao recebimento do pedido do conselheiro aposentado Flávio Conceição, que foi aposentado compulsoriamente em abril de 2015, em consequência das investigações da Polícia Federal, na chamada Operação Navalha. Conforme já veiculado na imprensa, o conselheiro Carlos Alberto Sobral foi sorteado relator para analisar o pedido.

Sefaz Sergipe: cadê o programa Nota da Gente? E a fiscalização nos shoppings? A Secretaria de Estado da Fazenda não vai reeditar o programa nota da Gente? Não precisa de dinheiro? Não se tem mais notícias do programa. Aliás, sobre dinheiro sobrando que tal passar em algumas lojas dos shoppings de Aracaju e fiscalizar a emissão das notas fiscais. Por exemplo: as lojas que vendem chocolates (duas franquias) só emitem as notas quando o cliente pede. Um absurdo!

Duplicação da adutora do Piautinga Dando sequência as reuniões que o governador Belivaldo

Foto divulgação/Secom

Chagas realizou semana passada em Brasília, na manhã de ontem, 15, o Secretário-geral de Governo, José Carlos Felizola esteve no Palácio do Planalto para reunir-se com o Ministro-chefe da Casa Civil, Ônix Lorenzoni.

Duplicação da adutora do Piautinga II Acompanhado do deputado federal, Fábio Reis, do ex-deputado federal, Sérgio Reis, e do chefe da Representação de Sergipe em Brasília, Dernival Neto, eles trataram mais especificamente sobre a autorização de inicio da obra da duplicação da adutora do Piauitinga que beneficia com o fortalecimento do abastecimento de água diretamente os municípios de Lagarto, Riachão do Dantas, Simão Dias e Tobias Barreto.

MPE pede afastamento do presidente da Câmara de Laranjeiras Deu no Fax Aju: O Ministério Público do Estado de Sergipe (MPE), pediu o afastamento imediato do presidente da Câmara Municipal de Laranjeiras, vereador Luciano dos Santos, além do ressarcimento integral no montante de R$ 198.000,00.

Esposa do ex-prefeito Além do presidente da Câmara, o MPE pede ainda o afastamento de Jussimara Assis Fontes, esposa do ex-prefeito de Laranjeiras, o Juca de Bala, e de Evaldino Calazans, ex-diretor da Câmara e cunhado do ex- prefeito, a indisponibilidade de bens e valores dos requeridos, e rescisão do Contrato entre a Câmara e AT CONSULTORIA LTDA.

Informações As informações são de que ela estaria exercendo o cargo comissionado na Câmara e também seria sócia da empresa AT CONSULTORIA LTDA pertencente também ao ex-prefeito de Laranjeiras, que é contratada pela Câmara.

Números do Nestor Piva são positivos Após visitar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva [na Zona Norte da capital sergipana] para conhecer de perto o funcionamento da unidade de saúde após a decisão da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria de Saúde, de contratar por medida emergencial, feito por dispensa de licitação, o Centro Médico de Trabalhador para realizar os serviços de escala médica, administração e gerência do Nestor Piva, o presidente da Câmara de Aracaju, Nitinho saiu convencido que a medida deve ser ampliada.

Avanços Durante a visita, o parlamentar conversou com os servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardavam atendimento. De ambos, o representante do legislativo municipal ouviu a opinião de avanços nos atendimentos, melhorias no serviço de refrigeração, suporte estruturado na farmácia, funcionamento do Raio x, etc.

Transformação “Pude constatar uma transformação. Quando vim aqui outras vezes, era parado na porta da unidade por pessoas que reivindicava atendimento, hoje não teve nada disto, passei por todos os setores e não vi uma reclamação de ineficiência na prestação dos serviços por parte da população”, lembrou o vereador.

Corpo clínico A unidade funciona com a presença de 04 clínicos gerais, sendo 03 enfermeiras de porta, 01 médica na ultrassonografia, 02 ortopedistas, e 01 cirurgião. Com isso, o Centro Médico do Trabalhador está funcionando do modo que exige o Conselho Regional de Medicina (CRM).

Sem escala na UPA da Zona Sul Na oportunidade, Nitinho lamentou que o Hospital de Médio Porte Fernando Franco (Zona Sul) não esteja funcionando com a escala completa, sobrecarregando a UPA Nestor Piva, fazendo com que o “corpo médico e diretivo” passe por uma verdadeira prova de fogo, e devido ao profícuo trabalho da gestão vem saindo-se muito bem. Por isso, o parlamentar reconheceu que a terceirização está dando certo e que o modelo deve ser expandido. “Não tenho dúvidas que esse modelo vai servir e se estender para outras unidade de saúde”, defendeu.

Números Nos 4 meses que antecederam a terceirização, foram realizados 25.528 atendimentos. Já nos quatros meses de controle da UPA, através do Centro Médico do Trabalhador, já foram realizados os seguintes quantitativos de atendimentos: Clínica Médica: 44.547 atendimentos; Clínica Ortopédica: 7.257 atendimentos; Atendimento Cirúrgico: 7.047 atendimentos. Totalizando: 58.851 atendimentos.

HU terá evento alusivo ao Dia da Conscientização sobre a Fibromialgia Amanhã, 17, a partir das 9h, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza um evento para lembrar o Dia da Conscientização sobre a Fibromialgia.

Iniciativa A iniciativa é do Serviço de Reumatologia do hospital, e tem a coordenação dos médicos especialistas José Caetano Macieira e Mônica Valéria Vechi. De acordo com a enfermeira do Serviço, Thaís Menezes, foram convidados para esta ação 40 pacientes, sendo que cada um deles poderá trazer um familiar.

Grupos “Desde outubro de 2018, o HU-UFS trabalha com dois grupos de pacientes com fibromialgia, cada um com 20 participantes. Esses grupos têm reuniões mensais com profissionais como psicólogo, médico reumatologista, enfermeiro, profissional de Educação Física, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo. Durante os encontros, eles abordam aspectos da doença de acordo com as suas áreas de atuação”, explica a enfermeira.

Programação No dia do evento, os grupos se encontrarão no mesmo local onde habitualmente ocorrem as reuniões (Sala 2 da Didática 1). A programação será iniciada com apresentação de voz e violão do assistente administrativo do HU-UFS Fábio Nunes. Em seguida, a enfermeira Thaís Menezes fará a apresentação dos profissionais da Reumatologia e das atividades desenvolvidas nos grupos.

Programação II Já a médica reumatologista Mônica Valéria Vechi fará a explanação do tema Conhecendo a Fibromialgia. A importância do apoio familiar para o tratamento da fibromialgia também será lembrada, e será abordada pelo psicólogo Anilton Pereira. Finalizando o evento, pacientes dos dois grupos darão seus depoimentos sobre a doença.

Equipe de Sergipe em campeonato nacional de karate A Federação Sergipana de Karate Escolar – Feseke com muito esforço dos alunos e familiares, juntamente com alguns patrocinadores estará presente no Campeonato Nacional de Artes Marciais que será realizado de hoje, 16 até o dia 19 na cidade de Olinda (PE). O evento tem a disputa de diversas modalidades sendo de relevância nos cenários nacional e internacional. O delegado da equipe é o professor Edson de Souza tendo como técnicos Sheila Camila e José Cláudio e arbitragem do professor Yoakan.

Atletas A equipe da FESEKE levou 17 atletas de várias categorias desde infantil a master: Eduardo Correia (apoio Café no Ponto e Casas Oliveiras); Gladson (Toyalex); Myllena (Academia Mega Forma); Sheila Camila (Colégio Celebridade, projeto Fumaça Zero, Jaine nutricionista, Gustavo, fisioterapeuta, Academia Power Fit e Energisa); Carlos Arthur (equipe Centro de Beleza Gugu Brasil); Fernando; José Cláudio (Indaiá, Prefeitura de Itaporanga); Alessandra Antônio (Academia Ozfitnnes); André Ricardo; Isac; Cleonâncio; Kennedy Santos; Pietra; Angélica Costa, Lucas Davi e Arthur Felipe (Energisa); Angelita (Acesso.net, Prefeitura de Sta. Luzia, Tropfruit, Prefeitura de Estancia, Academia UP Fit, Supermercado Bombom, Liberal Tur e Auto Peças Bomfim); Mordecai Leite (Academia Biocorpo); Carlos Emanuel (WL imobiliária EBruno Silva fotógrafo); Luiz Fernando (Colégio Millennium e projeto Fumaça Zero).

Projeto Estrelas do Mar necessita de ônibus adaptado para deficientes físicos Dificuldades de locomoção de suas casas até o projeto, falta de sinalização, faixas de pedestres apagadas e ponto de ônibus sem cobertura são alguns do problemas enfrentados pelas pessoas assistidas do Projeto Estrelas do Mar. De acordo com os responsáveis, se houvesse um transporte adaptado para dar esse suporte, facilitaria a vida dessas pessoas.

Locomoção dificultada Nos finais de semana na capital sergipana, a quantidade de ônibus circulares é reduzida, o que dificulta a locomoção das pessoas que precisam ir até o Projeto Estrelas do Mar. Em especial os que têm deficiência física, que além de enfrentarem a demora dos ônibus, encaram também o fato de haver apenas uma vaga adaptada para cadeirantes.

Dificuldades “Os ônibus são muito lotados, o que resulta na espera de cerca de uma hora para cada ônibus que passa. Muita gente deixou de prestigiar o Estrelas do Mar por conta dessa dificuldade. Até mesmo no ponto de ônibus em frente ao projeto não tem uma estrutura coberta e a gente fica esperando no sol”, lamentou a mãe de Júlia de 6 anos, Gerusa Chagas.

Pedido A idealizadora e coordenadora do Projeto Estrelas do Mar, Anne Bastos, faz um pedido

Anne Bastos, coordenadora e idealizadora do projeto.

à prefeitura de Aracaju e ao Estado para disponibilizarem um transporte adaptado, para que os jovens que não possuem condições de se locomoverem até o projeto, possam vir até o Estrelas para reverenciar o mar e voltarem para suas casas com segurança e conforto.

Contrato não renovado “Nas primeiras aulas do projeto, solicitamos e conseguimos um veículo para assistir a dez pessoas, no entanto, o número de alunos foi crescente e todas as aulas têm novatos. Infelizmente o Estado não renovou o contrato com os responsáveis da empresa do ônibus, que antes ainda ajudava um pouco”, relata Anne.

Horário A coordenadora ainda relata que com a dificuldade de locomoção, os responsáveis tiveram que ajustar o horário do início das atividades. “Começávamos às 8h da manhã, mas em respeito aos que não chegam no horário, devido ao transporte, esperamos um pouco mais”, finalizou.

O projeto O projeto Estrelas do Mar é coordenado pelo cabo Byron Silva e a capitã Anne Bastos, visando ensinar a prática do bodyboarding a crianças, jovens e adultos com ou sem deficiência. Além dos aracajuanos, o projeto ainda dá suporte aos jovens das cidades do interior, como Ribeirópolis, Nossa Senhora da Glória, Salgado e Laranjeiras. As atividades acontecem aos sábados, às 9h, no Solarium Bar e Restaurante.

Arraiá Seo Inácio comemora 10 anos com grandes atrações O Arraiá Seo Inácio, conhecido como o ‘arraiá mais charmoso da cidade’, comemora 10 anos e vai ser comandado por grandes atrações neste sábado (18). A festa começa a partir das 21h no Iate Clube de Aracaju sob o agito de Pablo 10, Ninéia Oliveira e Os Gonzagas. A abertura vai contar com um trio pé-de-serra. O arraiá já está sendo montado e os últimos ajustes sendo feitos para garantir aos forrozeiros um ambiente aconchegante, totalmente coberto e climatizado, com banheiros organizados e piso sem desnível, o ideal para arrasta-pé.

Ingressos Os ingressos estão sendo vendidos por a partir de R$ 60 no Seo Inacio, InPizza (Farolandia e Petrox Aruana), Lumen Christi (Shopping Riomar e Jardins – próx. GBarbosa) e da Central do Ingresso e através do site www.centraldoingressose.com.br.  Outras informações através do número (79) 3247-2881). Quem adquirir a ‘Inteira Social’ deverá entregar na Portaria 2Kg de alimentos, caso contrário deverá pagar a diferença em relação ao valor da inteira que está sendo vendida na bilheteria.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                             

PCB-PPS e a cultura brasileira: Apontamentos, de Ivan Alves Filho O conteúdo do livro PCB-PPS e a cultura brasileira: Apontamentos, de Ivan Alves Filho, editado pela Fundação Astrojildo Pereira, em 2012, está sendo divulgado, na íntegra, pela Revista Espaço Acadêmico, da Universidade Estadual de Maringá. Trata-se de iniciativa das mais louváveis, que busca transmitir a importância exemplar que um partido político deu à cultura deste País e como alguns dos mais importantes intelectuais e artistas ligados ao PCB/PPS deram rica contribuição à política nacional.

 

PELO E-MAIL E FACEBOOK

OPINIÃO

Sinais de bons ventos…

É só desperta o interesse. Por Marcelio Oliveira

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS) reformulou seu regimento interno para criação de novas câmaras de políticas públicas.

O secretário executivo do Conselho, Delmo Naziazeno, explicou que a sugestão de criação das novas câmaras, sugeridas pela Seagri, e foi aprovada por unanimidade na última reunião. O órgão colegiado já conta com as câmaras voltadas para assistência técnica, citricultura, pesca e aquicultura.

Talvez eu seja um mero sonhador. Porém é de “sonhos” que se alcançar os objetivos. Seria um bom momento para investir nos pescadores de nossa querida Lagarto, temos uma imensa barragem que há décadas não é explorada por falta de incentivos do poder público.
Vejo que o momento é oportuno para criação de peixes através de viveiros.

Não deixem a piscicultura no alento que já se encontra.

Reaja Lagarto!

Só a luta muda a vida!!!

Lagarto 15/05/2019

 

GENTE SERGIPANA – Faustino Alves Menezes (87 anos). Por Antônio Samarone
.

Seu Faustino nasceu no Sítio Riacho Doce, em Itabaiana, à 18 de abril de 1932. Filho de Francisco Alves Menezes e Josefa Neves Ferreira. O pai, vaqueiro de seu Germano, sogro de Mozart, faleceu aos 33 anos de uma chifrada de boi.

Órfão aos sete anos, com cinco irmão, Zé de Nenê, Gaspar, Nego, Maria e Navalha. Com a morte do pai, a família vendeu o sítio e se mudou para a cidade, para sobreviver. Seu Faustino virou aprendiz de sapateiro aos oito anos. Foi trabalhar com o mestre Paulo Barros. Era preciso, para a família não passar fome. Aos 12 anos, seu Faustino já era um sapateiro Profissional.

Por conta do trabalho, só estudou as primeiras séries do primário, no Grupo Guilhermino Bezerra. Foi aluno da professora Lenita Porto, irmã do Senador Passos Porto.
Aos 13 anos, entrou para o Partido Comunista. Na década de 1940, chegou à Itabaiana Zé Martins, alagoano de Anadia, sapateiro, e velho comuna dos tempos da Coluna Prestes. Zé Martins foi se esconder em Itabaiana. Em missão revolucionária, organizou o PCB entre os sapateiros e alfaiates, uma vez que em Itabaiana não existia uma classe operária. Eram artesões.
Junto com Zé Martins, um camponês chamado Zeca Cego, que vendia feijão na feira, era o outro que tinha tido contato com a Coluna Preste. Alcancei Zeca Cego, já idoso, passando pela rua de Macambira em cima de uma carroça de burro, cantando a Internacional em russo. Eu não sabia do que se tratava.

A célula comunista de Itabaiana, incorporou Tonho de Dóci, Renato Mazze Lucas, Mané Barraca, Océas relojoeiro (esse já chegou a Itabaiana comunista, veio de São Cristóvão), Nilo Alfaiate, Paulo Barros, e tantos outros simpatizantes, como João Silveira. Era um comunismo cristão, todos devotos de Santo Antônio.

Seu Faustino contou, com lágrimas nos olhos, que o seu primeiro ato subversivo, foi colocar uma faixa no caminhão pau-de-arara, que trouxe os ceboleiros para o comício de Luiz Carlos Preste em Aracaju, em 1946.

Os comunistas de Itabaiana eram poucos, mas lutaram pelo “Petróleo é Nosso”, fundaram um Cine Clube, o Clube do Trabalhador (instituição recreativa) e o GLEI (Grêmio Literário e Esportivo de Itabaiana), que visava alfabetizar o povo. Nunca elegeram um Vereador. Contudo, nas eleições municipais de 1962, apoiaram abertamente Zeca Araújo, prospero comerciante, mais que foi derrotado por José Sizino de Almeida, candidato de Euclides Paes Mendonça.

Quem militou nas hostes comunista até morrer, foi Antônio Oliveira (Tonho de Dóci), comerciante, dono do Rei das Bicicletas e representante dos fogos caramuru. Seu Antônio era muito respeitado na Cidade, intelectual, de família de músicos, exercia grande influência. Além de ter dado grandeza à Associação Olímpica de Itabaiana. Veja a pretensão, não era apenas um time de futebol, mas uma Associação Olímpica. As cores da revolução francesa na camisa, não foi por acaso.

Na década de 1950, existiam quatro times de futebol em Itabaiana: o Fluminense do Dr. Severiano; o Vasco da Gama de seu Edézio, filho de Franscisquinho da saboaria; o Cotinguiba de Colibri e o Flamengo de Paulo Barros. Foi quando Antônio de Dóci começou a organizar a Associação Olímpica de Itabaiana, que já existia de forma intermitente.

Em Itabaiana, só três instituições são unanimidade: o time do Itabaiana, os caminhoneiros e Santo Antônio.

O sapateiro Seu Faustino foi um homem do seu tempo: Campeão pelo Itabaiana em 1959, comunista, e um cidadão apaixonado por sua terra. Foi o primeiro atleta profissional do Itabaiana. Aos 18 anos, ainda tentou a vida em São Paulo e no Rio de Janeiro. Uma ilusão do povo pobre do Nordeste. Foi mais um retirante.

Não deu certo. Retornou à Itabaiana. Em 1960, casou-se com Dona Maria Jacira Menezes, filha de Seu Melquiades, tradicional marchante de Itabaiana, irmã de Zé do Boi. Tiveram três filhos: Chico, Romualdo e Vladimir.

Além de jogador, Seu Faustino foi treinador do Itabaiana. Foi sob o seu comando, que o Tricolor sofreu a maior goleada de sua história. Estádio Sabino Ribeiro, Confiança 10 X 1 Itabaiana. Também, o Confiança de 1962 era uma seleção, me justificou Seu Faustino.

Na década de 1970, os sapateiros foram derrotados pelos sapatos industrializados, eram mais bonitos e bem mais baratos. Seu Faustino, comprou um Taxi e veio morar em Aracaju. Em 1976, foi preso e torturado no 28 BC, na triste operação cajueiro.

Seu Faustino cumpre o ciclo da vida. Aos 87 anos, se mantém atualizado na política. Memória acima do esperado para a idade. Preocupado com o destino do País e acreditando no que sempre acreditou.

Meus respeitos, Seu Faustino.

PELO TWITTER

www.twitter.com/andregallindo Você consome café, arroz, banana, feijão, milho, tomate…?
Já ouviu falar em Lousal? Um dos 170 agrotóxicos liberados no Brasil em 2019. Classificação pelo Ministério de Agricultura: ‘Extremamente tóxico’.

www.twitter.com/alanbarretoso Lembra do “Agente Laranja” usado na Guerra do Vietnã, pois é, ele agora está em nossas mesas.

www.twitter.com/xicosa Veneno na panela.

www.twitter.com/reporterb Mapa sobre contaminação de agrotóxicos na água repercutiu em 393 jornais, sites e rádios pelo país. E também sofreu ataques. A Repórter Brasil esclarece os critérios utilizados pela ferramenta, baseada em dados do Ministério da Saúde.

www.twitter.com/anterogreco Demorei para descobrir que não vale a pena bater boca, sobretudo com quem aparece do nada. Dá vontade de rebater ofensas, mas é besteira. Quanto

Vixe! Bateu o desespero…

mais der palco, mais ficam atiçados. Tática boa é a de deixar falarem no vácuo. Daí, cansam e vão procurar outro alvo. Ab e boa tarde.

www.twitter.com/Fernando_Negrao O blog do jornalista @BlogClaudioNun mostra que Aracaju é única: cria um problema resolvendo outro. Será que tem como dissociar o prefeito @EdvaldoNogueira dessa unicidade? PS: as carroças com bananas nas vagas de deficientes continuam estacionadas no centro, viu prefeito.

www.twitter.com/Pontifex_pt (Papa Francisco) Deus se propõe, não se impõe; ilumina, mas não ofusca.

www.twitter.com/braynerr O Governo Bolsonaro sofre seguidas derrotas no Congresso e perdeu apoio do povo. Está na hora de pensar em uma retirada e institucionalizar a crise. Ninguém segura mais essa situação.

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde q me tornei homem, eliminei as coisas de criança.” Coríntios 13.11.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais