Um negro na Casa Branca

0

Os olhos do mundo estão voltados para os Estados Unidos. Barack Obama toma posse hoje cercado de uma ansiedade coletiva em torno da concretização das promessas de mudança que o colocaram no topo do poder da única superpotência que ainda resta no planeta. Ele é o primeiro presidente negro do país, tendo sido eleito quase um século e meio após a abolição da escravatura, por Abraham Lincoln, e apenas 40 anos depois do fim da luta contra a segregação racial. Sua missão não será nada fácil: retirar os Estados Unidos do atoleiro econômico e, ao mesmo tempo, recuperar o seu prestígio internacional. Que Deus o ajude!

 

Mais um imposto

Os empresários do comércio tem até o dia 30 deste mês para pagar a Contribuição Sindical Patronal nas agências da Caixa Econômica Federal ou em qualquer casa lotérica. O alerta foi feito ontem pelo presidente do Sindicato dos Lojistas do Estado de Sergipe (Sindilojas/SE), empresário Marcelo Oliveira. Segundo ele, para qualquer informação sobre a tabela de preços, o lojista deve procurar a sede do sindicato.

O que é permitido

Muita gente ainda não entendeu direito esse negócio de portabilidade numérica, que vem a ser trocar de operadora sem abrir mão do número do telefone. Desde ontem, isso já pode ser feito em Aracaju. A portabilidade só é possível dentro do mesmo serviço, ou seja, de telefonia fixa para a telefonia fixa, e de móvel para móvel. A troca com a manutenção do número é permitida apenas dentro da mesma área de registro (mesmo DDD) para quem possui celular, e da mesma área local para os usuários de telefonia fixa.

Mudando de cara

Com a proximidade do Pré-Caju, que começa quinta-feira à noite, a fisionomia do bairro 13 de Julho começa a mudar. A avenida Beira Mar já está sendo decorada pela Prefeitura e a cervejaria patrocinadora do evento. Os condomínios e lojas comerciais estão colocando tapumes em frente aos edifícios. A partir de amanhã, os donos de barracas de capetas, cachorro-quente e outras cositas mais estarão se posicionando para a grande prévia carnavalesca. É a geração de empregos temporários em plena época de crise financeira.

Bancos punidos

Em 2008, a Prefeitura de Aracaju aplicou 52 penalidades contra 25 agências bancárias que não respeitaram a Lei dos 15 Minutos. Todas as apurações partiram de denúncias feitas pelos consumidores. Em alguns casos não foi instaurado o procedimento por falta de provas. “As pessoas esquecem que para denunciar é preciso ter em mãos a senha com o registro dos horários de início da espera e do atendimento no caixa”, explica o
secretário de Finanças, Jérferson Passos.

 

O sucesso do Ceac

 

As unidades do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) prestaram um total de 1.064.544 atendimentos em 2008. Ao todo, foram realizados 381.315 atendimentos no Ceac Rodoviária e 683.229 no Ceac Riomar. Em média, as duas unidades do Ceac atenderam a 4 mil pessoas por dia. Na avaliação do secretário de Estado da Administração, Jorge Alberto, os resultados demonstram o empenho do Governo de Sergipe para oferecer serviços de qualidade ao cidadão.

Pronto para a dengue

O Laboratório Central de Saúde Pública Parreiras Horta já está pronto para atender à demanda de exames de sorologia para dengue. Em Sergipe, o Lacen é o único órgão público de referência especializado para o diagnóstico laboratorial de dengue. Além de realizar os testes sorológicos, o Lacen também recolhe amostras para exames de virologia, que são encaminhadas para análise no Laboratório Central do Recife (PE). Em 2008, quando foi registrada uma epidemia da doença no Estado, o Lacen realizou 12.993 testes sorológicos e encaminhou ao laboratório da capital pernambucana 1.536 amostras para exame de virologia.


Vendendo bem

Importantes matérias-primas para a construção civil, a produção de areia e pedra brita cresceu algo em torno de 7% em 2008. A informação é da Associação Nacional de Entidades de Produtores de Agregados (Anepac). “A crise começou quando a maioria dos contratos já estava fechada e quando grandes construtoras já haviam iniciado suas obras. Como o setor de agregado depende basicamente da construção civil, também fechou o ano com crescimento”, afirma Fernando Valverde, diretor da Anepac.

De olho no cliente

Com base em pesquisas de mercado, a Gol Linhas Aéreas mapeou as necessidades de seus clientes em diferentes praças e perfis de consumo. Os estudos revelaram que o público valoriza itens como programa de milhagem, mas também gosta das facilidades de pagamento e da praticidade de voar com as companhias com gestão de baixo custo.  Para atender aos clientes de maneira democrática, a Gol optou pela estratégia de agregar serviços à sua plataforma de baixo custo, mantendo a gestão já característica da empresa.

Juros vão cair

Uma boa notícia: o Comitê de Política Monetária do Banco Central deverá reduzir a taxa básica de juro em sua próxima reunião, que acontecerá hoje ou amanhã, mas a queda não deverá ser acentuada. Se o BC quisesse fazer uma forte redução tinha bons motivos: a queda da atividade econômica e da arrecadação, o desemprego aumentando e os estoques das empresas crescendo. De uma coisa podem ter certeza: este ano o crédito ficará mais barato aos poucos, apesar dos patamares ainda elevados de juros.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários