Um retrato riscado…

 

 

Um texto do jornalista Carlos Brickmann publicado no site Observatório da Imprensa para reflexão dos leitores, principalmente para aqueles que enviam textos para este espaço:

 

Dois jornalistas de primeiro time escreveram, nos últimos dias, contra o anonimato na internet. Tanto Luiz Antônio Magalhães (no OI) como Ricardo Kotscho (Balaio do Kotscho, transcrito no OI) têm razão: cada um pode escrever o que quiser, sem censura, mas responsabilizando-se pelo que diz. Para usar a expressão de Kotscho, “a valentia dos anônimos” não pode se confundir com livre manifestação de pensamento.

 

Livre manifestação de pensamento é o que exercitam colunistas como Paulo Henrique Amorim, que critica duramente três homens poderosos, o presidente do Supremo Tribunal Federal, o governador de São Paulo e um banqueiro de larga influência, Daniel Dantas. Paulo Henrique diz o que quer e se responsabiliza por isso. Luis Nassif bate duro numa das maiores empresas de comunicação do país, a Editora Abril, nos jornalistas que comandam a principal revista semanal do país, e se responsabiliza por isso. Reinaldo Azevedo critica pesadamente membros do governo federal, e se responsabiliza por isso. Se alguém se sentir ofendido, tem a Justiça para protestar e buscar reparação.

 

A valentia do anonimato é outra coisa. É a facada nas costas, é a emboscada, é o uso de pistoleiros contra os inimigos. Não se trata, portanto, de valentia.

 

E que fazer quando uma pessoa quiser se manifestar mas sem, por qualquer motivo, divulgar seu nome? Simples: seus dados não precisam ser divulgados, mas devem estar disponíveis em algum lugar. Em caso de processo legal, ou o responsável pelo blog entrega esses dados à Justiça ou responde pelo material publicado, assumindo toda a responsabilidade. Nada diferente do que acontece hoje nos jornais e revistas: o leitor pode até usar pseudônimo, pode ter sua identidade resguardada, mas haverá como chamá-lo à responsabilidade, se for o caso. Nada diferente do que acontece naquelas entrevistas de jornais da TV em que a imagem é desfocada e o entrevistado fala com voz de Pato Donald. Se alguém se sentir atingido, pode pedir que sejam identificados para a abertura de processo. Ou podem, caso a identificação não lhes seja fornecida, processar a emissora.

 

O texto acima de Carlos Brickmann, serve para reflexão principalmente para alguns leitores que insistem em enviar textos sem a devida identificação – mesmo que essa identificação fique apenas disponível para este jornalista, no caso de alguma necessidade judicial – e criticam o espaço por não publicar seus e-mails. O espaço continuará firme no caminho escolhido da interação com o leitor, desde que o leitor compreenda da necessidade da identificação (mesmo que não seja publicada) para resguardar a responsabilidade de cada um.

 

 

TJ extingue ação cautelar de Flávio Conceição

O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) negou ao conselheiro aposentado Flávio Conceição o pedido de extinção do processo de preenchimento de vaga para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), que culminou na escolha de Clóvis Barbosa. A decisão foi deferida na manhã desta sexta-feira, 22, pela juíza Simone Fraga.Pelo processo de ação cautelar, Flávio Conceição pedia o cancelamento da escolha do novo conselheiro, que deve ocupar a vaga da qual ele foi afastado compulsoriamente. A juíza entendeu que a questão já está sendo tratada no Superior Tribunal de Justiça (STJ)e extinguiu a ação cautelar.Em linhas gerais, mesmo com a extinção deste processo, a posse de Clóvis Barbosa ainda depende da decisão do STJ para acontecer. No próximo dia 28, o caso será julgado definitivamente.(Infonet)

 

Reinaldo: decisão judicial é para ser cumprida

Em entrevista concedida ao radialista George Magalhães, na Rádio Liberdade FM, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Reinaldo Moura, disse que toda decisão judicial, sobre o caso Flávio Conceição, será cumprida. “Quando a justiça disse para afastar Flávio, ele foi afastado. Quando a lei permitiu que Flávio fosse aposentado, ele foi aposentado. Quando a justiça mandou suspender a posse do conselheiro nomeado Clóvis Barbosa, o Tribunal suspendeu a posse”, explicou.

 

Decisão do mérito

“A decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi suspender a posse de Dr. Clóvis Barbosa. O Tribunal de Contas está impedido de dar essa posse, até que saia uma decisão do mérito, o que deve acontecer nos próximos dias”, disse Moura. Sobre a liminar concedida pelo desembargador Cesário Siqueira, impedindo a participação de auditor na votação dos três recursos de Flávio Conceição que estão na Corte de Contas, o presidente entende que “se a liminar for mantida, a decisão será cumprida, mas se a liminar cair, a votação contará com a participação de auditor”.

 

Posse do novo comando da PM

Cobertura da Infonet. Com duas horas de atraso por conta da viagem do governador Marcelo Déda ao município de Itabi, a troca do comando da Polícia Militar de Sergipe, teve início por volta das 20h desta sexta-feira, 22 no Palácio de Justiça.  O coronel Alberto Magno Silvestre dos Santos passou o comando para o coronel José Carlos Pedroso Assunção, numa solenidade muito concorrida. Na ocasião, o governador garantiu que a modificação é decorrente da escolha do delegado João Eloy para o cargo de secretário de Segurança Pública. E alertou esperar que o novo comandante não permita comando paralelo na corporação.

 

Liberdade de escolha

“Nós demos ao secretário João Eloy toda a liberdade de escolher a sua equipe e ele apresentou o nome e o currículo do coronel Pedroso. Espero que o coronel Pedroso como comandante da Polícia Militar de Sergipe,  exerça plenamente o cargo e não permita que haja comando paralelo dentro da corporação, mostrando à sociedade que pode confiar na Polícia Militar. João Eloy compôs a sua equipe de segurança, adequando ao seu estilo de trabalho. A mim caberá elaborar as diretrizes e cobrar os resultados”, alerta.

 

Irregularidade

O governador descartou qualquer punição ao coronel Magno Silvestre. “Nenhuma medida de ordem disciplinar justifica a mudança. Sou grato ao coronel Magno”, ressalta acrescentando que cabe á Justiça Militar avaliar a conduta do ex-comandante e punir como determina a lei, caso seja comprovada alguma irregularidade.

 

Respeito e responsabilidade

No discurso, Marcelo Déda enfatizou o respeito aos policiais.  “Aprendi a respeitar e querer bem ao trabalho desses homens e mulheres dessa corporação. Eu não desisti da Polícia Militar. Tem gente que quer que eu desista, mas não abro mão do meu respeito, como não abro mão da minha responsabilidade. Se o estado pudesse pagar a um policial o que se paga a um jogador de futebol, ainda assim era pouco. Se ainda não fiz tudo, fiz tudo o que estava ao meu alcance para viabilizar uma relação digna”. (Infonet).

 

 

Almoço

Depois de quatro meses se encontraram para um almoço do Ferreiro os ex-vereadores Sérgio Góes, Sandro de Miro e Manoel Marcos com os atuais vereadores Juvêncio Oliveira, Nitinho e Dr. Gonzaga. No cardápio principal o atual momento político de Sergipe.

 

Hora de reagir

Toda a sociedade sergipana tem conhecimento do grave problema que as drogas representam, em especial em relação ao consumo de crack, que hoje chega a toda e qualquer classe social, sem distinção nem de idade, nem de credos ou cores. E este espaço mesmo já se manifestou pela necessidade de uma mobilização da imprensa para que possamos convocar as pessoas para o combate a essa verdadeira praga que assola Sergipe e o Brasil. Por isso nos somamos a Secretaria de Justiça e Cidadania que, através do Conen (Conselhos Estadual de Entorpecentes), realiza a XI Semana Estadual de Políticas Públicas sobre as Drogas, de 25 a 28 de maio de 2009.

 

Caminhada

O marco inicial da mobilização será a IV Caminhada pela Valorização da Vida, que acontece na segunda-feira (25), com concentração à partir das 14:00h na Praça Camerino, no centro de Aracaju, saindo de lá para a Praça Fausto Cardoso. Participe e ajude também a mobilizar todos os sergipanos nessa reação contra o consumo de entorpecentes, algo que vem desestruturando tantos lares e gerando um sofrimento sem fim para os dependentes e seus familiares. Vale lembrar que a informação é a melhor forma de combater o “mal do século”, que é o consumo e o tráfico de drogas.

                                                                                                                           

                                                                                                                                  

                                                        

Adesivos comemorativos

O blog agradece aos leitores que enviaram e-mails pedindo o adesivo em comemoração ao aniversário de três anos. Todos já começaram a receber seus adesivos nos endereços solicitados. Quem desejar o adesivo é só enviar e-mail com endereço que receberá em sua residência: claudionunes@infonet.com.br

 

“Exposição “Romeiros de Fé”

A nova exposição do repórter fotográfico Alejandro Zambrana ‘Romeiros de Fé’ será aberta na próxima terça-feira, 26, às 19h30, na galeria Jenner Augusto, localizada na Sociedade Semear, rua Vila Cristina, 148, bairro São José. A exposição que prossegue até o dia 12 de junho mergulha no mundo das romarias de Juazeiro do Norte, no Ceará.

 

Começa montagem de estandes para a FITEC

As indústrias sergipanas que participarão da Feira da Indústria e Inovação Tecnológica – FITEC – já estão iniciando a montagem dos estandes do evento. Mais de 70 empresas e indústrias estarão expondo seus produtos na Feira que tem como objetivo oportunizar negócios através da interação entre as indústrias sergipanas e os mais variados setores produtivos do Estado. A expectativa é de que esta será uma grande oportunidade para favorecer o envolvimento entre as indústrias e os setores de inovação tecnológica. A Feira acontece no Centro de Convenções de Sergipe a partir desta quarta-feira 27, seguindo até o sábado 30, das 16 às 22 horas. A entrada para o público é franca. 

 

Governo pagará bônus contra atraso no PAC I

Deu na FSP: Para evitar que novas greves afetem o ritmo das obras do PAC, o principal programa de investimento federal, e garantir um ganho salarial disfarçado aos servidores do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre), o governo enviou ao Congresso um projeto que cria um bônus para 2.947 servidores da autarquia. A informação foi publicada na edição de “O Globo” de ontem.Pela proposta, os servidores com curso superior receberão R$ 48,7 mil até julho de 2010, caso atinjam metas de desempenho que serão fixadas pelo governo. É como se cada um desses funcionários recebesse seis meses e meio de salário extra. O gasto total, no entanto, chegará a R$ 55,9 milhões.

 

Governo pagará bônus contra atraso no PAC II

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, defendeu o pagamento extra como uma “questão de justiça”, e não um “privilégio”. “Você tem uma distorção entre funcionários antigos e novos. Não pode achar que vai fiscalizar obra de envergadura sem engenheiro. Também não pode supor que um engenheiro possa trabalhar por valores muito baixos. E é uma forma de compensar níveis salariais que estão abaixo da média de mercado.”

  

PMA agiliza socorro às famílias prejudicadas pela chuva

Mesmo com a situação sob controle, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, determinou maior agilidade por parte das secretarias e órgãos municipais às famílias prejudicadas pelas chuvas que vêm caindo na capital. Os relatórios apresentados pelos secretários foram positivos e demonstraram que todos os atendimentos estão acontecendo no tempo hábil em toda a cidade. A luta agora se concentrará em continuar retirando as famílias das áreas de risco, eliminar pontos de alagamento e prevenir deslizamento de terra em regiõesencostas.

 

Material arenoso

Um dos focos do encontro foram os trabalhos que a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) está realizando em diversos pontos ao mesmo tempo. “Fizemos a retirada de material arenoso de morros e encostas no Santa Maria, Coqueiral e Cidade Nova, além da demolição de barracos ameaçados em diversos bairros; escoramento de imóveis antigos no Centro; desobstrução de canais na 13 de Julho e recuperação de canais no Santo Antônio”, informou o presidente da Emurb, Paulo Costa.

 

Doações

O recebimento de doações para as famílias prejudicadas também foi citado no encontro. Mesmo com todos os itens entregues pela Prefeitura, a população mais necessitada ainda precisa de mais, como roupas e alimentos. O público pode deixar os materiais no Centro Administrativo da Prefeitura, no Costa e Silva, e na Estação Cidadania, na praça Olímpio Campos, no Centro, das 8h às 12h e das 15h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 

Participe ou indique este blog para um amigo:

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“O provérbio transforma a realidade num vasto lugar-comum e a realidade transforma o lugar-comum num vasto porovérbio”. (Felipe Fortuna, jornalista e escritor).

 

  

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais