Um transplante inédito, o de pele, hoje no Huse

Um homem, de apenas 32 anos de idade, será a personagem principal do momento histórico que a Medicina sergipana viverá neste 20 de agosto, a partir das treze horas, na sala de operações do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). Ele será o receptador do primeiro transplante de pele a ser realizado no Estado pela equipe médica do Dr. Bruno Cintra. O homem foi vítima de um acidente prosaico enquanto dormia em sua casa no interior do Estado. A vela que clareava o quarto enquanto ele dormia, caiu sobre sua cama e o colchão pegou fogo. Ele acordou-se com o corpo em chamas e foi socorrido por familiares. Levado para o HUSE passou a ser tratado na UTQ (Unidade de Tratamento de Queimados), onde está internado até hoje. Mas sua recuperação não tem sido fácil. Tanto assim que a equipe médica que lhe dá assistência, chefiada pelo dr. Bruno Cintra (aliás, coordenador da UTQ) chegou a conclusão que só com um transplante de pele poderia salvar a vida deste jovem. O Banco de Peles de São Paulo (há mais dois outros bancos de pele no País, um no Rio Grande do Sul e outro em Brasília) forneceu a matéria prima para o transplante. A pele que vai ser usada neste transplante chegou a Aracaju na tarde de sexta-feira, em vôo da carreira da Gol e a encomenda foi recebida por credenciados do Hospital. Não foi divulgado porém quantos centímetros cúbicos de pele vão ser usados no transplante. O que se sabe é que a pele que vai ser aplicada no corpo do jovem começará a cair dentro de vinte dias quando surgirá lima pele nova, gerada pelo próprio corpo, já sem manchas ou feridas por causa do incêndio. A operação de amanhã poderá ser assistida por profissionais da área de saúde (enfermeiros, por exemplo) e até por estudantes de medicina. Calcula-se que a aposição desta pele no corpo do homem deverá durar em torno de 3 horas. Para poder ser realizada esta operação, o Ministério da Saúde teve que dar uma autorização especial ao Hospital de Urgência de Sergipe, o que aconteceu no começo da semana passada. Obtendo êxito, é bem possível que o Ministério da Saúde conceda autorização definitiva para a realização deste tipo de cirurgia em nosso Estado.

Produção de petróleo no mês de junho

A produção de petróleo no Estado, em junho deste ano, ultrapassou os 567,7 mil barris equivalentes de petróleo (BEP), situando-se 3,7% abaixo da produção do mês imediatamente anterior, maio último. Quando comparado com junho do ano passado, notou-se retração de 12,3%. Com os dados de junho, o volume de produção no Estado, nos seis primeiros meses de 2w018, chegou a mais de3 3,6 milhões de barris, assinalando queda de 18,4% em relação ao mesmo intervalo de 2017. Do total produzido em junho último, 72,2% ou aproximadamente 410,1 mil barris (BEP) foram extraidos em terra. Em termos relativos, observou-se recuo de 2,7% em comparação com o mês imediatamente anterior e retratação de 25,5% na comparação com junho de 2017. Por outro lado, a produção no mar, respondeu por 27,8% da produção total, atingindo 157,6 mil barris. No comparativo com o omês anterior, verificou-se queda de 6,3%. Porém houve um aumento significativo de 62% quando comparado com junho do ano passado. A produção de gás natural, em junho do ano corrente, ficou acima dos 417,9 mil barris equivalentes de petróleo. Em termos relativos houve recuo de 0,3% na comparação com o mês anterior. Já em relação ao mês de junho de 2017 notou-se expansão de 48,7%. A produção em mar continuou sendo a principal fonte de produção, somando mais de 400,4 mil barris, abrangendo 95,8% do total produzido no Estado, ao passo que a produção terrestre ficou próxima dos 17,5 mil barris, representando 4,2% da produção.

Debate reunirá nove candidatos

Os nove candidatos a governador do Estado de Sergipe serão as estrelas de uma sabatina promovida pelo Café Com Debate, organizada pela jornalista Kátia Santana e pela radialista Magna Santana. Será nesta quarta-feira, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracju, localizada a Rua Santa Luzia, 571, no bairro São José. O debate terá a duração de 3horas e estão confirmadas as presenças de todos os candidatos a governador: Belivaldo Chagas, Eduardo Amorim, Valadares Filho, Gilvani Alves, Márcio Souza, Milton Andrade, João Tarantella, Emerson Ferreira e Mendonça Prado. O encontro é aberto ao público, mediante inscrição prévia.

Reajuste “modestíssimo”

O aumento de salários concedido pelos integrantes do Supremo Tribunal Federal às suas próprias carreiras, assustou o País, pelo índice elevado (mais de 15%) e pelo efeito cascata que vai provocar. Vai ser um tal de reajuste para gente que já ganha muito bem, que os cofres do tesouro nacional terão de pedir arreglo. Todavia, para o Ministro Ricardo Lewandowski trata-se de um reajuste “modestíssimo”. O País? Bom, o País que se lixe…

BNB vai abrir concurso em setembro

O Banco do Nordeste avisa que fará concurso púbico para os cargos de Analista Bancário (de nível médio) e Especialista Técnico-Analista de Sistemas, de nível Superior. O edital vai ser publicado dentro de um mês, abrindo-se logo em seguida as inscrições. O requisito básico para o cargo de Analista Bancário é ter concluído o ensino de nível médio até a data do termo de qualificação para a posse. Em relação ao cargo de Especialista Técnico – Analista de Sistemas será necessário que o candidato tenha concluído um dos cursos superiores em nível de graduação ou sequencial de forma especifica.

As últimas de hoje

  • O Governador Belivaldo Chagas acaba de nomear a enfermeira Márcia Guimarães para o cargo de diretora administrativa e financeira do Hospital de Cirurgia. . Ela avinha sendo gestora do sistema da Secretaria de Estado da Saúde.

  • Se Rogério Carvalho não puder disputar uma das duas vagas de Senador, vai ser um vexame para o PT indicar um nome que o substitua.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais