Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 
Boa parte da direita, furiosa com o sucesso do torneio, resolveu torcer contra a seleção para redimir o fracasso de seu discurso vira-lata. Um setor da esquerda foi para o ufanismo mais absurdo

A Copa foi um tremendo sucesso, de organização e espetáculo. A seleção brasileira foi um vexame, a pior desde 1990, se não a pior da história, sofreu a maior humilhação em cem anos de futebol pátria. São dois fatos separados, porém.

Boa parte da direita, furiosa com o sucesso do torneio, resolveu torcer contra a seleção para redimir o fracasso de seu discurso vira-lata. Um setor da esquerda foi para o ufanismo mais absurdo, fazendo da torcida fundamentalista pela equipe nacional um divisor de águas, movendo-se com raiva contra qualquer comentário que mostrasse o óbvio desde o primeiro jogo, qual seja, a mediocridade da seleção brasileira de Felipão. Como se a defesa política da Copa devesse ser traduzida em tolo fanatismo sobre o que se passava no campo.

Serve para que se aprenda: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. A organização da Copa é uma decisão de Estado. O esporte é um espaço no qual pouquíssimas variáveis podem ser controladas, daí sua graça. (Breno Altman ontem no http://www.brasil247.com.br  )

Nota de esclarecimento – José Edivan do Amorim
Foi com bastante surpresa que li no seu blog na manhã de segunda-feira, 7, e na manhã desta quarta-feira, 9, notas a meu respeito questionando as declarações de bens feitas junto ao Tribunal Regional Eleitoral.Na segunda-feira, a sua coluna fala sobre um apartamento no Bairro 13 de Julho. Este imóvel é alugado. Em caso de dúvida, posso te encaminhar declarações ou até mesmo o contrato de aluguel feito com o proprietário.

Nota de esclarecimento – José Edivan do Amorim II
Com relação às notas da sua coluna que falam que eu e minha esposa recebemos amigos e familiares na fazenda Sisan Agropecuária, em Matias Cardoso, Minas Gerais, elas deixam no ar a possibilidade do referido empreendimento ser de minha propriedade.

Nota de esclarecimento – José Edivan do Amorim – Fazenda é da esposa
Convém esclarecer que a fazenda Sisan Agropecuária é de propriedade da minha esposa Eliane de Oliveira Bastos e está na declaração de bens dela junto à Receita Federal. Vale pontuar ainda que as declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) minha e de Eliane são feitas separadamente.

Nota de esclarecimento – José Edivan do Amorim – Fazenda é da esposa  II
Por ser da minha mulher, naturalmente, os amigos associam a Sisan a mim. Mas como disse e reitero, a fazenda Sisan Agropecuária pertence e está registrada no nome de Eliane, minha esposa. É preciso, ainda, deixar claro que todos e quaisquer bens em meu nome foram declarados ao TRE, como sempre faço junto à Receita Federal.No mais, estou à disposição para qualquer dúvida sobre a minha pessoa. Sempre que quiser, pode me ligar que estarei às ordens para esclarecimentos como sempre fiz em outros momentos com você. O meu muito obrigado.

Esclarecimento do blog – Na Junta Comercial, donos são Clemenceau e Ajon
O blog esclarece que em nenhum momento noticiou que a fazenda é de propriedade do empresário Edivan do Amorim, pelo contrário, já que documentação recebida por e-mail de um itabaianense mostra que a Sisan Agropecuária, cujas fazendas ficam em Matias Cardoso (MG), é uma filial, cuja sede fica em Itabaiana. Na Junta Comercial de Sergipe, em certidão de 07 de Julho, os sócios da empresa, cujo capital é de R$ 500 mil são Clemenceau Almeida Santos e Ajon Ferreira Cavalcante.

Candidatura de Luciano Pimentel e os boatos
Desde que registrou a candidatura a deputado estadual, Luciano Pimentel (PSB) é alvo quase que diários de boatos que retirou a candidatura. Já foi detectado que os boatos saem de um jornalista que é assessor de alguns deputados. Ou seja, a candidatura de Luciano Pimentel vem incomodando alguns políticos. “Não há possibilidade de retirar a candidatura”, disse ontem Luciano.

Urbanização
Nesta quinta-feira, 10, a Prefeitura de Aracaju entrega à população mais uma estação do Caju Bike, desta vez na 13 de Julho. A inauguração acontecerá em frente ao Mirante, a partir das 7h30. Na ocasião, o prefeito João Alves Filho também irá assinar autorização para licitação da obra de urbanização do calçadão construído com a obra de contenção na Beira-Mar.

Desautorizando
A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) – candidata à reeleição – disse que sobre a sua campanha falam ela própria e o seu esposo, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho. Mulher de poucas palavras e de muita ação, a democrata defende a tese de que quem fala muito, erra muito.

Desautorizando II
“Quando houver dúvida, perguntem-me. Reproduzir o que se especula, sem ouvir a verdade dos fatos, não é saudável”, afirma Maria do Carmo, adiantando que gosta de falar pouco, mas com sinceridade. Ela afirma, ainda, que não delegou poderes a nenhum outro porta-voz para opinar ou falar a seu respeito.

Valadares à frente da campanha de Campos em Sergipe
O presidenciável Eduardo Campos (PSB) mostrou-se feliz com a aceitação do senador Valadares ao convite para coordenar a campanha dele no estado de Sergipe. "Estou tranquilo porque sei do seu trabalho, senador. Sei que dará tudo certo", reagiu Campos à concordância de Valadares ao convite pessoal.

Trabalho
"Faremos um trabalho forte na certeza de que o nome de Eduardo Campos irá surpreender nas urnas em Sergipe", avaliou Valadares. Já na manhã desta quarta-feira, 09/07, o senador Valadares reuniu a diretoria estadual, lideranças e colaboradores para traçar um planejamento estratégico da campanha, que terá o slogam: "Eu voto em Eduardo".  A campanha de Eduardo Campos será coordenada por Valadares, integrando os membros do PSB/SE e da Rede Sustentabilidade.

Eleições  Conad – Banese
Finalizou no último dia 25 de junho a eleição entre os funcionários do Banese a formação da lista tríplice parta o Conselho de Administração do banco. Ficando a critério do governador sua indicação. Não se sabe a razão do sindicato dos Bancários estar fazendo tanta propaganda  e defendendo o nome de Luiz Alves, o Lula, para tal indicação, já que os três nomes eleitos na lista tríplice são sindicalizados. Qual seria a razão de tanta defesa, o que está por trás disso?

Feira do Augusto continuará as quartas e domingos, após intervenção de vereador
Na noite  de ontem, 09, o vereador Max Prejuízo (PSB) esteve reunido com o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, para tratar da situação dos feirantes que comercializam na feira do Augusto Franco e não foram contemplados com os boxes do novo Mercado do AF, o Mercado Vereador Milton Santos. Participaram da reunião o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Edson Leal, e o secretário de Comunicação, Carlos Batalha.

Argumentos
Após ouvir mais uma vez os argumentos do vereador Max Prejuízo, que expôs as dificuldades que os feirantes enfrentarão com o término da feira nos dias de domingo, o prefeito João Alves Filho decidiu não mais acabar com a feira que acontece aos domingos pela manhã. Após sugestão do vereador, as barracas serão padronizadas para os feirantes.

Conquista
“É uma grande conquista para todos nós a permanência da feira aos domingos e a padronização das barracas. Desta forma nenhum feirante ficará sem vender seus produtos. Não podemos ser radicais e esse foi um meio termo encontrado”, comemorou Max Prejuízo.A entrega com o início da comercialização no Mercado Vereador Milton Santos está marcada para o dia 19 de Julho, às 7h30.

PR
O blog esqueceu de mencionar ontem, 09, na nota “pai e filho são candidatos”, os nomes da vereadora Daniela Fortes (PR) e do pai, Daniel Fortes (PR) que são candidatos a deputado estadual e deputado federal respectivamente.

Disputa
Candidato a deputado estadual pelo PSDB, o empresário Bruno Vieira aposta que a chapinha da qual faz parte poderá ser a boa surpresa do processo eleitoral deste ano. Ex-vice-prefeito de Lagarto, o tucano quer ampliar a sua atuação política e acredita que o partido tem grandes chances de eleger representantes para a Câmara Federal e Assembleia do Estado. “Vou continuar trabalhando firme e espero estar dentro”, afirmou Bruno.

Caranguejo gigante na orla. É preciso preservação da escultura
De parabéns o governo do Estado, através da Seinfra, comandada por Valmor Barbosa pela ideia de instalar na orla da

foto enviada pela Ascom/Seinfra

 Atalaia uma escultura de um caranguejo gigante, um dos principais símbolos da culinária local. A escultura está atraindo turistas e sergipanos, porém algumas pessoas insistem em subir nela. Se continuar desta forma em pouco tempo a escultura estará deteriorada, já que é de fibra de vidro.

Novos professores em Itabaiana
Na manhã de ontem, , 9, foram empossados cinco professores excedentes, aprovados no último concurso público promovido em 2010 pela Prefeitura de Itabaiana. O prefeito Valmir de Francisquinho enfatizou que este momento é importante, pois os professores chamados já aguardavam há algum tempo pela nomeação. "Com a posse desses profissionais fortalecemos a rede municipal de ensino e atendemos a demanda crescente por vagas", afirmou.

Expectativa
O excedente Marcos Lima de Barros, licenciado em História, assinou o termo de posse e sempre esteve na expectativa de ver se sonho de ser servidor público realizado. "A espera foi longa, mas satisfatória. Agora estou tranquilo, mas ciente da minha responsabilidade de contribuir mais ainda com o aprendizado de nossos alunos", ressaltou.

Compromisso
A secretária municipal de Educação, Carminha Mendonça, disse que esta ocasião só reforça o compromisso do prefeito Valmir com a educação e os educadores que agora farão parte da rede de ensino. "Esta ação está proporcionando mais segurança aos professores e, com isso, aumenta o comprometimento desses profissionais no desempenho das suas atividades na escola", comentou.

Casa do Pão é a grande vencedora da Campanha do Pão Francês
Inédito em Sergipe, a Campanha do Pão Francês da Grande Aracaju foi sucesso absoluto com 44 empreendimentos inscritos, nove classificando-se para a fase final. E o vencedor foi revelado durante as comemorações do Dia do Panificador, realizada nesse último domingo no espaço do SESI da Av. Tancredo Neves. A padaria vencedora foi a Casa do Pão, da empresária Júlia Moreira Prata.

Tortelli em segundo lugar
O segundo lugar ficou com a Tortelli, de Adélia Hardman Prado e a terceira colocação ficou com a Panificadora São João, de Eleutério Pereira de Almeida. Os padeiros vencedores foram Gilmario Cupertino dos Santos, Josenilton Santos e David Robson Alves Santos, primeiro, segundo e terceiro colocados respectivamente.

Estímulo
Para Antonio Carlos Araujo, presidente do SINDIPAN e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, a iniciativa foi bastante válida. “Vamos aproveitar e lançar a Campanha em São Paulo durante a Fipan – Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente do alimentos. A ideia do concurso é estimular ainda mais padeiros e panificadoras a produzir produtos com qualidade. Com isso todos saem ganhando, empreendedores e consumidores”, explica.

Calendário
O Concurso do pão francês já integra o calendário festivo do SIDIPAN e deve, a partir   de 2015, se estender para todo o Estado de Sergipe. “Isso é muito bom para que possamos colocar à venda, estimular a produção de qualidade do pão jacó”, diz o predidente do Sindicato das Panificadoras e Confeitarias de Sergipe, Antonio Carlos Araujo. “Uma iniciativa louvável, todos estão de parabéns”, reforça o superintendente do Sebrae, Lauro Vasconcelos.

Código de Organização Judiciária
Foi publicada no Diário Oficial do Estado, a Lei Complementar 244 de 02 julho de 2014, que alterou o Código de Organização Judiciária do Estado de Sergipe. As mudanças visam aprimorar os serviços da Justiça, adequando as suas estruturas, Comarcas, Varas e competências às novas realidades nas demandas judiciais no Estado.

Celeridade
Segundo o Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Des. Cláudio Dinart Déda Chagas, o objetivo da proposição do projeto para a alteração do Código foi o de proporcionar a celeridade aos processos, em especial àqueles que tratam de família e sucessões. “Na Comarca de Aracaju, tínhamos duas Varas nessas especialidades, que com o projeto foram transformadas em sete. Assim, o andamento dos processos será muito mais rápido. Elevamos determinadas Comarcas que estavam com um número excessivo de processos em andamento. Dessa forma, também estamos atendendo a uma resolução do CNJ que prioriza o primeiro grau de jurisdição”, explicou o magistrado.

Princípios
Ainda de acordo como presidente do TJSE, todo o projeto foi pensado sob princípios tais como o da especialização, da acessibilidade e da garantia de uma maior produtividade, tudo canalizado em prol de uma Justiça mais eficaz e eficiente. “Em razão dos objetivos propostos, a premissa maior foi que as benesses com a reestruturação alcancem, sobretudo, o cidadão jurisdicionado, que terá uma estrutura reforçada para pleitear e ver resolvidos os seus anseios pretendidos e submetidos ao Poder Judiciário”.

Novas unidades
No novo Código de Organização Judiciária, a 2ª e 5ª Varas Cíveis da Comarca de Aracaju serão transformadas em unidades cíveis comuns. Já as sete Varas Privativas de Assistência Judiciária da Comarca de Aracaju, assim como as de São Cristóvão (01) e Nossa Senhora do Socorro (02), foram transformadas em Varas de Família e Sucessões. Também na capital serão criados o 9º e 10º Juizado Especial Cível para atender o crescimento exponencial de processos dessa natureza.

Varas
No interior, as Comarcas de Simão Dias, Laranjeiras e Itaporanga D’Ajuda serão elevadas para a entrância final e consequentemente ganharão, cada uma delas, mais uma Vara. As cidades de Indiaroba e Malhador, que eram Distritos, passam a ser sedes de Comarcas, tendo como Distritos, respectivamente, os municípios de Santa Luzia do Itanhy e Moita Bonita.

VIII Encontro de Filhos & Amigos de Aquidabã em Aracaju
Em 2005 três filhos de Aquidabã, Ludwig Oliveira, Joaquim Macedo e Chico Buchinho criaram o evento que nos anos seguintes várias outras cidades copiariam: "Encontro de Filhos e Amigos de Aquidabã em Aracaju", foi um grande sucesso com a presença do cantor Jerry Adriani, no próximo mês, dia 16 de agosto será o "VIII Encontro de Filhos e Amigos de Aquidabã em Aracaju" no Iate Clube com Auvanildo & Orquestra e Los Guaranis, as mesas estão sendo vendidas no Iate Clube, Restaurante Nacib do Riomar e Colégio Purificação. Para qualquer contato: (79) 9977-3304. Clique no link abaixo e assista a participação de Jerry Adriani no 1º Encontro: https://www.youtube.com/watch?v=Ao8sr0fcu14

Agenda
10 de julho, quinta-feira. Hoje é o dia da pizza.
O INSS começa a pagar parcela do décimo-terceiro dos aposentados em agosto. A ANEEL prorroga prazo para distribuidoras de energia pagarem usinas. Operadoras de telefonia passam a cancelar serviços com mais facilidade. Ângelo Calmon de Sá, ex-presidente do Banco Econômico, é condenado por fraude financeira. BNDES pede informações sobre empréstimos da Portugal Telefônica.

Curtas
ALCKMIN DESISTE DE MULTA PARA QUEM CONSUMIR MAIS ÁGUA. /// TRAFICANTES FAZEM FEIRA DE DROGAS NA VILA MADALENA, EM SÃO PAULO. /// NETANYAHU DECIDE INTENSIFICAR ATAQUES CONTRA O HAMAS EM GAZA. /// SANTA SÉ CONFIRMA NOME DE FINANCISTA FRANCÊS PARA PRESIDIR O BANCO DO VATICANO. /// ATUAL GOVERNADOR DE SÃO PAULO, CANDIDATO À REELEIÇÃO, LIDERA PESQUISA, COM 56,4 POR CENTO DAS INTENÇÕES DE VOTO. /// SAFRA AGRÍCOLA DO PAÍS CRESCE 2,3 POR CENTO EM RELAÇÃO À DO ANO PASSADO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Resumo da Copa
Na segunda partida das semifinais, realizada ontem, na Arena Corinthians, em São Paulo, verificou-se empate de zero a zero no tempo normal e na prorrogação de 30 minutos. Holanda e Argentina disputaram uma vaga na final na modalidade de cobrança de pênaltis. Vitória dos argentinos por 4 X 2.

Terceiro lugar
No próximo sábado, às 17 horas, no Mané Garrincha, em Brasília, Brasil e Holanda lutarão pelo terceiro lugar na Copa do Mundo FIFA 2014.

Grande final
No domingo, 13 de julho, às 16 horas, teremos a partida final, colocando frente a frente as seleções da Alemanha e da Argentina. O título de campeão será, então, disputado por um país europeu (Alemanha) e um sul-americano (Argentina).

Entrevista
Em coletiva absolutamente dispensável, realizada ontem à tarde, da qual participaram todos os membros da Comissão Técnica, Felipão e Parreira responderam às perguntas feitas pelos repórteres. Ambos disseram que o seu trabalho foi quase perfeito. O técnico Scolári afirmou que não tem nenhum débito. Considerou tudo normal. E voltou a pedir desculpas. O presidente Marin, da CBF, não participou da coletiva. Para completar, o coordenador Parreira leu um e-mail enviado por uma senhora chamada D. Lúcia, cujo texto referia-se de forma altamente elogiosa a Felipão.

Tite
O primeiro nome citado como provável novo técnico da seleção brasileiro é o de Tite.

Campeonato Brasileiro
Já terá rodada na próxima quarta-feira, 16 de julho.

Batistão
Completou, ontem, 09 de julho, 45 anos de existência. As obras de reforma serão concluídas somente em novembro.

Maiores goleadas
Antes da catástrofe da última terça-feira, no Mineirão, as maiores derrotas da seleção brasileira de futebol ocorreram: em 1919 ( 7 a 2), para a Itália; em 1920 ( 6 a zero), para o Uruguai e em 1934 ( 8 a 4), para a Iugoslávia.

Opinião
O ex-craque Tostão, tricampeão em 1970, no México e atualmente colunista do jornal Folha de São Paulo escreveu, a respeito do recente vexame de nossa equipe nacional: “Desculpa de que o Brasil perdeu pelos desfalques não faz sentido, diante da superioridade alemã.”

Técnico estrangeiro
Muitos analistas do nosso futebol defendem a contratação de um técnico estrangeiro para comandar a seleção brasileira.

FIFA suspende Gana
A Federação de Futebol de Gana foi desfiliada pela FIFA. Motivo: a intervenção do governo, que destituiu o presidente da referida entidade, o que fere frontalmente as normas da Federação Internacional.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Edson_Bomfim  Então o Plano de Governo de Aécio e da oposição é a derrota do Brasil contra a Alemanha? É isso mesmo??????? Misericórdia!!!!!

www.twitter.com/henriquembranco  Até ontem, as 17:00 hs a Copa não era da Dilma, era do povo brasileiro. Depois do vexame passou a ser dela. Esses coxinhas são uma piada.

www.twitter.com/gahstuff  a gente perdeu a copa mas ganhamos muito chorume coxinha nas redes sociais.

www.twitter.com/ProfAndreyLemos  Como ter vergonha do país q ganhou cinco copas do mundo apenas porque perdeu essa? Orgulho do meu país q exporta craques p/ o mundo inteiro!

www.twitter.com/WilliamFonseca  A sua pior escolha é optar pela dúvida, hesitar, esquivar-se, abster-se. Decidido não é só quem acerta, mas também quem tenta.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frase do Dia
“Toda trama requer uma boa dose de frieza e dissimulação.” Mônica de Castro é uma escritora espírita brasileira, nasceu em 10 de Junho de 1962.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários