Uma Marina no caminho de Lula

No meio do caminho do PT e do presidente Lula para 2010, está aparecendo uma pedra gigantesca talhada no próprio Partido dos Trabalhadores. Ela chama-se Marina Silva. Se ela decidir comandar o PV nacionalmente (expurgando a maioria dos dirigentes fisiologistas, entre eles Sarney Filho) e ser candidata a presidenta da República mudará o quadro que até o presente momento está se encaminhando para ser insosso e com poucas novidades. Serra de um lado. Dilma de outro e Heloisa Helena com poucos segundos tentando fazer a sua parte e aqueles outros nanicos que aparecem por conta de uma legislação eleitoral esdrúxula. O episódio Sarney está provocando um estrago na liderança de Lula que só ele ainda não notou. Marina tomar a decisão ainda esta semana.

 

Marina Silva concedeu uma entrevista a revista Caros Amigos deste mês que vale a pena ser lida por aqueles que ainda acreditam que é possível avançar no Brasil. “Mulher, negra, pobre. Alfabetizada aos 16 anos. Do interior do Acre ao planalto central. De seringueira a ministra do Meio Ambiente”. A abertura da entrevista fala por si só. Como seringueira andava 14 quilômetros (isto mesmo quatorze), por dia de segunda a sexta.  Depois da morte de irmãos por conta do surto de malária e sarampo Marina foi para a capital. Aos 16 anos e meio aprendeu a ler. Muito tempo depois começou a militância política através de Chico Mendes e Clodovis Boff.

 

Uma pessoa que passou seis anos e meio à frente do Ministério do Meio Ambiente com muitas realizações e nenhuma denúncia contra ela. Pelo contrário, as manchetes de alguns veículos de comunicação contra ela, foram porque ela “bateu pé” em algumas questões e não aceitou a mudança de rumo do governo Lula nesta área. Uma delas foi a que culminou com sua saída do ministério do Meio Ambiente: a mudança da legislação ambiental (MP 458) quer vai beneficiar o setor mais atrasado do agronegócio e abrindo novas áreas para a grilagem na Amazônia.

 

É certo que Dilma Rousseff também tem história de lutas principalmente no período da ditadura militar. Mas Marina Silva tem muito mais do que os 30 anos de luta social e sócio-ambiental: não tenta ter apenas o cheiro e o jeito do povo: ela é o próprio povo. Está provado no Brasil que os partidos não têm mais identidades próprias, inclusive o PV, mas alguns políticos ainda têm credibilidade e respeito. Muitas vezes pessoas corajosas e destemidas como Marina Silva fazem aflorar uma esperança perdida em algum lugar do passado…

 

Pesquisa não influencia candidatura, diz Marina

Deu na FSP, de hoje, 18:  senadora Marina Silva (PT-AC) reiterou ontem que os seus 3% de intenções de voto apontados pela pesquisa Datafolha não influenciam em sua decisão de se lançar candidata à Presidência pelo PV. “O resultado dessa reflexão não está subordinado às pesquisas, mesmo que tivesse apenas um traço”, disse a senadora, que anuncia nos próximos dias a resposta ao convite feito pelo PV.Marina Silva lembrou que também começou com 3% nas pesquisas de intenções de voto quando disputou o primeiro mandato ao Senado, em 1994. Ela observou que a pesquisa Datafolha expressa “a realidade de quem nunca se expôs” entre os candidatos ao Planalto. “Estou tranquila”, insistiu

 

Camargo quer ser candidato em SE

Sergipe é uma terra tão boa, tão boa, que muita gente tenta se aproveitar da hospitalidade e da simplicidade da maioria dos sergipanos para conseguir seus interesses político. Não é que o irmão de Zezé de Camargo e Luciano, Wellington Camargo (aquele que foi seqüestrado há alguns anos), que é também portador de necessidade especial, está “visitando” alguns municípios, principalmente do sertão em companhia de um deputado estadual, que é evangélico.

 

Daniel Tourinho II, o retorno

Os que já conversaram com a dupla de evangélicos (Wellington, também é) é uma possível candidatura a deputado federal dele por Sergipe. É mole? Ou terra boa. Estão pensando que o sertanejo, além de forte é também besta… Wellington Camargo já está sendo chamado de “Daniel Tourinho II, o retorno”, aquele que chegou aqui e gastou muito e não se elegeu deputado federal. E pelos comentários o Camargo também tem bala na agulha…

 

Cobrança em Poço Redondo

Na festa da padroeira de Poço Redondo, no último final de semana, o prefeito frei Enoque resolveu cobrar R$ 2,00 para que as pessoas tivessem acesso aos shows realizados. Nada demais se no local não tivesse propaganda do governo estadual que patrocinava o evento. Foi correto cobrar? Com a palavra o MP do município.

 

Governador comenta processo que tramita no TSE

Sobre o parecer que a Procuradoria Geral Eleitoral emitiu, pedindo a sua cassação no processo que tramita no TSE, o governador Marcelo Déda comentou é apenas a opinião do Ministério Público, que não se limitou a declarar seu interesse pela causa, mas resolveu também opinar sobre o mérito da matéria. Déda disse que essa é a mesma opinião que o Ministério Público já havia externado aqui em Sergipe e cujo teor já foi julgado pelo TRE, que considerou que não houve prática de promoção pessoal do governador, que não houve irregularidades na eleição e nem dano ao processo eleitoral.

 

Mesma linha de defesa

Os advogados de defesa do governador disseram que vão continuar com a mesma linha de defesa que já foi vitoriosa em Sergipe, até porque o Ministério Público, em seu parecer, omite o fato de que o candidato adversário de Déda era governador e estava no exercício do mandato, o que torna bastante improvável que atos supostamente praticados por um prefeito, em março de 2006, possam ter tido efeito sobre o processo eleitoral de 2008, contra um adversário que era governador e estava no cargo.

 

Gripe suína adia visita de Aleida Guevara

A filha de um dos ícones da revolução cubana, o guerrilheiro Ernersto Che Guevara, a médica Aleida Guevara March adiou sua visita a Sergipe, onde participaria de um seminário em Umbaúba, amanhã, 19, com o tema  “O Socialismo frente à crise econômica mundial”. A direção do MST, organizadora do evento recebeu um fax do governo cubano informando a impossibilidade dela deixar o pais por conta de ser a mais nova vitima do vírus da “gripe suína”. Confirmou, no entanto, para Outubro o seminário.

 

TC: ornitorrinco descalibrado?

O artigo de ontem, 17, com o título acima, superou as expectativas com uma série de e-mails. Alguns contrários a tese outros defendendo a mesma. O intuito é abrir o debate num assunto que ainda vai ter vários desdobramentos até o final do ano. Até lá muitas fábulas serão citadas…

 

 

Sindat quer nulidade da nomeação de Flávio

Os dirigentes do Sindicato dos Auditores Tributários do Estado de Sergipe (Sindat) pretendem envidar todos os esforços para tentar anular a nomeação e consequente posse do conselheiro Flávio Conceição de Oliveira Neto. Para os auditores, Flávio Conceição – acusado de usar o cargo para influenciar na formalização de contratos entre as administrações públicas e a construtora Gautama, do empresário Zuleido Soares Veras – não atende aos requisitos básicos previstos no artigo 71 da Constituição do Estado de Sergipe, quais sejam: idoneidade moral e reputação ilibada.

 

Reputação ilibada

“A Constituição da República e do Estado de Sergipe exigem que à investidura neste cargo, cuja principal função é julgar as contas dos administradores públicos dos três Poderes, seja protegida por premissas como a reputação ilibada e o notável saber jurídico”, observaram os auditores tributários, autores da primeira ação judicial que resultou no afastamento de Flávio da função. De acordo com os auditores, é inadmissível que Flávio Conceição volte à atividade. Eles ressaltaram que o “homem público tem o dever de ser probo e o ex-conselheiro não tem a mínima condição constitucional de voltar ao exercício de julgador das contas públicas”.

 

 

Mais de 25% I

Em julho, o Governo Federal incluiu Sergipe na lista de unidades da federação que não atendiam aos requisitos previstos pela lei, alegando que eram investidos apenas 24,2% do total de seus recursos. No entanto, o STF reconheceu que o Governo do Estado aplica 25,64%. A decisão está na liminar do ministro Joaquim Barbosa e foi publicada nesta segunda-feira, 17.

 

Mais de 25% II

Essa decisão garante ao Governo do Estado o direito de receber recursos oriundos de transferências voluntárias da União, de firmar novos convênios e de contrair empréstimos junto a instituições nacionais e internacionais. Esse número não levava em consideração as despesas com valores destinados aos aposentados. Quando esse recurso é considerado, o investimento ultrapassa os 25% estabelecidos por lei e chega a 25,64%.

 

Iran disputará presidência em SE

O deputado federal Iran Barbosa vai disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, no Processo de Eleição Direta (PED) do PT, encabeçando a chapa estadual pela sua tendência, a Articulação de Esquerda (AE). A eleição interna tem seu primeiro turno no dia 22 de novembro próximo. Iran, que é filiado ao PT desde 2002, explicou a sua decisão pela disputa do PT. “Nós, da AE, já tínhamos uma definição de candidatura à presidência nacional do partido, com a companheira Iriny Lopes, deputada federal da AE do Espírito Santo. Aqui, vínhamos construindo esse debate internamente na tendência, e isso resultou na definição, neste último sábado, que aqui também teremos candidato à disputa da presidência estadual do partido, e estou colocando meu nome para essa disputa”, afirmou.

                                                                                                                                   

José Lima de Andrade Neto (Foto:divulgação).

Posse na BR Distribuidora

Assume no final da tarde de hoje, 18, a presidência da BR Distribuidora o sergipano José Lima de Andrade Neto. Lima Neto ocupava o cargo de secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia desde o ano passado, por sugestão do atual presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. Nos últimos meses, participou das reuniões de Governo para a montagem técnica do novo modelo de exploração de petróleo no país por conta das reservas do pré-sal, o chamado marco regulatório. Ele trabalha há mais de 30 anos na Petrobras e na gestão de José Eduardo frente a empresa foi nomeado assessor especial da presidência para novos negócios.

 

BR: vendas cresceram 9,4% no 1º semestre

Ao divulgar o balanço do semestre, o ex-presidente José Eduardo Dutra disse  que o  volume de vendas registrado pela Petrobras Distribuidora no acumulado de janeiro a junho de 2009 (primeiro semestre) teve um crescimento de 9,4% em relação ao mesmo período do ano passado, ao atingir os 20 bilhões de litros ou 3,3 bilhões de litros comercializados/mês. Além disso, a BR alcançou, no mês de junho, novo recorde de vendas ao contabilizar 3,49 bilhões de litros vendidos. Total que já foi ultrapassado no mês de julho, quando a companhia comercializou 3,75 bilhões e obteve 39% de market share. O crescimento de 9,4% é bem superior à evolução do mercado global de derivados, já que este apresentou um aumento de apenas 0,1% em relação às vendas demonstradas no primeiro semestre de 2008.

 

Recuperação em curso

“Fomos atingidos pela redução das vendas para o mercado consumidor causada simultaneamente pelo aumento do preço do diesel no mercado interno e pela redução do despacho das térmicas”, justifica o  ex-presidente da BR, José Eduardo Dutra. Segundo ele, ao contrário das outras empresas, a BR optou por não importar diesel para forçar a queda dos preços e manter a Petrobras como sua fornecedora – o que lhe rendeu uma perda de mercado. Entretanto, foi uma conjuntura temporária, uma vez que o preço do diesel já cedeu e a companhia verificou recuperação de suas vendas em todas as frentes. “De junho para julho de 2009, nossa venda total acumulada passou de 20 bilhões para 23,73 bilhões de litros; ou seja, já podemos prever que, em 2009, vamos superar a barreira do R$ 1 bilhão de lucro líquido estipulada no ano passado”, avalia.

 

 

Deso investe no meio ambiente

Como parte da programação para comemorar os 40 anos da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), serão iniciadas hoje as ações do Projeto de Preservação, Recuperação e Conservação de Mananciais utilizados pela Estatal para o abastecimento público. Às 9 horas, serão plantadas mudas de espécies nativas da Mata Atlântica na Estação de Captação do rio Fundo, em Itaporanga D”Ajuda. “É importante iniciar as comemorações com um ato voltado para a proteção do meio ambiente”, afirma o presidente da Deso, Max Maia Montalvão.

 

Reflorestamento

O Projeto vai ser desenvolvido durante 12 meses. Seu objetivo é executar reflorestamento e revegetação nas margens e/ou nascentes dos rios e nas estações de captação da Companhia. Além da Estação de Captação do Rio Fundo, serão beneficiados pelo projeto os riachos Areias (Pedrinhas), Doce (Arauá), Siriri Vivo (Nossa Senhora das Dores), da Prata (Japaratuba), Brejo (Cristinápolis), Tabocas (Itaporanga), Tabocas (Lagarto) e, ainda, as estações de Captação dos riachos Grilo (Boquim) e Guararema (Umbaúba). A Secretaria de Estado do Meio Ambiente é parceira da Deso no Projeto de Preservação dos Mananciais.

 

Projeto Águas de Sergipe: audiência pública

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – Semarh – – torna público que realizará Audiência Pública de apreciação ao Termo de Referência sobre Avaliação Ambiental do Projeto Águas de Sergipe. O evento irá ocorrer no dia 20 de agosto de 2009, às 08h30, na cidade de Aracaju, no Auditório da CODISE, situado na Avenida Heráclito Rollemberg – D.I.A. Informações adicionais consultar o site www.semarh.se.gov.br.

 

Ecojan iniciará programação do segundo semestre

A Escola de Contas (Ecojan) do Tribunal de Contas do Estado (TCE) dará início à programação do segundo semestre na próxima segunda-feira, dia 24, com a realização de 12 cursos internos. A Escola é dirigida pelo conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza e tem seguido a proposta de interiorização, conforme solicitação do conselheiro e presidente Reinaldo Moura do TCE. Parte desses cursos também serão realizadas no interior do Estado, em parceria com as Associações dos Municípios, voltados para servidores públicos municipais. Mais informações pode ser obtida na sede da Ecojan pelo fone 3216-4746 ou site www.tce.se.gov.br.

 

II Colóquio Nacional de Ética e Filosofia Política I

 A Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase) apoiou mais uma iniciativa cultural. Trata-se do II Colóquio Nacional de Ética e Filosofia Política, evento que será realizado nos dias 31 de agosto, 1º e 2 de setembro, no auditório da Reitora da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Com o tema: “A Filosofia: entre a política e a religião”, o evento é direcionado a universitários, profissionais e interessados pelo assunto, que terão a oportunidade de discutir temas acerca da religião entre o século XVII e XVIII, humanismo, além de algumas obras dos filósofos: Montesquieu, Voltaire, Karll Marx, Rosseau dentre outros.

 

II Colóquio Nacional de Ética e Filosofia Política II

Os palestrantes são mestres e doutores que lecionam no Núcleo de Filosofia da História e Modernidade da UFS (NPGED/NEPHEM), na Universidade de São Paulo (USP), na Universidade Federal da Bahia (UFBA), na Universidade Estadual Paulista-Campus de Marília (UNESP-MARÍLIA), na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), além de professores doutores de universidades da França que foram convidaddos:  Prof. Dr. Pascal Taranto, da Université de Nantes; a Profª. Dra. Isabelle Koch, da Aix-Marseille I; e a Profª. Dra. Celine Spector, da Bordeaux III.        A Segrase contribuiu com a realização deste evento ao imprimir em seu parque gráfico 500 folders, 200 cartazes, 200 pastas com abas e 200 cartilhas, tudo confeccionado em papel couchê de 230 g.

 

Congresso Nacional de Estudos Jurídicos

De 01 a 02 de outubro, as maiores autoridades do cenário jurídico do país se reunirão em Aracaju. Acontecerá no Hotel Parque dos Coqueiros, o Congresso Nacional de Estudos Jurídicos – Direito Civil e Processo Civil. Destinado a Juízes, membros do Ministério Público, Advocacia Geral da União, Servidores Públicos, Advogados e estudantes de Direito, o evento promete promover as mais novas discussões sobre os temas abordados, ampliando o conhecimento da comunidade jurídica e acadêmica através de novos paradigmas do Direito Civil e Processual Civil. Informações e inscrições pelo site www.direitocivileprocessocivil.com.br

 

Missa de 7º Dia – Célio Nunes

 Convite – Cláudio Nunes, Ricardo Mendonça Nunes, Júlia Campos Nunes, Dora Mendonça e demais parentes convidam os amigos do jornalista CÉLIO NUNES DA SILVA, para a missa de 7º Dia que será celebrada em sufrágio de sua alma, na próxima quarta-feira, 19, às 19h, na Igreja do Colégio Salesiano, no bairro Cirurgia. Desde já manifestam seus agradecimentos.

 

 

DO LEITOR

 

Empréstimos a servidores públicos

Do leitor Gilson: “O Banese reduziu mais uma vez a taxa de juros para os servidores públicos. Ocorre que  s servidores públicos ainda pagam juros maiores que os funcionários deste banco.  Não discordo que os bancários possam obter empréstimos com percentuais que facilitem o acesso aos recursos ofertados pelo estabelecimento, mas entendo que os demais servidores públicos, considerando que o banco saca o dinheiro da parcela do empréstimo no exato momento em que o salário depositado na conta do cliente, devem ter o mesmo tratamento principalmente porque os juros ainda estão altos e o risco de prejuízo para o banco é mínimo ou inexistente. Qual a razão desse procedimento diferenciado?”

 

Férias escolares  

E-mail recebido: “As escolas particulares de Sergipe, vêm adotando um período de férias, que não atende as necessidades da maioria dos pais de alunos. O início do calendário escolar de 2010 está previsto para 18 de janeiro, o que acarretará um descompasso entre as férias dos pais e seus filhos, levando em consideração que a grande maioria dos pais está em gozo de férias até o final de janeiro.Isto em decorrência de compromissos e festejos tradicionais do mês de dezembro e as férias já tradicionais que se estendem ao final de janeiro. Com o início das aulas estabelecido para meados de janeiro, torna-se inviável o aproveitamento máximo de período tão necessário ao lazer e ao estreitamento do convívio entre pais e filhos. Esperamos que na reunião do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular, está questão possa ser melhor avaliada é que  se estabeleça o início das aulas para o mês de fevereiro. Salientamos que faz-se necessário que assuntos de tamanha relevância, o sindicato possibilite o pronunciamento dos pais de alunos, que afinal de contas, tem grande interesse no debate e na tomada de decisão deste assunto. Pedimos desde já, a manifestação dos pais sobre esta questão”.

 

Indústria de Multas

Do jornalista Abrahão Crispim Filho: O Semáforo localizado no cruzamento da Av. Nova Saneamento com a Rua Rafael de Aguiar, em frente ao Posto Aperipê II, próximo do cruzamento da Av. Rio de Janeiro com a Nova Saneamento é uma verdadeira indústria de multas, pois quando este Semáforo abre “ele é muito rápido” principalmente no horário de pico, provoca um grande engarrafamento, com os veículos avançando muito pouco, não dando tempo de ultrapassar o semáforo da AV. Saneamento com a AV. Rio de Janeiro. Com conseqüência muitos veículos são multados. Isso é um verdadeiro assalto ao bolso do contribuinte. Mas como a SMTT está faturando alto, ela não estar nem ai para os direitos do cidadão, não se incomodado com a legalidade da sua receita”.

 

Frase do Dia

“A ambição comete, em relação ao poder, o mesmo erro que a ganância em relação à riqueza: começa a acumulá-la como meio de felicidade, e acaba a acumulá-la como objetivo”. Charles Colton.

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais