Uma política antipoliticagem

Foi-se o tempo em que se fazia Política com “P” maiúsculo. Hodiernamente, o que se observa, é uma confusão entre Política e politicagem, coisas diferentes que parecem iguais, em razão do comportamento indecoroso e indecente de alguns agentes políticos, que foram eleitos para bem representar o Povo, mas que prestam um desserviço à sociedade na medida em que suas ações, longe de defenderem interesses legítimos, são animadas pelo desejo egoístico e ignóbil que agridem o sentimento popular, fazendo com que se perca a esperança por um Brasil melhor.

 

Nesta semana, aconteceu, aqui em Sergipe, um bom exemplo da desnaturação da Política, que é politicagem, por ocasião do sufrágio do Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo Estadual a contratar servidores públicos, em caráter temporário, nos termos da Constituição Federal e da legislação federal de regência. Lá, na Assembléia Legislativa, de modo insidioso, foram distribuídos panfletos apócrifos, cujo conteúdo exortava a população sergipana a pedir emprego a políticos ligados ao Governador Marcelo Déda, pois caso o Projeto de Lei fosse aprovado, surgiria um verdadeiro “metrô da alegria” (epíteto cunhado pela oposição), com emprego para todos.

 

Não bastasse isso, os mentores intelectuais desse malfadado “plano”, ainda tiveram entusiasmo para ludibriar estudantes, menores de idade, de uma escola da rede pública estadual de ensino, sob o falso argumento de que lá na Assembléia Legislativa os deputados estavam votando um Projeto de Lei que iria dar emprego a pessoas a partir de dezesseis anos de idade. A que ponto se chegou, pasmem!!

 

Bem disse o deputado Gilmar Carvalho que quem idealizou o “plano” e quem o executou são malfeitores, pois cometeram uma série de condutas reprováveis que justificam o adjetivo. Algumas delas: primeiro, se aproveitaram do anonimato (gesto de quem é covarde), com medo de que a sua ação desprezível pudesse receber a desaprovação da sociedade; segundo, utilizaram-se, indevidamente, de adolescentes, que deveriam estar na sala de aula, como forma de fazer parecer que o Projeto de Lei que estava sendo votado era do interesses daqueles; terceiro, com a locução que empregaram no texto apócrifo, acabaram por estimular aquilo que eles falsamente eram contrários, que vem a ser o apadrinhamento político, em desrespeito aos princípios da moralidade, igualdade e legalidade.

 

Será que é esse o exemplo que alguns políticos querem dar a jovens estudantes que eventualmente podem vir a ocupar cargos públicos importantes amanhã? O que o Brasil precisa não é de combate à Política, que é um instrumento de desenvolvimento e realização social, mas sim de combate à politicagem e aos politiqueiros. Numa palavra, o Brasil precisa de uma Política antipoliticagem.

 

Neópolis

A juíza de Direito de Neópolis, Rosivan Machado, determinou o afastamento do prefeito do município, Felipe Barreto (PHS).Para a magistrada, o prefeito cometeu irregularidades ao contratar a empresa CML Construtora, que subloca veículos para a prefeitura. Esta semana o blog publicou diversas irregularidades que vêm sendo cometidas naquela prefeitura. A eleição em Neópolis está marcada para o dia 25 do próximo mês.

 

Mas não é só isso em Neópolis

E ainda tem mais. O presidente da Câmara, José Luiz de Araújo, que tinha assumido no lugar de Felipe Barreto (que foi para o cargo de prefeito e agora cassado), não poderia estar no cargo segundo alguns advogados. É porque ele é advogado e segundo o art. 28, I do Estatuto da OAB proíbe que ele assuma cargo da mesa do Poder Legislativo, e desde o dia 1º de janeiro de 2009 ele está no cargo de vice-presidente e em nenhum momento ele se afastou da OAB para exercer o cargo de Vice. Exerce suas funções laborativas normalmente e nada é feito. A oposição já deseja anular a eleição da Mesa Diretora, com mudaria todo o quadro político de Neópolis……Prefeito interino e muito mais……….

 

X Encontro do PSB

O X Encontro Estadual do PSB realizado na última sexta-feira, em Aracaju, serviu para o partido mostrar que é uma das principais forças da aliança do atual governo. Presentes ao encontro, além das lideranças do partido, representantes de todos os partidos que compõem a base de sustentação do governo, inclusive o governador Marcelo Déda. Presentes também lideranças nacionais, como o presidente do Instituto Mangabeira, Carlos Siqueira e o deputado federal Rodrigo Rolemberg, do Distrito Federal.

 

Crescimento do partido

Ao abrir o X Encontro, o presidente estadual, Valadares Filho, fez um relato do crescimento do partido nos últimos anos. Ele lembrou que nas eleições municipais de 2004, o PSB elegeu apenas 4 prefeitos e em 2008 10; foram seis vice-prefeitos em 2004 e em 2008, 16. E vereadores foram 89 em 2008 contra 36 em 2004. “Somos uma referencia de crescimento graças a credibilidade adquirida junto a população sergipana”, enfatizou, afirmando que a principal prioridade do PSB em 2010 é a reeleição do governador Marcelo Déda. Prefeitos e lideranças do partido também falaram no encontro.

 

Candidatura a vice

Ao falar no X Encontro, o senador Valadares defendeu a unidade do bloco do governo e reafirmou que o PSB marchará com força para à reeleição do governador Marcelo Déda. Valadares disse que uma das prioridades do PSB é a manutenção do candidato a vice, principalmente para aquele que já detém o cargo, no caso Belivaldo Chagas. Valadares disse que o governador deve receber não como imposição ou recado, mas como uma posição do PSB.

 

Candidatura de Ciro

Sobre a candidatura de Ciro Gomes a presidente da República, Valadares disse que de nada prejudicará a aliança com o PT em Sergipe. “Eu mesmo não apoiarei Ciro Gomes se este viver a romper ou atrapalhar o governo Lula. Mas ainda que eu o apoiasse, não deixaria de lutar pela reeleição de Marcelo Déda”.

 

Fartura

Ao discursar, o governador Marcelo Déda disse que é natural que os partidos da base aliada reivindiquem posições na chapa majoritária, mas disse que este assunto só discutirá em 2010. Ele aproveitou para ironizar a oposição afirmando que enquanto do lado de cá tem “fartura”, lá eles têm dificuldades em fechar uma chapa majoritária, onde até mesmo o ex-governador não diz se é candidato ao governo estadual.

 

3º Congresso de Mulheres

Antes do Encontro Estadual foi realizado o 3º Congresso Estadual de Mulheres do PSB, onde foi eleita secretaria geral, Vera Lúcia Sobral. Entre os objetivos de Vera à frente da secretária o incentivo a candidaturas femininas em 2010, a formação através de cursos para as candidatas e uma aproximação maior com as comunidades de base.

 

Fundações: Justiça concede vitória ao Estado

Na sexta-feira, 25, a Justiça sergipana concedeu ao Governo do Estado e à Secretaria da Saúde importante vitória na luta pela consolidação da Reforma Gerencial e Sanitária do Sistema Único de Saúde e na implantação das Fundações Estatais de Saúde. A desembargadora Maria Aparecida Santos Gama da Silva indeferiu o pedido de liminar e mandou arquivar o mandado de segurança preventivo impetrado pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed).

No mandado, o sindicato pedia que a Justiça obrigasse o Governo do Estado a se abster de realizar o processo de adesão, remoção ou lotação dos servidores estatutários que não se manifestassem de forma expressa e favorável à sua cessão para as Fundações Estatais de Saúde. O pedido foi negado.

 

Prefeitura de Aracaju anuncia concurso público

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, anunciou na sexta-feira, 25, no auditório do Centro Administrativo, a realização de concurso público para a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Serão 210 vagas, sendo 55 para o cargo de assistente social, 45 para psicólogos e 110 para educadores sociais.O edital com informações sobre período de inscrição, requisitos, provas e salários será elaborado por uma comissão formada por funcionários de carreira da administração municipal. Esse é o primeiro concurso público da história da Prefeitura de Aracaju voltado à área de assistência social.

 

Prestação de serviços

Segundo o prefeito Edvaldo Nogueira, o município não pode continuar prestando serviços à população através de instituições contratadas. “Precisávamos construir no município a carreira do assistente social, do psicólogo e do educador social. E eu tenho orgulho de realizar o primeiro concurso nessa área que vai suprir a necessidade da Secretaria de Assistência Social”, disse.Atualmente o quadro no município conta apenas com 10 assistentes sociais. Os novos cargos vão ampliar e qualificar os serviços prestados a pessoas de todas as idades, desde a criança até a mulher que sofre violência doméstica. “O educador social não basta apenas saber cadastrar uma mãe no programa Bolsa Família. Ele precisa dar carinho, atenção e cuidar das famílias”, explicou Edvaldo. (Infonet).

 

Infraestrutura e ginásio I

No início da noite da sexta-feira, 25, o governador Marcelo Déda fez a entrega de mais obras no município de Porto da Folha. Desta vez, ao lado do prefeito Manoel de Rosinha, o governador inaugurou a infraestrutura do residencial Caraíbas, conjunto com 128 casas construídas através do programa “Casa Nova, Vida Nova”. Na sequência, Déda entregou à comunidade a reforma do ginásio Eloy Lima Poderoso.Em parceria com o Governo Federal e com a Associação Amigos da Terra, que foi a interveniente para que as famílias financiassem a caução para as residências, o Governo do Estado investiu R$ 332 mil para construir 1.227 metros de rede de esgoto sanitário, e 7.680 metros de pavimentação a paralelepípedo.

 

Infraestrutura e ginásio II

Logo em seguida, o governador fez a entrega oficial das obras de reforma do ginásio de esportes Eloy Lima Poderoso. Lá, o Governo do Estado promoveu a construção de muro, revisão da cobertura em fibrocimento e das instalações elétricas e hidráulicas, colocação de piso de alta resistência, pintura das paredes, demarcação da quadra, além de uma completa adequação das instalações para pessoas com deficiência, incluindo um banheiro adaptado.

 

“Demarcações da SPU são ilegais”, coloca Machado

O coordenador da bancada federal de Sergipe, deputado José Carlos Machado (DEM), foi entrevistado do radialista George Magalhães, na Rádio Liberdade FM, e sentenciou que todas as demarcações realizadas pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), nos últimos 20 anos, são ilegais. O deputado, que há cinco anos trava uma luta na Câmara Federal questionando a cobrança de taxas sobre os terrenos considerados de marinha, trouxe uma boa notícia para os sergipanos.

 

Revisão da legislação

“O governo federal jamais admitiu negociar essa questão, mas na última quarta-feira (23), a secretária de Patrimônio da União, Alexandra Reschke, disse que Lula aceita rever a legislação. A verdade é que todas essas demarcações são ilegais, tanto que o governo tem perdido inúmeras ações pelo País. É praticamente impossível se precisar essa demarcação. A SPU não dispõe de recursos técnicos para isso. Mais de 60% do que a SPU arrecada vem da taxa de laudêmio. Se você é ocupante de um terreno de marinha, o comprador é obrigado a pagar o laudêmio, referente a 5% do valor do imóvel”, explicou.

 

IPHAN realizará Fórum

A superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional  em Sergipe – IPHAN-SE, realizará no próximo dia 28, a partir das 8hs, no auditório da Sociedade Semear o Fórum sobre Licenciamento Arqueológico e Patrimonial. O objetivo do evento é esclarecer e discutir questões relativas ao licenciamento de obras, já que estes licenciamentos, que causam impactos ambientais, exigem que, além das questões ligadas ao aspecto bio-ecológico, também se levem em conta impactos no ambiente sócio-cultural, conforme a legislação em vigor. O evento é destinado aos órgãos envolvidos com licenciamento, a empresa e a profissionais que, trabalham na área ou que realizem estudo de impacto ambiental. 

 

Vem aí o Celi Open 2009

Começa a contagem regressiva para um dos maiores torneios esportivos do Estado de Sergipe. Nos dias 16, 17, 18, 23, 24 e 25 de outubro acontecerá a edição de 2009 do Celi Open, consagrado campeonato de Tênis promovido pela Construtora Celi. Repetindo o sucesso de 2008, as quadras de tênis da Orla de Atalaia irão compor o cenário perfeito para este grande evento. E as inscrições já começaram e vão até 14 de outubro. Elas poderão ser feitas na Federação Sergipana de Tênis (FST), Racket Club e SET. Além de incentivar a prática esportiva, o Celi Open é uma verdadeira confraternização onde todas as gerações do esporte de reúnem, além dos familiares e amigos. A Construtora Celi sabe que esporte é saúde e proporciona com muito entusiasmo esta grande festa. 

 

DO LEITOR

 

Clinicas de saúde

Do leitor Tito: Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-lo pelo oportuno comentário  sob o título “Clínicas de Saúde, ambulantropia e Itabaiana”, de sua coluna, pois  a “ambulanciaterapia” ou “ambulantropia”, como  você preferiu denominar é  algo  deprimente, quando vivemos  um momento de grande transformação no Estado,  em que não se pode mais  usar a saúde, a educação e outros serviços essenciais  à população como moeda de troca ou barganha política; O próprio governador Marcelo Déda tem dito e repetidas vezes,  não admitir o uso político e eleitoreiro da Saúde, por entender  que investir nesse  setor é um  direito do cidadão e uma  obrigação do Estado. Infelizmente, alguns  políticos em nosso Estado ainda  pensam o inverso. Além disso,  gostaria de observar, a fim de  atualizar a sua coluna, que com  as clínicas de saúde da família inauguradas na última quarta-feira, em São Miguel do Aleixo, já são 11 e não dez as unidades inauguradas até agora pelo governo de Sergipe. Até 2010 serão 101, totalizando investimentos de mais de R$ 60 mlhões em CSF”.

 

Se a moda pega…

Da leitora Ana Luiza: “Um guarda da SMTT, às 8h da manhã de sexta (25) multava um veículo estacionado na Rua Teófilo Otoni ao lado de um estacionamento do Banese reservado para a gerência.O guarda justificou que foi chamado pela Gerência do Banese.A SMTT é ágil para atender a Gerência do BANESE às 8h da manhã e por sua vez o banco não tem a menor sensibilidade, tendo em vista que aquele veículo poderia ser de um cliente da própria agência”.

 

Terra de ninguém I

Do leitor Dinho Santana: “É estarrecedor o que estamos fazendo com o nosso país, não bastassem os bandidos do nosso dia-a-dia, estamos entregues e por que não dizer reféns da judicialização que se espalha tal qual erva daninha; não que tenha medo de morrer e sim de ficar dependente de terceiros, ao ser vítima de um infortúnio num assalto que me venha a deixar paraplégico, cego ou mesmo em estado vegetativo, por ser a morte uma realidade da quais alguns acreditam conseguir fugir… Por oportuno, circula na internet um e-mail onde um bandido do Rio de Janeiro enterra sua querida esposa numa cova a qual tem: a metragem de um quarto. O caixão está em cima da cama e a mulher será enterrada com TV de LCD, cadeiras, cama de casal, todo o seu guarda-roupas e sapatos, espelho, penteadeira, bebidas importadas… As paredes estão com massa corrida e pintadas e o carpete é de primeira linha”.

 

Terra de ninguém II

Segue Dinho: “traz a revista Veja uma matéria com o título: “QUASE UMA DÉCADA DE IMPUNIDADE”, onde relata a trajetória da liberdade do jornalista Pimenta Neves, o qual assassinou a namorada e jornalista Sandra Gomide em 2000, e que descrente que venha o mesmo a ser preso, o pai da vítima diz que: “desistiu de aguardar uma punição”, se desfazendo a coisa de três meses das roupas da filha. Ao indicar o nosso presidente Lula, o advogado José Antônio Dias Toffoli, o qual já responde a dois processos, e já condenado em primeira instância pelo Juiz de Direito da 2° Vara Cível do Amapá (julgamento suspenso…) além de reprovado por duas vezes em concurso para juiz do estado, para em substituição ao falecido ministro Carlos Alberto Direito, ocupar a mais alta corte no sistema judiciário do país onde se é dada a última palavra!…”

 

Terra de ninguém III

Conclui Dinho: foi-se o tempo onde aparecer nas colunas sociais causava temor aos Vips e famosos, hoje a proliferação de revistas nacionais tipo Caras Gente e as filhas regionais, deixam claro que o que mais importa é a ostentação do que se tem; sempre digo que se antes as etiquetas nas roupas eram escondidas, hoje são exposta para visualizar o poder de compra! Pouco ou quase nada importando o produto e sim a “marca” exposta. Enquanto se a briga da Globo e Record é pelo Ibope, o Roberto Irineu Marinho – via poder público, e Edir Macedo – via ilusão dos seguidores, adquirem jatos; um Gulfstream G550 para o Roberto e um Global Express para Edir, cada qual no valor de 45 milhões de dólares. Enquanto manifesta-se contra Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal –  STF, e seu colega e nosso conterrâneo Carlos Ayres Britto, por abolirem o diploma de jornalismo, não vemos por parte da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, uma preocupação em relação aos seus advogados “Fichas Sujas”, ou mesmo “Direitos Humanos” para uma sociedade carente de justiça… Que só é lembrada para bandidos, hoje em dia com mais direitos que o cidadão comum. E como dito por Rui Barbosa: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Chegou?…”

 

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“Político é a pessoa que deve ser capaz de de predizer  o que vai acontecer amanhã, no próximo mês e no ano vindouro e de explicar, depois, porque não aconteceu”. Churchill.

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais