Urnas derrotaram Jackson;as estruturas de poder deram-lhe sobrevida.

O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Ontem, 22, o blog escreveu um artigo deixando claro que Jackson Barreto, ex-governador derrotado por duas vezes para o Senado Federal, ainda manda em Sergipe. E ontem mesmo, 22, ele fez questão de mostrar que é verdade, não apenas no governo estadual, mas também na Prefeitura de Aracaju.

No site da Prefeitura de Aracaju é possível ver o “governador de fato de Sergipe” posando ao lado de sua mais nova indicação: a presidente da Fundat, Edivaneide Souza.

Está claro que mesmo sem mandato, mas com as estruturas de poder e sem o compromisso com a ética republicana, Jackson Barreto vai fazer “o cão” chupar cana na próxima campanha não só em Aracaju, mas nos principais municípios.

As urnas  derrotaram Jackson Barreto, mas as estruturas de poder carcomidas e viciadas de Sergipe deram-lhe sobrevida. Vergonhoso!

Fotos enviadas por moradores: falta de água na parte alta da cidade de Riachão e escritório da Deso totalmente abandonado.

 

Riachão do Dantas: na parte alta da cidade população está há 15 dias sem água Lamentável o descaso da Deso com algumas regiões de Sergipe. Um bom exemplo é a cidade de Riachão do Dantas, onde na parte alta da cidade a população se encontra há mais de 15 dias sem água. O descaso da Deso pode ser visto pelo escritório da empresa no município: totalmente abandonado com as portas e as janelas quebradas. Dinheiro público…

Armando Batalha Júnior: será oposição ou situação na Câmara? O suplente de vereador por Aracaju, Armando Batalha Júnior, assumirá hoje,23, um mandato na Câmara por quatro meses por conta da licença do vereador Soneca que foi submetido a um procedimento cirúrgico. A pergunta é: Como  ele é do Cidadania (antigo PPS) será situação ou oposição a Edvaldo Nogueira?

Cadê os semáforos inteligentes? E a Prefeitura de Aracaju anunciou a instalação de mais de cem semáforos inteligentes por toda cidade. Até agora apenas muitos suportes novos nas principais avenidas – às vezes até três – mas nada de funcionamento dos semáforos. Até o ex-deputado André Moura pegou carona na implantação. Muitos pais, mas a criança não nasceu ainda…

Ainda sobre a SMTT: nove mil atendimentos E a SMTT divulgou ontem que foram cerca de nove mil atendimentos no primeiro trimestre no setor de “Atendimento ao Cidadão”. No local são realizados além dos serviços de emissão de cartões de estacionamentos especiais para idosos e deficientes, as contestações, transferências de pontuação e solicitações de recursos de multas. O setor fica na rua Roberto Fonseca (antiga rua G), nº 200 – Bairro Inácio Barbosa e funciona em horário comercial de segunda à sexta-feira das 7h às 17h. O telefone do Atendimento é 3179-1406.

Roda de conversa E hoje, 22, a partir das 16h50, no Bloco D, sala 44, UNIT tem roda de conversa com o tema “A Formação do profissional de mídias: mudanças, processos e novas realidade”, com a participação dos profissionais Caio Guimarães e Rosângela Dória.

Edna de Toinho de Dorinha E em Poço Verde está confirmada a pré-candidatura de Edna de Toinho de Dorinha como candidata a prefeita no próximo ano. Várias lideranças já disputam o lugar de candidato a vice.

Imposto sobre Grandes Fortunas O deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC) já deixou claro em suas posições ser contra a reforma da Previdência da forma que está proposta, em especial nas mudanças sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e aposentadoria rural, por entender que irá prejudicar os idosos e os trabalhadores.

Sem regulamentação Em suas redes sociais o parlamentar voltou a abordar sobre o tema. “Antes de se falar em reforma da Previdência, que pode prejudicar tantos trabalhadores, por que ninguém fala no Imposto Sobre Grandes Fortunas?”, questionou Gilmar. O IGF é um tributo previsto na Constituição brasileira de 1988, mas que ainda não foi regulamentado.

Receitas municipais Gestores municipais e secretários de finanças participaram ontem,22, de uma palestra sobre Alternativas para o Incremento das Receitas Municipais, promovida pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe – FAMES. O tema foi abordado pelo auditor fiscal, Eudes Sippel, que também atua como consultor tributário da Confederação Nacional dos Municípios – CNM.

FPM Durante palestra, os servidores municipalistas puderam conhecer um pouco mais a respeito do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, e sobre a tributação brasileira e sua destinação. De acordo com Eudes Sippel, é importante que servidores municipais participem de palestras promovidas pelas entidades municipalistas, principalmente quando o tema aborda assuntos relacionados a distribuição e arrecadação dos tributos.

Novas formas O presidente da FAMES, Cristiano Cavalcante, afirmou que os municípios podem criar novas formas de arrecadação, para não ficarem dependentes de repasses do Governo Federal e Estadual. “O município precisa gerar receitas através do ISS, IPTU e das licenças que são concedidas pelos municípios”, enfatizou o presidente da Federação.

Academia de Letras empossa diretoria para novo biênio Nesta quarta-feira, 24 de abril, às 19h, acontecerá a cerimônia de posse da nova diretoria da Academia de Letras de Aracaju (ALA) para o novo biênio. Tomarão posse como presidente o acadêmico Francisco Diemerson; como vice-presidente, o acadêmico Antônio Porfírio; como secretária-geral, Ana Maria Leal; e como tesoureira-geral, Jane Guimarães. Aberta ao público, a sessão solene será realizada no auditório da Sociedade Semear.

‏Congresso da Dor A oncologista e paliativista, Erijan Andrade e a psicóloga e paliativista Viviana Aragão, que integram a equipe multidisciplinar da Onco Hematos e que também são membros do programa Cuidados Integrais da instituição, palestraram no dia 12 deste mês, durante o I Congresso Nordeste Brasileiro Multidisciplinar de Dor e do II Congresso Sergipano Multidisciplinar da Dor, realizado no Del Mar Hotel, em Aracaju. O Congresso é realização do Núcleo da Dor e Reabilitação, tendo como presidente o especialista em dor, Jorge Taqueda, e discutiu diversos temas relacionados aos Desafios no Tratamento da Dor e suas Interdisciplinaridades.

Cuidados Paliativos Durante o evento, Erijan Andrade falou sobre os Cuidados Paliativos e a Abordagem da Dor. “É essencial falar sobre os cuidados paliativos para uma sala multidisciplinar. No mundo, cerca de 45 milhões de pessoas morrem ao ano sem cuidados de fim de vida, sem dignidade, sem conforto, sem tratamento efetivo da dor, segundo a OMS”, afirmou a oncologista e paliativista.

Abordagem psicológica A psicóloga Viviana palestrou sobre a Abordagem Psicológica na Dor Oncológica. “O congresso teve o objetivo de aprimorar conhecimento sobre a dor no âmbito multidisciplinar para assim promover uma conscientização de melhor assistência na dor do paciente e da família. Foi extremamente significativo falar acerca da dor total do paciente oncológico, pontuar sobre as suas múltiplas dimensões de sofrimento e explanar sobre a abordagem psicológica em cada dimensão do sofrimento do paciente e da família”, explicou.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Coronel Eduardo x Coronel Marcony: the winner takes it all! Do blog do sargento Vieira: “Meus amigos, a situação é tensa. Recebi, no dia de hoje, diversas ligações telefônicas acerca do último texto publicado nesse espaço e que faz referência ao abandono por que passa o comandante geral da Polícia Militar. Todas as ligações que recebi foram de apoio e incentivo, pois a corporação passa por um momento de extrema dificuldade e parece que alguém ainda não notou que a tripulação está pulando fora do barco deixando o timoneiro sozinho.” Todo o texto aqui.  

Saracura e Bispo no almoço SOMESE desta quinta-feira, 25 O almoço SOMESE desta semana receberá como palestrante o escritor, Antônio Saracura, membro da Academia Itabaianense e Sergipana de Letras e autor de várias obras consagradas que abordará o tema: “O Escritor na livraria”. E como co-palestrante receberemos também o pesquisador, historiador, radialista, jornalista e membro da Academia Itabaianense de Letras, José de Almeida Bispo, que explanará sobre a exposição que conta a história da cidade de Itabaiana. Confirmar presença com antecedência através dos telefones (79) 98815-0525 / 3211-0719 ou e-mail: atendimentosomese@gmail.com

 

PELO E-MAIL E FACEBOOK

DO BLOG ESPAÇO MILITAR


UMA PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: O GOVERNADOR BELIVALDO CHAGAS VAI CUMPRIR A PROMESSA DE REALIZAR AS PROMOÇÕES DA PMSE REFERENTE A DEZEMBRO DE 2018 QUANDO? SÓ LEMBRANDO QUE ESTÃO COMPLETANDO 4 MESES DE ATRASO E QUE O MESMO PROMETEU QUE DIVULGARIA A LISTA NO DIA 04 DE ABRIL E ATÉ AGORA NADA.

Uma pergunta que não quer calar junto a tropa da PMSE é a seguinte: quando o governador Belivaldo Chagas vai cumprir a promessa de realizar as promoções de oficiais da PMSE, por antiguidade e merecimento, referente a dezembro de 2018?

Importante salientar que o próprio governador, em entrevista dada à imprensa, afirmou que até o dia 04 do corrente mês e ano, estaria divulgando a lista dos promovidos.

Ocorre que, no próximo dia 25, estarão completando 04 meses de atraso destas promoções e 18 dias da promessa do governador divulgar a lista dos promovidos, porém, até agora, só promessa não cumprida. E impressionante também o silêncio ensurdecedor do comando da PMSE, em cobrar tais promoções do governador, pois sabe da importância delas para a tropa, pois gera fluxo na carreira.

O blog Espaço Militar continuará atento na cobrança ao governador pela promessa feita e não cumprida, até porque a lei que trata das promoções assevera as datas que as promoções devem ocorrer e tamanho atraso, só desestimula a tropa.

ARTIGO

Gente Sergipana (memória) – Zé Bigodinho  por Antônio Samarone

José Alves dos Santos (Zé Bigodinho), descendente dos ferreiros. Nascido em 01 de março de 1918, na Matapoã. Filho de Claro Alves dos Santos e Dona Francisca Bernardina de Jesus. Casado com Maria Irene Oliveira, filha de Manoel Antônio de Oliveira (Manoel da salgadeira) e Maria Leonina de Oliveira, gente do povoado Porto, bem próximo ao matadouro.

Zé Bigodinho, era agricultor e pequeno comerciante (bodegueiro). Nas horas vagas, trabalhava como alfaiate. Foi inspetor de alunos no Murilo Braga. No seu “ponto” comercial, esquina da Praça Santa Cruz, vendia-se bilhetes da loteria federal, e dos estados de Minas Gerais e Pernambuco.

Foi na casa lotérica de Zé Bigodinho que Antônio Fernandes de João do Volta tirou primeiro prêmio na Federal, com o bilhete 24.979, caso único em Itabaiana. Ganhou uma fortuna! Comprou um relógio de ouro e um Simca Chambord novo, de duas cores, em Recife. Foi uma novidade em Itabaiana.

Zé Bigodinho era girento, mexia com tudo. Foi agente da Sul América Capitalização e da INTERCAP (companhia internacional de capitalização).

O que ficou em minha lembrança, foi Zé Bigodinho na frente das procissões, com o sobretudo verde, sem mangas, carregando as insígnias da Irmandade das Santas Almas de Itabaiana, de onde ele era o eterno tesoureiro.

Para se ter o sagrado direito de um sepultamento no Cemitério de Santo Antônio, passava-se pela liberação de Zé Bigodinho. Os meus 4 irmãos que morreram ainda anjos, mamãe conseguiu enterrar no Campo Santo.

Controlar o cemitério e sair na frente das procissões, com aquela tradicional indumentária da Irmandade das almas, fazia de Zé Bigodinho um homem importante, aos meus olhos. Quando podia, ainda me gabava: é meu parente.

Faleceu novo, em 12 de julho de 1972, aos 54 anos. Deixando nove filhos: Maria, José Oliveira (o que queria ser padre), personalidade renomada na justiça pernambucana; Agdo (o popular Maceta), Libória, Milton (meu colega de turma), Teresinha, Jackson (o filosofo), Maristela e Alda Oliveira Santos.

Os tempos mudaram. Zé Bigodinho morreu novo, aos 54 anos. Mas a imagem em minha memória é de um velhinho, baixo, sério, importante, sentado em seu pequeno estabelecimento, vendendo aqueles bilhetes compridos da loteria federal.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Fernando_Negrao Em relação à lei do silêncio, em Aracaju as autoridades não fazem muito esforço para que seja cumprida. Uma lanchonete 24 horas na Nestor Sampaio, Luzia, a semana toda, nas madrugadas, é parada para notívagos e seus carros com som alto. A PM e todos os postes da rua sabem. E nada.

www.twitter.com/Diogoringenberg A falta de prestação de contas é constatação excepcional nos TCs. A regra tem sido a devida prestação de contas, que, infelizmente, não tem servido para muita coisa. O Estado continua caro, suas contas estão quebradas e não há serviço público de qualidade. O que têm feito os TCs?

www.twitter.com/Mmauriciolobo Atendimento presencial agendado no #DetranSE pelo 0800 079 6100 é IMPOSSÍVEL, ninguém atende o telefone. @governosergipe @salesneto1 @belivaldochagas alguém precisa chamar o feito a ordem.

www.twitter.com/frednavarro Liberdade é dizer “não” ao interlocutor, principalmente se ele discordar. Na democracia, isso passa. Na ditadura, gera processo e dá cadeia.

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade…” Coríntios, 13,4-7.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais