Vai estourar escândalo meio evangélico SE! Igual ao de João de Deus?

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Quem acompanha o instagram do Movimento Púlpito Reformado – Organização não governamental (ONG) cujo lema é: DENUNCIE, Pelo fim dos assédios sexuais e morais praticados por líderes religiosos -, que tem como um dos líderes o pastor Maurício Romeiro, pode notar que o movimento vem recebendo diversas denúncias contra pastores. Os textos são publicados sem citar os envolvidos, mas pelo jeito o movimento está reunindo diversos depoimentos de assédios sexuais. O pastor Maurício Romeiro vem estimulando corretamente as pessoas denunciarem pastores que assediam mulheres na igreja. E está fazendo essa campanha que está ganhando enorme proporções.

“A figura do pastor transmite paternidade que iludem a alma de mulheres que possuem carências nesta relação afetiva. É fundamental que o pastor entenda isso e estabeleça limites e NAO SE APROVEITE destas carências. Fora pastores aproveitadores das vulnerabilidades feminina.” Um dos textos       no instagram do movimento.

Pastor renomado envolvido? Pelos depoimentos postados no instagram percebe-se que tem algum pastor renomado em Sergipe envolvido num escândalo de assédio sexual. O blog está tentando entrar em contato com o pastor Maurício para se informar do que pode ser publicado por enquanto. Pelo jeito, o que ele vem recebendo de denúncias vai abalar o meio evangélico em Sergipe.

Tomará que essa nitroglicerina pura exploda para tirar do meio evangélico aqueles que cometem este tipo de crime. Os bons não têm medo…

Será que teremos em Sergipe del Rey um escândalo semelhante ao de “João de Deus” em Goiás?


Algumas das denúncias postadas no instagram: https://www.instagram.com/mprmovimentopulpitoreformado/ sem a identificação das vítimas e do pastor denunciado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NOTAS 

Não adianta apagar Com a finalidade de não ser reprovado e censurado pela população, uma certa autoridade apagou uma postagem no site oficial da instituição que preside e colocou outra no mesmo link. Porém, foi feito, a tempo, o print de todo o material. Aliás, não adianta apagar matéria e nem “rasgar papéis”, pois hoje tudo fica registrado e eternizado. Fica a dica.

Fotos: site da Arquidiocese de Aracaju

Voto de aplauso O blog e a sociedade sergipana de boa vontade parabenizam às leigas e aos leigos, aos padres, aos seminaristas, às religiosas e aos religiosos que foram convocados e “que não compareceram” ao lançamento do Plano de Pastoral da arquidiocese de Aracaju, na última terça-feira, 16. Vocês foram heróis e demonstraram total seriedade e responsabilidade com o momento atual. Vocês são realmente preocupados com o evangelho. Não é momento de aglomeração, mesmo que seja num ambiente espaçoso. Parabéns! A imagem fala por si.
                                     
Dores e o exemplo a ser seguido: prefeito matricula filho mais novo na rede pública municipal Um exemplo que deveria ser seguido por todos os gestores que têm filhos pequenos no ensino fundamental: o prefeito de Dores, Luiz Mário, matriculou o filho mais novo, Arthur, na Escola Municipal Arnaldo Rolemberg Garcez, pertencente à rede pública municipal de Nossa Senhora das Dores. “Acredito que o exemplo educa e transforma costumes. Por isso, decidi matricular meu filho. Confio no trabalho que estamos desempenhando à frente da Secretaria Municipal de Educação e seguiremos construindo ao longo dos próximos anos”, explicou o prefeito. Uma excelente ação!


Estância: prefeito agradece a Fábio Mitidieri emenda que possibilitou compra de retroescavadeira Na última sexta-feira, 12, o prefeito de Estância, Gilson Andrade, recebeu, através do superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vale do São Francisco e do Parnaíba, CODEVASF, Marcos Alves, uma retroescavadeira no valor de R$ 250 mil que será utilizada em várias ações no município. Esteve presente também o deputado federal Fábio Mitidieri, responsável pela emenda que possibilitou a aquisição do maquinário. Gilson Andrade destacou a atenção que Fábio Mitidieri dispensa a Estância sempre destinando recursos para melhorar a qualidade de vida da população.

 

Lei do Gás aprovada e vai para sanção presidencial Na última terça-feira, 16, foi aprovado o Marco Regulatório do Setor de Gás, Projeto de Lei 4.476/2020, a chamada Lei do Gás, que prevê a desconcentração do mercado ao impedir que uma mesma empresa atue em todas as fases, da produção ou extração até a distribuição do produto, considerado essencial no País.

Economia mais justa A relatoria do projeto foi conduzida pelo deputado progressista Laercio Oliveira (SE), que contou com o apoio da base parlamentar do partido durante a condução dos trabalhos. “Aprovar a Lei do Gás é estimular uma economia mais justa, para que isso seja refletido de maneira positiva no bolso dos brasileiros”, explicou Laércio. A estimativa é que a nova lei do gás vai propiciar R$ 60 bilhões em investimentos e gerar mais de 4 milhões de empregos ao longo de cinco anos.

Decisão: Liminar impede reeleições sucessivas para o comando da Assembleia Legislativa de Sergipe Do NE Notícias: O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6710 para permitir apenas uma recondução sucessiva aos mesmos cargos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe. Na liminar, que deverá ser submetida a referendo do Plenário do STF, o ministro aplica o atual entendimento da Corte que veda reeleições sucessivas ao comando das Casas legislativas e fixa interpretação conforme a Constituição Federal ao artigo 51, parágrafo 5º, da Constituição do Estado de Sergipe. Liminares semelhantes já impediram a prática nos Legislativos do Pará, do Maranhão, de Mato Grosso e de Roraima.

 Ações O procurador-geral da República, Augusto Aras, apresentou uma série de ações ao Supremo questionando reeleições sucessivas, com o argumento de violação dos princípios republicano e do pluralismo político e, ainda, do artigo 57, parágrafo 4º, da Constituição Federal, que impede a recondução de membros da Mesa Diretora das casas legislativas do Congresso Nacional na mesma legislatura. Segundo Aras, uma vez consolidado o entendimento sobre a vedação prevista na Constituição, a norma é aplicável não apenas à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, mas também aos legislativos estaduais, distrital e municipais, por força do princípio da simetria.

Criação de novos bairros na Zona de Expansão será questionada Em reunião virtual realizada na noite da última sexta-feira, 12, o Fórum em Defesa da Grande Aracaju decidiu por adotar uma série de providências visando reverter a aprovação na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) do Projeto de Lei nº. 31/2021, que transformou a Zona de Expansão Urbana em seis novos bairros de Aracaju.Além dos integrantes do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, participaram da reunião várias outras pessoas, entre elas moradores da Zona de Expansão, representantes de Conselhos Locais de Saúde, de associações e da igreja Santa Terezinha do Menino Jesus. Participaram também técnicos, professores, advogados, arquitetos, engenheiros, geógrafos e vários vereadores.

Sem estudo prévio O debate girou em torno da forma como o Poder Executivo enviou o projeto à Câmara e, principalmente em torno da pressa adotada pela Mesa Diretora da CMA para votar e para aprovar o projeto. Várias falhas foram identificadas e apontadas no projeto em si, ou seja, no seu teor e também na sua aprovação. O desrespeito aos preceitos do Estatuto da Cidade, especialmente às audiências públicas, a ausência de estudo prévio, a ausência de parecer do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CONDURB), estão entre os problemas apontados na tramitação do projeto. O desrespeito às raízes, à cultura e aos costumes, aos limites tradicionais também foram enfatizados pelos participantes.

Mudanças Entre os problemas apontados pelos novos limites estão aqueles que ferem as tradições locais. Para Ubiraci Ferreira Suassuna, morador e trabalhador da Unidade de Saúde Niceu Dantas, no povoado Mosqueiro, o projeto apresenta problemas na criação do novo bairro Matapuã e isso precisa ser corrigido, ouvindo os moradores que realmente conhecem a localidade. Segundo Marcelo Gama, que representou o padre da Paróquia Santa Terezinha, a transferência da paróquia do Robalo para o São José caiu como uma bomba dentro da comunidade. “A igreja, as duas escolas, o comércio, tudo isso foi transferido do Robalo para o São José”, lamenta.

Gravidade O ex-presidente da OAB, Henri Clay Andrade, se dispôs a ajudar, juntamente com os demais advogados que ali estavam, a encontrar um caminho para solucionar o problema.A professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFS, Sarah França, estudiosa sobre a Zona de Expansão, apresentou para os presentes dados que demonstram a gravidade que pode ser a aprovação do projeto.

Principais problemas Ao final, vários encaminhamentos foram aprovados. Entre as providências estão a comunicação, em linguagem acessível, para esclarecer os principais problemas na transformação da Zona de Expansão em bairros; a solicitação de informações e de documentos à Mesa Diretora da Câmara; o uso dos espaços regimentais da Câmara Municipal, como audiência pública e tribuna livre; buscar envolver a Arquidiocese de Aracaju no debate; convidar mais entidades de classe e de categorias; a criação de grupos de trabalho para apresentar as propostas de denúncia junto ao Ministério Público, ajuizamento de ação judicial ou algo nessa linha e ainda se decidiu tentar junto ao prefeito Edvaldo Nogueira não sancionar a lei até que todos os problemas que estão explícitos no texto e nos anexos sejam sanados e discutidos com a população local.

Saúde da mulher na pandemia No mês de março, mês da mulher, a Onco Hematos alerta para a saúde da mulher durante a pandemia da covid-19 e destaca que os principais tipos de câncer com maior incidência nas mulheres brasileiras são o câncer de mama, câncer de intestino e câncer de colo de útero. De acordo com a oncologista e paliativista da Onco Hematos, Erijan Andrade, em Sergipe, o câncer de colo de útero é o segundo mais incidente. “Temos estimados para casos novos de câncer de mama, em Sergipe, 530 e 240 casos novos de câncer de colo do útero em 2020”. Ainda segundo a oncologista, devido a pandemia, várias pacientes não fizeram seus exames anuais. “Temos pacientes chegando agora em 2021 com casos mais avançados devido a falta de condições de fazer os exames preventivos, já que muitas clínicas tiveram que fechar por vários motivos”, explica.

Câncer de Mama “Sempre alerto que o câncer não espera. E sabemos que o câncer de mama não tem nenhum exame que faça a prevenção, o que fazemos é um diagnóstico precoce. Quanto menor o câncer tiver mais fácil será o tratamento e melhor serão os resultados. Então, toda mulher a partir dos 40 anos, segundo a Sociedade de Mastologia, precisa fazer a mamografia anualmente. Para o Ministério da Saúde a sugestão é fazer aos 50 anos, mas já sabemos que essa idade precisa ser revista”, alerta Erijan, ressaltando que a ultrassonografia mamária pode servi como exame complementar.

Fatores de risco Um dos maiores fatores de risco para o câncer de mama é a idade. “Por isso a importância de fazer a mamografia a partir dos 40 anos. Além disso, também são fatores de risco consumo de álcool, tabagismo, mulheres que demoraram muito a ter filhos, que usaram reposição hormonal por mais de cinco anos. E como fatores de proteção temos o aleitamento materno, gravidez com idade mais nova”.

Tratamentos Com relação ao tratamento do câncer de mama, a oncologista orienta que pode ser tratado dependendo do avanço da doença. “Podemos tratar com quimioterapia, radioterapia ou bloqueio hormonal”. Erijan informa também uma nova forma de tratamento de câncer de mama através de medicações orais. “No dia 25 de fevereiro, saiu uma nova lista de medicação pela Agência Nacional de Saúde, a agência reguladora dos planos de saúde, com novas medicações para o câncer, que são medicações orais. Apesar de já termos esses medicamentos, antes não eram disponibilizados pelos planos de saúde, agora, as mulheres com planos de saúde podem fazer o tratamento tomando o medicamento de casa, sem precisar ir para a clínica. É um tratamento moderno no mundo e facilita muito para o paciente que não precisaria da medicação venosa”.

Efeitos colaterais Com relação aos efeitos colaterais, os medicamentos orais são mais toleráveis. “Um deles pode dar diarreia, e todos eles podem sim dar um pouco de enjoo, mas que pode ser controlada com outras medicações. Além disso, as medicações podem baixar um pouco a imunidade, mas não há a queda de cabelo. Sabemos o quanto isso é importante para as mulheres, além da perda da mama, que também é muito difícil”, acrescenta a oncologista, destacando que há outras medicações como essas que são para tratamento de outros tipos de câncer e enfatizou que no SUS este tratamento ainda não está disponível.

Câncer de colo do útero Sobre o câncer de colo do útero, a oncologista destaca que diferente do câncer de mama pode ser evitado e prevenido, através da realização do exame de Papanicolau, mais conhecido como exame de lâmina. “Através do exame é possível ver a lesão e quando mais cedo diagnosticado maior a chance de tratamento. Também temos uma grande arma na prevenção do câncer de colo do útero que é vacina do HPV, que é o maior fator de risco para este tipo de câncer. A vacinação está disponível pelo SUS para as meninas de 9 a 14 anos e para meninos de 11 a 14 anos, em duas doses”.

Dupla lança galeria de arte virtual durante a pandemia em Sergipe A artista visual Marisérgia e o jornalista Ítalo Duarte resolveram se juntar para criar a Galeria Guilhotina em Aracaju, espaço virtual dedicado a expor e a comercializar obras de arte de novos artistas e do artesanato brasileiro. A Guilhotina teve seu lançamento oficial no Instagram, na página: https://www.instagram.com/galeriaguilhotina/ , na última terça-feira, 16, véspera do aniversário de 166 anos da capital sergipana.

Trabalhos “A arte local precisa ser vista e consumida. Conhecemos muita gente que tem trabalhos incríveis, então resolvemos criar um espaço virtual num primeiro momento, principalmente neste período de pandemia, para que pudéssemos agrupar diversos artistas e criar um canal mais acessível para os variados públicos”, explicou Ítalo.

Valorização das obras Como artista plástica, ilustradora e artesã, Marisérgia sabe bem da importância de espaços como esse para a valorização das obras de autores que dependem das redes sociais para expor e vender seus trabalhos. “Os espaços físicos existem, mas ainda continuam limitados a uma cena de artistas já consolidados na cidade, então as redes sociais são muito importantes para a divulgação de nossos trabalhos. Inclusive, um dos objetivos da galeria também é divulgar esses novos nomes na página e torná-los conhecidos por um público de fora do seu círculo social”, comentou a artista.

Acervo O acervo da galeria – que confirmou que anunciará mais artistas em breve – conta com criações artísticas reproduzidas em alta qualidade a partir de originais e também artesanato para decoração, em alguns casos obras únicas e exclusivas, todas com preço acessível, de acordo com a técnica, impressão ou material empregados.


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

 

 

 

 


EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO



Carlos Hermínio lança livro sobre o rio São Francisco, hoje 18 Nesta quinta-feira (18), o analista em Desenvolvimento Regional Carlos Hermínio de Aguiar Oliveira, da 4ª Superintendência Regional da Codevasf, lança o livro “Luzes do Farol de Cordouan para o Rio São Francisco”. A obra homenageia a Codevasf por seus 46 anos de existência e apresenta uma reflexão sobre a gestão de recursos hídricos em bacias hidrográficas da França e do rio São Francisco. O lançamento será transmitido nos canais da Codevasf no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=hY8HustGjUI no Facebook, às 18h. A obra, publicada pela Editora Diário Oficial de Sergipe (Edise), é resultado de um intercâmbio técnico realizado na França pelo autor em 2019, quando realizou uma série de visitas a agências de águas e companhias de desenvolvimento locais. Os dados e documentos coletados nesse período serviram de base para o livro, que reúne uma série de contribuições para a gestão de recursos hídricos no Brasil, em especial da bacia do rio São Francisco. “Sou grato à Codevasf por ter me proporcionado os estudos na França, tanto no Mestrado em Montpellier, como no Doutorado em Toulouse, bem como por ter me liberado em abril de 2019 para realizar o intercâmbio técnico internacional que resultou na produção deste livro”, afirmou o analista em Desenvolvimento Regional Carlos Hermínio. O livro aborda os modelos de gestão da bacia do rio São Francisco e apresenta um resgate das ações da Codevasf e de suas antecessoras (Comissão do Vale do São Francisco e Suvale), detalhado programas e projetos para o desenvolvimento socioeconômico em sua área de atuação. A obra também analisa como é a feita a gestão de recursos hídricos na França e aponta sugestões de adaptação à realidade local, com foco especialmente na região do Baixo São Francisco. Carlos Hermínio de Aguiar Oliveira é funcionário da Codevasf há 40 anos e, recentemente, foi eleito representante dos empregados no Conselho de Administração da empresa (Consad). Ocupou diversas funções em sua trajetória na empresa, incluindo os cargos de superintendente regional da Codevasf em Sergipe, assessor da Presidência e coordenador do programa Água Para Todos, além de membro de missões internacionais do governo brasileiro. Atuou também no governo de Sergipe, como superintendente de Planejamento e presidente da Pronese.

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK


Penas Talentosas. Por Antonio Samarone, médico sanitarista

No vazio da quarentena, sair procurando pela Internet a gente talentosa de Sergipe. Quem são os novos escritores? Achava que ia perder a viagem! Pela tradição, quase toda boa pena em Sergipe é cooptada pelo poder, e vira uma pena de aluguel.

Encontrei um oásis, um blog denominado “poca olho”, lotado de textos inteligentes e bem escritos. Gente de outra geração. Rian Santos, Djenal Gonçalves, Victor Fernandes, Camilla Canuto, Astolfo Barroso, Adelvan Kenobi, Antonio Passos e Gabi Etinger.

Uma turma afinada na escrita.

Eles se apresentam como escritores diferentes, e pedem para não serem levados a sério, pois adotam o humor como linguagem literária, tendo em vista a sua natureza libertina, libertária, emancipadora.

Um pedido, de humildade exagerada, mas não compromete. São bons escritores, os textos são primorosos. Uma gente sem rabo preso, que disseca as mazelas e as coisas boas da vida social sergipana.

Numa terra onde tem poeta que faz poesia por encomenda, só para agradar, uma gente livre, erudita e criativa é um tesouro.

Gostei muito!

Uma gente que diz escrever para fustigar as “vacas sagradas” da cultura sergipana, que não são tantas. Vivemos um tempo de vacas magras. É como se eles seguissem os versos de Vandré: “Se você não concordar, não posso me desculpar, vou pegar a minha viola e vou cantar em outro lugar.”

Em Sergipe tem boa literatura. É só procurar…

PELO TWITTER

www.twitter.com/ORodrigoMachado Vai ter um momento em que muito mais gente vai entender que existe uma política que está nos matando e os argumentos fictícios de defesa da economia são apenas para insuflar estratégia eleitoral. Nesse momento tudo vai mudar. Vão apagar vídeos e fotos e negarão tudo o que fazem.

www.twitter.com/gilbertotv Meu Deus…quantas famílias passando fome hoje no Brasil por conta dessa pandemia que deveria estar bem mais controlada e não está. Só faz piorar a cada dia. A Fome é um dos maiores sofrimentos que um ser humano pode passar na vida. Faz o homem perder o chão.

www.twitter.com/gugachacra O mais triste é saber que muitos ainda apoiam o pior governante de uma nação democrática em toda história

www.twitter.com/xicosa É preciso começar a expor (politicamente) cada um deputado e senador da base aliada como sócios da carnificina. Quem apoia governo genocida também tem sangue nas mãos.

www.twitter.com/andretrig 2.798 óbitos em 24 horas.


www.twitter.com/Ancelmocom Apoio a Felipe Neto. A Casa do Porto monta cardápio com a palavra ‘genocida’.
@casadoporto @felipeneto


www.twitter.com/JoseRollemberg Bom dia. No Correio de Sergipe de hoje, 17.03.2021, o conceito de “jogo duro constitucional”, do professor Mark Tushnet. #pazebem #forçaecoragem



Siga Blog Cláudio Nunes:         

Instragram

 Facebook

 Twitter



Frase do Dia
“A verdadeira coragem é ir atrás de seu sonho mesmo quando todos dizem que ele é impossível.”
Cora Coralina.



O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais