Valadares deve gratidão a Jackson, não ao PT

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Após rápido período de descanso uma análise dos últimos fatos políticos de Sergipe.

Curto e Grosso – Correta a indignação do senador Valadares como foi efetuada a exoneração de Luciano Pimentel da superintendência da Caixa em Sergipe. Da forma que fizeram passou para a opinião pública que Luciano vinha agindo sem correção. E não é verdade. O único erro dele foi anunciar a pretensão de ser candidato a deputado. O jogo é baixo e não respeita ninguém.

Curto e Grosso II – O senador Valadares não pode aproveitar o episódio para arranjar uma desculpa para romper com o governo Jackson Barreto. Se tivesse de romper era lá atrás, quando do anúncio de Eduardo Campos no ano passado. Não agora.

    Para quem não sabe Jackson Barreto, não como governador agora, mas há muito tempo, vem sendo correto com o PSB e o senador Valadares. Poderia citar vários exemplos, mas um deles o titular deste espaço foi testemunha: Jackson não só vestiu a camisa do deputado Valadares Filho como candidato a prefeito de Aracaju, como também esteve presente em quase todos os atos. Deixando de lado importantes campanhas no interior. E o PT? Poucas lideranças, como Usiel Rios e Conceição Vieira (cand. a vice), vestiram a camisa para eleger Valadares Filho.

Curto e Grosso III –  O que está em jogo é a disputa pelos cargos da chapa majoritária. A aproximação de Valadares, e do próprio Jackson, do prefeito João Alves vem deixando alguns petistas com várias “pulgas atrás das orelhas”.  Sabem que um acordo envolvendo os três (Jackson, Valadares e João) pode deixar o PT sem nada na majoritária. 
Então para resumir: O PSB, ou melhor, o senador Valadares deve gratidão a Jackson. E o PT, teme em ficar à beira do precipício, ou seja, sem nada.

O certo é que entre os correligionários de Jackson o desejo é que ele amplie a aliança com a entrada de João Alves, fortalecendo o caminho para à reeleição.

Não será candidato
O próprio senador Valadares já disse por diversas vezes que não é candidato ao governo e apoiará Jackson Barreto. E a candidatura de Eduardo Campos não é desculpa para mudar o tom. Por gratidão, Valadares e o PSB, apoiarão a candidatura de Jackson.

Apoio a Dilma
Independente do PT na chapa majoritária, Jackson apoiará a reeleição da presidente Dilma. Por outro lado, o apoio de João Alves, poderia consolidar à reeleição dele.

Governo PMDB
Dos 27 Estados, Sergipe é o que o PMDB tem mais chances de  eleger o governador em 2014. Mesmo no Rio de Janeiro, onde o Pezão vem despontando, o partido tem chances como em Sergipe. Será que Dilma brigaria com o PMDB se o PT não tivesse na majoritária por conta de um Estado tão pequeno como Sergipe? Em vários Estados o PMDB apoia os candidatos petistas ao governo.

Café recheado
Foram várias reuniões entre Jackson e João Alves nas últimas semanas. Todos juram que o assunto é somente obras para Aracaju. Alguém acredita? E o último café, após o chega prá lá do PT no PSB, foi mais do que recheado. Podem apostar.

Boicote
Perguntar não ofende: os secretários de qual partido fizeram um boicote velado a Jackson Barreto quando do início da interinidade no governo?

Reeleição
Outro que deixa claro que disputará à reeleição é o deputado federal Valadares Filho. Na semana passada retornou de uma curta viagem e vem visitando lideranças do interior para fortalecer o PSB e a candidatura à reeleição.

Saúde: alto índice de atestados e faltas
Uma pauta para a imprensa que gosta da pauta saúde: o alto índice de atestados médicos e faltas de médicos nos hospitais principalmente nos feriados.  O alto índice ocorre em vários hospitais públicos causando sérios transtornos. Uma escala com cinco médicos,faltam três.

Pauta para a imprensa e o CRM
Não só para a imprensa, mas também para o Conselho Regional de Medicina. Com certeza os dirigentes não concordam com o alto índice de atestados e faltas, principalmente nos feriados. Falta ética para alguns. O mesmo CRM que cobra das direções dos hospitais públicos deveria punir os médicos que usam deste artifício. E o MPE também  poderia pedir as escalas dos últimos feriados e fazer um levantamento. Constatará a aberração de alguns médicos.

Torre não possui aterro sanitário legalizado
No dia 28 de novembro de 2013, o Tribunal Regional Federal (TRF)  revogou a decisão da juíza Telma Maria Santos, que autorizava a construção do aterro sanitário pela empresa Torre, no Povoado Tabocas, em Nossa Senhora do Socorro (SE), com licença expedida pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). E mesmo assim a Torre apresentou proposta na licitação da Prefeitura de Aracaju para escolha do aterro.

Dolo da empresa Torre
A pergunta que fica, como a empresa Torre pode apresentar uma proposta, se a mesma não possui nenhum tipo de licença para receber os resíduos? Com isso a Associação dos Moradores do Povoado Tabocas, através do advogado, Rafael Resende, ingressou na Justiça questionando a ilegalidade da Torre.

Tranquilidade para os moradores
Tal suspensão das obras, tranquilizou os cerca de oito mil habitantes da Tabocas que estavam preocupados com a qualidade de vida e o saneamento básico da região, pois com o aterro a infestação de animais como ratos, baratas e escorpiões invadiria suas casas, o que seria voltar com os grandes lixões, como o de Santa Maria, em Aracaju, e Palestina, em Nossa Senhora do Socorro, ambos operados anteriormente pela empresa Torre.

Feira de Sergipe
Desde o último sábado, 11, foi aberta a 15ª edição da Feira de Sergipe na Orla de Aracaju terão acesso ao melhor da cultura sergipana. Mais de 70 atrações folclóricas e musicais irão se apresentar no evento que prossegue até o dia 26 de janeiro. O horário é das 17h às 22h, entrada gratuita. O endereço eletrônico é http://www.feiradesergipe.com.br

Espaço e valorização
Além de valorizar a cultura sergipana, a Feira também abre espaço para os pequenos negócios e a economia criativa, que encontram no local um espaço propicio para realizar parcerias comerciais. “A grande maioria dos expositores é formada por microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas e artesãos, que têm oportunidade de conquistar novos mercados no evento”, alerta Antonio Carlos Araujo, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae.

Pirambu
No estande da Prefeitura de Pirambu na Feira de Sergipe, as pessoas vão encontrar produtos feitos como palha de coqueiro, palha de ouricuri, palha da flor de paneiro do coqueiro, além de produtos feitos em madeira, a exemplo de tartarugas, jacaré, peixe, cavalo, além de outros.

Povoados
Os produtos confeccionados em palhas como flor, cestas, galinhas, descanso para pratos, vasos, bandejas, portas joias, bolsas, jogos americanos, todos são produzidos nos povoados Alagamar e Santa Izabel, pela Associação Raízes da Terra.

Lista de excedentes
O Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), responsabilidade social da construtora Celi, divulga nesta segunda-feira, 13, a lista de excedentes aprovados para o projeto âncora da instituição, o ‘Conectando com a Vida’. Os jovens que não foram selecionados na primeira etapa devem comparecer à sede do ILBJ localizada na Av. Barão de Maruim, 442, ou acessar o site http:// www.ilbj.org.br para conferir se o nome encontra-se lista.

Documentos
Os aprovados devem aparecer no instituto até o dia 16 com o canhoto de inscrição, identidade original e vir acompanhado pelo responsável legal, se for menor de idade, com documento de identificação.

Banese Card cresce
Parte do conglomerado econômico constituído pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese), o cartão de crédito Banese Card, de acordo com a superintendente da empresa, Olga Carvalhaes, já conquistou a confiança do povo sergipano e ocupa atualmente a posição de líder no segmento de cartões de crédito no Estado.

700 mil portadores
“O Banese Card hoje é aceito em mais de 18 mil estabelecimentos ativos e conta com mais de 700 mil portadores com cartão pronto para compras”, informou a superintendente.Segundo Olga Carvalhaes, o Banese Card vem cumprindo o propósito para o qual foi criado, de ser um agente fomentador de negócios no Estado de Sergipe.

Aéreo Tur. Feriadão no Iberostar
A Agência de turismo Aéreo Tur promove mais um grande passeio para você que gosta de curtir os mais maravilhosos lugares exóticos, será para o Iberostar BA de 15 a 17 de março (feriadão)… Aos interessados, que façam um contato com certa brevidade por conta do número limitado por consequência da grande procura, fale com Laudicéia através do 3214-5656.

Culinária árabe
Aracaju conta hoje com uma opção de qualidade para os gourmets apreciarem a deliciosa culinária árabe – o restaurante Al Farid (O Único, em árabe). O empreendimento, do carioca Ricardo Safadi, neto de libaneses, fica na rua Francisco Rabelo Leite Neto, 381, Atalaia.

Passeios e travessia Crôa do Goré, Viral e ilha dos Namorados
Atenção sergipanos que ainda não conhece a Crôa do Goré, cuja travessia é feita através do Mosqueiro em Aracaju. A Crôa – que fica em São Cristovão – surge diariamente com o movimento da maré no rio Vaza-Barris é uma atração turística linda. O local tem quiosques de palha, bar flutuante e um excelente banho. De lá você desfruta da beleza dos manguezais, pode passear pela região e passar por baixo da ponte Joel Silveira. Lá você pode também optar pelo passeio para o Viral (encontro do rio e do mar/Mosqueiro) e também para a Ilha dos Namorados.

Passeios e travessia Crôa do Goré, Viral e ilha dos Namorados II
Os turistas se encantam e os sergipanos precisam conhecer. Uma boa alternativa para quem não quer ser explorado financeiramente (é com toda segurança) é pegar o Catamarã Emanuel (lá também tem lancha) na Marina Marisol (chegando a Orla Por do Sol segue a esquerda em direção a escola municipal José Carlos Teixeira. Apenas 100 metros). A marina é administrada por uma família, que tem à frente o conhecido Prego, marinheiro que conhece como ninguém toda a região. Para marcar é só ligar: (79) 9925-1959/3227-1773.

Agenda
13 de janeiro, segunda-feira. Há 53 anos (1961), Jânio e Jango tomam posse, no mês de janeiro. Em julho, João Goulart vai à China comunista em viagem oficial. Em agosto, abre-se uma crise nas Forças Armadas por causa da condecoração de Che Guevara por Jânio. Jânio Quadros renuncia e o presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli, assume provisoriamente, até a volta de Jango. Os militares manifestam-se contra a posse de Jango. Em setembro, João Goulart volta ao Brasil. Uma emenda constitucional institui o parlamentarismo. E Jango assume, com Tancredo Neves como primeiro-ministro.
“A ocasião faz o furto, o ladrão já nasce feito.” – Machado de Assis.
Solução para o transporte coletivo passa pela criação de uma Região Metropolitana, cuja prerrogativa cabe ao governo estadual. Com pleno êxito, realiza-se a edição número 39 do Encontro Cultural de Laranjeiras. JB autoriza obras para Socorro. O montante de recursos é de 50 milhões de reais. Celebrada missa do sétimo dia em sufrágio da alma de João Raulito Ribeiro Nunes, funcionário aposentado do BB, na Catedral. Atrasos de voos trazem transtornos a passageiros. Matrículas no SISU: 17, 20 e 21 de janeiro. Resultado da primeira chamada será divulgado hoje (13). Servidores do DETRAN poderão entrar em greve novamente. O desembargador Cezário Siqueira Neto é o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral.

Curtas
PRIMEIRA DAMA FRANCESA É HOSPITALIZADA PARA DESCANSAR. /// PAPA FRANCISCO ANUNCIA DOM ORANI TEMPESTA, ARCEBISPO DO RIO DE JANEIRO, COMO NOVO CARDEAL. /// MORTE DE SHARON REACENDE DEBATES HISTÓRICOS EM ISRAEL. /// ACORDO NUCLEAR ENTRE IRÃ E POTÊNCIAS ENTRA EM VIGOR NO DIA 20. /// TURISTA BRASILEIRO JÁ PROCURA POR MACONHA NO URUGUAI. /// TSE LIMITA INVESTIGAÇÃO DOS CRIMES ELEITORAIS. SOMENTE JUIZ TEM PODERES PARA AUTORIZAR.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Largadas problemáticas
O início da temporada futebolística de 2014 apresentou fatos anormais. Em Sergipe, tivemos a desistência de um clube profissional, o Olímpico de Itabaianinha, no que se refere à sua participação no campeonato da série A-1, a divisão de elite, a apenas uma semana de sua abertura. Um acontecimento que afeta de forma negativa o já defasado futebol sergipano. Com a decisão do referido clube, o número de disputantes da Taça Governo de Sergipe ficou reduzido a sete. Dos 10 clubes profissionais do Estado na Série A-1, o Sergipe e o Confiança estão ausentes da competição. Com a saída do Olímpico, são sete os clubes que deram ontem a largada em busca de uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano. Segundo o regulamento, o Olímpico perderá todos os jogos por W.O. e pelo placar de 3 a zero.

Brasileirão
Em nível nacional, o campeonato brasileiro da Série A, o mais importante do país, tem sua realização ameaçada. Ocorre que a Justiça de São Paulo concedeu liminar que manda a CBF devolver quatro pontos à Portuguesa de Desportos. O processo poderá durar mais do que os três meses que faltam para o início da versão 2014 do Brasileirão. A decisão do juiz de São Paulo é baseada no Estatuto do Torcedor, uma lei federal, superior, portanto, ao CBJD e ao regulamento da competição. De outra parte, especialistas afirmam que a justiça desportiva é autônoma, de acordo com a Lei Pelé. O resultado é que há muita gente interessada num acordo que possibilite a disputa do campeonato com 24 equipes. Ou seja, nenhum clube cairia. Continuariam os 20 que disputaram o certame de 2013 e entrariam os quatro primeiros colocados da série B, que conquistaram o acesso à Série A.

Confiança faz bom teste
Foi bastante proveitoso o amistoso que o Dragão fez, no último sábado, na Ilha do Retiro, contra o Sport Club do Recife. O Confiança empatou por 1 a 1. O técnico Givanildo Sales aproveitou a chance para ajustar a equipe.

Taça São Paulo
Os clubes sergipanos não tiveram uma participação positiva na Taça São Paulo de futebol júnior. O Itabaiana foi melhor, mas na última partida não conseguiu derrotar o fraco São José, do Amapá. A troca do comando técnico efetuada pelo Confiança dias antes do torneio influiu no desempenho dos jovens atletas proletários. Mesmo tendo a melhor estrutura para cuidar das divisões de base e detendo a hegemonia por vários anos, ainda falta muito à equipe que participou da última Taça São Paulo.

Grécia

Os intensos esforços desenvolvidos pelas secretarias do esporte e do turismo junto ao comando do futebol grego deram um bom resultado. Afinal, a delegação da Grécia vai, mesmo, basear suas atividades em Aracaju, visando à Copa do Mundo. A hospedagem será no Hotel Radisson e os treinamentos serão desenvolvidos no Estádio Lourival Batista. Estão de parabéns as autoridades que se empenharam no processo. Além de Elber Batalha (Turismo) e Maurício Pimentel (SEEL), vale ressaltar o empenho de Walmor Barbosa, da Infraestrutura, que garante a conclusão das obras relativas ao gramado e outros itens exigidos pela FIFA dentro do prazo.

Copa do Nordeste
O clássico sergipano Sergipe X Confiança terá lugar no próximo sábado, às 20,30 horas, no Estádio Presidente Médici, em Itabaiana. A iluminação atual do Médici exige uma melhora acentuada, principalmente quando se sabe que haverá televisamento, através do canal Esporte Interativo.

Iluminação
A propósito, também estão com problemas de iluminação os estádios Vavazão, em Maruim; Augusto Franco, em Estância; e Paulo Barreto, em Lagarto. Mas a SEEL garante que todos os detalhes estão sendo ultimados.

AABB tem novo treinador
Trata-se de Alex, ex-jogador de futebol que brilhou em várias equipes do futebol brasileiro, tendo começado sua carreira no Vasco Esporte Clube. A AABB prepara-se para participar de mais uma competição reunindo equipes de aposentados. A próxima será em Salvador.

Jogo rápido

Resultados da primeira rodada da Taça Governo de Sergipe: Coritiba 3 X 1 Itabaiana – Estanciano 2 X 1 Amadense – Canindé 1 X 0 Socorrense. O Lagarto venceu o Olímpico por WO (Walk Over), com placar de 3 X 0, previsto no regulamento do campeonato sergipano. /// Sergipe faz amistoso em Poço Verde e vence por 4 X 0. /// FIFA teme que máfias de apostas manipulem resultados da Copa do Mundo. /// FIFA divulga relação das cidades que hospedarão delegações. /// Depois de muitos esforços, autoridades de Sergipe conseguem trazer a Grécia para Aracaju. /// Blatter volta atrás e elogia organização no Brasil. /// Pelé estraga surpresa e revela que vai receber a bola de ouro, hoje, em Zurique, na Suíça. /// Na mesma solenidade, será anunciado o vencedor como melhor jogador do mundo em 2013. Cristiano Ronaldo, Messi e Ribéry são os candidatos.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ManuSanthiago  Bom dia! Bom dia! Que todo mundo tenha um dia lindo. Não basta ter a vida, o importante é saber viver! #VemGente

www.twitter.com/riltonmorais  Que tal o judiciário aplicar seus recursos em mais presídios e menos palácios e mordomias?

www.twitter.com/dittacuja  Despedidas não são fáceis, especialmente quando a gente não quer, mas precisa deixar pra lá. É um exercício danado, de desapego.

www.twitter.com/gilbertotv  Nunca fui muito com a cara da segunda-feira mas depois percebi que ela é o primeiro passo para se chegar no final de semana.

www.twitter.com/vanessadamata  Salve o amor puro de Jesus Cristo e todo o seu significado e abertura, sua sabedoria e ensinamentos, saúde, inspiração, paz, bons caminhos

www.twitter.com/Abrahao_Filho  Dilma cumpre a meta de retirar mais de 16 milhões de pessoas da miséria. Mas isso não é notícia que se dê com destaque.

DO LEITOR

Músicas censuradas no período do AI-5. “Torturando este ser que te adora…”
Ludwig Oliveira, radialista e professor: “Tortura de Amor” foi lançada pelo próprio autor, Waldik Soriano por volta de 1962, mas não alcançou o sucesso esperado, aos poucos foi sendo incorporada ao repertório de outros cantores – Cauby Peixoto, Altemar Dutra, Nelson Gonçalves, Agnaldo Timóteo, Maria Creuza, Fagner Fafá de Belém e uma promessa de Roberto Carlos: “Certa vez eu encontrei Roberto Carlos no aeroporto e ele disse: ‘Waldik tem uma música sua que um dia eu vou gravar’. É aquela que diz assim ‘apareceste afinal/ torturando este ser que te adora…’ “Tortura de Amor” enfrentou problemas com a censura após a regravação do próprio autor em 1974. Proibida a execução em rádio, em locais públicos, enfim, em todo o Brasil. O cantor dizia que a censura daquela época era burra e radical , Tortura é uma palavra poética: ‘não me tortura tanto, meu amor…vivo torturado por ti…’
O educador Paulo Freire dizia que as palavras eram grávidas de sentido, em períodos ditatoriais. Recordemos então, que foi em 1974, ano em que a censura alcançou o cume sobre a música e Chico Buarque precisou utilizar-se do pseudônimo de Julinho da Adelaide para driblar a censura. Ninguém sabia que o Julinho da Adelaide era Chico Buarque de Holanda, ‘será que ele da favela da rocinha, será que é de São Paulo, será que é de Aquidabã em Sergipe’, diziam alguns . A verdade é que Chico Buarque teve diversas músicas liberadas com o pseudônimo enquanto que Waldik tinha uma das mais românticas composições vetadas o bolero “Tortura de Amor”: ‘Hoje que a noite está calma/ e que minha alma esperava por ti/ apareceste afinal/ torturando este ser que te adora…’
No período do AI-5 Waldik Soriano não sofreu apenas com a censura de suas músicas não, em 1973 ele prestou entrevista ao jornal Zero Hora de Porto Alegre defendendo a existência do Esquadrão da Morte, e defendeu uma concepção de Jesus Cristo muito diferente daquela defendida pela igreja, “Cristo era um arruaceiro e enganador”, tudo isso foi o estopim para deputados ‘puritanos’ criticarem o cantor. O primeiro foi o deputado arenista, o gaúcho Pedro Américo, que qualificou Waldik de ‘cantorzinho zurrapa’ (nome que se dá a vinho estragado).
O deputado Carlos Gastal, líder do MDB na câmara, lamentou que as declarações de Waldik Soriano tivessem sido publicadas na imprensa. Outro deputado, também MDB Moisés Velásquez, demonstrou maior contundência ao afirmar que “elementos como esse devem ser banidos de nossa vida artística”.
Os deputados emedebistas pareciam esquecer que um dos principais itens do programa do partido naquele momento era exatamente a defesa da liberdade de opinião e de imprensa.
Exagerou John Lennon dos Beatle quando disse que eles eram mais populares que jesus Cristo e exagerou Waldik Soriano quando disse que Jesus Cristo era arruaceiro e enganador. E assim como o ex-Beatle, Waldik para acalmar os ânimos, também distribuiu nota à imprensa dizendo que havia sido mal interpretado e que suas palavras foram deturpadas por deputados gaúchos que usavam da demagogia para promoção eleitoreira.
“Hoje que a noite está calma”- aproveito para ir dormir são quase 2h da manhã”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“Ninguém avança na vida se não começa a fazer alguma coisa pelo próximo.” Melvin Jones, fundador do Lions Internacional, nasceu em 13 de Janeiro de 1879 e morreu em 1961.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais