Vale o que tá escrito

O governo estadual vai colocar no papel como será feita a distribuição do ICMS referente ao potássio a ser produzido pela Vale em Capela e Japaratuba. Nos próximos dias, projeto neste sentido chegará a Assembleia visando pôr um fim à briga fiscal entre os dois municípios e viabilizar o projeto de extração da carnalita, orçado pela mineradora em R$ 4 bilhões. Tudo isso ficou acertado ontem em Brasília e deve ser concretizado no menor espaço de tempo possível para que a Vale não desista do investimento, causando prejuízos incalculáveis a todos os sergipanos, particularmente às futuras gerações. Torçamos, portanto, que o bom senso prevaleça.

Insegurança

Os comerciantes do bairro Siqueira Campos estão desesperados com a violência. Segundo o vereador Anderson de Tuca (PRTB), diariamente ocorrem assaltos, pequenos furtos e roubos naquele que é o segundo maior centro comercial de Aracaju. O parlamentar apelou para que a Polícia e a Guarda Municipal reforcem suas ações no populoso Siqueira Campos.

Pisou no freio

A Prefeitura de Aracaju cancelou a licitação que escolheu a empresa BK para instalar a fiscalização eletrônica do trânsito. A medida visou se antecipar ao parecer sobre o assunto que seria anunciado hoje pelo conselheiro do Tribunal de Contas, Clóvis Barbosa. Há uma série de questionamentos em torno da licitação, a ponto de o Ministério Público já estar investigando todo o processo.

Refinaria

A REF Brasil, que pretende instalar uma mini-refinaria de petróleo em Carmópolis, já está negociando com empresas americanas a aquisição dos equipamentos. O presidente da empresa, Paulo Roberto Costa, esteve em Houston (EUA) visitando fornecedores e consultores. A REF também está contratando a assessoria financeira do Banco BNP Paribas, de Paris, especialista em ‘Corporate & Investment Banking’.

Conversa fiada

O prefeito João Alves Filho (DEM) mentiu ao afirmar que houve queda da receita do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Pelo menos é o que afirma o vereador aracajuano Iran Barbosa (PT). Segundo ele, de 2009 para 2013 as transferências do ICMS para a capital cresceram cerca de 70%. “Somente no ano passado, os repasses foram 7% superiores aos ocorridos em 2012”, atesta Iran.

Fique ligado

Quem pretende se candidatar nas próximas eleições deve ficar atento aos prazos de desincompatibilização para não ser considerado inelegível pela Justiça Eleitoral. Os magistrados, defensores públicos, secretários estaduais, ministros e militares devem sair de suas funções seis meses antes das eleições, ou seja, até o dia 5 de abril. Em 5 de junho, deverão deixar seus postos dirigentes, administradores ou representantes de entidades de classe.

Menos ruído

A partir de hoje, liquidificadores, secadores de cabelo e aspiradores de pó deverão ser fabricados e importados com o novo Selo Ruído do Inmetro. O objetivo é diminuir o barulho emitido pelos eletrodomésticos e estimular a indústria a fabricar aparelhos mais silenciosos. O novo selo colorido vai classificar os decibéis de 1 (mais silencioso) a 5 (menos silencioso) e deverá estar colado na embalagem para informar ao consumidor a potência sonora do produto. Legal!

Homenagem

A deputada estadual Ana Lúcia (PT) prestou ontem na Assembléia uma homenagem à escritora e militante feminista Rose Marie Muraro e à militante Clara Charf, viúva de Carlos Marighella. "No ano em que se completa 50 anos do golpe militar, homenageio estas duas grandes mulheres socialistas, que sofreram muito com a repressão, mas continuam militando e contribuindo para uma sociedade mais justa, igualitária e livre do patriarcado", discursou a petista.

Cobrança

A construção de uma pista oficial de atletismo foi cobrada ao governo pelo deputado estadual Garibalde Mendonça (PMDB). Esta é uma antiga reivindicação do peemedebista, pois Sergipe é o único estado brasileiro que não possui essa instalação, embora existam mais de 3 mil atletas pratiquem modalidades como salto em altura e em distância, arremesso de peso e corrida.

Recorte de jornal

Publicado no Jornal do Aracaju em 13 de fevereiro de 1872

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais