Valmor Barbosa: Quando a exceção é realidade

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Qual o segredo para o sucesso de um secretário? Conhecimento profundo da pasta que assumiu, respeito dos segmentos envolvidos com a área de atuação e transparência, sobretudo, no relacionamento com a imprensa.

Seria repetitivo o blog lembrar dos seis anos e quatro meses do governo Déda. São vários acertos e muitos erros. Vários secretários passaram, outros foram remanejados ao longo do governo Déda.

Ao lado de alguns poucos que realmente vestem a camisa do atual governo encontra-se o engenheiro civil Valmor Barbosa Bezerra, secretário de Estado da Infraestrutura. Valmor só entrou no governo Déda a partir de janeiro de 2009, ou seja, dois anos depois do início do primeiro mandato. Foi convidado pelo trabalho desenvolvido à frente da Emurb, empresa da Prefeitura de Aracaju, a qual Valmor é engenheiro desde 1986.

Hoje, 13 de maio, Valmor receberá uma justa homenagem na Assembleia Legislativa através de propositura apresentada pela presidente, deputada Angélica Guimarães. Receberá a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar.

Valmor é uma exceção no atual governo. Faz parte da meia dúzia (não peçam para citar os nomes) dos secretários do governo Déda que realmente vestem a camisa e pensam em contribuir para um projeto de governo coletivo e não individual.  Sem medo de errar: muitos não estão preocupados com a coletividade.

Cada um é tratado segundo as suas obras."Eclesiástico 16,14. Uma boa definição para o trabalho realizado por Valmor.  O sucesso de Valmor é o seu trabalho, com uma equipe competente e todas as obras realizadas com  o aval do governador Marcelo Déda.

PT–programa nacional (Dilma é amor)
Não foi coincidência o  programa nacional do PT ter sincronia com o artigo escrito por Jackson Barreto “Dilma é Amor”, publicado no semanário Cinform e postado em diversos pontos na rede. Jackson Barreto entregou o artigo pessoalmente à presidente, quando estiveram juntos por ocasião da reunião da SUDENE.

Grupo VCA. Greve à vista
Funcionários do Grupo VCA (transporte urbano) podem definir ainda hoje por uma nova greve por conta do pagamento de apenas 40% dos salários de Abril. E ainda não receberam também os tíquetes refeição.

Defesa
Repercutiu em toda imprensa a entrevista concedida pelo deputado federal Mendonça Prado (DEM) no final da semana passada ao radialista George Magalhães na Mega FM. Mendonça Prado sai em defesa do senador Valadares e diz que os irmãos Amorim “sentiram o cheiro dos cem milhões da Codevasf”

Gente sabida
O deputado federal Mendonça Prado criticou a política praticada pelos irmãos Amorim (Eduardo e Edvan) “é jogo de gente sabida que está de olho no dinheiro”.  “Esses Amorim lutam para tomar a Codevasf para poder administrar os cem milhões. Esses cidadãos sentem o cheiro do dinheiro”,disse.

Indicação
Falando ainda sobre a administração da Codevasf, Mendonça Prado afirmou que os irmãos Amorim tem interesse em colocar um “apadrinhado” à frente da empresa para que eles possam passar a administrar a verba. “Em Brasília eles são aliados do governo federal e aqui fazem oposição por puro interesse particular. Como eu disse, é jogo de gente sabida. Eles colocar um apadrinhado para poder administrar os cem milhões”, avaliou.

Enganação
Mendonça disse também que a cada caso político envolvendo ações dos irmãos Amorim, “nós vamos mostrar cada caso a quem quiser, os engodos, as mentiras e a enganação desse povo”, garantiu o parlamentar afirmando ainda que o senador Eduardo Amorim estaria trabalhando, nos bastidores em Brasília, para ter o controle da Codevasf. “Eles sentem o cheiro do dinheiro da Codevasf”.

Mobilização: prefeitos protestam contra a seca no Nordeste
Hoje, 13, prefeitos sergipanos estarão liderando uma grande manifestação contra a Seca, que faz parte da Mobilização Nacional pelo Nordeste. A concentração será a partir das 9h, na Assembleia Legislativa de Sergipe, e em seguida haverá uma sessão especial sobre os efeitos da seca e da crise financeira nos municípios do Estado.

PDT: Fábio Henrique visita Municípios e convida Lideranças a se filiarem
No final da  última sexta-feira (10), o Presidente estadual do PDT – Partido Democrático Trabalhista, Fábio Henrique esteve em três Municípios e dialogou com Lideranças Políticas objetivando o fortalecimento do Partido. "Entendo que as Lideranças do interior sergipano precisam ser valorizadas. Não entendo porque essas pessoas somente são procuradas às vésperas das eleições estaduais". Disse o Presidente., e completou, "A grande reclamação que a gente ouve é que, na hora que essas Lideranças precisam de apoio para as suas eleições, as portas estão sempre fechadas". Lamentou.

PDT: Fábio Henrique visita Municípios e convida Lideranças a se filiarem II
No Município de Malhador, uma das cidades visitadas, Fábio Henrique conversou com os dirigentes do PDT e mostrou-lhes a disposição do fortalecimento do Partido. "Nosso objetivo aqui em Malhador é dialogar, ao lado dos nossos Dirigentes, com Pessoas que estão dispostas a fazerem da Política um espaço de defesa da Sociedade e construir um agrupamento coeso, que possa apresentar aos malhadorenses propostas sérias para a Gestão Pública". Informou Fábio.

PDT: Fábio Henrique visita Municípios e convida Lideranças a se filiarem III
De acordo com o Presidente estadual do PDT, o Partido está montando uma estrutura que dará suporte aos seus Vereadores, Dirigentes e Lideranças visando a construção dos projetos Municipais. "Sabemos que o desejo do Vereador, que já tem referência no Município é buscar um espaço majoritário". Do mesmo modo, diz, Fábio Henrique, "o suplente que não obteve êxito na eleição passada, deseja conquistar a vitória na eleição seguinte". Além disso, o Presidente informou que o PDT está oferecendo aos Cidadãos, "um espaço decente, onde ele poderá fazer Política, sem as intervenções autoritárias que costumam destruir os planos de muita gente, às vésperas das convenções". Garantiu.

PDT: Fábio Henrique visita Municípios e convida Lideranças a se filiarem IV
Finalizando, Fábio Henrique informou que estará frequentemente, sempre aos finais de semana, conciliando a sua Agenda de Prefeito de Nossa Senhora do Socorro, com a de Presidente Estadual do PDT, intensificando seus contatos com as Lideranças Políticas e Personalidades do interior sergipano. "O que me deixa imensamente feliz é a recepção de todas as Pessoas, por onde passo. Muitos vêm me cumprimentar dizendo que eram meus ouvintes, da época que fazia o Programa de Rádio e confesso que isso é algo que me trás muitas lembranças boas. Percebo que conquistei grandes amizades, com pessoas que sequer conheço pessoalmente. E isso é muito gratificante". Concluiu Fábio Henrique.

Iniciativa importante da Seapri. Informativo Online
A Secretaria da Articulação Política e das Relações Institucionais da Prefeitura de Aracaju, que tem à frente o ex-vereador Juvêncio Oliveira vem se destacando na divulgação das ações. A pasta tem um informativo online que é

enviado para toda imprensa e segmentos da sociedade e já está na sexta edição.

Sessão especial comemora os 45 anos da UFS
Hoje, 13 de maio, a partir das 15 horas, a Câmara Municipal de Aracaju, por requerimento do vereador Iran Barbosa, PT, promove sessão especial com a presença do reitor da Universidade Federal de Sergipe, professor-doutor Ângelo Roberto Antoniolli, que vai debater as contribuições da UFS como instituição federal de ensino superior de Sergipe.A sessão especial também acontece em comemoração aos 45 anos da instituição acadêmica. A sessão é aberta à participação da população.

XI Semana Nacional de Museus
O Museu da Gente Sergipana irá participar da XI Semana Nacional de Museus, que terá início hoje, 13, e vai até o domingo, 19, tendo como tema ‘Museus (memória + criatividade) = mudança social’. Administrado pelo Instituto Banese, o Museu da Gente Sergipana abrigará duas ações distintas do evento, que é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus e envolve instituições que trabalham na preservação da memória em todo o país.

Programação
Dentro das programações da Semana, será realizada na próxima quinta-feira, 16, no auditório do Museu da Gente Sergipana, uma palestra sobre o tema ‘Museus comunitários, memória social e processos criativos’. O evento, que acontece a partir das 9 horas, terá como palestrante o museólogo Mário Chagas, Mestre em Memória Social pela UNIRIO, Doutor em Ciências Sociais pela UERJ e professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Mesa redonda
Após a palestra, por volta das 10h30, haverá uma mesa redonda com a participação do professor Mário Chagas, da professora Janaína Mello, coordenadora do curso de museologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e de Flávia Borges, estudante de museologia e líder comunitária da comunidade da Mussuca, em Laranjeiras (SE), que está desenvolvendo projeto de ponto de memória para a localidade.

Rádio esportivo
Veterano integrante desse importante segmento da mídia sergipana, Fernando Pereira, “o comentarista que traduz a linguagem popular”, está de volta. Dessa feita, para reforçar a equipe esportiva da Jornal, liderada por Carlos Magalhães. No próximo ano, Fernando completará 50 anos de rádio. Com sua experiência indiscutível, vai contribuir de forma positiva para, ao lado do jovem Paulo Jr., suprir a ausência, nas jornadas esportivas, de um dos maiores ícones da radiofonia sergipana, Wellington Elias, que participa apenas dos programas de estúdio. Uma boa notícia para os ouvintes da 540.

Agência de Cinema
A SP CINE, iniciativa da Prefeitura de São Paulo em fase de implantação, já começa a motivar discussões entre os maiores interessados em sua criação. Os cineastas, por exemplo, estão preocupados com a possibilidade de o novo órgão investir não exclusivamente em filmes, mas também destinar recursos para outros fins, quais sejam capital de giro ou mesmo plano de crescimento das grandes produtoras. Para o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, “esse frisson inicial no momento de definição da política é natural.” E afirma que “é preciso fortalecer os vários elos da atividade.” Com esse novo projeto cultural, São Paulo pretende diminuir o fosso existente, na área da produção de cinema, com relação à realidade vigente no Rio de Janeiro.

Bola branca
Para a Secretaria de Cultura. Até que enfim, o cine VITÓRIA iniciou, em grande estilo, suas atividades. A abertura está ocorrendo com um festival do cinema francês. E os preços dos ingressos são convidativos. 8 reais e 4 reais nos fins-de-semana e 6 e 3, respectivamente, durante a semana.

Dilma apela ao Congresso
Visando a garantir a aprovação da MP dos Portos até a próxima quinta-feira. Nesse sentido, conversas foram intensificadas junto às principais lideranças da base aliada, dentre elas o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves e do Senado, Renan Calheiros, ambos do PMDB.

MP dos “Porcos”
O ataque de Anthony Garotinho, líder do PR na Câmara à MP dos Portos, considerando que a Medida Provisória enviada pelo governo ao Congresso teria se transformado após sugestões do PMDB em uma tentativa de atender a interesses econômicos, inviabilizou a discussão da importante matéria na semana que passou.

Terra para os indígenas
O ritmo de concessão de terras a indígenas é o menor desde a era FHC. Em dois anos, Dilma homologou menos áreas, em média, do que seus antecessores no cargo. O governo sofre críticas tanto por parte de índios como de ruralistas e pretende mudar método atual de demarcações das áreas.

Protestos
Figuras de destaque do jornalismo esportivo nacional têm se manifestado veementemente para lamentar o que chamam de “a morte” do Maracanã. Mesmo reconhecendo que o novo estádio é moderno, confortável, bonito, de linhas arquitetônicas arrojadas, reclamam de que as reformas realizadas no antigo estádio, construído em 1950, para a Copa do Mundo, destruíram por completo a imagem do Maracanã, considerado por muito tempo o maior e mais popular estádio de futebol do mundo.

Protestos II
Tudo começou, segundo eles, com a extinção da geral, espaço amplo que propiciava às pessoas de menor poder aquisitivo a oportunidade de ver as partidas, mesmo em pé, mas com um preço bem barato. Começava a escalada para transformar o Maracanã em um monumento às elites, as pessoas da classe média para cima. Daí porque foram criados os camarotes, com todo o conforto, com ar condicionado e com um serviço de bar, lanches e até mesmo refeições nivelado aos melhores do Rio de Janeiro. O futebol vira, no novo Maracanã, uma casa de espetáculos magnífica, mas que afasta o “povão” de sua maior paixão, o futebol.

Protestos III
Basta ver, por exemplo, como estão os preços dos ingressos para os jogos da Copa das Confederações, que começa daqui a um mês, e para a Copa do Mundo, a ter lugar no Brasil, em 2014. Citamos, a seguir, alguns nomes que adotam posição idêntica sobre esse tema: LÚCIO DE CASTRO, JOSÉ TRAJANO, MAURO CÉSAR PEREIRA, TOSTÃO, AFONSINHO (ex-jogador), ALBERTO HELENA JÚNIOR, JUCA KFOURI e RUI OSTERMANN. Mas há muitos outros.

Agenda
13 de maio. Esta é uma data que assinala uma série de comemorações: Abolição da escravatura – Dia do automóvel – Do zootecnista – da Fraternidade Brasileira e da Estrada de Rodagem. Dentre estes eventos, sem dúvida o mais importante é a libertação dos escravos, através da lei Áurea, que decretou a libertação de 723.719 escravos existentes no Brasil. O pernambucano Joaquim Nabuco, depois de fundar a Sociedade Brasileira contra a Escravidão, transformou-se no maior porta-voz de abolicionismo legalista e parlamentar. Embora filho de uma das famílias mais tradicionais do país, ligada à economia açucareira e à política imperial, Joaquim Nabuco foi o principal líder da campanha pela abolição dos escravos, fato que veio se consumar em 13 de maio de 1888, através de lei assinada pela Princesa Isabel. Depois que a regente assinou a lei, o Barão de Cotegipe beijou-lhe a mão e teria dito: “Vossa Majestade redimiu uma raça, mas acaba de perder o trono.” A frase se revelaria profética.

Ainda sobre a abolição
No dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel, ao substituir o pai, Dom Pedro II, que se encontrava em viagem à Europa, assina a Lei Áurea, que extingue a escravidão no Brasil. Entretanto, essa Lei importante de nossa História não previa medidas de integração dos ex-escravos à sociedade, como o acesso à terra e à educação. A abolição desagrada aos fazendeiros, que exigem indenizações e aderem ao movimento que levaria à proclamação da República. O Império perde sua última base de sustentação política. Assim como Joaquim Nabuco foi o grande líder da campanha abolicionista, o baiano Antônio de Castro Alves notabilizou-se pelo seu engajamento social. Exemplo marcante disso foram os seus poemas VOZES D’ÁFRICA, NAVIO NEGREIRO, OS ESCRAVOS e A MÃE DO CATIVO, cuja publicação exerceu grande influência no sentido de que o Império viesse abolir a escravatura. Nascido em Muritiba (BA), em 14,03.1847, Castro Alves é um dos mais aplaudidos poetas do Brasil. A permanência de sua glória através dos tempos deve-se aos valores absolutos de sua poesia. Seu sucesso popular é fruto de sua identidade com os anseios populares e em uma expressão direta, enfática, vibrante. Castro Alves faleceu em 1870, vítima de tuberculose, com apenas 23 anos, em pleno fulgor de sua carreira literária e gozando de extraordinário prestígio popular.

Livros
Os mais vendidos na última semana foram: FICÇÃO – 1. O LADO BOM DA VIDA – Matthew Quick – Ed. Intrínseca; 2 – A CULPA É DAS ESTRELAS – John Green – Ed. Intrínseca; 3. CINQUENTA TONS DE CINZA – E. L. James – da mesma editora. NÃO FICÇÃO – 1. SONHO GRANDE – Cristiane Correa – Ed. Primeira Pessoa; 2. EU NÃO CONSIGO EMAGRECER – Dr. Pierre Dukan – Ed. Best Seller; 3. CASA GRANDE E SEUS DEMÔNIOS – Walter Casagrande e Gilvan Ribeiro – Editora GLOBO. O livro eletrônico mais vendido da semana foi CLT – Consolidação das Leis do Trabalho – editora Saraiva. Esta relação reflete a pesquisa feita, semanalmente, junto às principais livrarias do país. Fonte: Jornal FOLHA DE SÃO PAULO.

Livros II
Título – “Realidade possível: Dilemas da Ficção em Henry James e Machado de Assis”. Autor – Marcelo Pen Parreira. Editora – Ateliê Editorial. 360 páginas, R$ 43,00. Marcelo Pen compara romances de Henry James e Machado de Assis, mestres da ambiguidade.

Futebol
CAMPEONATO SERGIPANO – Resultados dos jogos de ontem, pelas semifinais: No Batistão – Confiança 2 X 1 River Plate e no Francão, em Estância – Sergipe 2 X 1 Estanciano. /// Na próxima quarta-feira, serão realizados os jogos de volta: No Batistão – Sergipe X Estanciano e em Carmópolis, no Francão – River Plate X Confiança. /// Enquanto o Sergipe pode perder por um gol de diferença, ao Confiança um empate é suficiente para garantir presença na final. /// Insatisfeita com a arbitragem de ontem, diretoria do Confiança anunciou que vai pedir árbitro de fora para o jogo de quarta-feira contra o River Plate. /// O Corinthians derrotou o Santos por 2 X 1, na primeira partida das finais do certame paulista de 2013.

Futebol II
COPA DAS CONFEDERAÇÕES – Esta importante competição promovida pela FIFA, cuja sétima edição vai acontecer no Brasil, de 15 a 30 de junho, já ocorreu por seis vezes. A seguir, um resumo desse torneio intercontinental: 1997 – Sede – Arábia Saudita. Jogo final – Brasil 6 X 0 Austrália. 1999 – México. Resultado da partida final: México 4 X 3 Brasil. 2001 – Coréia do Sul e Japão. Final – França 1 X 0 Japão. 2003 – França. Partida final: França 1 X 0 Camarões – título decidido através do “gol de ouro”, critério depois abolido pela FIFA. 2005 – Alemanha. Final: Brasil 4 X 1 Argentina. 2009 – África do Sul – Brasil 3 X 2 Estados Unidos. Títulos conquistados: Brasil – 3; França – 2; México – uma vez. São dois os principais artilheiros da história da competição: Cuauhtemoc Blanco, do México, e Ronaldo, do Brasil, ambos com 9 gols assinalados. Em segundo lugar, aparecem Romário e Adriano, do Brasil, com 7 gols. /// GRANDE REPERCUSSÃO – Obteve extraordinária repercussão a decisão da juíza Gisele Guida de Faria, titular da nona Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro, que suspendeu o resultado da licitação para exploração econômica do Maracanã. Segundo a decisão, o contrato só poderá ser assinado após julgamento da ação movida pelo Ministério Público, que pede o cancelamento da concorrência. O consórcio vencedor da licitação é formado pelas empresas Odebrecht, a AEG e a IMX, pertencente ao megaempresário Eike Batista. INGLATERRA – O empobrecido WIGAN conquistou a Copa da Inglaterra deixando para trás o bilionário Manchester City. ESPANHA – O Barcelona sagrou-se campeão antecipado. ALEMANHA – O título da temporada pertence ao BAYERN, que recentemente conquistou a Copa da UEFA. /// MARIN EMOCIONADO – Depois de ter chorado na última Assembleia Geral da CBF, o presidente José Maria Marin voltou a emocionar-se, ao assistir a um vídeo produzido pelo Esporte Interativo sobre a Copa do Nordeste. E prometeu aos clubes participantes da competição um apoio ainda maior, em 2014. Essa turma da CBF é impagável. Ela esquece que foi, justamente, por culpa dela mesma que a Copa da região Nordeste ficou anos sem ser realizada. As novas emoções de Marin foram vividas na presença de representantes dos clubes que disputam a CN.

Curtas
POLÍCIA FEDERAL GRAVA CONVERSA DO GOVERNADOR DO ACRE COM EMPREITEIRO PRESO. /// HEZBOLLAH ACUSA ‘INTELIGÊNCIA INTERNACIONAL’ POR ATENTADO NA TURQUIA. /// INDÚSTRIA BRASILEIRA TEM PIOR ANO ENTRE PAÍSES EMERGENTES. /// CHEGADA DE PORTA-AVIÕES AMERICANO USS NIMITZ É ENSAIO PARA GUERRA, DIZ A COREIA DO NORTE. /// AÉCIO TENTA UNIR TODAS AS FORÇAS DO PSDB. /// ALHEIA ÀS CRÍTICAS, DILMA FORTALECE O MINISTRO MANTEGA. /// COMEÇA HOJE SEMANA DECISIVA PARA A MP DOS PORTOS.

PELO TWITTER

www.twitter.com/esmeraldoleal   Propaganda do PSC na TV é uma cópia do programa da TFP (Tradição Família e Propriedade). Grupo de extrema direita da igreja… Cruz credo!

www.twitter.com/JoseRaimundos   O grande problema do BRASIL não é o LADRÃO PÉ RAPADO, e sim o LADRÃO DE GRAVATA, que nem vai preso, e quando vai, logo é solto.

www.twitter.com/machadose   Pessoas se passam por democráticos, são inteligentes, mas quando vêem sua posição ameaçada, apelam para a tirania.

www.twitter.com/FalaSergipe  Quem é contra a vinda dos médicos cubanos é porque  nunca enfrentou  uma fila  num posto de saúde.

www.twitter.com/RodrigoPaixaoSE  Tenho inúmeros familiares médicos e sou a favor d1 opção de nova mão de obra para Saúde Pública. O Corporativismo não pode atrapalhar #Cuba.

www.twitter.com/cezar_britto   No aeroporto levo na bagagem livros sobre direitos humanos. Leitura de bordo obrigatória. Assim voar nas asas da Justiça se faz possível.

www.twitter.com/cauluiz   Morro de preguiça dos segmentos de Aracaju que me "representam". Me ressuscitem!

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frases do Dia
"Se a escravidão não é crime, não há crimes." Abraham Lincoln. Homenagem do blog a Sanção da Lei Áurea, abolindo a escravidão no Brasil, 13 de Maio de 1888.

“Prefiro o inferno definitivo à duvida provisória”. Murilo Mendes, escritor brasileiro, nasceu em 13 de Maio de 1901 e morreu em 1975.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais