Vereador que forneceu explosivos: Cadê a SSP?

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Estranho, muito estranho. Em Sergipe tem disso. Alguns casos graves caem no esquecimento e até mesmo a imprensa esquece a cobrança.

O caso do vereador de Poço Verde, Ricardo Oliveira, PSC, caiu no esquecimento. E a polícia não acha o foragido?

No próximo dia 27 de Setembro, domingo, completam-se dois meses que ele está foragido. Segundo o que apurou a polícia na época e nas entrevistas do delegado Jonathas Evangelista, diretor do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), o vereador é suspeito de fornecer explosivos a uma quadrilha suspeitas de ataques a agências bancárias no interior do Estado.  Algo grave para quem não é mais réu primário.

Ricardo Oliveira já responde a outro processo quando foi preso pela Polícia Rodoviária Federal, com uma Hiluz SW4 com placa de Simões Filho (BA), com restrições de roubo. Os policiais descobriram que os sinais de identificação do veículo, os policiais constataram ainda que a caminhonete era, na verdade, outra com as mesmas características e que havia sido roubada em dezembro de 2014 em Itabaianinha (SE).

As perguntas da sociedade para a SSP, ou melhor, para o secretário Mendonça Prado e o governador em exercício Belivaldo Chagas:

Dois meses se foram e a polícia não acha o foragido?

Será que a polícia não monitorou os membros da família? É impossível ele não ter entrado em contato com um deles.

Será que tem interferência política no caso?

Se fosse um cidadão comum, será que ele não estaria preso há muito tempo?

Entrevista Ana Lúcia
Pela entrevista concedida ontem, 22, ao programa de George Magalhães na 103 FM, a deputada Ana Lúcia só não será candidata a prefeita de Aracaju se o PT não deixar. A corrente dela já ratificou e muitos petistas defendem candidatura própria.

ALESE: Mais uma Manchete negativa. Dos Bispos dos tabuleiros
Até quando a Assembleia Legislativa ficará nas manchetes negativas? É o caso das subvenções, é um presidente que está no mandato mesmo o TSE deixando claro que é ficha suja e agora o irmão, Roberto Bispo (diretor geral), é afastado por determinação da 6ª Vara Criminal da Justiça Federal, em Itabaiana. Já Luciano teve bens bloqueados. Leia o processo publicado no site da JFSE:http://www.jfse.jus.br/nsistemas/sis_news/nw_co_sitemostra/nw_co_sitemostra.php 

Cadê os deputados do PT, PSB e PMDB que pregam ética? Silenciam com os atos dos Bispos?
O mais engraçado é que os deputados do PT, PSB e PMDB que pregam ética, falam em corrupção, se curvam aos atos dos Bispos na ALESE. Eles todos votaram em Luciano para presidente. Ou seja, são coniventes. Sabem que Luciano tem problemas sérios com a Justiça, principalmente a Federal. Silenciaram com a nomeação de Roberto Bispo para a direção geral. Ou seja, no próximo ano, quando alguns destes foram candidatos a prefeitos, o blog vai lembrar.

Recordar é viver: Déda jamais aceitaria os Bispos no comando da ALESE

Aliás, quem não lembra: Déda, pelo twitter, criticou a nomeação feita por Jackson Barreto, então interino no governo, de Roberto Bispo para Codise em 2013. Roberto Bispo não pode assumir cargo público. Aliás, nem o irmão, que está com no mandato graças a um recurso.

MP pedirá informações a ALESE sobre valores que serão pagos a advogado? E a assessoria jurídica do Legislativo?
E foi publicado no Diário Oficial da última segunda-feira, o extrato do contrato 038/2015 da Assembleia Legislativa de Sergipe, com o renomado advogado Carlos Alberto Menezes (que está fazendo o trabalho dele), para que faça a defesa dos deputados no caso das subvenções, no âmbito da Delegacia da Ordem Tributária e Administração Pública. O MPE vai pedir informações sobre os valores? A sociedade quer saber! A ALESE tem assessoria jurídica.

Semana Nacional de Trânsito: Mais uma da SMTT que multa, mas não cuida
E o atento leitor Luiz Brandi (quando for prefeito, vou colocá-lo na SMTT. Tem mais atenção, ideias e sensatez do que a maioria que comanda o trânsito em Aracaju) disse que na última segunda-feira, antes do jogo Confiança x América de Natal, o trânsito parou nas imediações do Batistão entre às 18h e 18h30. Quem passou pela sinaleira entre o hospital São Lucas e a Igreja São José, viu que o sinal abria e ninguém saia do lugar. Nenhum agente de trânsito nas redondezas. Com certeza estavam em alguma solenidade no blá, blá de sempre… que ninguém aguenta mais.

Futebol sergipano: Lobby material esportivo e um clube desfiliado
O blog recebeu documentação sobre o lobby de um empresário do ramo de material esportivo, que inclusive pode fazer parte da diretoria da FSF. Vai da montagem de uma estrutura para monopolizar o material esportivo de vários clubes até a reedição de um clube que revelou um importante jogador. Tudo sonhando em receber um percentual pela revelação do jogador. Acredite: o blog torce para que não seja verdade. Se for o fumo, de preferência lagartense, vai queimar…

Sistema viário do entorno do Aeroporto Santa Maria
Hoje , 23, o Governo do Estado inaugura a primeira etapa do sistema viário do entorno do Aeroporto Santa Maria. O novo complexo viário interligará a região com a zona de expansão e integra um conjunto de obras de mobilidade cujo objetivo é desafogar o trânsito das avenidas Euclides Figueiredo, Heráclito Rollemberg e Tancredo Neves.

Benefícios
Com a obra, o deslocamento dos moradores dos bairros Aruana, Santa Maria, e dos conjuntos Augusto Franco, Santa Tereza e residencial Vila Verde será facilitado. A solenidade será comandada pelo governador em exercício, Belivaldo Chagas, e está marcada para as 17h30 na entrada de acesso ao bairro Santa Maria.

Nome de Déda em cadeira da Academia
Alguém lembra do desejo de Marcelo Déda em participar de alguma academia? Agora colocaram o nome dele numa nova Academia (Sergipe baterá o recorde de “imortais”), coitados dos coveiros. Todos sabem Déda era um cidadão altamente preparado intelectualmente e seus discursos eram (e são) verdadeiras aulas de história, ética e política. Será que ele gostaria de ter o nome em uma das cadeiras?

ASL tornou-se casa de apoio para políticos e “escritores” entre aspas
Por exemplo, a Academia Sergipana de Letras tem mais neófito nas letras do que um jardim de infância. A Academia Sergipana de Letras, salvo cinco (isto mesmo, cinco exceções) parece mais uma casa de apoio para políticos aposentados e alguns que acham que são “escritores” de verdade.

2016: orçamento é apresentado aos presidentes dos poderes
O governador em exercício, Belivaldo Chagas, apresentou ontem, 22, uma proposta de Orçamento para 2016 no valor de R$ 8.290.701.000 bilhões aos presidentes do Tribunal de Justiça, do Tribunal de Contas, da Assembleia Legislativa, do Ministério Público, e aos dirigentes dos órgãos autônomos do Poder Executivo. A previsão de orçamento para o próximo ano é menor 3,9% que o orçamento de 2015, que foi de R$ 8,6 bilhões. O encontro foi no Palácio de Despachos.

Redução
Belivaldo Chagas afirmou que o Poder Executivo está fazendo a sua parte, no sentido de enxugar as despesas para se adequar às dificuldades de crescimento de receita em função da crise econômica e política que atingiu o país.

Previdência
Ele se mostrou preocupado com o déficit da previdência e informou que até a próxima segunda-feira, 28, o governo estará enviando para a Assembleia Legislativa uma proposta de aposentadoria complementar como forma de contribuição para redução do déficit previdenciário.

Empenho
Chagas pediu o empenho de todos os Poderes no sentido de reduzir despesas para que o Estado possa enfrentar essa crise sem grandes sobressaltos, garantindo investimentos e ações que venham melhorar a qualidade de vida da população.

PEC 172/12 é aprovada em 2º turno
Na noite desta terça-feira, 22, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou em 2º turno a PEC 172/12, do deputado federal Mendonça Filho (DEM/PE), que estabelece que a lei de impor ou transferir qualquer encargo ou prestação de serviço aos Estados, Distrito Federal ou Municípios sem a previsão de repasses financeiros ao seu custeio. O texto aprovado foi o substitutivo da comissão especial apresentado pelo relator, deputado federal André Moura (PSC).Foram 381 votos pela aprovação, 40 contra e sete abstenções. Mesmo com o encaminhamento contra a votação feita pelo Psol para retirada de pauta, os parlamentares seguiram a orientação do relator André Moura.

Tenda Paulo Freire na Conferência Estadual de Saúde
Tenda Paulo Freire em produção de vida, na VI Conferencia Estadual de Saúde reunirá militantes da vida, da educação popular em saúde, de conselhos de saúde, profissionais, parteiras, rezadeiras, para compartilhar afetos, práticas de cuidados, músicas, poesias, cirandas, rodas de conversa..Será no clube do Banese no bairro Coroa do Meio, iniciando as 8h e indo até as 18 horas hoje, 23, e amanhã, 24.

Nesta sexta,25, tem chorinho na Praça da Bandeira em São Cristovão
Com o objetivo de resgatar a musicalidade na cidade histórica São Cristovão, a Loja Maçônica Sérgio Goldhar, lançará nesta sexta-

Chorinho em SC.

feira, 25, o projeto de Cultura e Arte, a partir das 21h na Praça da Bandeira com um grupo de chorinho.  Segundo o venerável Mestre da Loja, o radialista Wilton Torres, que assumiu em junho, a ideia é continuar com os projetos sociais já existentes e criar outros.

Resgate cultural e segurança
Ele explicou que as outras etapas do projeto serão nos dias 23 de outubro e 27 de novembro.  “Essa iniciativa contribui significativamente para resgatar à cultura local”, explicou Wilton  afirmando que já teve em audiência com o comando da SSP que garantiu a segurança no evento. E ainda serão contratados seguranças particulares. Wilton disse que o prefeito Jorjão, também vem apoiando o evento.

FCA
Os senadores Eduardo Amorim (PSC) e Maria do Carmo Alves (DEM) acompanharam o prefeito de Aracaju, João Alves (DEM) e o vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB) em audiência com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues. Na pauta, a transferência para a prefeitura de Faixa de Domínio da Ferrovia FCA.

FCA II
Eduardo informou ao ministro que a malha ferroviária da FCA corta a Capital e não tem operação comercial e a Prefeitura tem interesse em implantar linha do Bus Rapid Trânsit (BRT). Segundo informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), foram realizados estudos em Aracaju que autorizou a Concessionária FCA a desativar e devolver trechos ferroviários. A ANTT ainda não confirmou quais os trechos que serão devolvidos.

Compre do Pequeno é divulgado no Batistão
A equipe do SEBRAE não para de divulgar o Movimento Compre do Pequeno Negócio. Dessa vez foi antes da partida do Confiança contra o time América de Natal, jogo válido pela décima sétima rodada da série C do Campeonato Brasileiro. A ação foi possível graças a uma parceria com o Confiança, que demonstrou interesse em apoiar a iniciativa. Uma equipe de meninas, antes do jogo, circulou pelo campo carregando faixa e o símbolo do Movimento, um coração.

Ação
Outro destaque na divulgação foi a presença do ex-jogador do Confiança, capitão Fiscina, que esteve no Batistão prestigiando o jogo e ajudando a divulgar a ação. Pedro Gomes Fiscina, hoje, é um dos gerentes do SEBRAE e faz parte da coordenação do Movimento Compre do Pequeno Negócio em Sergipe, juntamente com o gerente de Comunicação e Marketing do SEBRAE, Luiz Fialho.

Adesões
Em Sergipe mais de 3040 empresas já aderiram a iniciativa acessando o hot site http://www.compredopequeno.com.br  . “A classe empresarial está envolvida com a iniciativa, aderindo e utilizando o material de divulgação disponibilizado no site para decorar seus empreendimentos”, destaca Emanoel Sobral, superintendente do SEBRAE.

Tito Garcez exibe 25 fotografias inspiradas no Encontro Cultural de Laranjeiras
O fotógrafo e turismólogo sergipano Tito Garcez iniciou nesta segunda-feira, 21, a exposição de imagens "Sergipe: los rostros de

Dona Iolanda Oliveira dos Santos, mestra do Reisado ‘Dançando com Arte’, da Barra dos Coqueiros  – Por Tito Garcez em Laranjeiras (2014)

 su folklore" (Sergipe: os rostos de seu folclore) em Córdoba, na Argentina. A iniciativa, que faz parte da programação da Semana Cultural Brasil em Córdoba, foi inspirada no Encontro Cultural de Laranjeiras e exibe 25 fotografias de grupos do interior de Sergipe. Até o dia 26 de setembro o material ficará exposto no Centro de Enseñanza de Portugués para Extranjeros (CEPE), realizador do evento junto ao Consulado do Brasil.

Cultura
De acordo com o fotógrafo, a ideia da exposição é proporcionar que os visitantes, sejam argentinos ou brasileiros, possam conhecer mais um aspecto da cultura do Brasil. “O objetivo é que mudem um pouco a imagem sobre nossas manifestações. E nada melhor do que mostrar o rosto de sergipanos que ajudam a manter a mais tradicional cultura popular do estado. Para mim, a sensação de expor é ótima. É bom fazer com que as pessoas conheçam coisas novas e que saibam da existência de algo tão rico, mas que muitas vezes não é valorizado dentro do próprio país”, declarou Tito Garcez.

Fotos
A exposição conta com fotografias dos grupos: Reisado Dançando com Arte, da Barra dos Coqueiros; Reisado Santo Antônio, de Itaporanga d'Ajuda; Batalhão São Pedro, de Santo Amaro; Guerreiro Magia do Viver, também de Santo Amaro; e Guerreiras Negra do Quilombo Patioba, de Japaratuba.

PELO TWITTER

www.twitter.com/sargentoedgard  Tenho certeza que em breve a ALESE, se pronuncia sobre a compra dos aparelhos de radioterapia.

www.twitter.com/calbnascimento  Sergipe hoje apareceu duas vezes em programas de canais a cabo, uma no Brasil Visto de Cima, no + Globosat, outra no Águas do Brasil no Sony.

www.twitter.com/alberto_fraga  Tirar da polícia a essência de sua atuação que é a prevenção, é brincar com a sociedade brasileira.

DO LEITOR

Batistão: torcedor alerta que show pode prejudicar jogo do Confiança na próxima fase
Do leitor André: Como torcedor do Confiança, hoje algo me preocupou bastante, mesmo com toda alegria da vitória de ontem e do fato do Dragão está bem próximo do mata-mata que dá acesso a série B, fiquei sabendo que a empresa responsável pela estrutura do show de Roberto Carlos precisaria de algo em torno de 20 dias para a montagem da estrutura do evento, nada contra o show, muito menos contra empresa ou artista, eu mesmo pretendo ir acompanhando familiares fãs do rei, entretanto pensando aqui com meus botões nesse prazo de 'montagem' percebi que com o Confiança passando de fase poderíamos ter um choque de interesses pelo espaço do Batistão, logo que o time proletário  jogaria ou em 04/10 a 13 dias do show (fato que eu não acredito, já que a CBF geralmente da uma pausa de 15 dias quando muda de fase como fizeram agora com a série D) ou no dia 11/10 data mais provável e apenas 6 dias do show. Fico preocupado do futebol sergipano e do meu time, o Confiança está vivendo a fase mais importante de sua história nas ultimas décadas, termos uma arena recém reformada como o Batistão e mesmo assim termos que jogar e assistir o jogo em Itabaiana.  Gostaria que se possível, explanasse tal questionamento no blog, pra que a FSF, o Confiança, a administração da Arena, ou a empresa responsável pelo evento dê um posicionamento.”

Apoio aos radares e a contradição de um grupo político
Do leitor Anderson Defon: “Concordo com a implantação dos radares de controle de velocidade na cidade. Assim como concordo com a Lei Seca e qualquer medida que vise educar o motorista, visto que o trânsito do Brasil é o mais violento do mundo.
Mas jamais vou conseguir concordar com contradição em prol de oportunismo político. Lembro que quando implantados os radares, na gestão do então prefeito Marcelo Déda, o grupo liderado pelo atual prefeito, João Alves Filho, levou às ruas o discurso de que os radares eram uma "indústria de multa", apenas para "sugar" mais dinheiro. Chegaram a distribuir adesivos com os dizeres "Visite Aracaju e ganhe uma multa". O então superintendente da SMTT, Antonio Samarone, foi um verdadeiro "Judas no Sábado de Aleluia" e pelo cargo que ocupava, tinha que carregar nas costas o peso de toda a culpa pelo dito "trânsito caótico" de nossa capital.
Lembro que na campanha eleitoral de 2006, quando Déda se lançou ao Governo do Estado, teve até Demista fantasiado de radar e de agente da SMTT fazendo campanha explorando esse viés. O mesmo discurso raivoso se aplicava aos parquímetros no centro da cidade. E olha eles aí de novo.
Apesar de enxergar a implantação dos radares como algo positivo, a atual gestão da PMA vai vivendo das contradições e do retrocesso.”

TCE/SE: Tratamento dado aos aprovados no concurso homologado há quase 2 meses
E-mail recebido: “Durante a fase de provas, o diretor administrativo do tribunal, afirmou à folha dirigida (http://www.folhadirigida.com.br/fd/Satellite/concursos/noticias-TCESE-2015-Nivel-superior-2000102548886 ) que as convocações seriam imediatas após a homologação. Pois bem, após esse período, saiu no diário oficial (https://segrase.se.gov.br/visualizar_swf.php?edi_id=1016&porcentagem=100&page=14 ) uma dispensa de licitação para uma empresa que presta serviços de TI justificada pela falta de efetivo. Todavia nas descrições dos cargos de TI publicadas no edital, consta as atividades desempenhadas pela terceirização dos serviços. Assim, peço que tente divulgar o ocorrido uma vez que não se pode ocorrer tal absurdo em uma corte que deveria acima de tudo dar exemplo sobre a maneira correta de aplicar a lei sob as atividades do serviço público.”

Sugestão sobre precatório
E-mail recebido: “Dias atrás, acho que neste espaço, tomei conhecimento de que o Tribunal de Justiça está pagando precatórios referentes ao ano de 2007. Se for verdade isso é um absurdo, pois estamos em 2015.  Assim, sugiro que se publique uma lei permitindo que as pessoas que tem precatório negocie com quem queira comprar ou até mesmo só com o BANESE. Só não sei se é possível fazer uma lei neste sentido. Você pode publicar esta sugestão?”

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"Eu nunca quis ser famoso. Eu só queria ser grandioso."Ray Charles, pianista e cantor norte-americano, nasceu em 23 de Setembro de 1930 e morreu em 2004.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários