Vergonhosa impunidade

De acordo com um candidato a prefeito, o município de Divina Pastora está sem receber recursos federais por estar inadimplente, o que o impede de contrair empréstimos e de ter verbas para investimentos em projetos importantes para o município. “São cinco anos com recursos bloqueados, o que gera um prejuízo enorme para o município, especialmente pela dificuldade para realizar obras, já que a arrecadação total não é suficiente para arcar com todas as despesas”, afirmou Sílvio Cardoso.

A população precisa encontrar um instrumento mais eficaz para se defender dos maus gestores. Como é que um município fica prejudicado por cinco anos, sem poder receber recursos em razão da inadimplência, e os responsáveis pela mazela continuam impunes e na maioria das vezes, comandando as finanças do município, ou seja, continuam fazendo uso desastroso dos recursos públicos.

Em situações idênticas, sem ferir a autonomia do alcaide, o Tribunal de Contas e o Ministério Público, deveriam atuar com maior rigorosidade no acompanhamento das despesas, principalmente acompanhando os processos licitatórios, conhecendo com maior profundidade as empresas contratadas, avaliando os serviços executados e conferindo os produtos adquiridos.

Com essa receita, a sociedade lucraria muito mais e alguns dos atuais prefeitos iriam buscar o enriquecimento ilícito em outras plagas.

Itaporanga, Jadiel de São Cristovão e Mandarino I
Pouca gente entende o porquê do prefeito de Itaporanga, César Mandarino (PSC), dar carta branca ao ex-prefeito de São Cristóvão, Jadiel Campos, em sua administração. Jadiel transita livremente em todos os gabinetes e cuida de toda a informatização da gestão do aliado. No entanto, o mesmo Jadiel responde a vários processos movidos pelo Ministério Público Estadual, alguns já com decisão pela condenação da Justiça, por desvio de dinheiro público na época em que ocupou o mandato durante o afastamento temporário do ex-prefeito Alex Rocha.

Itaporanga, Jadiel de São Cristovão e Mandarino II
Entre as acusações estão saques aleatórios de recursos da prefeitura na boca do caixa, em setembro de 2008 (às vésperas da eleição municipal), que chegaram a R$ 400 mil. Em fevereiro desse ano, o colegiado do Tribunal de Contas do Estado (TCE) julgou como parcialmente procedente a denúncia de irregularidades nas despesas feitas pela Prefeitura de São Cristóvão, em favor da empresa Torre Empreendimentos Rurais e Construção Ltda.

Itaporanga, Jadiel de São Cristovão e Mandarino III
A decisão seguiu o voto do relator, conselheiro Clóvis Barbosa de Melo, e por unanimidade, ficou determinada a devolução aos cofres públicos pelo ex-gestor Jadiel, o montante de R$ 636 mil. O que a população de Itaporanga questiona é a existência de uma relação tão amistosa do prefeito com alguém que já foi condenado pela Justiça e pelo TCE para que devolva recursos públicos.

Projeto da Perícia?
Curioso. Ontem surgiu a notícia de que os peritos da perícia estão reclamando de um projeto de lei que prejudica a categoria. Mas, curiosamente, a coluna ninguém soube identificar que projeto sobre o tema está na pauta da AL. Alguém pode dizer qual é o projeto e que artigo contraria os servidores?

Prioridade é a mídia I
Quem procura o site do Ministério Público Federal para apresentar uma denúncia ou solicitar serviços do órgão, descobre que nem pela internet pode fazê-lo, por conta da paralisação dos servidores. Apenas atendimentos de emergência são feitos na sede do órgão.

Prioridade é a mídia II
Curiosamente, o envio das informações do MPF pela assessoria de comunicação do órgão não foi interrompido: ontem, por exemplo, o site denunciava ação contra o ex-secretário de Educação, José Fernandes Lima, sobre merenda escolar, amplamente repercutida na mídia.Para a mídia portanto, não há greve que afete a divulgação de notícias constrangedoras.

Reação
Um filiado do PSC demonstrou certa indignação com a entrevista concedida pelo candidato do DEM, ao radialista George Magalhães, na entrevista João Alves deixou acesa a possibilidade de se candidatar a governador quando afirmou que não tem compromisso com os Amorins para 2014, e segundo o cristão, ele foi deselegante em dizer que não fez compromisso com ninguém para participar da administração dele. “Isso só pode ter sido conosco” revelou o filiado do PSC.

André conta PSC em Lagarto?
Ontem, 29, pelo twitter, o advogado e candidato a vereador em Lagarto Itamar Santana postou: “Confirmado presença de André Moura aqui em LAGARTO, 2ª Feira,irá trazer seu apoio candidatura LILA FRAGA 45 e Itamar 23456”. Lá o PSC tem como candidato a prefeito Walmir Monteiro. Depois reclamam quando o peixe traíra é citado nos discursos.

César e Deus
Em Canindé de São Francisco, um membro da Igreja do pastor  José Antônio dos Santos, conhecido por pastor Nanô, diz estar envergonhado com o patrulhamento político dentro do templo religioso. "O verdadeiro cristão abomina eleger candidatos envolvidos em escândalos de corrupção, políticos ficha suja, que contrariam mandamentos bíblicos, como: não mentiras, não usar o nome de Deus em vão, entre outros de semelhante importância. Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus", disse o evangélico. Nanô cedeu o púlpito da igreja Assembleia de Deus da Missão para servir de palanque para o pastor Heleno.

Reconhecimento cristão
O prefeito Orlandinho foi o maior apoiador da comunidade evangélica de Canindé de São Francisco de todos os tempos. Até uma data para a confraternização cristã foi sancionada pelo alcaide. O Dia de Louvor é a festa evangélica mais importante do município. A prefeitura, que além de oferecer o espaço público, seguranças, logística, palco e uma série de outros itens, colocou o evento no calendário oficial do município.

Apoio
Por estas e outras ações de respeito a diversidade religiosa, muitos evangélicos decidiram apoiar Ednaldo da Farmácia, o candidato majoritário indicado pelo prefeito Orlandinho.

E-mail com desabafo de PM sobre o capitão Samuel
Como todos sabem o deputado capitão Samuel não é candidato nas eleições deste ano e o blog publicou ontem, 29, um texto de um PM desabafando sobre a postura dele na eleição de Aracaju. Pois bem, ontem mesmo o blog recebeu um e-mail da assessoria do capitão com o seguinte texto: “Cuidado com os textos “anônimos” jornalista Cláudio Nunes, pois fere a legislação eleitoral. Informe-se e cuidado!”. O blog deixa para reflexão dos leitores e não se intimidará com ameaças de ninguém, principalmente de quem deveria respeitar a democracia. Ou queriam que o blog divulgasse o nome do colega de farda para que ele fosse jogado as “feras”?

Valadares defende a Zona de Expansão
“Aracaju não se divide”, afirmou o  candidato do PSB a prefeito de Aracaju, Valadares Filho, no programa eleitoral de ontem, 29, demonstrando indignação diante da possibilidade da Zona de Expansão da capital passar a pertencer ao município de São Cristóvão.A ideia de entregar a São Cristóvão a área da Zona de Expansão começou quando o atual candidato a vice na chapa de João Alves, José Carlos Machado entrou na Justiça com uma ação alegando que a região do Mosqueiro, onde possui terras, pertence ao município vizinho.

Indignação
O programa mostrou a ação judicial onde o candidato a vice de João Alves quer dividir Aracaju para não pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de uma área de propriedade dele no Mosqueiro, uma das áreas mais valorizadas do município, localizada na Zona de Expansão da capital sergipana. “O meu sentimento é de indignação. Aracaju não pode ser prejudicada por pessoas movidas por interesses menores e egoístas. Aracaju não se divide” – disse Valadares Filho.

Plebiscito  com data marcada
O programa de Valadares também fez referência à proposta do candidato do DEM, João Alves, em matérias publicadas nos jornais da cidade, sobre a realização de um plebiscito sobre o desmembramento da Zona de Expansão de Aracaju. O plebiscito já tem data marcada – destacou reportagem mostrada no programa de Valadares Filho. Será na eleição do dia 7 de outubro entre João Alves, cujo candidato a vice quer dividir o território da capital sergipana, e o próprio Valadares Filho, que acha que Aracaju não se divide.

Machado destaca experiência
O candidato a vice-prefeito da capital, ex-deputado federal José Carlos Machado, da coligação “Aracaju não pode esperar”, em entrevista concedida ontem ao Jornal da Manhã, na Jovem Pan FM, falou sobre sua experiência na carreira política; os 35 anos de convivência com o candidato a prefeito de Aracaju, João Alves Filho; e fez uma explanação sobre o que serão o projeto de planejamento urbano de Aracaju, as transformações no serviço de saúde pública, dentre outras propostas previstas para serem postas em prática em 2013, pelo plano de governo da chapa de oposição que une Democratas e PSDB além de mais dez outros partidos políticos.

Cidade problemática
Na oportunidade Machado salientou que Aracaju é uma cidade problemática em todas as áreas e de difícil administração. “nossa capital passou da infância para a adolescência sem os cuidados necessários. Hoje é uma cidade de quase 850 mil habitantes. O que representa 45% da população do Estado, que reside em um espaço menor que 15% do território de Sergipe. Aracaju não cresceu, inchou. Infelizmente não souberam preservar o que tinha de ser preservado”, declarou, ressaltando como exemplo os problemas de drenagens ocorridos na cidade, principalmente na Zona de Expansão de Aracaju.

Nota de esclarecimento da Seed
A Secretaria de Estado da Educação, ao tomar conhecimento da denúncia publicada neste blog ontem, 29 de que um motorista havia utilizado um veículo do órgão fora do horário do expediente, apurou os fatos e, ao constatar a denúncia, decidiu devolver o profissional para a empresa à qual ele é contratado, portanto, não fazendo mais parte do quatro de motoristas terceirizados que serve à Seed.

Debate I
Na disputa com Valadares Filho pela prefeitura de Aracaju, o candidato do DEM João Alves Filho, insiste em dizer que o PT não sabe governar.Enquanto isso Valadares Filho diz que na primeira oportunidade que tiver de debater com  João Alves, vai mostrar que não cola essa tentativa de enganar o eleitor de Aracaju fazendo a discussão da campanha com Deda.

Debate II
Valadares vai lembrá-lo que ele está disputando a eleição é com um candidato do PSB, partido que sabe muito bem governar, e cuja principal referencia é o governador Eduardo Campos que foi reeleito com 86% dos votos.Difícil será o debate com João, ele até agora tem fugido de todos os debates para os quais tem sido convidado. Mas tem partidário jurando que ele vai ao debate da TV Cidade.

Competência de Gilvan Fontes
Uma das figuras emblemáticas do rádio e da TV de nossa terra. Ninguém contesta sua extraordinária capacidade de apresentar programas de rádio, ler crônicas e atuar como âncora de programas jornalísticos televisivos. Depois de muitos anos na TV Sergipe, transferiu-se para a TV Atalaia, onde continua sendo considerado o “Cid Moreira de Sergipe.” O piso salarial dos radialistas, em Sergipe, é um dos menores do Brasil. Mas não se espantem: é justamente o piso salarial, sem nem mais um centavo, que a Rádio Cultura paga ao excepcional radialista. E o pior é que este não é um caso isolado. Os empresários do ramo confundem piso com teto. É um verdadeiro absurdo.

Horário eleitoral
Conforme registro da coluna periscópio do Jornal da Cidade, o sociólogo e presidente do instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, lembrou à revista Istoé que na eleição de 2008, por exemplo, em apenas três capitais o vencedor foi o mesmo que liderava as pesquisas antes da campanha ganhar o espaço na TV.O comentário do sociólogo deixou animados os seguidores do candidato Valadares Filho, cujo programa eleitoral está recebendo elogios até mesmo de adversários.

Aeroporto sem livraria
O aeroporto de Aracaju voltou a ficar sem uma livraria. A rede “La Selva” fechou suas portas. Antes, era a Escariz. E agora, qual estabelecimento desse importante setor vai instalar-se, no Santa Maria? Providências urgentes devem ser tomadas, para a abertura de uma licitação. Afinal, a alta temporada já está batendo à porta. E turista gosta de ler livros, jornais e revistas. Com a palavra, a Emsetur.

Programa busca melhorar gestão de empresas do setor turístico
Empresas sergipanas dos setores de hotelaria, bares e restaurantes, agências de viagem, turismo receptivo e organização de eventos terão a oportunidade de potencializar seu negócio e aumentar a competitividade. Foi lançada nesta quarta-feira, no auditório do Sebrae, o MPE Brasil Diagnóstico, uma ferramenta que pretende medir o grau de maturidade da gestão das companhias a partir da identificação de seus pontos fortes e oportunidades de melhorias.

Avaliação
Por meio do programa, os empresários poderão avaliar gratuitamente de que forma estão administrando o próprio negócio, tendo como referência o Modelo de Excelência de Gestão disseminado pela Fundação Nacional de Qualidade, e receber consultoria para corrigir eventuais falhas. Os empresários interessados em realizar o diagnóstico devem preencher um termo de adesão até o dia 15 de setembro. O documento está disponível na sede do Sebrae, localizada na Avenida Tancredo Neves, 5.500.

Hemocentro promove nova coleta
Nova coleta externa de sangue será realizada hoje, numa promoção do Hemocentro. Será das 8 às 16 horas, no Senac Centro (Av. Ivo do Prado). São dois os objetivos: ampliar o estoque de sangue e despertar, na comunidade, a necessidade de colaborar com as campanhas de doação de sangue. Faça a sua parte. Ajude o próximo. Desperte o seu sentimento de solidariedade.

Rastreamento I
A  Flash  Rastreamento de Veículos  está  atuando em Aracaju no  ramo de  rastreamento veicular, desenvolvendo um novo sistema que vai popularizar  o serviço de localização de veículo. Segundo técnicos da empresa, o aparelho permite rapidez eficiência na prestação do serviço de  localização e recuperação de veículos e frotas, disponibilizando o  serviço mais barato. Os rastreadores de veículos são aliados indispensáveis no combate ao crime.

Rastreamento II
Porém, alguns criminosos adotaram  uma tática conhecida como “quarentena”, nos carros. Esse sistema  funciona da seguinte forma: depois de levar o veículo, os ladrões o  abandonam. Depois, passam a monitorá-los. VT,equipamento de  fabricação própria, que oferece os mais recentes avanços tecnológicos,  por um dos preços mais baixos do mercado.  Aproveite o bom momento deste mercado e conheça melhor esta oportunidade. Mais informações com Carlos Alberto (Balsa) pelo  fone 9801-6666 ou 3249-1723 na Avenida Tancredo Neves, 1.811– Bairro Inácio Barbosa.

Denominação de “logradouros"
Está em tramitação na Câmara de Vereadores de Aracaju algumas homenagens a pessoas que prestaram serviços relevantes ao nosso município e agora emprestam o seu nome em logradouros, são eles:Vereador Milton Santos, o Mercado Setorial do Conjunto Augusto de autoria do Vereador Emmanuel Nascimento;Governador Seixa Dória, o anel viário situado nas proximidades do Detran de autoria do Vereador Robson Viana;Jornalista Hugo Costa, o Viaduto que está sendo construído no cruzamento das Avenidas Ministro Geraldo Barreto Sobral e Tancredo Neves, Bairro Jardins de autoria da Vereadora Simone Gois;Professor Marcos Pinheiro, (ex diretor do colégio CCPA) a nova avenida situada entre as Avenidas Tancredo Neves e Ministro Geraldo Barreto Sobral (desvio – Rua lateral da Maracá veículos até o Cemitério do ABC), de autoria da Vereador Simone Gois.

Dois anos amanhã, 31
Amanhã, 31 de agosto, faz dois anos do falecimento do Professor Marcos Pinheiro, ex diretor do CCPA.

Dia do Bancário
Embora tenha transcorrido no dia 28, o Sindicato dos Bancários fará realizar, no próximo fim de semana, uma caminhada e uma corrida, eventos que terão a participação de bancários e não bancários. A efetivação ocorrerá no sábado e no domingo. De outra parte, prossegue a campanha salarial 2012. Os lucros dos bancos continuam estratosféricos, são sempre expressos em bilhões de reais. Mas os banqueiros, como sempre, insistem em não reajustar de forma condizente os salários dos bancários. O presidente José Souza espera que o resultado, ao final das negociações, contemple a pedida feita pelo movimento nacional dos bancários.

Memória política – Plano Real I
Em 1994, Fernando Henrique Cardoso é eleito presidente da República. O ponto forte de sua campanha é ser o idealizador do Plano Real, cujos primeiros passos foram dados por Itamar Franco, de quem era ministro da Fazenda. O Plano Real, que derrubou a inflação, foi o grande cabo eleitoral de FHC. Candidato do PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira, obtém o apoio do PFL – Partido da Frente Liberal. Seu principal concorrente, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT – Partido dos Trabalhadores, ficou em segundo lugar. O Plano Real visou à estabilização econômica, que, mesmo sem congelamento de preços ou de salários, foi obtida.

Memória política – Plano Real II
São tomadas medidas para conter os gastos públicos, acelerar as privatizações, comprimir o consumo, através do aumento dos juros, e pressionar os preços, pela abertura às importações. Em Sergipe, Albano Franco é eleito governador. O prefeito de Aracaju era Almeida Lima, que completou o mandato de Jackson Barreto, que deixou a Prefeitura da capital para concorrer ao cargo de governador. Em 1996, João Augusto Gama derrota Ismael Silva, no segundo turno, e torna-se prefeito de Aracaju.

Proibição de arrendamento
Se for aprovado pelo Congresso, projeto que determina mudanças na regulamentação das concessões públicas na área de comunicação social vai proibir o arrendamento de horários por emissoras de rádio e televisão. Atualmente, as igrejas (evangélica e católica) são as principais praticantes do referido sistema de exploração. 

Livro I
“Faróis no Caos”. Autor: Ademir Assunção. Editora: SESC SP. Preço: R$ 55,00. 408 páginas. Lançamento ocorreu ontem à noite, com um debate entre o autor, Maurício Kubrusly e Mário Botolotto. Trata-se de coletânea de entrevistas de Ademir Assunção, que vai da poesia de Augusto de Campos à anarquia de Roberto Piva.

Livro II 
Aguardado para os próximos dias o lançamento de duas obras assinadas pela professora Josevanda Mendonça Franco. Ambas patrocinadas pelo Instituto Banese. Atualmente, Josevanda responde pela Secretaria de Educação do Município de Aracaju.

Caravana Petrobras chega a Aracaju hoje
A Caravana Petrobras Cultural desembarca em Aracaju hoje, 30, para divulgar a edição 2012 da Seleção Pública Petrobras Cultural. A Caravana é realizada desde 2004, durante o período de inscrições do Programa e busca democratizar e ampliar o acesso às informações sobre o processo.O evento, que acontece no Hotel Aquarios, na orla da Atalaia, é gratuito e sujeito à lotação do espaço. Para participar, os interessados devem se inscrever através do e-mail : caravanappc_se@infonet.com.br ou telefone (79) 3042-7121.

Seleção pública
O encontro é destinado a instituições, produtores e pessoas interessadas em participar da seleção pública do Programa. Ao longo de suas cinco edições, a Caravana já percorreu 75 cidades, atendendo um público de aproximadamente 10 mil participantes. As inscrições para a Seleção Pública Petrobras Cultural 2012 estão abertas até o dia 1º de novembro e podem ser feitas pelo site www.petrobras.com.br/ppc, onde também é possível consultar o cronograma dos encontros com horário e local.

Encontro de músicos notáveis no Sarau Musical
O Sarau Musical no Solar Entre Amigos tem se destacado muito no seio daqueles adeptos da boa música, da música romântica. Realizado (sábado sim sábado não) a partir das 11h, o encontro para amantes desse gênero de música tem conquistado muitos freqüentadores, pois o ambiente é convidativo, tem uma freqüência de pessoas seletas além de reunir os mais notáveis músicos de Sergipe. Neste sábado, 01/09 grandes atrações: Djalma, Medeiros, Cléber, Anna Aparecida e Carlos Moreno. Participação de Rafael & Santiago. Caso haja interesse favor ligar: (79) 9977-3304 / (79) 9868-9464.

Futebol I
Este blog focaliza, hoje, um assunto ao qual já se referiu anteriormente. Trata-se do projeto de lei em tramitação no Senado Federal, que pretende limitar os mandatos nas confederações, federações e demais entidades desportivas. O seu autor é o senador Cássio Cunha Lima, do PSDB da Paraíba. Declara o senador: “Embora essas entidades não sejam públicas, elas gozam de isenção de impostos e incentivos do governo. Por isso, devem seguir os padrões democráticos que a sociedade brasileira estabeleceu.” Já o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, mostrou-se favorável à mudança. Segundo ele, “essas medidas trariam benefícios para as entidades e para a prática esportiva.” O projeto admite apenas uma reeleição e mandato de, no máximo, quatro anos.

Futebol II
Para efeito elucidativo, o blog publica a seguir, uma pequena relação de dirigentes e o seu respectivo tempo à frente da entidade que preside: Comitê Olímpico Brasileiro (COB) – Carlos Arthur Núzman – 17 anos; Confederação de Atletismo – Roberto Gesta de Melo – 25 anos; Desportos Aquáticos – Coaracy Nunes – 24 anos; Confederação Brasileira de Handebol – Manuel Luiz Oliveira – 23 anos; Vôlei – Ary Graça Filho – 15 anos; Tênis de Mesa – Alaor Azevedo – 15 anos. O ex-presidente Ricardo Teixeira, da CBF, que renunciou recentemente ao cargo, tinha 23 anos à frente da entidade máxima do futebol brasileiro. Para encerrar a relação, o presidente José Carivaldo de Souza, da FSF, está há 23 anos no cargo. Mas seu mandato irá até 2015. É bom lembrar que todos os citados nesta lista possuem, ainda, tempo a cumprir. Sem comentários. Que a tarefa de analisar fique com os leitores deste blog.

Observação 1 – Quem desejar ler a lista completa, consulte a edição da revista Carta Capital – número 711, de 22.08.2012. Observação 2 – Salvo avaliação mais detalhada, as mudanças pretendidas só poderão ser feitas através de uma PEC – Proposta de Emenda Constitucional, vez que a Constituição assegura a AUTONOMIA dessas entidades. Como se sabe, aprovar uma PEC é bem mais difícil do que obter sucesso com relação a um simples PL – Projeto de Lei.

Curtas
Situação beligerante entre o PT e o PSB. /// Lula sugere ataque a alguns candidatos dos socialistas. /// Relação Lula/Eduardo Campos está bastante desgastada. /// Novo cenário vai surgir após as eleições municipais. /// PSB e PMDB deverão fortalecer-se. /// Fusão PSDB/DEMOCRATAS volta a ser cogitada. /// Belo Horizonte poderá deslocar eixo político nacional. /// De lá são os dois principais pré-candidatos à presidência em 2014: Dilma e Aécio. /// Lula declara que não será candidato no próximo pleito presidencial. /// Fusão PSDB/DEM será a salvação dos tucanos em Sergipe. /// Albano Franco mantém estilo pessoal e só vai se decidir no começo de 2013. /// Eleitores escolherão 24 vereadores em 7 de outubro. /// Ano legislativo estadual foi totalmente perdido, em 2012. /// Primeiros julgamentos do mensalão deixam os demais réus com as barbas de molho. /// Em São Paulo, Chalita começa a preocupar os favoritos e Haddad sobe alguns pontinhos. /// Dada a largada para os primeiros movimentos visando ao TCE.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ClovisCBMelo Viva Aracaju! Mais um prédio no meio da rua. Ali no início da Tancredo Neves próximo ao Emes. Calçada? Meio metro.

www.twitter.com/gestor_robson  Não jogue espinhos pela estrada, na volta poderá estar descalço.

www.twitter.com/clovis_silveira "Se não brilha mais, não insista. Lâmpada queimada não se arruma. Se troca por outra."

www.twitter.com/FalaSergipe Lavei os pratos com Sabão Omo e o cheiro de peixe não desapareceu. O que faço?

www.twitter.com/neurochester A capacidade de admitir os próprios erros não deveria ser uma virtude, mas a cegueira (proposital?) traz essa promoção no contexto.

www.twitter.com/Jurandi_Moura Trabalhe para o melhor, prepare-se para o pior e receba o que vier. Bom dia!

DO LEITOR

SOS Loteamento Jardim Bahia 1
E-mail recebido: “Venho através desse e-mail pedir que divulgue ou que faça alguma coisa pela comunidade do Bairro

Soledade, pois já tentei milhões de vezes solicitar as autoridades responsáveis para que os mesmos façam algo, mas os mesmos mostram-se negligentes com caso. Enviei a seguinte mensagem para o Orkut do nosso vice-governador:Caro Jackson, essa foto foi retirada do Loteamento Jardim Bahia 1, bairro Soledade, local este que o senhor visitou antes de ser eleito. Nós da comunidade gostaríamos imensamente que o senhor constatasse as péssimas condições em que o local se encontra. Contado com sua presença, desde já agradecemos imensamente.Ressalto que os moradores da região sofrem há mais de cinco anos com esta situação sem qualquer interferência das autoridades competentes”.

Frei Paulo e a falta e respeito com os educadores
Desabafo de uma pessoa da área educacional: “Gente o estatuto do magistério foi elaborado pelo SINTESE e o prefeito de Frei Paulo/SE só fez adequações para melhoria da própria administração e para refrescar a memória não posso dizer que a atual administração valorizou o magistério, visto que, tínhamos uma mudança de nível do I para o III de cerca de 65%, e hj é de 45%, sem falar na regência de classe que era de 40% e ele baixou para 5%. Pergunto: É essa administração que valoriza o professor? Bom, quero lembrar a todos os freipaulistanos que todas as conquistas que obtivemos ao longo desses anos vem de esforços de nós mesmos membros do Sindicato, ou esquecem de todas as nossas greves e reivindicações? Outra coisa, pagar em dias é de obrigação de todos os administradores, já que o dinheiro é repassado pelo Governo Federal. Triste de quem pensa que nessa administração tudo caiu do céu, se não fosse o sindicato e a união de alguns professores teríamos perdido toda a regência, estão esquecidos? Fica a dica!!! “

Padrinho forte
Do leitor Messias Gonçalves: “Pelo andar do julgamento no TRE/SE, do processo recursal do candidato a prefeito de São Cristóvão, Armando Batalha, considerado o maior ficha suja de Sergipe, com mais de nove condenações, está dando a sociedade certa desconfiança. A própria Corte já definiu alguns recursos com o mesmo mérito. Não tem como neste caso, ficarem pedindo “vistas” e adiando todos os dias.  Quando a população critica e desconfia, eles não gostam. Ficam emperrando e atrasando os próprios serviços, numa matéria já definida até no TSE em Brasília.Tais posições estão levando o povo que ele enganou e foram os prejudicados, quando desvio o dinheiro público, passa a crer que existe algo por trás. Quem sabe algum ou alguns padrinhos que estão interferindo”

Atenção com a lei Valadares
Da leitora Mell Viana: “A justiça brasileira até o dia 10 de julho de 2012 tinha dificuldades em condenar os infratores quando o assunto era “lavagem de dinheiro”. E por quê?  Porque os corruptos sempre se utilizavam de laranjas. Atuam em diversas áreas, sempre as sombras de terceiros. Mexem com comunicação, gado, veículos leves e carretas sem contar que superlotam ilhas com barcos e inúmeros pescadores em busca dos peixes, neste item, um tipo um tanto comum das regiões de ilhas, “AS TRAÍRAS".  Espera-se que as quadrilhas já existentes e as que estão se formando, deixe brechas para futuras operações da Polícia Federal.Sergipe, o menor estado da federação, dá mais uma vez exemplo, quando o assunto é desempenho parlamentar. Paralelamente a sua escolha para presidir a omissão de Ética do Senado Federal, quando das investigações da dupla atuação do ex- senador Demóstenes Torres e suas ligações com o contraventor Carlinhos Cachoeira, presenciou a aprovação e a sanção por parte da presidenta Dilma Rousseff desta lei que mudará os caminhos trilhados por esses contraventores.Tanto para os donos do dinheiro sujo, como para quem aceitar o papel de “laranja”, as penas serão as mesmas. De três a 10 anos., confiscos dos bens, multa de 20 milhões e ressarcimento do dinheiro “roubado”.  Com a lei “lavagem passa a ser a movimentação de dinheiro sem explicações. Antes era considerada lavagem dinheiro vindo de outros ilícitos, como drogas, terrorismo ou contrabando de armas, seqüestros e crimes contra a administração pública e o sistema financeiro.Outra novidade da nova lei, é que prevê a qualquer tempo, o instrumento da delação premiada. Nessa situação dificilmente os mentores colaborarão com a justiça. Mas, os que foram utilizados como “laranjas”, nas transações de venda de ilhas, gados, veículos, empréstimos vultosos, podem colaborar com a justiça, livrando das acusações”.

ARTIGO

Eu e o Ibope – Sydnei Ulisses *

Sempre acreditei no compromisso dos órgãos de pesquisa de opinião, sobretudo do conhecido Ibope que referencia as conversas sobre o momento político de cada município. Assim, observei atentamente os números da ultima pesquisa divulgada  para o pleito de prefeito de Aracaju.

João venceria com folga se a votação acontecesse em 14 de agosto, data em que o Instituto encerrou as entrevistas de rua que sinalizaram João com 54% das intenções de voto e apenas 12% por cento para o candidato Valadares Filho, sendo Valadares o mais próximo do "inalcançável" candidato do Democratas.

De lá para cá tenho observado o crescimento das demais candidaturas nas ruas da cidade. Oportunamente estive em algumas caminhadas na periferia da cidade promovidas pela campanha de Valadares. A receptividade da população à figura do candidato jovem ladeado pela professora negra nascida no bairro Santo Antônio, tem se mostrado impressionante.

A leveza no contato, o abraço e a fala serena do menino, associado ao jeito acolhedor e maternal da deputada Conceição Vieira, característica de quem já esteve à frente da ação social do estado e do município, promovendo e elevando a vida das pessoas que mais precisam, está realmente sensibilizando os moradores da nossa cidade.

Outro aspecto que tem diferenciado este momento é a linha escolhida para os programas de televisão. Enquanto João se prende às obras do passado ou  apresenta discursos espelhados de outros programas,   Valadares, com ousadia, propõe soluções para os problemas do presente. Questões que deverão ter ações permanentes já que a população e a cidade não param de crescer e o que parece ser medida ideal para hoje certamente não servirá para daqui a 10 anos.

O trânsito, por exemplo: Precisa mesmo de uma medida moderna e inovadora como o VLT – Veiculo Leve sobre Trilhos, mas certamente a frota de veículos continuará crescendo como fruto do desenvolvimento econômico e capacidade de consumo do povo brasileiro, assim, hoje VLT como anel de deslocamento é uma grande alternativa, mas que precisará ser complementado ano após ano com outras inovações que comportem os avanços da sociedade.

Quero crer que o próximo gestor terá um plano efetivo de educação para o trânsito, medida que certamente contribui para a qualidade de vida e interfere no crescente numero das vitimas de acidentes, precisamos conscientizar a criança e o adolescente para não precisar punir o condutor.

Como escrevi inicialmente acredito na conduta séria dos pesquisadores e penso que a realidade das intenções de voto já está alterada. É muito provável que uma nova série de entrevistas já aponte um quadro com indicativo de segundo turno, momento em que os eleitores poderão avaliar com mais cuidado as diferenças entre os candidatos.

*instrutor de trânsito – sydneiulisses@gmail.com

ARTIGO

Corrigindo o senador Amorim  – Antonio Carlos Mota *

Terça-feira última, dia 28,  o Senador Eduardo Amorim postou no Twitter que faria pronunciamento no Senado da República homenageando as cidades de Capela e Itabaiana, esta última sua terra natal. Fez. Não pude acompanhar pela TV Senado.

Ontem, também pelo Twitter, informou que postou o pronunciamento via YouTube. Curioso em sempre saber tudo que é tratado sobre minha terra, Capela, procurei ver a parte que me interessava. Aí constatei uma série de erros grosseiros, certamente cometido pela desinformada assessoria que preparou o texto,  que pelo tom e erros na leitura, fica claro que o fez de chofre e sem revisão pelo parlamentar.

Começou errando ao discursar que  o Capitão Luiz de Andrade Pacheco tinha em 1735, doado Cem Mil Reais, para construção de uma Capela. Na verdade foram doadas terras e a quantia de Cem Mil Réis, moeda da época (e não reais, moeda de hoje) para construção de uma “capelinha” onde seu filho também Luiz e Padre, pudesse praticar os ritos religiosos católicos perto de onde viviam. Outro erro foi afirmar que Capela e Itabaiana estavam comemorando suas “Emancipações Políticas”, neste 28 de agosto. Estavam sim, comemorando o aniversário como cidades, visto que ambas, foram elevadas da categoria de Vila, para a de Cidade, naquela data, por força da Lei Provincial nº 1.331, no ano de 1888. No caso de Capela a sua emancipação política ocorreu também no mês de agosto, só que no dia 15, do ano de 1833.

Outro erro foi argumentar que Capela teve pujança econômica no “princípio do corrente século”, quando possuía dezenas de engenhos de açúcar. Na verdade essa fase se deu no princípio do século XX, pois censo de 1920, já registrava cerca de 120 engenhos no município; portanto a quase cem anos atrás, já que estamos no século XXI. Alias, aproveito o ensejo para esclarecer o porque de ambas as cidades serem chamadas de “Princesa”; Itabaiana a “da Serra” e Capela a “dos Tabuleiros”. É que, em 1888, com o gesto da Princesa Isabel, promulgando a Lei Áurea, libertando os escravos, desencadeou-se no país movimentos em homenagem à filha do Imperador e em Sergipe delRey, a mais importante foi, ao elevar ao status de cidades,  Itabaiana e Capela, estas, foram apelidadas de Princesas.

Assim, a querida Capela neste agosto de 2012, completou 179 anos de Emancipação Política, (no dia 15) e 124 anos de Cidade, (no dia 28). Quanto a homenagem do Senador, valeu a intenção e nossos conterrâneos agradecem a lembrança.

* Capelense, Administrador e Radialista.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
Não chores, meu filho;
Não chores, que a vida
É luta renhida:
Viver é lutar.
A vida é combate,
Que os fracos abate,
Que os fortes, os bravos
Só pode exaltar!"

Gonçalves Dias, escritor e poeta brasileiro.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais