Vergonhosa Orla AJU! Descaso PMA!Passeio pela orla abandonada/ocupada

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Agora em março será o aniversário de um ano que a SPU passou para a Prefeitura de Aracaju a gestão da orla de Atalaia, passando pela praia da Aruana e o Viral. Pouco se fez, com a reforma de algumas passarelas, a recuperação do espaço para crianças, algumas pistas e quadras. Porém, a maioria dos problemas continua e, para isso, com a ajuda de alguns leitores, o blog faz hoje um levantamento com fotos para mostrar que pouco mudou.

A orla continua imunda, com estruturas deterioradas e ocupação em vários locais. Isso sem contar a parte da Cinelândia onde o estacionamento foi quase todo ocupado por food trucks e barracas e na mesma área a areia da praia foi tomada por barracas com cadeiras e sombreiros por toda parte.


Bancos quebrados e sem encostos

Em quase todos os cantos os bancos da orla estão em péssimas condições. Alguns quebrados, outros sem encostos. Pelo jeito, a Prefeitura deve pedir aos terapeutas para usarem como divã. Brincadeira à parte, a situação é vergonhosa num local que é vendido como o principal cartão postal de Aracaju.

Alambrados das quadras continuam em desgraça há vários anos

 E a Prefeitura teve um ano para recuperar os principais locais da orla. Por exemplo, como explicar que os alambrados das quadras não foram reformados? Quem cobra da PMA? A ineficiência passou de um gestor para o outro.

Quem é o responsável pela atual situação da pista de moto cross da Orla?

Inaugurada em 2015, a pista de moto cross da Orla Jurinha Lobão recebeu grandes campeonatos, não só do Nordeste, mas do circuito nacional. Nomes da ponta do esporte passaram por Sergipe e, com a transmissão pelos programas esportivos, a pista foi enaltecida nacionalmente pela qualidade e o local à beira mar. O circuito foi projetado pelo engenheiro paulista Paulo Caramez, com 900 metros de extensão, sendo 12 metros no lado mais largo e oito metros no mais estreito, sendo referência nacional. Uma área cuja manutenção é pouca.

O espaço público privatizado e ocupado irregularmente em vários locais da orla

                                                                   
A primeira foto é de um puxadinho que no final da tarde coloca mesas e cadeiras na calçada. Está bem próximo ao Ibis Hotel. Lá tinha um bar ao lado do puxadinho que fechou porque não dá pra concorrer com um informal que não paga aluguel, luz, água, impostos e não assina Carteira de Trabalho. A segunda foto é de um restaurante que o proprietário cimentou a grama da Orla pra aumentar a área do restaurante. Já a foto ao lado é do mesmo puxadinho já com as mesas e cadeiras instaladas em toda a calçada. 

Lava jato em plena Orla: ocupação da calçada e problema para o meio ambiente

Se o cidadão comum desejar abrir um lava jato tem que apresentar diversas licenças, inclusive a ambiental, que é a mais importante. Mas na orla de Aracaju só precisa de alguns padrinhos, inclusive da SSP, cujos carros da PM´s muitas vezes são vistos sendo lavados em dois lava jatos que funcionam em calçadas bem do lado dos hotéis que recebem os turistas. A PMA, por conta dos padrinhos políticos, permite isso tudo. Um lava jato fica vizinho ao SESC e até colocou rampa na calçada e lava o carro em cima dela ocupando o espaço público. O outro lava jato é naquela kombi que armazena motor, aspirador, etc. Além do problema ambiental, o turista está levando uma péssima impressão de Aracaju. Não tem gestão, não tem prefeito..




Tem um “sapo enterrado” neste prédio da orla. Que é público. Quem tem a permissão hoje?


E a sociedade aracajuana quer saber quem é hoje o permissionário do prédio acima, situado na orla da Atalaia. Já foram feitas várias reformas e nada. Até batalhão da PM anunciaram para lá e depois desistiram. O certo é que os primeiros permissionários foi um grupo de italianos, no governo João Alves. A quem pertence atualmente? Por que não implode e coloca mais verde na Orla? Será que cobram IPTU deste imóvel? Será que o responsável está adimplente?

O cidadão de bem, o aracajuano que ama sua cidade, tem vergonha desta situação. Ela incomoda aos que têm respeito ao dinheiro público. Infelizmente, a orla passa de “mão em mão” só por politicagem para que apadrinhados ocupem espaços públicos indevidamente.

É um total descaso. A Emsurb, o MPE sabe e também o MPF, é o órgão da PMA que tem mais cargos comissionados. O que eles fazem? Não seria para fiscalizar a orla e tomar as providências cabíveis?

Lamentável! É triste! E ainda falam de qualidade de vida e mobilidade urbana… muita cara de pau…


MPF ajuíza ação civil pública para anular alterações em edital do IFS que prejudicaram candidatos O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública solicitando a anulação de alterações realizadas no Edital nº 8/2020, divulgado pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS), após conclusão do processo seletivo de sorteio de vagas para cursos técnicos. De acordo com denúncias recebidas e averiguadas pelo MPF, o IFS modificou o número de vagas disponibilizadas para os cursos técnicos de informática e eletrotécnica após a realização do sorteio eletrônico público das vagas.

Denúncias O MPF recebeu duas denúncias contra o IFS sobre a alteração no edital. As modificações realizadas no documento foram em relação aos cursos técnicos de informática, mudando de 6 vagas para pessoas com deficiência (PcD) para 1 vaga, e eletrotécnica, que inicialmente tinha 19 vagas disponibilizadas para ampla concorrência e passou para 14 vagas. Por meio de ofício, o Instituto reconheceu que houve alteração do número de vagas disponibilizado para os cursos após a divulgação do resultado do sorteio eletrônico e afirmou que a administração pública pode rever seus atos a qualquer tempo quando detectada a falha quanto ao quantitativo correto das vagas.

Ofensa a legalidade De acordo com a procuradora da República Martha Figueiredo, responsável pela ação, “o edital é a ‘lei do concurso’ e, nessa condição, é de observância obrigatória para todas as partes envolvidas. Por isso, a alteração do edital após a publicação do resultado do processo seletivo ofende a legalidade e aos princípios da vinculação ao instrumento convocatório, da segurança jurídica, da isonomia e se afasta de parâmetros mínimos de razoabilidade e proporcionalidade”.

Pedidos Na ação, o MPF solicita a imediata admissão dos alunos aprovados dentro do número de vagas disponibilizadas pelo Edital nº 8/2020, tornando sem efeito as alterações feitas em datas posteriores à realização do sorteio eletrônico público das vagas, para manter o número de vagas inicialmente disponibilizados: 6 para candidatos PcD no curso técnico de informática e 19 para ampla concorrência no curso técnico de eletrotécnica. O MPF também solicita a fixação de multa diária não inferior a R$ 1 mil, em caso de descumprimento da determinação judicial.

500 milhões para a Agricultura: emenda de Fábio Reis O deputado federal Fábio Reis (MDB) esteve presente na quinta-feira, 25, em Brasília, na Comissão de Orçamento da Câmara dos Deputados. Na ocasião, o parlamentar teve aprovada emenda direcionada à Agricultura. Com o recurso de R$ 500 milhões, o parlamentar tem a intenção de fomentar o setor agropecuário. A emenda possibilitará ampliar o mercado, garantir a assistência técnica, investir em pesquisa e também na defesa sanitária do país.

Agronegócio Com essa emenda, incentivamos o governo a investir ainda mais no agronegócio, que é tão importante para o Brasil. Sergipe tem despontado no Nordeste como estado que apresenta crescimento nas exportações do agronegócio nos últimos anos, então é importante que tenhamos ações cada vez mais direcionadas para o setor”, afirma o deputado.

SINDISAN conquista vitória na Justiça contra aplicação da RDE-35/2020 O SINDISAN, através de ação movida por sua assessoria jurídica, conquistou uma importante vitória em favor dos trabalhadores e trabalhadoras da DESO integrantes do grupo de risco em relação à Covid-19 – aqueles com 60 anos de idade ou mais e aqueles que possuem condições médicas pré-existentes capazes de reduzir a sua imunidade, e que haviam sido afastados do trabalho de 18 de março de 2020 até 21 de setembro de 2020, cumprindo determinação da DESO por meio de reiteradas Resoluções da Diretoria Executiva (RDE).

Histórico No dia 6 de outubro do ano passado, a DESO publicou uma nova RDE, a de número 35 (RDE-35/2020), exigindo desse grupo de trabalhadores afastados que informassem, de forma definitiva, sob pena de desconto nos salários, como iriam “pagar” as horas não trabalhadas naquele período: se com férias, licença prêmio ou compensação de horas – algo não previsto no Acordo Coletivo de Trabalho; além de estabelecer parâmetros para efetivar a compensação das horas não trabalhadas.

Sem acordo O sindicato refutou essa decisão, defendendo que os dias afastados deveriam ser registrados como ‘falta justificada ao trabalho’, uma vez que a DESO não ofereceu, no período de afastamento, nenhuma alternativa de trabalho remoto compensatório. Como não houve acordo com a direção da Companhia, o SINDISAN entrou com ação na Justiça do Trabalho.

Decisão O juiz Ariel Salete de Moraes Junior, titular da 6ª Vara do Trabalho de Aracaju, decidiu em favor do SINDSAN, ao proferir sentença no último dia 24/2, inclusive com o deferimento de medida liminar pra o imediato cumprimento, declarando a nulidade da RDE-35/2020 e suspendendo seus efeitos, impedindo descontos nos salários e isentando a “compensação das horas por aqueles que ficaram afastados do trabalho presencial, e que não demonstraram a realização de algum trabalho em benefício da empresa durante o afastamento”, por entender que “a DESO não tinha base normativa para estabelecer o Banco de Horas Individual, ou, pelo menos, levar a efeito tal providência sem amparo legal”. Confira a matéria completa aqui.

Tobias Barreto: MP processa Deso e pede isenção de tarifa, dano moral e abertura de inquérito policial Deu no site “O rapidão da notícia”: Na tarde de ontem,24, o Ministério Público através do promotor de justiça, Dr Paulo José, ajuizou ação Civil pública com pedidos de liminares para obrigar à Deso a fornecer água de qualidade para os Tobienses. De acordo com a ação, o Ministério Público além de exigir o fornecimento de água regular e com qualidade também foi solicitado a isenção de tarifa até a Deso comprovar a qualidade da água fornecida aos Tobienses. Segundo Dr. Paulo José, essa medida extrema foi necessária tendo em vista a omissão da empresa em regularizar o fornecimento potável de água há anos. Vários relatos dão conta que o fornecimento de água em Tobias Barreto é precário e a população paga duas vezes já que são obrigados a pagar água mineral para beber. Na ação o promotor de justiça, Dr. Paulo José, pleiteou liminar para garantir melhorias no fornecimento de água imediatamente, inclusive nas escolas em decorrência das voltas às aulas. Por fim, o Ministério Público ainda solicitou a abertura de inquérito policial para apurar eventual crime contra a saúde pública.

Lançamento da Conferência Estadual de Emancipação das Mulheres Na noite da última quarta-feira, 24, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Sergipe, realizou de forma on-line, um amplo e diversificado ato de lançamento da Conferência Estadual das Mulheres do PCdoB. O ato contou com a presença de dirigentes do partido, representantes da direção nacional, representantes da União da Juventude Socialista, União Brasileira de Mulheres, representantes da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil, além dos vereadores eleitos pelo partido, em Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, filiados e o público em geral.

Proposta O ato de lançamento apontou a necessidade de mulheres e homens debaterem a Emancipação das Mulheres a partir de uma nova proposta: o Feminismo Popular. Durante o evento, foi feita a leitura do manifesto “Vamos construir o feminismo popular – Todo dia uma luta, todo dia uma esperança”, voltada para a sociedade, e também contou com uma apresentação artística do Coletivo de Mulheres do Centro Cultural Erukerê.

Emancipação A Secretária Estadual de Mulheres do PCdoB, Pureza Sobrinha, fez a abertura do evento e destacou que o ato de lançamento “representa a forma de levarmos ao conhecimento, tanto da militância, quanto de pessoas que se afinem com o pensamento emancipacionista para estarmos debatendo minimamente. A conferência do PCdoB sobre a Emancipação das Mulheres constitui um momento especial para reafirmarmos o partido através do protagonismo das mulheres”.

Consciência Para o presidente do partido, Edival Gois, o ato de lançamento da conferência é uma forma de conseguir elevar a consciência política. “O PCdoB joga um papel fundamental nesse debate sobre emancipação das mulheres, porque é com esse debate que vamos conseguir elevar a consciência política das mulheres e dos homens para modificarmos essa sociedade. Estamos vivendo uma crise sanitária, política, social, econômica, e nesse momento, diante de todas essas dificuldades, o PCdoB é uma luz que ilumina e fomenta o debate para que possamos sair dessa crise o mais rápido possível e sair fortalecidos para que possamos ajudar a ter uma sociedade igualitária para todos”, pontuou.

Mudança de concepção Márcia Campos, Secretária Adjunta da Mulher do PCdoB também participou do evento e destacou que a conferência “vai abalar as estruturas do Brasil, porque vai abalar as estruturas do PCdoB, vai mudar a concepção do conjunto da direção partidária que já tem demonstrado isso em cada conferência. E, os homens desse partido, vão trabalhar, atuar e investir para que as mulheres desse partido sejam guerreiras, dirigentes, sejam eleitas, tenham capacidade de ganhar o mesmo salário de um homem e não saiam morrendo por violência do jeito que acontece hoje”.

Participaram do evento: Márcia Campos, Secretária Adjunta da Mulher do PCdoB; Carlos Diógenes “Patinhas”, Coordenador do Departamento Nacional de Quadros do PCdoB, Ângela Albino, integrante do Fórum Nacional Permanente de Mulheres do PCdoB; o vereador reeleito pelo PCdoB, Professor Bittencourt; as vereadoras eleitas pelo partido em Nossa Senhora do Socorro, Conceição da Millenium e Fernanda Estevez; Adeniton Santana e Ivânia Pereira, representantes da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, além dos militantes, demais membros do partido e o público em geral. A Conferência Estadual de Emancipação das Mulheres será realizada no dia 06 de março, de forma virtual, a partir das 15h.


Thyago Avelino lança livro psicografado pelo Espírito Lucius. Dia 11, às 18h30, na Biblioteca Epifânio Dórea com todos os protocolos de combate a Covid-19 Infonet: “Despertar da Alma” é o título do mais novo livro espírita lançado pelo Autor Thyago Avelino, ditado pelo Espírito Lucius. Nesta obra, você encontrará capítulos despertativos para os corpos físico, mental, emocional e espiritual pela majestosa sabedoria do espírito Lucius.

Ensinamento “A alma precisa ser alimentada com “pílulas” de palavras-sementes para iluminar a lamparina da vida na experiência encarnatória. Depois de alimentada a alma e reequilibrada a conexão com o Eu Superior, ou seja, com quem você é em essência divina, a ressonância áurica mostra-se, com leveza, como caminho desperto para o cumprimento das tarefas espirituais embutidas no propósito de vida”, conta Thyago Avelino. A obra do Espírito Lucius nos ensina a termos coragem de acreditar na nossa essência, começando a despertar no caminho da fraternidade, unindo-se ao saber universal, para depois inundar o outro com amor incondicional, pleno e verdadeiro. “Despertar da Alma”, será lançado no dia 11 de março, às 18h30, seguido de palestra do autor, no auditório da Biblioteca Epifânio Dórea, às 19h, com entrada gratuita e seguindo todas as recomendações sanitárias necessárias, evitando aglomerações.



PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

As picaretas abrem as covas e os picaretas fecham os olhos Por Geninho – Jornalista DRT-0002362/SE: “Com o eixo de Y expondo quantitativamente que estamos a 250 mil mortes e o eixo de X mostrando mês a mês, o calendário macabro dos óbitos por COVID-19 no Brasil, uma realidade me assusta: estamos vivendo a era dos e das picaretas. O substantivo feminino picareta, instrumento composto por uma peça de ferro com duas pontas bem afiadas e presas a um cabo de madeira, estas devem estar em mãos dignas arrancando pedras, escavando a terra para sepultar os nossos semelhantes. Enquanto que, os (as) picaretas, substantivo feminino e masculino que denotam os que agem buscando enganar para obter o que deseja, estes sim, de olhos fechados para o sofrimento do povo, escavam recursos, retiram as pedras burocráticas via emergenciais e enchem simultaneamente os cemitérios e os bolsos. Desta forma, os e as picaretas vão sepultando a esperança de um povo que também tem sua parcela de culpa, pois, quando travestido de eleitor aceita tudo que é acordado dentro dos gabinetes. Neste contexto, tem-se ainda Bolsonaro, aquele mesmo que “saindo da morte entrou para a história”, gerenciando através da teoria do empirismo. Inclusive, este “quam ut administrare” , fere de morte o saber agir e o saber fazer, peripécia que pode nos levar para um iceberg a qualquer momento. Expirando as minhas últimas letras neste texto diria que não confundam “as picaretas com os picaretas”.

EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO


Papo Poético: nesta sexta-feira, 26, às 20h Eita que Renilson Lima está animado com a estreia do Programa Papo Poético. Ele deixou gravado um recadinho para todos nós. Querem saber as novidades? Então assista abaixo o vídeo que foi feito com muito carinho. Link do programa https://youtu.be/EwtOXNreAhg O convidado do programa é Edgar Ferreira Diniz Junior, Poeta, Cordelista e Professor na escola estadual Guedes Alcoforado com aulas de História, sociologia, filosofia e Cordel. Natural de Patos na Paraíba. Há 20 anos radicado em Pernambuco, Brasil. Licenciado em História com pós-graduação (Lato sensu) em História do Nordeste. Desde 2006 atua na área da educação com aulas de Literatura de Cordel, com o projeto EDUCANDO EM CORDEL que visa as escolas, a arte da poesia e a possibilidade de utilizá-la como forma pedagógica.



PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK


DO BLOG ESPAÇO MILITAR

O blog Espaço Militar tomou conhecimento de que um policial militar de um determinado batalhão do interior do estado, teria recebido um termo de responsabilidade de um veículo, cuja placa, identificação e matrícula é do conhecimento deste blog, fazendo uso do veículo, inclusive para seu deslocamento a outro estado, estando inclusive o PM de posse do cartão de abastecimento ValeCard, pertencente ao estado. Não se pode permitir a utilização de um patrimônio móvel do estado em proveito próprio, inclusive para transporte particular para outro estado.

O blog tem a certeza de que o Comandante-Geral da PMSE, Coronel Marcony Cabral, e o Comandante do CPMI, Coronel Fábio Rolemberg, não têm conhecimento do fato, mas a partir de agora terão, inclusive com a identificação do veículo e espera-se providências acerca do fato, pois os veículos da PMSE têm que ser utilizados em proveito da sociedade no policiamento ostensivo/preventivo e não em proveito de uns, em detrimento de outros.

O blog Espaço Militar não concorda e não concordará jamais com fatos dessa natureza e aguardará que providências serão adoradas, até porque, tal fato, deixou outros policiais militares revoltados com a situação, que inclusive enviaram e-mails dando ciência do fato e expressando suas indignações, cujas fontes serão devidamente preservadas, conforme assegura a nossa Constituição Federal.


PELO TWITTER

www.twitter.com/ayres_britto A maior frustração desta Vida é a da panela que não vai ao fogo, do prato que não chega à mesa e do garfo que não sobe à boca, por falta de comida.

www.twitter.com/andretrig Benett by @folha


www.twitter.com/arielpalacios 250 mil mortos: Isso equivale aos mortos em 6 batalhas de Waterloo….


www.twitter.com/arielpalacios … ou 544 vezes as baixas da FEB nas batalhas na Itália durante 9 meses na 2ª Guerra Mundial.

www.twitter.com/arielpalacios … Ou, seria como a soma da capacidade dos estádios do Maracanã, Morumbi, Mané Garrincha…e para completar, o de São Januário.

www.twitter.com/J_LIVRES Por Izanio #inflação #desgoverno



Siga Blog Cláudio Nunes:             

Instragram

 Facebook

 Twitter



Frase do Dia
“A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda. ”Mario Quintana.

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-02/a-conversao-do-papa-francisco.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais