Vermelho transforma-se: Roxo de vergonha

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Num belo dia alguém com o fisiologismo peculiar acordou com uma avaliação: “Quem vestir vermelho nesta eleição Perde. Apaguem a Estrela vermelha do partido. Enterrem a foice e o martelo.” Esqueçam do vermelho histórico dos dois partidos. O que vale é o Poder pelo Poder em detrimento de qualquer coisa, inclusive da história dos partidos e seus integrantes.

E aí começou a eleição camaleônica. Só para reforçar ao leitor o que diz o dicionário: Camaleônico, relativo a camaleão. Que muda com 

facilidade de aspecto ou caráter.

E aí o Vermelho foi trocado pelo Roxo e pelo Salmão. Alguns partidos têm no vermelho mais do que uma cor, mas sua identidade junto com o símbolo. Trocar a cor, camuflar-se-á como um camaleão é assumir o erro. É assumir a vergonha da identidade dos partidos, que além dos símbolos, têm a histórica cor vermelha.

E como se não bastassem o Roxo e o Salmão, o corpo foi vestido de branco. Não o branco da Paz, mas da cor do burro quando foge. Neste caso foge-se da história, foge-se da tradição partidária como se assumisse a culpa pelos escândalos da Operação Lava Jato, entre outros.

E com todo material de campanha com as cores roxa e salmão o que o eleitor vai pensar? Sim, caros políticos, o eleitor ao contrário do que a maioria acha, ele pensa. Será que a camuflagem camaleônica não será pior?

O vermelho guerreiro e vibrante foi trocado pelo roxo da vergonha. Vergonha do Vermelho? Qual o motivo? Furta-cor.

Sergipe teve nas últimas décadas um raro Estadista que jamais trocaria o vermelho pelo roxo de vergonha. As cinzas de Marcelo Déda têm um tom diferente. Têm o vermelho e a estrela vibrante que ele sempre envergou com orgulho. Desculpe eterno governador, eles não sabem o que estão renegando.

O gesto camaleônico está sendo assimilado como uma tentativa de má-fé de ludibriar o eleitorado.

A história política de Sergipe registrará: quando o Vermelho foi transformado no Roxo de vergonha.

Fazendo Justiça: os autênticos que não se curvaram a moda camaleônica em SE
Em Sergipe, é preciso fazer justiça, nem todos do PT e PCdoB aderiram a moda camaleônica: A deputada Ana Lúcia e o vereador Iran Barbosa; o deputado federal João Daniel e o filho, Camilo, candidato a vereador; o vereador Emmanuel Nascimento; o deputado Francisco Gualberto, o próprio Rogério Carvalho; Antônio Bittencourt, Edivan Goes e alguns poucos.

Das pesquisas: Se corretas, um estagnou, outro cresceu e um desceu
Quer ler diariamente o blog já sabe; a verdadeira pesquisa é a urna eletrônica. Analisando as três primeiras pesquisas (Ibope, Dataform e Dataplan) divulgadas em Aracaju chamou a atenção a comparação dos resultados. Edvaldo mantêm-se em primeiro nas três, mas estagnado. João Alves que foi o segundo na do Ibope é terceiro em queda livre. E Valadares Filho vem crescendo aos poucos, mas já se distanciou do empate técnico com João.  Se João continuar assim vai cair dos dois dígitos na próxima semana.

E a disparidade na rejeição? Diferença muito grande
Outro detalhe é a rejeição. Como o Ibope “liberou” os entrevistados para citar mais de um candidato no quesito rejeição fez com que o resultado da pesquisa dele não tivesse um percentual real. Agora, as duas pesquisas, dão percentuais quase idênticos, com a alta rejeição de João Alves, seguido por Edvaldo e Valadares Filho com a metade da rejeição do ex-prefeito.

Aliados preocupados com o “teto” limite de Edvaldo
Conversando com lideranças da aliança que apoia Edvaldo Nogueira a informação é que pesquisas qualitativas mostram que ele chegou no atual percentual por conta do nome de Déda e da viúva, Eliane. Porém, a preocupação é que mesmo com uma superestrutura tanto na produtora, quanto o apoio do governo do Estado, ele não cresce.

Direcionamento do horário eleitoral para Eliane
Quem prestar à atenção no tempo do horário eleitoral destinado a coligação de Edvaldo notará que as inserções (spots) são quase todas direcionadas a Eliane Aquino. O candidato a prefeito fica em segundo plano. Dizem que a determinação vem da coordenação maior.

Alto percentual de votos brancos e nulos
E o alto percentual de brancos e nulos, não só em Aracaju, mas em todo país será alto. Sairá de uma média de 10% para cerca de 20%. O descrédito com a classe política é enorme.

Pelas redes sociais funcionários da Multiserv que prestam serviços na PMA reclamam de salários atrasados por dois meses
Ontem, 30, alguns funcionários da empresa Multiserv que presta serviços terceirizados a Prefeitura Municipal de Aracaju usaram as redes sociais, principalmente os grupos de WhatsApp, pedindo aos amigos e a imprensa que denuncie o atraso de salários em dois meses.

STJ julga hoje o agravo do agravo do agravo interposto por Valmir Monteiro
Está na pauta do STJ hoje o julgamento do agravo do agravo interposto pelo deputado Valmir Monteiro contra a decisão que cassou os direitos políticos e de função pública. Este processo ele perdeu prazo do recurso em primeira instância. Na verdade Valmir tenta ganhar tempo com recursos protelatórios para não perde o mandato. Se perder hoje ele deve ser multado e o STJ dará baixa nos autos para cumprimento da sentença. Só que na Justiça sempre se encontra um jeito de empurrar a decisão, o jurídico de Valmir deve encontrar um novo artifício.

CPI do Lixo em Aracaju
O vereador Bertulino Menezes (PSB) já tem assinatura de 10 vereadores subescrevendo o requerimento para a instalação da CPI do Lixo em Aracaju.  O regimento interno da CMA exige 8 assinaturas para abertura de uma CPI. Bertulino informa que já subescreveram o requerimento os vereadores: Iran Barbosa, Lucas Aribé, Dr. Emerson, Nitinho,    Lucimara Passos, Max Prejuízo, Bigode do Santa Maria, Emmanuel Nascimento e Anderson de Tuca.

Prerrogativa
Bertulino alertou ao presidente da Câmara, Vinicius Porto, DEM, da necessidade de assegurar as prerrogativas dos vereadores e disse que se a CPI – para investigar a denúncia da Emsurb feita no Ministério Público do Estado de Sergipe, acusando superfaturamento estimado em R$ 300 milhões no contrato da Torre Empreendimentos Rural e Construção LDTA, para coleta do lixo e limpeza pública na cidade – ele irá acionar o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.

Líder do governo diz que vai distribuir casas populares de programa federal
O Globo: O deputado André Moura (PSC-SE), líder do governo de Michel Temer na Câmara, disse num comício da mulher que é o "único cara de Sergipe" que vai distribuir no estado 4 mil casas populares que estariam previstas num programa de moradia do presidente interino. Por indicação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o parlamentar é líder do governo desde maio, quando Temer assumiu interinamente a Presidência da República em razão do afastamento da presidente Dilma Rousseff, alvo de um processo de impeachment.

Campanha
No discurso de campanha da mulher, Lara Moura (PSC), o deputado afirmou que a distribuição das casas no estado será uma atribuição exclusiva dele, e não do Executivo. Ela é candidata a prefeita de Japaratuba (SE). Leia toda matéria: http://oglobo.globo.com/brasil/lider-do-governo-diz-em-comicio-em-sergipe-que-vai-distribuir-casas-populares-de-programa-federal-20019237

TRE-SE lança aplicativo para recebimento de denúncias
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) disponibiliza o aplicativo “PARDAL”, através do qual é possível que qualquer eleitor denuncie irregularidades encontradas na campanha eleitoral.Para fazer uma denúncia basta que o cidadão baixe o aplicativo ou entre diretamente no site do TRE-SE. Na página principal, deve-se clicar no banner do ícone pardal ou na Aba Eleições 2016, clicando no link do Pardal. (  http://www.tre-se.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/pardal )

Detalhes da irregularidade
Para realizar a comunicação da infração, é necessário informar detalhes da irregularidade como local, data, município em que foi praticada a ação, nome do candidato etc. Caso o eleitor esteja temeroso em prestar a denúncia, o PARDAL possibilita que o denunciante mantenha o anonimato, bastando para isso clicar na opção "manter sigilo dos meus dados pessoais".

Propaganda ilícita
Outra funcionalidade do sistema – fundamental para a apuração/investigação – consiste na possibilidade de juntar fotos, vídeos ou áudio, como provas da acusação. “Imaginemos um caso concreto em que o eleitor está passando pela rua e se depara com uma propaganda irregular. Nesta situação, bastará que o cidadão baixe o PARDAL, preencha corretamente os dados no aplicativo, tire uma foto do material ilícito e anexe ao sistema. Essa denúncia será encaminhada automaticamente ao promotor eleitoral responsável”, destacou o secretário de tecnologia da informação do TRE-SE, José Carvalho Peixoto.

Andamento da denúncia
O sistema também permite que o denunciante acompanhe o andamento de sua denúncia, bem como consulte dados estatísticos gerais.O sistema oferece ainda uma aba de orientações, contendo informações sobre aquilo que pode e o que não pode ser feito durante a campanha. Desta forma, antes de concretizarem a denúncia, os eleitores poderão conferir se a conduta praticada pelo candidato está de acordo com a legislação eleitoral.

Colaboração do eleitorado
Para o presidente do TRE-SE, des. Osório de Araújo Ramos Filho, a participação do eleitorado é de fundamental importância para o bom andamento do pleito. “Em eleições pretéritas já notava-se a constante colaboração do eleitorado sergipano, porém creio que o ano de 2016, com a disponibilização do sistema PARDAL, representará um marco da participação popular no controle dos ilícitos eleitorais”, sustentou o presidente.

Itabaiana: juíza julga procedente pedido de Prefeitura cobrando repasses do governo para assistência farmacêutica
A juíza de direito Taiane Danusa Gusmão Barroso Sande, do Tribunal de Justiça de Sergipe-TJSE, jugou procedente o pedido da Prefeitura Municipal de Itabaiana quanto à cobrança de regularização dos repasses de contrapartida do Estado de Sergipe referente ao financiamento da assistência farmacêutica, que está com o pagamento atrasado desde 2011, e aos insumos de insulina, sem prestação desde 2013.

Valores
A decisão do TJSE, deferida no início deste mês, determinou que o Estado normalizasse os valores em atraso dos insumos de insulinas de janeiro de 2013 a janeiro de 2015, com o pagamento de R$ 90.170,75. Quanto aos valores relativos ao financiamento do componente básico da assistência farmacêutica, referente ao período de 2011 a janeiro de 2015, a justiça determinou a prestação de R$ 523.279,38.

SUS
Os repasses fazem parte do Sistema Único de Saúde-SUS, ao qual o município de Itabaiana está habilitado na condição de Gestão Plena do Sistema Municipal; e tem por prerrogativa principal o recebimento direto do Fundo Nacional de Saúde, que contribui para a realização de ações e serviços de saúde do SUS, implantados em Itabaiana. A petição foi feita em fevereiro de 2015, mas só agora a justiça concluiu a sentença.

Nesta sexta-feira, 02, tem Choro Sergipano no Café da Gente
Nesta sexta-feira, 02, a partir das 19h30, tem o projeto Movimento do Choro Sergipano no Café da Gente.  Será “Silvina  & Os Boêmios nota 10”,

 com a participação especial: Willian Sanfona. Vamos que vamos!!! Endereço: Av. Ivo do Prado 398 (Anexo ao Museu da Gente Sergipana) Informações: (79) 3246-3186 ou 99974-2253.

Balada Beach acontece no próximo domingo
As irmãs Maiara & Maraisa, que surgiram como uma 'explosão' no cenário da música sertaneja e que hoje reúne multidões por onde passam, voltam a Aracaju nesse domingo (4), prometendo um show inesquecível para o público do Balada Beach. Atração principal da festa, que é promovida pelo Augustus Produções, a dupla irá apresentar um repertório recheado de sucessos como “Medo Bobo”, “Pessoa Errada”, “No dia do seu casamento” e “Quase um casal”.

Repertório
Além das gêmeas mato-grossenses, também subirá ao palco Oito7Nove4. A banda de axé, formada também por dois irmãos, trará no repertório sucessos como “Se Não Puder Voar”, "Se Você Fosse Um Peixinho" e "Pedida Perfeita. E pensa que acabou? Não mesmo! Sob o comando do DJ Malafaia, a música eletrônica também vai embalar os festeiros mais animados.

Ingressos
Ingressos à venda na Central do Ticket, no primeiro piso do RioMar Shopping. Comprando com o cartão Banese Card terá desconto de 50% em cima do valor inteiro, podendo comprar até duas unidades. A dica é reunir os amigos e curtir um final de tarde super especial!

Exposição Arte Fantástica
“Humano, demasiado humano” é o tema da exposição Arte Fantástica, da Artista Plástica sergipana Cybele Ramalho, que acontece dia 03 de setembro, às 19h, no Centro de Arte e Cultura J. Inácio e segue até o dia 30 do mesmo. Com 54 obras que passeiam pelo Surrealismo, se apresentando de fato como Arte Fantástica, a artista retrata temas que tratam dos sentimentos humanos e toda uma gama de comportamentos que estes sentimentos exteriorizam.

PELO TWITTER

www.twitter.com/arielpalacios  Corrupção:Vem do latim"corruptio".O prefixo"con" (junto)que muda p/"cor",somado ao verbo"rumpere" (quebrar).O sufixo"tio"indica ação, efeito.

www.twitter.com/josafaneto  2012: João sucede Edvaldo na Prefeitura de Aracaju pela força do voto de protesto. 2016: Edvaldo reassumirá a vaga de João pelo mesmo voto?

www.twitter.com/AntonioJMoraes  Sou a favor do impeachment de Dilma (e também do de Temer). Mas ter que ouvir ladrões e corruptos contumazes falar de lisura é de doer.

www.twitter.com/Rafael_Salomao  Se você faz tudo sempre igual é seguro que nunca se perca, mas é possível que nunca se ache.pensamentos..meu blog. aspas da vida.

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“O homem que só bebe água, tem um segredo a esconder.”

“Existem manhãs em que abrimos a janela, e temos a impressão de que o dia está nos esperando.”

Charles Baudelaire, poeta francês, morreu em 31 de Agosto de 1867 (n. 1821)

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais