Vida e Morte.Por Adelmo Pelágio.A todos trabalhadores policiais civis

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

“Vida e Morte” Um texto do delegado da Polícia Civil de Sergipe, Adelmo Pelágio, publicado no site da Adepol/SE, que serve de reflexão para as pessoas de bem:


Estávamos reunidos com colegas em Itabaiana, conversando sobre nossa luta pelo adicional de periculosidade, quando tive minha fala educada e resolutamente interrompida pelo delegado Tarcísio, que anunciou o assassinato dos agentes Marcos Luís e Fábio Lopes, em Umbaúba. Estarrecidos, rumamos para o local do crime, onde presenciamos a inesquecível cena de seus cadáveres crivados de balas em via pública.

Meu eterno professor de Direito Penal costumava repetir que a morte é a cessação da vida, e que esta é o conjunto de forças que resiste àquela, não tendo a razão humana jamais ultrapassado os territórios cognitivos dessas definições tecidas por contradição recíproca. Vida e morte prosseguem firmemente como mistérios.

Não podendo solucionar o mistério da morte (ou da vida), meu psiquismo refugiou-se na tarefa de abrir os arquivos mnemônicos da vitalidade dos colegas extintos.

E foi assim que Marcos ressurgiu-me com sua leveza existencial surpreendente para um homem de tamanha operacionalidade policial. Essa rara combinação de características potencializava sua eficiência profissional, pois uma das virtudes do investigador é não evidenciar gratuitamente sua dimensão bélica.

Marcos era uma pessoa agradabilíssima, que sempre comunicava alegria de viver.

Por sua vez, Fábio era um homem muito tranquilo. Não parecia se importar com nenhuma dificuldade. Em Pacatuba, durante um certo tempo, a polícia investigativa se resumia a mim e ele. E, apesar das imensas carências que enfrentávamos, sua inteligência, disposição, bom humor e serenidade muito me alentavam.

Com ele vivi um dos momentos mais caros de meu acervo de memórias profissionais. Para cumprir um mandado de prisão contra um homem que esfaqueara sua esposa, Fábio conseguiu, com seu talento investigativo, um informante interessado em nos levar até seu foragido inimigo. Num pequeno barco a remo e com vestes turísticas, fomos conduzidos pelo oportunamente vingativo apontador a uma ilha situada entre o rio e o mar de Ponta dos Mangues.

Descemos do barco e caminhamos ao encontro de um grupo de pescadores situados numa área com casas de palha. Logo percebemos que um deles hesitava entre a permanência e a fuga. Nesse instante, decidi aproximar-me dele simulando interesse por uma chocadeira do projeto Tamar, numa afetação de curiosidade tão científica quanto inofensiva. Deu certo. Ele tranquilizou-se e eu pude caminhar ao seu encontro fitando seu rosto cada vez mais próximo. Minha única referência da imagem do investigado era uma desatualizada fotografia três por quatro em preto e branco. Era ele ou não era, era ele ou não era, era ou não era: “parado, polícia”. Era de fato o procurado.

Nesse dia, eu e Fábio voltamos para nossas casas com uma imensa sensação de dever cumprido, enobrecida pelo fato de estarmos numa sexta-feira em feriado. Retornamos pela estrada rusticíssima que ligava Pacatuba a Pirambu. Em dado instante do trajeto, passamos por um mirante litorâneo belíssimo, no qual se contemplava um quadro de restinga, duna e mar, em estado virginal. Fábio queria um resort na área; eu a queria intocada. Não brigamos por isso; sabíamos que o destino de tudo aquilo estava fora de nosso controle. O que talvez não soubéssemos ainda é que, em verdade, assim também era o nosso destino.

O fato é que, por mais que racionalizemos a vida e a morte como mistérios que se definem por contradição mútua, nunca perderemos a perplexidade ante o paradoxo de um corpo inerte ter expressado a vivificação de personalidades constituídas por vozes, gestos, palavras, sentimentos e emoções. Só me resta dizer: descansem em paz, colegas.


Sergipe procura homem flagrado por câmara tentando filmar partes íntimas de uma jovem que estava de saia. DAGV já recebeu denúncia Ontem, 22, por volta das 9h50, na lotérica do G.Barbosa da Avenida Francisco Porto, em Aracaju ,um homem, aparentando mais de 60 anos, foi flagrado tentando filmar as partes íntimas de uma jovem com o celular. Na denúncia que fez na Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis – DAGV, a jovem fez o relato e a delegacia já instaurou inquérito para apurar caso de importunação sexual. Com certeza as pessoas que frequentam diariamente a área devem conhecer. Qualquer pessoa pode ajudar: Disque Denúncia – no 190, 180 ou no 181.



Dois anos, o espólio. A partir de 1.º de janeiro a Nação receberá o espólio da política bolsonariana até agora, a saber:
1) abandono total da saúde, com o coronavírus em alta em todo o País e quase 200 mil mortes, sem definição das medidas necessárias à execução de um plano nacional factível para conter a contaminação, que será acelerada com as novas variantes; 2) economia em frangalhos, confira-se a dívida pública chegando a quase 100% do PIB, sem nenhuma privatização nem medidas adequadas à recuperação; 3) fracasso na política exterior, por meio do negacionismo explícito nas questões ambientais, com a destruição da Floresta Amazônica, do Pantanal e das áreas de reserva e de mangue, pela ação suicida do Ministério do Meio Ambiente, relegando o País ao ostracismo; 4) comportamento corporativista, abrangendo militares, policiais, evangélicos, empresários comprometidos e políticos da pior natureza, além do patrimonialismo, na conduta reprovável para proteger familiares e amigos envolvidos com a Justiça; 5) politicagem explícita em reuniões sem sentido, inaugurações sem nexo, exposição de trajes sem o menor cabimento, etc., visando apenas à sua almejada reeleição; e 6) inabilidade declarada, ignorância perceptível e total falta de interesse em se dedicar à solução dos problemas nacionais. Haverá algo mais a acrescentar? (Fórum dos Leitores Estadão/ Lairton Costa).

Candidato derrotado em Propriá faz denúncia frágil e fantasiosa E como este espaço antecipou na segunda-feira, 20, ontem, 22, o site Tribuna do Velho Chico fez uma publicação com o título “Candidato derrotado em Propriá faz denúncia frágil e fantasiosa” e o seguinte texto: Desde o dia seguinte as eleições em Propriá o candidato derrotada nas urnas, Luciano Nascimento (DEM) vem promovendo ataques ao prefeito eleito Dr Valberto (MDB) o acusando de ter vencido a disputa praticando crime eleitoral.”

Candidato derrotado em Propriá faz denúncia frágil e fantasiosa II Continua o site: “Realizou algumas entrevistas em rádios e incitou seus eleitores a fazer uma oposição dura contra o futuro gestor do Município. No dia 17/12, impetrou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral na 19° Zona e juntou vídeos, fotos, áudios e declarações que ele acredita comprovar a denúncia. Fizemos uma analise das “provas” acostadas nos autos e verificamos que são tão frágeis quanto o discurso do autor da ação quando dizia que venceria a eleição com 3 mil votos de diferença.”

Candidato derrotado em Propriá faz denúncia frágil e fantasiosa III “Mensagens distorcidas de conversas pelo aplicativo wattsapp, vídeos que não provam nada, fotos sem data, áudios completamente fora de contexto obtidos de forma ilegal e “declarações” de eleitores do mesmo e de um candidato a vereador derrotado do próprio DEM são as “provas” que ele imagina ser a justificativa para cassação do diploma e mandato do adversário.Por fim, e fora do processo, soltou a mais fantasiosa estória que se poderia imaginar. Acusa o Instituto Médico Legal de ter servido para realização de cirurgia em paciente eleitor de Valberto em troca de votos,” explica o site.

Candidato derrotado em Propriá faz denúncia frágil e fantasiosa IV  O atual diretor foi entrevistado pela Rádio Jornal na terça-feira, 22 e afirmou categoricamente que em sua gestão nunca houve procedimentos cirúrgicos realizados por quem quer que seja dentro das instalações do IML. Nomeado para o cargo de diretor do IML em outubro de 2019, o médico legista Vitor Vasconcelos Barros é servidor concursado. Até outubro de 2019 o IML era dirigido pelo médico legista José Aparecido Cardoso que pediu demissão nos primeiros dias deste mês, após várias denúncias realizadas pelo sindicato dos papilocopistas que acusavam o então gestor de permitir o manuseio de forma inadequada dos cadáveres no momento das autópsias, usando serras manuais em vez de serras elétricas.”

Candidato derrotado em Propriá faz denúncia frágil e fantasiosa V E conclui o site: “Analisando friamente a questão, em 2019, o Dr Valberto era secretário de estado da saúde, não era filiado ao partido que foi eleito e sequer era pré-candidato a prefeito de nenhuma cidade sergipana. Lembrando que o IML é órgão subordinado a Secretaria de Segurança Pública e não a Secretaria de Saúde. Esta denúncia não consta na ação judicial impetrada, não tem o nome do suposto beneficiário pela suposta cirurgia, não consta o nome do médico ou profissionais que realizaram o suposto procedimento, não consta data e nem o tipo da suposta cirurgia realizada. Ou seja, a estória não passa de um factóide fantasioso criado para desestabilizar o início da gestão do prefeito já diplomado, Dr Valberto.”
  

                                               

Lagarto: Prefeitura atrasa 13º e deixa magistério sem salário de dezembro Descumprindo a legislação, professoras (es) escolas municipais só receberão 13º em 30/12 e a administração de Hilda Ribeiro, até o momento, não apresentou previsão de pagamento do salário de dezembro. Será que o MPE pedirá o bloqueio das contas? Toda matéria do Sintese aqui.

 


FANf1: “Estou tranquilo e respondo com trabalho”, diz Padre Inaldo sobre ação do MPE O Ministério Público de Sergipe pediu à Justiça a cassação do registro da candidatura à reeleição do prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo (PP), e sua inelegibilidade por oito anos, isto por conta de irregularidades que teriam sido cometidas durante a campanha eleitoral deste ano. O MPE também pede a cassação da candidatura do vice-prefeito, Manoel do Prado Franco. Em entrevista Exclusiva ao Jornal da Fan, na manhã de ontem, 22, Padre Inaldo disse que não está preocupado com esta ação movida pelo MPE.

Oposição não se conformou com a derrota “Esta ação se refere ao caso da cadeira de rodas que eu doei a uma pessoa. Não houve compra de votos, eu apenas ajudei uma pessoa, coisa que eu sempre fiz a minha vida toda, com recursos do meu salário’, afirmou. Sobre a possibilidade de uma nova eleição, Inaldo disse que este é um assunto levantado pela oposição que busca gerar instabilidade polícia no município. “Esse pessoal não está conformado com a perda da eleição, mas graças a Deus a gente vive numa democracia e o povo de Nossa Senhora do Socorro reconheceu o trabalho que vem sendo desenvolvido”, avaliou.

CRESS-SE lança Concurso Público O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) lança nesta segunda-feira (21) o edital para realização do concurso público para provimento de vagas em cargos de nível médio e superior, além de formação de cadastro de reserva para o quadro de pessoal do Regional. O certame prevê 29 vagas (4 efetivas e 25 de cadastro reserva). O concurso será realizado pela Instituição Quadrix, com edital divulgado através do site: http://www.quadrix.org.br. As vagas e cadastros reservas disponíveis são para o cargo de nível médio: Assistente Administrativo (duas vagas efetivas e nove de cadastro reserva), além dos cargos de nível superior: Assistente Social – Agente Fiscal (seis vagas para cadastro reserva); Coordenador Geral (uma vaga e cinco cadastro reserva); e Diretor Técnico (uma vaga e cinco cadastro reserva).

CRESS-SE lança Concurso Público II Todas as vagas serão lotadas para a sede do CRESS Sergipe em Aracaju, com carga horária de 30h e salário de R$ 1.629,31 para nível médio e R$ 2.900 para nível superior, acrescidos de auxílio-transporte e auxílio-saúde para ambos os cargos. As inscrições, de R$ 48 e R$ 55, poderão ser feitas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://www.quadrix.org.br , a partir desta segunda-feira 21 de dezembro de 2020, até o dia 08 de fevereiro de 2021. A data prevista para realização das provas será no dia 14 de março de 2021, no turno da tarde e terá duração de 3 horas e 30 minutos. Os candidatos serão avaliados por meio de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, composta de 120 (cento e vinte) itens e valendo 120 pontos.

CRESS-SE lança Concurso Público III De acordo com a presidente do CRESS Sergipe, Dora Rosa Horlacher, o concurso já havia sido deliberado e realizado a contratação do Instituto Quadrix, a definição dos cargos e o número de vagas na gestão passada, porém, devido a pandemia da covid-19 e ao processo eleitoral, apenas agora foi possível realizar o concurso. Segundo a presidente, o quadro efetivo de funcionários possibilita a qualificação do trabalho e da melhoria dos serviços prestados pelo CRESS. “O último concurso realizado foi em 2010. Essa é uma demanda antiga que o CRESS vem lutando para conseguir, pois alguns concursados já foram desligados e, para prestar os serviços à categoria, as gestões vêm realizando processos seletivos para cargos administrativos”, explicou a presidente, acrescentando ainda que atualmente o CRESS conta com dois funcionários/as efetivos/as, cargos em comissão e contrato de prestação de serviços, no total de cinco funcionários.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

                           
Seminário da Skif Brasil em Aracaju superou expectativas Com a participação de 35 profissionais do karatê de Sergipe e de vários Estados do Nordeste foi realizado no último dia 19, Seminário da Skif Brasil em Aracaju numa organização do Clube de Karatê União. O seminário foi ministrado pelo Instrutor Chefe da SKIF Brasil, o sensei Paulo Santos, 7º DAN e foi extremamente técnico. Além de técnicas especificas do kata foi uma verdadeira aula de filosofia direcionada ao esporte.

Da série de fotografias do cidadão Wanderson Andrade: https://www.instagram.com/wanderr.bastos/ Menino quilombola do Mocambo salta de lancha para as águas do Rio São Francisco …


PELO TWITTER

www.twitter.com/vaticannews_pt “As dificuldades e os sofrimentos não podem obscurecer a luz do #Natal, que desperta uma alegria íntima que nada e ninguém pode tirar de nós”, disse o #Papa Francisco aos funcionários e familiares do #Vaticano

 

www.twitter.com/ayres_britto Preocupa o número dos que trazem um ralo a tiracolo pra fazer descer por ele toda razão.

www.twitter.com/ISMARVIANA “Quando nossa boca mente, sentimos a verdade estampada em nossos olhos, a desmenti-la.” Monteiro Lobato.

www.twitter.com/frednavarro Dar uma opinião sincera, nas redes sociais, pode ser mais perigoso do que combater uma ditadura. O fuzilamento dura dias e o morto continua vivo.

www.twitter.com/acmneto_ Sabem a Salvador de 2013, que estava quebrada e tinha uma dívida de 77 milhões nos cofres municipais? Daqui a 10 dias encerro a minha gestão e tenho a satisfação de anunciar que, graças a um trabalho sério e organizado, deixo um saldo de R$1,6 bilhão para o próximo prefeito.
www.twitter.com/


Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter



Frase do Dia
“O destino é cruel e os homens são dignos de compaixão.” Arthur Schopenhauer.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais